quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ministro oferece 300 vagas em presídios para conter violência em SC

Santa Catarina vive onda de ataques desde a última quarta-feira (30) Cardozo prometeu ainda um plano de enfrentamento com auxílio federal.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta quarta-feira (6) que colocou 300 vagas em presídios federais à disposição do governo de Santa Catarina para a transferência de detentos, com a finalidade de conter a violência no estado, que sofre uma onda de ataques há uma semana.

"Não há que se falar ainda em número e nem em nome [de quem será transferido]. Há que se falar apenas que as vagas estão à disposição. Há 300 vagas em aberto", disse o ministro em coletiva de imprensa após reunião com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante coletiva de imprensa (Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil) 

 De acordo com o ministro, está sendo feita uma avaliação técnica sobre se a transferência de presos será necessária e, caso seja, quantos serão transferidos. Ele acrescentou que esse processo será sigiloso em razão da manutenção da segurança pública.

Desde o último dia 30, quando foi iniciada uma onda de violência em Santa Catarina, a Polícia Militar do estado registrou 61 ataques em 20 cidades. Joinville é o município mais atingido, com 13 casos. Os atentados ocorreram após denúncias de maus-tratos em presídios e transferências de presos. Segundo o governador Raimundo Colombo, 24 ataque relacionados estão confirmados.

Ainda de acordo com Cardozo, será traçado um plano de enfrentamento aos ataques após uma visita que será feita por integrantes do governo federal, ainda sem data definida, a Santa Catarina. Segundo Cardozo, órgãos de inteligência federal e estadual se reunirão para definir medidas a serem tomadas, como, por exemplo, o envio de tropas federais para o estado.

“Decidimos em comum acordo fazer uma reunião técnica de nossos órgãos para avaliar a necessidade de mandar equipe para esses locais. Se for necessário, o governo encaminhará essas forças policiais."
O ministro disse o governo federal disponibilizou o efetivo da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Agressões contra presos
Em vídeo filmado dentro de um presídio em Joinville, que foi divulgado pela imprensa no último sábado (2), agentes penitenciários mandam presos se sentarem no chão sem roupas e o atingem com balas de borracha e spray de pimenta.

O governador Raimundo Colombo voltou a afirmar que foi aberta uma sindicância para investigar o caso e oito agentes penitenciários foram afastados após a divulgação das imagens, que teriam sido feitas em 18 de janeiro.

De acordo com o governador catarinense, desde o início dos ataques 32 pessoas foram presas. Nesta quarta, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) prendeu três homens suspeitos de terem envolvimento nos ataques criminosos. Durante toda a manhã, cerca de 30 policiais cumpriam cinco mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades da região. Um dos detidos é apontado como chefe da organização criminosa responsável pelos atentados no Norte catarinense, segundo a Polícia Civil.

novo mata atentados santa catarina 17:21 (6/2) (Foto: Arte/G1)
Entenda o caso
A segunda onda de atentados em Santa Catarina começou na noite de quarta-feira (30), no Vale do Itajaí. Até as 2h desta quarta-feira (6), a Polícia Militar confirmou 60 ataques. Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis molotovs contra prédios públicos. As ocorrências foram registradas em 20 municípios: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial e Blumenau.

O policiamento foi reforçado em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a suspeita é que as ordens sejam comandadas por uma facção criminosa e partam de dentro dos presídios. As autoridades investigam a relação dos ataques com denúncias de maus-tratos no Presídio de Joinville e com transferências de detentos no sistema prisional do estado. Em Joinville e Florianópolis, são feitas escalas especiais de escolta para os ônibus do transporte coletivo.

Em novembro de 2012, quando aconteceu a primeira onda de atentados, durante sete dias foram confirmados 58 atentados em 16 municípios catarinenses. Os ataques cessaram depois do anúncio da saída do diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.

Demitido antes de 2011 pode ter aviso prévio proporcional, decide STF

Direito é previsto na Constituição, mas só passou a valer após lei de 2011. Decisão atinge trabalhadores que pediram ao STF benefício maior.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (6) que o aviso prévio proporcional também pode ser concedido a trabalhadores demitidos antes de 2011, quando uma lei passou a regulamentar o direito, já previsto na Constituição. Antes, todos que eram dispensados recebiam valor correspondente a 30 dias de trabalho, indepentemente do tempo de serviço na empresa.

Pela nova regra, válida desde outubro de 2011, o trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional no emprego, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.

A decisão do Supremo estende o benefício a quem o reivindicou antes de 2011, mas somente para aqueles que entraram com ações na própria corte. O tribunal não sabe informar quantos serão beneficiados.

Em regra, quem foi demitido antes da nova lei, tem até 2 anos para entrar na Justiça, por isso não há garantia de que todos consigam.

Em junho 2011, o próprio Supremo reconheceu o direito ao aviso prévio proporcional, mas não havia lei prevendo um cálculo para o pagamento. Após a discussão, a Câmara aprovou em três meses projeto de 1989, oriundo do Senado, que regulamentou o direito.
 http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/demitido-antes-de-2011-pode-ter-aviso-previo-proporcional-decide-stf.html

Queda de ações da Petrobras preocupa quem aplicou por FGTS

Na bolsa de valores, a Petrobras está depreciada. Rentabilidade do fundo desde 2000 foi de 279,8%, contra 81,24% do FGTS.

As perdas da Petrobras nas bolsas preocupam um grupo de 300 mil trabalhadores que usaram o FGTS para comprar ações da estatal. Muitos estão em dúvida se vale a pena ainda manter as ações da Petrobras, nas quais investiram pensando em um futuro confortável.

Em julho de 2000, os trabalhadores podiam aplicar até metade do fundo de garantia na compra de ações da Petrobras. Até agora, valeu a pena. A rentabilidade do fundo da Petrobras acumulada desde 2000 foi de 279,8%, contra 81,24% de rendimento do FGTS. As recentes baixas nos preços dos papéis da Petrobras, porém, preocupam os pequenos investidores.

Depois que divulgou o resultado de 2012 na terça-feira (5), a ação ordinária da empresa, com direito a voto, caiu mais de 8%. Na bolsa de valores, a Petrobras está depreciada. Vale 65% do patrimônio. É o pior resultado desde 1999. Para o mercado, a empresa do pré-sal vive um mau momento.

No início deste ano, a AmBev se consolidou como a empresa mais valorizada do Brasil. Era a Petrobras que estava no primeiro lugar e está muito próxima de cair para a terceira posição.

“A empresa está gerando menos caixa, bem diante de uma fase em que tem um volume de investimento bastante agressivo para fazer até 2016, para desenvolver o pré-sal. Também há um temor de como vai financiar esses próximos projetos dela”, diz Roberto Altenhofen, analista de ações da Empiricus Research.

O investidor que colocou seu dinheiro do FGTS no fundo de ações da Petrobras pode decidir retirar o investimento, mas não leva para casa o dinheiro. O valor volta para a conta do FGTS, e lá segue as regras do fundo, como, por exemplo, sacar o dinheiro só em caso de demissão, aposentadoria ou para a compra do primeiro imóvel.

Os analistas não aconselham sair agora. “É uma fase de arrumação de casa. Acho que, vislumbrando essa retomada da produção e a entrada dos novos projetos do pré-sal em operação, que eu acredito que aconteça lá para a metade de 2014, eu acho que os resultados da companhia tendem a se recuperar”, afirma Altenhofen.

 http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/queda-de-acoes-da-petrobras-preocupa-quem-aplicou-por-fgts.html

 

Câmara e STF concordam sobre cassação de réus do mensalão

Henrique Alves admitiu que última palavra cabe mesmo ao Supremo. São quatro deputados condenados.



Depois de um encontro com o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, admitiu que a última palavra sobre a cassação de parlamentares condenados no mensalão cabe mesmo ao Supremo.

Sem polêmicas, surgem sorrisos e um aperto de mão. Logo depois, o novo presidente da Câmara garantiu: vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a perda imediata de mandato dos deputados condenados no julgamento do mensalão.

“Não há hipótese de não cumprir a decisão do Supremo. Nós faremos aquilo que nosso regimento determina que façamos, que é finalizar o processo. Uma coisa complementa a outra, não confronta-se com a outra”, diz Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

São quatro deputados condenados: João Paulo Cunha e José Genoíno, do PT; Valdemar Costa Neto, do PR, e Pedro Henry, do PP. O Supremo ainda terá que publicar o resultado do julgamento e julgar os recursos dos condenados. Só aí, o caso vai para a Câmara.

Ao chegar lá, uma das possibilidades é seguir a tramitação que vale em perdas de mandato determinadas pela Justiça Eleitoral. O processo chega à corregedoria da Câmara, que dá cinco sessões de prazo para os deputados se manifestarem. Depois, um parecer é feito pelo corregedor e votado pela mesa diretora. Henrique Eduardo Alves promete que tudo vai ser feito rapidamente.

O ministro Gilmar Mendes diz que são formalidades previstas na Constituição. “O texto constitucional exige. Está claro, por exemplo, que a mesa examine e delibere sobre esse assunto”, explica.

O procurador-geral da República, que também defendeu a perda imediata dos mandatos, afirmou que recebeu a garantia do presidente da Câmara de que não há confronto entre os poderes. “O Legislativo está em harmonia com o Judiciário. Acho que já podemos dar por superado”, diz Roberto Gurgel.

 http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/camara-e-stf-concordam-sobre-cassacao-de-reus-do-mensalao.html

Deputados britânicos aprovam casamento gay

Ao final do debate, o projeto de lei foi aprovado por 400 deputados, enquanto 175 votaram contra
Os casais homossexuais já podem se unir civilmente desde 2005 no Reino Unido e têm os mesmos direitos como pais do que os casais heterossexuais / CARL DE SOUZA/AFP
 Os casais homossexuais já podem se unir civilmente desde 2005 no Reino Unido e têm os mesmos direitos como pais do que os casais heterossexuais




Os deputados britânicos se pronunciaram nesta terça-feira à noite em favor do projeto de lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em uma votação crucial para a adoção definitiva desta reforma que divide o Partido Conservador, mas que não mobiliza a opinião pública.

Ao final de debates acalorados, o projeto de lei foi aprovado por 400 deputados, enquanto 175 votaram contra.

De acordo com as primeiras estimativas, quase a metade dos deputados conservadores decidiu não votar como o primeiro-ministro David Cameron, partidário da reforma. Nenhuma instrução oficial de voto tinha sido feita.
Promessa de campanha dos liberais-democratas, que participam do governo de coalizão, o texto obteve, no entanto, o apoio da oposição trabalhista.
O projeto de lei permite a casais do mesmo sexo se casar no registro civil. Ele abre às diversas correntes religiosas a possibilidade de celebrar ou não uniões homossexuais religiosas, à exceção da Igreja Anglicana, majoritária no país, dentro da qual o casamento homossexual continuará sendo ilegal.
A votação na Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento) é uma etapa decisiva, mesmo que o texto deva ainda passar pela Câmara dos Lordes.
Durante um discurso televisionado feito antes da votação, David Cameron reiterou o seu apoio a esta reforma, afirmando que ela deixará a sociedade britânica "mais forte"

"Sou um grande defensor do casamento. Ele ajuda as pessoas a se comprometerem umas com as outras e acredito que é o motivo pelo qual os homossexuais deveriam poder se casar também", disse. "É um bom passo adiante para o nosso país e estou orgulhoso de que nosso governo o tenha dado", disse ele.
O assunto recebeu destaque de apenas um journal nesta terça, o Daily Telegraph, sinal de que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo suscita poucos debates na opinião pública.
O texto é de fato simbólico. Os casais homossexuais já podem se unir civilmente desde 2005 no Reino Unido, em uma parceria civil. Eles também têm os mesmos direitos como pais do que os casais heterossexuais, pois podem adotar e recorrer à reprodução assistida e a uma mãe de aluguel, contanto que ela não seja remunerada.
Os três principais ministros conservadores - William Hague (Relações Exteriores), George Osborne (Finanças) e Theresa May (Interior) - tentaram convencer seus colegas em uma carta aberta.

Mas na Câmara dos Comuns, os opositores à reforma se manifestaram com firmeza. O ex-secretário de Estado da Defesa conservador, Gerald Howarth, criticou uma "mudança maciça" que "atinge profundamente o próprio coração" da sociedade.
"Este projeto de lei é ruim, o processo de consulta foi uma impostura, a Igreja da Inglaterra é contra. Isso causou divisões profundas e inúteis dentro do Partido Conservador. Não há autorização para isso e pode haver graves consequências", advertiu.
Cerca de vinte de conservadores haviam entregue uma carta no domingo a Downing Street, alertando Cameron para "danos significativos para o Partido Conservador, tendo em vista as eleições legislativas de 2015", se a lei for adotada.


 http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/?id=100000572886

UnB diploma primeiro médico indígena na história da universidade

Índio, nordestino e pobre, ele se considera mais que vencedor.
tv 
A UnB (Universidade de Brasília) diplomou o primeiro médico com origem indígena de sua história. Índio, nordestino e pobre, como ele mesmo se define, Josinaldo da Silva, de 35 anos, enfrentou preconceitos, cara feia dos colegas, mas após sete anos de batalha, tem orgulho de dizer que também é médico. De jaleco branco, ele faz questão de lembrar que é o primeiro médico indígena formado em 85 turmas de medicina da UnB.

— Eu me emociono bastante com essa conquista, mas acho que muito mais o meu povo com essa vitória.

Nos 12 semestres de curso, o médico índio foi ganhando respeito. Mesmo com falta de dinheiro, não desistiu. Muitas vezes, contou com a ajuda de amigos para comprar equipamentos de trabalho, como um estetoscópio. Formado, é uma esperança para o seu povo da etnia Atikum, e para outros indígenas da região dele.

— Me orgulho muito da luta que enfrentei para chegar até aqui. Hoje olho para trás e penso que nada foi em vão.

Chegar a UnB não foi nada fácil. Josinaldo da Silva percorreu mais de 1.800 quilômetros em uma peregrinação. De Salgueiro em Pernambuco, terra natal, ele pegou um ônibus até Recife, onde fez o vestibular para a Universidade de Brasília. De lá, teve que juntar dinheiro para vir de avião até Brasília. Na capital federal, o indígena ainda contou com a ajuda de conhecidos pra conseguir hospedagem.


Após tantos anos, a família veio comemorar a conquista. Ao receber o diploma, o doutor também ganhou um presente: um cocar dado pelo pajé, uma espécie de reconhecimento por todo o esforço dele.
— Só o pajé usa esse cocar. Então ele passou o cocar para mim no dia da colação de grau como símbolo de autoridade. Então eu não recebi só um diploma, eu fui consagrado pelo pajé da minha tribo.
Josinaldo da Silva entrou para história da Universidade de Brasília por dois motivos. Além de ser o primeiro indígena a se formar em medicina, ele também abriu portas para muita gente que tem o mesmo sonho que ele. Após o ingresso deleno curso, outras dez pessoas de povos indígenas diferentes do Brasil conseguiram passar no mesmo vestibular.
Com um futuro pela frente, o médico sabe que trabalho não vai faltar. A meta dele é ser médico do programa Saúde da Família.
— O meu anseio é continuar estudando por mais dois ou três anos e depois voltar pra minha comunidade. Quero dar assistência ao meu povo que desde que eu sai está, há sete anos, sem médico.

 http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/unb-diploma-primeiro-medico-indigena-na-historia-da-universidade-20130205.html

"Tráfico próximo às escolas é mais comum do que se imagina", diz professor do DF

Pesquisa mostra que Distrito Federal tem a maior incidência de venda de drogas próximo às escolas públicas.

Trio é preso com 100 pedras de crack 

Após saber que, no DF, mais da metade dos estabelecimentos (53,2%), a maior proporção do País, registram a ocorrência de venda e compra de drogas nas redondezas, o coordenador intermediário de Direitos Humanos e Diversidade na Regional de Ensino do Recanto das Emas (região administrativa do DF), o professor Celso Leitão Freitas, diz que o tráfico próximo às escolas é mais comum do que se imagina.

— As ocorrências são diárias. Pensamos que é um problema só do aluno, mas, quando se vai atrás, a família toda está envolvida com drogas e ele traz esse hábito de dentro de casa.

Freitas é prova de que o tráfico está associado à violência, tanto entre pessoas, quanto a que chamou de estrutural: a falta de serviços básicos.

— Aqui presenciamos a falta de moradia, de educação, a falta de benefícios econômicos como um todo.

Os programas para combater o uso de drogas são vários, tanto governamentais quanto iniciativas privadas, e é consenso que para mudar a realidade nas proximidades da escola é preciso modificar a realidade da comunidade, por meio de assistência social e acesso a políticas públicas e a itens básicos como saúde, saneamento, alimentação, além de uma educação de qualidade.

Para combater o tráfico e ajudar os alunos, ainda enquanto era professor, Freitas resolveu tomar uma iniciativa ele mesmo: criou o projeto Estudar em Paz, para resgatar o interesse pelos estudos.

— A comunidade perdeu o encanto pela escola, precisamos resgatar isso. Ao mesmo tempo, as ruas estão cada vez mais 'encantadoras', cada vez mais estamos perdendo nossos alunos para o trafico.

O estudante Natanael Neves, de 18 anos, fez parte do grupo Estudar em Paz. Dos tempos de escola, ele conta que não tinha a menor paciência, bastava “não ir com a cara” da pessoa para já começar a bater. E a violência estava lado a lado com o tráfico. Apesar de não ter feito o uso de drogas, ele viu colegas consumirem tanto nas ruas, quando dentro da escola, em São Sebastião (região administrativa do DF).

— O local tinha policiamento, mas os guardas ficam com medo. O pessoal sabe e [usar drogas] já é algo quase normal.

A agressividade foi algo que herdou de casa. Ele diz que queria chamar a atenção dos pais. A vida pessoal acabava chegando às salas de aula:

— Na escola você só aperfeiçoa o que aprende em casa.

Hoje, Natanael se diz uma nova pessoa, foi aprovado para o curso de gestão pública pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e pretende voltar ao ambiente escolar depois de formado para mudar a realidade. Ele diz que perdeu as contas dos amigos que deixaram as salas de aula por problemas com tráfico e violência.
A pesquisa

A pesquisa se baseou nas respostas dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgada em agosto do ano passado. A questão sobre o tráfico nas proximidades das escolas foi respondida por 54,5 mil diretores das escolas públicas. Deles, 18,9 mil apontaram a existência da atividade. A situação, de acordo com especialistas, é preocupante e está associada diretamente à violência e à precariedade que cercam muitos centros de ensino do país, além de contribuir para que os alunos deixem de estudar.

O responsável pelo estudo, o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins, diz que não dá para isolar escola no contexto em que está inserida.
— Ela faz parte de um todo maior, se há violência fora, poderá chegar também aos centros de ensino. Basta observar que o Distrito Federal [53,2%] e São Paulo [47,1%], [regiões] com altos índices de violência, são [as áreas] com o maior percentual.

 http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/-trafico-proximo-as-escolas-e-mais-comum-do-que-se-imagina-diz-professor-do-df-20130206.html

Polícia fecha ponto de tráfico de drogas administrado por menores em Brazlândia

Eles guardavam 80 pedras de crack dentro do guarda-roupas.
 
A polícia apreendeu quatro adolescentes acusados de tráfico de drogas nesta terça-feira (5) na quadra um do Setor Sul de Brazlândia, região administrativa do DF. Eles administravam uma boca de fumo conhecido como ponto de tráfico na região.

De acordo com o sargento Eliano Fernandes, os menores estavam na porta de casa quando foram abordados. Um deles se afastou, tentou fugir, mas voltou. Durante a revista nada foi encontrado. A polícia pediu permissão para entrar na casa, e a avó de dois dos adolescentes autorizou. No quarto dos adolescentes, os policiais encontraram 80 pedras de crack em uma cômoda e no guarda-roupas. O irmão mais velho dos meninos acompanhou toda a operação da polícia.

A droga foi apreendida além de R$ 20 em dinheiro. Dois dos adolescentes que são irmãos e moram na casa acabaram confessando para policia que iriam vender a droga. Eles disseram que as pedras foram compradas por R$ 500 e que seriam vendidas a R$ 10cada uma.

Os menores foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Dois deles, os que confessaram, foram apreendidos e os outros liberados.



http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/policia-fecha-ponto-de-trafico-de-drogas-administrado-por-menores-em-brazlandia-20130206.html

Professor da rede pública é preso com maconha, crack e revólver em Vicente Pires

Ele estava em companhia de um traficante que também acabou preso.

professor drogasDaniel Carlos Almeida, professor da rede pública de ensino, e Elber Sander de Souza foram presos na noite desta terça-feira (5) acusados de tráfico de drogas em Vicente Pires, região administrativa do DF. Eles caminhavam apressados na Rua 10 em atitude suspeita quando a polícia fez a abordagem. Um deles tentou fugir, mas não conseguiu.

À polícia, a dupla disse que estava indo ao depósito do Detran buscar uma moto. Mas os dois não apresentaram nenhuma documentação em relação a retirada da motocicleta.

Com eles, a polícia encontrou mais de um quilo de maconha, uma pedra de crack, um revolver calibre 38 e R$ 700 em dinheiro. A arma estava escondida em uma sacola. De acordo com a polícia, eles negaram ser responsáveis pelos objetos.

Na delegacia, o professor confessou que a droga seria revendida no Recanto das Emas e que o colega era traficante. A polícia foi até o apartamento de Elber Sander em Vicente Pires e lá encontrou mais drogas e um colete a prova de balas que passará por perícia.

Os dois suspeitos já tinha passagem na polícia. Elber Sander responde processo por tráfico e o professor Daniel Carlos Almeida por uso de drogas. Ambos vão responder por tráfico e porte de arma de fogo.

De acordo com dados levantados pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann., organização sem fins lucrativos voltada para educação, pouco mais de um terço (35%) das escolas públicas brasileiras tem tráfico de drogas nas proximidades. Separados os estados e o Distrito Federal, a proporção sobe. No DF, mais da metade dos estabelecimentos (53,2%), a maior proporção do País, registram a ocorrência de venda e compra de drogas nas redondezas. Nenhum estado está livre. A menor ocorrência é no Piauí, com 15,3% das escolas.

A pesquisa se baseou nas respostas dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgada em agosto do ano passado. A questão sobre o tráfico nas proximidades das escolas foi respondida por 54,5 mil diretores das escolas públicas. Deles, 18,9 mil apontaram a existência da atividade. A situação, de acordo com especialistas, é preocupante e está associada diretamente à violência e à precariedade que cercam muitos centros de ensino do país, além de contribuir para que os alunos deixem de estudar.

 http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/professor-da-rede-publica-e-preso-com-maconha-crack-e-revolver-em-vicente-pires-20130206.html

Seguidores queimam suas mãos por lealdade a candidato na Índia

Nova Délhi,  Cerca de 20 pessoas queimaram as mãos para demonstrar lealdade e solidariedade a um candidato eleitoral que havia perdido as eleições a um conselho de distrito da região de Gujarat (oeste da Índia), informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte policial. 

Os fatos ocorreram ontem à tarde na aldeia de Derai, do distrito de Sabarkantha, depois que foram divulgados os resultados da apuração eleitoral, segundo explicou o superintendente da polícia Chirag Koradiya. "Vinte pessoas, incluídos seguidores e familiares, introduziram suas mãos em óleo fervendo para demonstrar sua fidelidade ao candidato. Fizeram-no por superstição, é algo normal aqui", disse Koradiya. Segundo a fonte, ninguém sofreu "queimaduras graves" e todas já receberam tratamento médico.

 A polícia deteve o candidato, identificado como Girish Parmar, e um colaborador, ao considerar que ambos instigaram os seguidores a queimar suas mãos. "Ninguém queria registrar queixa, mas é nossa obrigação fazê-lo e apresentamos uma ação a um tribunal do distrito", acrescentou Koradiya. A sociedade indiana, sobretudo nas zonas rurais, conserva várias superstições, muitas delas ligadas a crenças religiosas. 

http://noticias.r7.com/internacional/seguidores-queimam-suas-maos-por-lealdade-a-candidato-na-india-06022013

Ator pega fogo durante apresentação em Chicago

O jovem foi levado para o hospital com queimaduras de segundo grau no rosto.
 

O ator Wesley Daniel, 24 anos, tentou realizar o número do cuspidor de fogo, mas algo saiu errado errado e sua cabeça começou a pegar fogo .

O ator Wesley Daniel, 24 anos, sofreu graves queimaduras durante uma apresentação da companhia Opera Lírica de Chicago. A cabeça o jovem pegou fogo após a tentativa de fazer um número de pirofagia.

Segundo o tabloide inglês Daily Mail, o acidente aconteceu durante um ensaio aberto, parte do público que assistia a apresentação pensou que o incêndio no rosto do ator fazia parte do show.

Wesley tentou realizar o número do cuspidor de fogo, mas algo saiu errado errado e sua cabeça começou a pegar fogo.  Ele foi levado para o hospital com queimaduras de segundo grau no rosto e de primeiro grau nas mãos, e está estado crítico de saúde enfrentando problemas respiratórios.

De acordo com declarações da organização da Opera Lírica de Chicago, o ator estava usando figurino e máscara aprova de fogo. Devido ao acidente a direção do espetáculo decidiu tirar o número de pirofagia nas próximas apresentações.

 http://noticias.r7.com/internacional/ator-pega-fogo-durante-apresentacao-em-chicago-05022013

Menino de 13 anos é suspeito de atear fogo em ônibus em Florianópolis

Reconhecido por testemunhas, garoto foi liberado e deve ser chamado para prestar depoimento.


Um menino de 13 anos foi preso pela polícia em Florianópolis (SC) suspeito de atear fogo em um ônibus na tarde desta terça-feira (5). O ataque aconteceu por volta das 17h30 em Caiera, no bairro Saco dos Limões, na região sul da ilha.

O garoto, que tem pouco mais de 1,30 m, estava acompanhado de outros dois, que ainda não foram encontrados pela polícia. Ele teria sido reconhecido por testemunhas que estavam no local. O motorista do ônibus, porém, não o reconheceu.

Ele foi solto em seguida e, segundo informações da Polícia Militar, deve ser chamado para prestar depoimento.

A polícia está atrás de outros homens que estariam envolvidos no ataque ao ônibus. As características também foram passadas por testemunhas que estavam no local.

Ainda de acordo com a PM, o fogo não se alastrou para as casas próximas, mas atingiu a rede elétrica.

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina registrou, das 20h da última segunda-feira (4) até às 8h desta terça-feira (5), ataques nas cidades de Itapema, Criciúma, Ibirama, Tubarão, Itajaí, Ilhota, Chapecó e Joinville. Uma pessoa morreu em confronto com a polícia na cidade de Joinville.

Em uma das ocorrências, a Polícia Militar localizou uma expressiva carga de explosivos em uma casa em Ibirama. No local foram apreendidos 550 kg de banana de dinamite, 10 kg de dinamite pequeno, 125 kg de salitre explosivo, fios detonadores, cordel detonante e espoletas com cordel detonante acoplado.

 http://noticias.r7.com/cidades/menino-de-13-anos-e-suspeito-de-atear-fogo-em-onibus-em-florianopolis-05022013

Nova onda de violência deixa 14 mortos e três feridos na Grande SP

Atiradores estavam em carro preto; maioria das vítimas tinha passagem pela polícia.

Nova onde de violência em São Paulo deixou 14 mortos e três feridos. Só na madrugada desta quarta-feira (6), duas pessoas foram baleadas em Jandira e quatro e Carapicuíba. Em todos os casos, os atiradores estavam em um carro preto.

O primeiro atentado foi às 21h30 desta terça-feira (5) em Jandira. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida. Uma das vítimas é uma jovem de 17 anos que já havia sido apreendida na Fundação Casa por envolvimento com tráfico de drogas. Um amigo da adolescente, que tinha passagem pela polícia, também morreu. O bairro onde eles foram mortos é conhecido como ponto de venda de drogas.

O dono da padaria contou aos policiais que, quando os atiradores chegaram, cerca de dez pessoas estavam dentro do estabelecimento. Foram muitos tiros que acertaram as três vítimas. Além das duas pessoas que morreram no local, um homem permanece internado num hospital da cidade. Ele levou um tiro no braço.

Quarenta minutos depois, às 22h10, o segundo ataque aconteceu em Carapicuíba e mais um homem foi morto. A vítima, de 28 anos, também tinha antecedentes criminais. Testemunhas viram um carro preto parando perto do homem. Os guardas municipais chegaram rápido, mas ninguém foi preso, conforme conta o guarda civil municipal Daniel Gasparini Magri.

— Passamos de imediato pra rede. Fizemos uma cobertura aí no perímetro pra ver se conseguia cercar o veículo, mas não obteve sucesso.

O terceiro crime aconteceu às 23h50 e deixou mais dois homens baleados. Eles permanecem internados no hospital. Apenas um deles não tem passagem pela polícia.

Nos três locais de crime, a polícia encontrou características semelhantes. Os atiradores estavam em um carro de luxo preto e usavam pistolas 380 e espingardas calibre 12.

Na maioria, os alvos eram pessoas que tinham passagem pela polícia. Os crimes vão ser investigados separadamente pelas delegacias das duas cidades.

 http://noticias.r7.com/sao-paulo/nova-onda-denbspviolencia-deixa-14-mortos-e-tresnbspferidos-na-grande-sp-06022013

Pesquisador afirma que estrutura das escolas adoece professores

Para historiador da USP, sociedade critica todos os aspectos do cotidiano escolar, mas se esforça para mantê-los da mesma forma. Ele propõe discutir o “rompimento” das estruturas.

“O ambiente escolar me dá fobia, taquicardia, ânsia de vômito. Até os enfeites das paredes me dão nervoso. E eu era a pessoa que mais gostava de enfeitar a escola. Cheguei a um ponto que não conseguia ajudar nem a minha filha ou ficar sozinha com ela. Eu não conseguia me sentir responsável por nenhuma criança. E eu sempre tive muita paciência, mas me esgotei.”
Alan Sampaio / iG Brasília
Estrutura escolar adoece professores e leva a abandono da profissão
O relato é da professora Luciana Damasceno Gonçalves, de 39 anos. Pedagoga, especialista em psicopedagogia há 15 anos, Luciana é um exemplo entre milhares de professores que, todos os dias e há anos, se afastam das salas de aula e desistem da profissão por terem adoecido em suas rotinas.

Para o pesquisador Danilo Ferreira de Camargo, o adoecimento desses profissionais mostra o quanto o cotidiano de professores e alunos nos colégios é “insuportável”. “Eles revelam, mesmo que de forma oblíqua e trágica, o contraste entre as abstrações de nossas utopias pedagógicas e a prática muitas vezes intolerável do cotidiano escolar”, afirma.

O tema foi estudado pelo historiador por quatro anos, durante mestrado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Na dissertação O abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores , Camargo analisou mais de 60 trabalhos acadêmicos que tratavam do adoecimento de professores.

Camargo percebeu que a “epidemia” de doenças ocupacionais dos docentes foi estudada sempre sob o ponto de vista médico. “Tentei mapear o problema do adoecimento e da deserção dos professores não pela via da vitimização, mas pela forma como esses problemas estão ligados à forma naturalizada e invariável da forma escolar na modernidade”, diz.

Luciana começou a adoecer em 2007 e está há dois anos afastada. Espera não ser colocada de volta em um colégio. “Tenho um laudo dizendo que eu não conseguiria mais trabalhar em escola. Eu não sei o que vão fazer comigo. Mas, como essa não é uma doença visível, sou discriminada”, conta. A professora critica a falta de apoio para os docentes nas escolas.

“Me sentia remando contra a maré. Eu gostava do que fazia, era boa profissional, mas não conseguia mudar o que estava errado. A escola ficou ultrapassada, não atrai os alunos. Eles só estão lá por obrigação e os pais delegam todas as responsabilidades de educar os filhos à escola. Tudo isso me angustiava muito”, diz.

Viver sem escola: é possível?
Orientado pelo professor Julio Roberto Groppa Aquino, com base nas análises de Michel Foucault sobre as instituições disciplinares e os jogos de poder e resistência, Camargo questiona a existência das escolas como instituição inabalável. A discussão proposta por ele trata de um novo olhar sobre a educação, um conceito chamado abolicionismo escolar.

“Criticamos quase tudo na escola (alunos, professores, conteúdos, gestores, políticos) e, ao mesmo tempo, desejamos mais escolas, mais professores, mais alunos, mais conteúdos e disciplinas. Nenhuma reforma modificou a rotina do cotidiano escolar: todos os dias, uma legião de crianças é confinada por algumas (ou muitas) horas em salas de aula sob a supervisão de um professor para que possam ocupar o tempo e aprender alguma coisa, pouco importa a variação moral dos conteúdos e das estratégias didático-metodológicas de ensino”, pondera.

Ele ressalta que essa “não é mais uma agenda política para trazer salvação definitiva” aos problemas escolares. É uma crítica às inúmeras tentativas de reformular a escola, mantendo-a da mesma forma. “A minha questão é outra: será possível não mais tentar resolver os problemas da escola, mas compreender a existência da escola como um grave problema político?”, provoca.

Na opinião do pesquisador, “as mazelas da escola são rentáveis e parecem se proliferar na mesma medida em que proliferam diagnósticos e prognósticos para uma possível cura”.

Problemas partilhados
Suzimeri Almeida da Silva, 44 anos, se tornou professora de Ciências e Biologia em 1990. Em 2011, no entanto, chegou ao seu limite. Hoje, conseguiu ser realocada em um laboratório de ciências. “Se eu for obrigada a voltar para uma sala de aula, não vou dar conta. Não tenho mais estrutura psiquiátrica para isso”, conta a carioca.

Leia série sobre formação de docentes: Professores não são preparados para ensinar
Ela concorda que a estrutura escolar adoece os profissionais. Além das doenças físicas – ela desenvolveu rinite alérgica por causa do giz e inúmeros calos nas cordas vocais –, Suzimeri diz que o ambiente provoca doenças psicológicas. Ela, que cuida de uma depressão, também reclama da falta de apoio das famílias e dos gestores aos professores.

“O professor é culpado de tudo, não é valorizado. Muitas crianças chegam cheias de problemas emocionais, sociais. Você vê tudo errado, quer ajudar, mas não consegue. Eu pensava: eu não sou psicóloga, não sou assistente social. O que eu estou fazendo aqui?”, lamenta.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-02-06/pesquisador-afirma-que-estrutura-das-escolas-adoece-professores.html

 

Estudo aponta que 16 milhões de mulheres na China são casadas com gays

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Qingdao, na China, revelou que existem pelo menos 16 milhões de mulheres casadas com homens homossexuais no país. De acordo com o estudo, encabeçado pelo professor Zhang Beichuna, grande parte deles ainda se vê obrigado a se casar com uma mulher para atender à forte pressão social contra a homossexualidade. As informações são da “BBC”.

Presidente do grupo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) Common Language, Xu Bin diz que grande parte dos homossexuais se casa, mas ainda continua mantendo relações com outros homens. “'Muitos gays se envolvem em casamentos com heterossexuais para atender às pressões sociais, em especial de seus pais”, diz.

A tradição chinesa diz que o casamento, um dos pilares sociais mais importantes do país, deve ocorrer até os 25 anos de idade dos homens. Além da necessidade de gerar filhos para dar continuidade às famílias, o casamento é visto como uma garantia de segurança financeira e emocional para os idosos, que dependem dos filhos para sobreviver devido ao sistema de previdência social pouco desenvolvido na China.

Apesar da forte pressão por parte da sociedade, nos últimos anos vêm crescendo o número de casos de jovens pedindo divórcio ou anulação do casamento, após descobrirem que seus parceiros são homossexuais.  O estudo de Beichuna aponta que o número de homossexuais no país saltou de 29 para mais de 50 milhões recentemente. Há ainda estimativas de que 70% dos gays da China estejam casados.

A anulação, por sua vez, é mais procurada já que as jovens esposas tentam evitar o estigma social de se tornarem divorciadas. “O pedido de anulação mostra que as mulheres entendem que ser divorciada diminui seu valor na sociedade”, ressalta Xu Bin.

Pessoas homossexuais eram consideradas, até 2001, doentes mentais. Em 1997 manter qualquer tipo de relação com um indivíduo do mesmo sexo chegava a ser considerado crime. Diante disso, a aceitação por parte das gerações mais antigas ainda é muito difícil no território chinês.

Comandado por Xu Bin, um grupo realiza um trabalho de assistência via telefone a homens e mulheres que descobrem que seus parceiros são homossexuais, provando que também há casos de homossexualidade entre as mulheres. “Muitas chinesas se casam mesmo sabendo que são lésbicas. Mas elas não têm coragem de assumir sua posição perante a família e acabam seguindo a tradição, ainda que mantenham relações e namoradas fora do casamento”, encerrou. 

 http://br.noticias.yahoo.com/estudo-aponta-que-16-milh%C3%B5es-de-mulheres-na-china-s%C3%A3o-casadas-com-gays-170208791.html

Bombeiros atropelam e matam vítima durante o socorro

Uma auxiliar de enfermagem de 47 anos morreu atropelada nesta terça-feira, em Franca (SP), por um veículo do corpo de bombeiros. O carro, um auto-bomba-tanque usado em incêndios e outras emergências, pesa 41 mil quilos e arrastou a vítima por mais de dez metros.

O acidente aconteceu pela manhã quando Helena Gomes da Silva saía de um conjunto de chácaras na zona rural, numa região conhecida como Paiolzinho. Ela teria entrado na rodovia João Traficante, que liga Franca a Ibiraci (MG), sem olhar para os lados. Um caminhão baú atingiu a lateral do Fusca que rodou na pista e jogou a mulher no asfalto.

Um garoto de 6 anos que estava com a mulher não se feriu, enquanto que ela ficou na beira da pista aguardando socorro. Testemunhas acionaram o Corpo de Bombeiros e viram quando a viatura estava chegando e atropelou a vítima que foi esmagada pelo pesado veículo. Familiares contaram que Helena Silva, que trabalhava no Pronto Socorro Municipal de Franca, tinha ido ao local buscar o neto para levar ao médico.

O motorista do caminhão e outras pessoas que estavam no local disseram que não mexeram na vítima atendendo a uma recomendação dos próprios bombeiros. Eles falaram que a mulher ainda estava viva quando foi atropelada. O local do desastre é um declive e tem ainda uma curva no fim. O soldado que dirigia o caminhão alegou ter pisado no freio, mas o mesmo não respondeu de imediato.

O comando dos bombeiros em Franca informou que uma sindicância interna será aberta para apurar exatamente o que ocorreu. Também será instaurado inquérito no 3º Distrito Policial da cidade, que responde pela área.

Foi o segundo atropelamento com morte causado por um carro de bombeiros em Franca em menos de dois anos. Em 2011 um policial rodoviário morreu atropelado por uma viatura de resgate que avançou o sinal vermelho em um cruzamento movimentado da cidade. A vítima estava de motocicleta e foi atingida em cheio morrendo no próprio local. 

 http://br.noticias.yahoo.com/bombeiros-atropelam-matam-v%C3%ADtima-durante-socorro-183400532.html

Cientistas rejuvenescem ratos idosos

Num dos filmes da série Indiana Jones (foto), o arqueólogo busca a "fonte da juventude". Uma pesquisa da Universidade da Califórnia pode ser o primeiro passo para descobrir os segredos da imortalidade. Cientistas rejuvenesceram células de ratos idosos após injetar um gene da "longevidade" nas células-tronco do sangue dos animais, segundo a pesquisa publicada da revista Cell Reports.

Os biólogos descobriram o papel de uma proteína denominada Sirt3, de uma classe conhecida como sirtuínas. Essa proteína auxilia as células-tronco a lidar com o estresse. Ao injetar a Sirt3 nas células-tronco do sangue de ratos idosos, isso estimulou a formação de novas células de sangue, uma reversão da deterioração relacionada à idade.

"Já sabemos que as sirtuínas regulam o envelhecimento, mas o nosso estudo é o primeiro que demonstrou que elas podem reverter a degeneração vinculada ao envelhecimento", disse Danica Chen, professora de ciência e toxicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley e líder da pesquisa. Ou seja, o envelhecimento pode ser controlado.

Outros estudos já mostraram que uma única mutação em um gene pode estender a duração da vida. "A questão é se podemos entender o processo o suficiente para desenvolvermos uma "fonte molecular da juventude", disse a cientista. Você gostaria de viver para sempre?
 
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/cientistas-rejuvenescem-ratos-idosos-172814424.html

“Semigordos” vivem mais que as pessoas magras.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre a relação entre o peso e a expectativa de vida chegou a uma conclusão surpreendente: pessoas um pouco acima do peso ideal tendem a viver mais do que as pessoas consideradas magras.

Pessoas com índice de massa corporal entre 25 e 30 (sobrepeso leve) vivem mais do que as pessoas com IMC entre 18 e 25. Para calcular o IMC, você deve dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado, dizem os especialistas em nutrição.

Foram analisados mais de 100 estudos, com 3 milhões de pessoas pesquisadas. Esse não é o primeiro estudo a sugerir que ser levemente obeso faz bem ao organismo. Com os problemas de saúde durante o envelhecimento, é importante ter uma “reserva de gordura” no corpo. Além disso, o leve excesso de peso ajuda os idosos a saírem ilesos de quedas.

Uma outra hipótese é de que pessoas acima do peso têm mais energia para se exercitar e costumam comer mais. Já as mais magras, principalmente as mulheres, fazem dietas mais severas e, geralmente, fumam para suprir o apetite.

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/semigordos-vivem-mais-que-pessoas-magras-232348183.html

‘Homenagem’ musical do ‘Fantástico’ aos mortos de Santa Maria é um desrespeito total

Em pouco mais de um minuto e meio foi escrita mais uma página vergonhosa da história da TV brasileira.
Por favor, clique aqui e tente assistir a este vídeo sem vomitar...

O que você acaba de ver foi ao ar domingo passado no Fantástico e é desde já uma das coisas mais deprimentes não só da história da música brasileira e da TV ao mesmo tempo, mas também uma das mais nauseantes demonstrações de oportunismo sórdido e barato de todos os tempos.

Como se não bastasse todo o sofrimento decorrrente da tragédia de Santa Maria (RS), algum “ser iluminado” teve a inacreditável ideia de fazer uma espécie de “We Are the World” em ‘tributo’ aos mais de 235 jovens mortos na boate Kiss.

Não posso acreditar que a produção do programa não tenha ficado profundamente embaraçada com o resultado final desta “homenagem”, da qual participaram como cúmplices Sandy, Luan Santana, Seu Jorge, Michel Teló, Paula Fernandes, Sorriso Maroto, Naldo, Tchê Garotos e Fernando & Sorocaba, que simplesmente assassinaram “Por Enquanto”, composta por Renato Russo e popularizada por Cássia Eller. Todos com a típica cara “meus Deus, o que estou fazendo aqui?” e pior: fingindo tristeza. Pior do que a tristeza em si é fingir que se está triste...

O curto vídeo tem duração suficiente para se tornar um troço constrangedor e absurdamente desafinado. Está claro que cada um dos “cúmplices” está cantando a música em seu próprio tom como se estivesse em um “karaokê de velório” de alguém que não conhecia e depois cada imagem foi pessimamente editada, resultado de uma produção tosquíssima. Cada um dividiu a métrica da letra de um modo diferente e o tempo de interpretação foi o que deu na telha dos envolvidos. O resultado foi a tentativa de criar “duetos”, o que resultou em uma aberração sem precedentes na história musical da TV brasileira em todos os tempos.

É inacreditável que alguém da produção do programa realmente tenha pensado que isto seria uma “homenagem”, ainda mais com uma canção que nada tem a ver com a tragédia. Está claro também que tudo foi gravado com uma enorme pressa, montado de qualquer jeito – em vários momentos as vozes não “batem” - e jogado no ar com aquele sentimento de “seja o que Deus quiser”. Também tenho certeza de que vários artistas convidados recusaram o convite para participar deste ato desrespeitoso. Ponto para eles na escala de hombridade...

Se eu fosse familiar de qualquer jovem que tenha morrido na tragédia, pensaria seriamente em processar a TV Globo por “atentado ao respeito humano” ou algo do tipo. Seria muito mais bonito e verdadeiro se mostrassem as imagens dos artistas fazendo um minuto de silêncio dentro do programa. É claro que ninguém pensou nisto. Afinal, quanto vale um minuto do Fantástico na tabela de anúncios publicitários? Seria jogar dinheiro fora, né? Pelo amor de Deus, que falta de sensibilidade!

Peço sinceramente aos meus amigos que jamais – repito: JAMAIS! – ousem fazer algo deste tipo quando eu morrer. Caso contrário, voltarei para assombrar a vida de cada um...

 http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mira-regis/homenagem-musical-fant%C3%A1stico-aos-mortos-santa-maria-%C3%A9-183607588.html

Geneticista rebate afirmações de Silas Malafaia sobre homossexualismo em entrevista ao “De Frente com Gabi”; Pastor o chama de “rapaz metido a doutor em Genética”


http://noticias.gospelmais.com.br/files/2013/02/geneticista-rebate-malafaia.jpgAs afirmações feitas pelo pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no programa de entrevistas “De Frente com Gabi” tem causado uma série de reações e respostas. Uma dessas é um vídeo que está circulando na internet onde um geneticista rebate as afirmações do pastor sobre a homossexualidade.

O biólogo Eli Vieira que se apresenta como mestre e doutorando em genética pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), fez um apanhado das afirmações nas quais o pastor cita dados ou estudos da genética sobre homossexualismo e as rebate com outros, e até mesmo os mesmos estudos citados por Malafaia.

- Parece que para você, Malafaia, a genética só existe em sua versão determinista do século XX. E sinto te desmentir nessa, mas a gente evoluiu, a gente progrediu – afirmou o geneticista, eu uma das réplicas ao pastor.

Em uma de suas respostas, Eli cita um estudo que mapeou o cérebro de homens homossexuais. No programa, Malafaia diz que tal estudo “não deu nada”, mas o biólogo afirma que o estudo aponta para uma resposta contrária a defendida pelo pastor.

- Como não deu nada? Os neurocientistas investigaram o cérebro de pessoas heterossexuais e homossexuais e já mostraram que especificamente nas regiões do cérebro relacionadas a prazer sexual e conexão emocional homens heterossexuais mostram similaridades cerebrais com mulheres heterossexuais – afirma Eli Vieira.

Ao fim do vídeo, Vieira afirma que suas palavras são profissionais, e que não mistura fatos biológicos com moral e ética, o que ele afirma ser a abordagem feita pelo pastor ao assunto.

- Eu não tenho nenhuma lição de moral, por que, ao contrário de você, pastor Silas Malafaia, eu não misturo os meus fatos como biólogo geneticista com a minha moral ou ética. Os fatos eu simplesmente aceito – afirma.

Depois da popularização do vídeo, Silas Malafaia se manifestou através do Twitter para responder ao geneticista. 

-Minha resposta ao doutorando em Genética, que me parece estar defendendo a sua causa na questão da homossexualidade. Toda a argumentação que ele apresenta é apenas suposição científica, sem prova real, e tremendamente questionada pela própria Genética. É igual à Teoria da Evolução, uma argumentação científica que não pode ser provada. Não existe ordem cromossômica homossexual, só de macho e fêmea. Então, pseudodoutor, não existe uma prova científica de que alguém nasce homossexual, apenas conjecturas – respondeu Malafaia em uma série de publicações feitas na rede social.

- Se o rapaz metido a doutor em Genética quiser saber mais, leia o livro Nascido gay?, do Dr. John S. H. Tay. O autor desse livro tem mestrado, doutorado em Genética, e analisou 20 anos de pesquisas sobre o assunto. – completou o pastor.
 
 http://noticias.gospelmais.com.br/geneticista-rebate-afirmacoes-silas-malafaia-sobre-homossexualismo-49375.html

'Ao serem recapturados perderão tudo', diz Cabral sobre foragidos

Governador esteve em solenidade na Alerj na manhã desta terça. Segundo Cabral, presos estavam na iminência da liberdade.

O governador Sérgio Cabral falou com a imprensa após solenidade na Alerj. (Foto: Cristiane Cardoso / G1) O governador Sérgio Cabral falou com a imprensa após solenidade na Alerj. (Foto: Cristiane Cardoso / G1).

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou, na manhã desta terça-feira (5), no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, em sessão solene, que marcou o início do ano legislativo da Alerj, que a prioridade do seu governo é a segurança. Cabral lamentou a fuga dos 31 presos no do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, Zona Oeste do Rio, e afirmou que os detentos estavam na iminência da liberdade. Quatro deles foram capturados. Um dos 27 fugitivos, Claudino dos Santos Coelho, conhecido como Xuxa ou Russão, foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, no conjunto de favelas do Alemão.Um deles
 
”Lamento por eles porque eles estavam em regime semiaberto, só não estavam trabalhando porque não chegou nenhuma carta, como é de praxe, de uma empresa oficializando a sua contratação. Eles estavam às vésperas de ter um novo regime para ter o convívio familiar, sem algema eletrônica, na iminência de alcançar a liberdade. E ao serem recapturados vão perder tudo isso, vão passar 24 horas presos e vão deixar de ter a pena reduzida e ter a punição devida. Lamento que essas pessoas não tenham enxergado”, declarou Cabral.

O governador afirmou ainda que, apesar da fuga que aconteceu neste domingo (3), o sistema presidiário do Rio é o melhor do Brasil.
Solenidade na manhã desta terça-feira (5) marcou o início do ano legislativo da Alerj. (Foto: Cristiane Cardoso / G1) 
Solenidade na manhã desta terça-feira (5) marcou o início do ano legislativo da Alerj.
(Foto: Cristiane Cardoso / G1)
“Creio que não há no Brasil um sistema presidiário como o nosso, em termos de qualidade.

Estamos longe ainda do ideal, mas somos os melhores do Brasil. Talvez São Paulo pelos anos anteriores, e pelo próprio governo do Alckimin, sempre investindo, mas não vejo outra comparação. Nós somos o primeiro estado a acabar com a carceragem em delegacias. Nós movimentamos 10 mil presos por mês [entre os presídios]. . E nesse momento, o secretário César Rubens está checando e verificando onde houve a falha e certamente a polícia vai encontrar esses foragidos”, afirmou.

“E do ponto de vista da nossa segurança, não só no presídio onde houve a fuga, mas em todo o sistema, o coronel César convocou todos os agentes penitenciários, inclusive os que tomaram posse na última sexta-feira [1º], no Teatro Municipal, foram 400, e estarão também neste momento, fazendo varreduras, checagem por checagem porque houve uma falha e nós temos que verificar qual foi a falha e seguir para a frente", disse o governador.

Royalties
Sobre os royalties, Cabral mostrou-se confiante na sua relação com a Câmara e o Senado e afirmou que esperará o momento para procurar as duas casas para falar sobre o assunto.

“A agenda da casa, quem faz é a casa. Eu tive nesses sete anos de governador, uma relação muito positiva com os chefes dos poderes tanto do Senado como da Câmara, portanto, vamos dar a continuidade de um relacionamento que eu tenho com as duas casas, construindo esse diálogo do Rio de Janeiro, com todas as instituições federais”, afirmou.
 
 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/ao-serem-recapturados-perderao-tudo-diz-cabral-sobre-foragidos.html

Especialistas criticam internação forçada de viciados em crack

A internação compulsória de dependentes de crack não é a maneira mais eficiente de se lidar com o problema do vício, segundo especialistas da ONU e da OMS (Organização Mundial da Saúde) ouvidos pela BBC Brasil. O tema voltou a debate no Brasil em janeiro, quando o governo de São Paulo fez uma parceria com a Justiça para agilizar a internação forçada de casos extremos de dependentes da droga.

Para o médico italiano Gilberto Gerra, chefe do departamento de prevenção às drogas e saúde do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC, na sigla em inglês), é necessário oferecer aos viciados "serviços atrativos e uma assistência social sólida". "Uma boa cura de desintoxicação envolve tratamento de saúde, inclusive psiquiátrico para diagnosticar as causas do vício, pessoas especializadas e sorridentes para lidar com os dependentes e incentivos como alimentação, moradia e ajuda para arrumar um emprego", diz Gerra.

"O Brasil precisa investir recursos para oferecer serviços que funcionem e ofereçam acompanhamento médico completo, proteção social, comida e trabalho para os dependentes", afirma.

De acordo com ele, o Brasil tem bons profissionais no campo do tratamento das drogas, mas faltam especialistas, e a rede médica nessa área é insuficiente. Segundo Gerra, a internação compulsória deve ocorrer pelo prazo máximo de algumas semanas e só se justifica quando o dependente apresenta comportamento perigoso para a sociedade ou para si próprio.

Acompanhamento
O médico defende o acompanhamento contínuo mesmo após a fase de desintoxicação, como exames de urina para detectar drogas nas pessoas que receberam auxílio para arrumar um emprego ou a presença de assistentes na hora das compras no supermercado para fiscalizar se o cupom de alimentação recebido é realmente utilizado com essa finalidade.

Autor do documento "Da coerção à coesão: tratando a dependência às drogas por meio de cuidados à saúde e não da punição", do UNODC, Gerra diz que o tratamento do vício do crack não é feito com remédios e sim com acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Ele afirma ainda que os países democráticos devem "estar atentos" ao sistema de internação compulsória para não transformar isso em uma "rede" de tratamento para lidar com o problema.

Para o médico australiano Nicolas Campion Clark, da direção do abuso de substâncias da Organização Mundial da Saúde (OMS), a internação compulsória traz o risco de "criar uma barreira com o dependente" e afetar sua confiança, dificultando, portanto, o tratamento.

Clark afirma que muitos países possuem legislações que autorizam a internação compulsória de dependentes, mas "isso é usado raramente e não funciona realmente na prática". "É melhor encorajar o sistema voluntário de tratamento. É difícil forçar alguém a se tratar. Se você oferecer uma chance para as pessoas se recuperarem e terem comida, alguns vão agradecer, outros vão querer voltar para onde estavam", afirma.

Problemas múltiplos
O especialista da OMS também afirma que o vício do crack envolve problemas múltiplos (psicológicos e sociais) que devem ser tratados com ações em várias áreas além da médica, como moradia, alimentação, assistência geral e programas de emprego. Ele afirma que há exemplos de programas de tratamento voluntário de dependentes em países como os Estados Unidos e a Austrália que "ajudam as pessoas a reconstruir suas vidas e não são apenas soluções temporárias".

O médico cita também o programa brasileiro que permite às grávidas viciadas em crack obter tijolos e materiais para construir casas em troca de tratamento. "Isso dá instrumentos para que elas façam algo diferente em suas vidas", afirma.

A OMS já criticou o sistema de internação compulsória de dependentes realizado em países asiáticos. "Eles detém pessoas viciadas e estão tratando casos de saúde com a prisão", diz Clark.

A organização publicou um documento no ano passado solicitando aos países para fechar os centros de tratamento compulsório de drogas. Segundo Clark, pelo menos 90% dos dependentes químicos no mundo não recebem tratamento.

São Paulo
Segundo Rosângela Elias, coordenadora de saúde mental, álcool e drogas da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as propostas do governo paulista para o tratamento dos usuários de crack estão de acordo com as premissas da ONU e da OMS.

O governo paulista iniciou em parceria com a Justiça no último dia 21 um plantão jurídico em uma clínica especializada no tratamento de dependentes químicos no centro da capital. A medida gerou polêmica e atraiu críticas de ativistas de direitos humanos, contrários à internação forçada e que temiam o uso da polícia para levar viciados para tratamento.

Autoridades do governo passaram a dizer então que a polícia não participaria da ação e que apenas em casos extremos a internação compulsória seria empregada. Até agora, nenhum paciente foi internado por ordem judicial e menos de 10 foram internados involuntariamente (a pedido da família, mas sem ordem da Justiça), segundo Elias.

Mas a exposição na mídia aumentou número de atendimentos voluntários nessa clínica. "Passamos a atender até 120 pessoas em um dia. Esse era o número de pessoas que recebíamos em uma semana", disse Elias.

Segundo ela, o Estado mantém ainda cerca de 300 vagas em moradias assistidas. Nelas, o viciado em crack em processo de desintoxicação recebe por até seis meses um local para morar, alimentos e incentivos para voltar ao mercado de trabalho.

Nesse período, também é incentivado a frequentar clínicas públicas especializadas onde recebe atendimento clínico e psicológico. De acordo com Elias, há uma mobilização de secretarias estaduais e municipais para ajudar o dependente químico em recuperação a se reinserir na sociedade.

 http://noticias.terra.com.br/brasil/especialistas-criticam-internacao-forcada-de-viciados-em-crack,a76c01f5f5bac310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Intel vai apresentar celulares com Atom dual-core na Mobile World Congress de 2013

Chip será de baixo custo, mas potência deve continuar alta.
Motorola Razr i, o primeiro com processador Intel no Brasil
Em setembro ficamos sabendo pelo Diretor de Marketing de Produto da Intel que a empresa já estava trabalhando em processadores com dois núcleos para celulares e tablets. O Intel Atom desenvolvido para celulares é de baixo custo e altíssima potência. O chip usado no Motorola Razr i, que chegou ao Brasil há alguns meses, traz 2GHz de velocidade em apenas um núcleo — e o aparelho oferece experiência bastante semelhante à entregue com o Galaxy S3 de quatro núcleos.

Agora a Intel tornou a informação oficial. A companhia liberou uma nota informando que durante a Mobile World Congress que ocorrerá em algumas semanas, novos celulares serão apresentados, e com processadores ainda mais potentes, mantendo o baixo uso de bateria. A Intel também diz que pretende utilizar seus chips em tablets e aparelhos conversíveis (notebooks com tela sensível ao toque e Windows 8).

 http://conteudonerd.com/18472/intel-mwc-atom-dualcore

Presidente da TIM renuncia cargo durante reunião do conselho

Andrea Mangoni continuará como membro do conselho administrativo.
Andrea Mangoni, presidente da TIM, ainda
Nesta terça-feira, 5, o diretor presidente de uma das maiores operadoras brasileiras renunciou ao seu cargo informando que o seu trabalho na transição da gestão da companhia estava feito. O pedido foi apresentado ontem à tarde durante uma reunião do conselho de administração da operadora. Ainda não temos mais detalhes sobre quem tomará o seu lugar, ou o que pode ser feito a partir de 4 de março, quando a renúncia será efetivada.

Andrea Mangoni, ainda diretor presidente da empresa, seguirá no conselho administrativo da TIM a partir do próximo mês.

http://conteudonerd.com/18489/presidente-tim-renuncia

Mais rígida, lei seca enfrenta tradição brasileira de beber e dirigir

O Brasil está fechando o cerco às pessoas que insistem em dirigir depois de consumirem bebidas alcoólicas. No final de dezembro, a presidente Dilma Rousseff.

O Brasil está fechando o cerco às pessoas que insistem em dirigir depois de consumirem bebidas alcoólicas. No final de dezembro, a presidente Dilma Rousseff assinou uma nova Lei Seca, com regras drasticamente mais duras do que as da anterior. Agora, às vésperas do carnaval, é expedida aregulamentação, com basicamente três mudanças: impõe tolerância zero ao motorista que ingeriu bebida alcoólica, dobra valor da multa e admite uso de vídeo como prova da embriaguez.

A multa, que era de R$ 957, saltou para R$ 1.915. Caso o infrator volte a ser flagrado dirigindo alcoolizado dentro de um ano, a multa ficará ainda mais salgada — R$ 3.830. As demais punições continuam valendo: ele perde a carteira de habilitação e fica proibido de dirigir por 12 meses.

A nova Lei Seca não admite nem sequer um gole de cerveja. Antes, o motorista era liberado quando o bafômetro detectava qualquer concentração até 0,1 miligrama de álcool por litro de ar. Ou então quando, ao submeter-se ao exame de sangue, o laudo apontava até 2 decigramas de álcool por litro de sangue. Agora, o ar e o sangue não podem conter vestígio nenhum de álcool.

— Por fim, o Brasil adota a tolerância zero para essa infração gravíssima de trânsito — diz Luiz Otávio Maciel Miranda, integrante do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Há, porém, uma ressalva de caráter técnico. Os bafômetros usados no Brasil operam com uma margem de erro de 0,04 miligrama de álcool por litro de ar. Por isso, a nova Lei Seca não afeta os motoristas que chegam a esse valor — existe o risco de o índice de 0,04 apontado pelo aparelho ser, na realidade, 0. Assim, a norma pune apenas aqueles que têm a partir de 0,05.

A terceira mudança na Lei Seca permite que a embriaguez ao volante seja constatada também por vídeos e fotos, por testemunhas e pelo policial.

Antes, somente o bafômetro e o exame de sangue podiam comprovar o consumo de álcool. No entanto, muitos motoristas escapavam impunes porque simplesmente se recusavam a soprar o aparelho ou ceder uma amostra de ­sangue. E eles tinham o respaldo da lei. A Constituição diz que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.

Daqui por diante, o policial preencherá um formulário enumerando os sinais de “incapacidade psicomotora” demonstrados pelo motorista. O condutor que exalar hálito de álcool, tiver os olhos vermelhos, vomitar, falar arrastado ou não conseguir manter-se de pé, por exemplo, poderá ser punido. O mesmo valerá se ele não souber dizer onde está, que horas são ou o próprio endereço.

Em São Paulo, por exemplo, os policiais militares são incentivados a usar as câmeras fotográficas da corporação e até seus celulares pessoais para que tenham, além daquele formulário, mais uma evidência de que o motorista dirigia bêbado. Caso se sinta injustiçado, o motorista sempre terá a opção de, como contraprova, submeter-se ao bafômetro ou ao exame de sangue.

Mortes
Com a lei, o que se espera é reduzir o número de acidentes provocados por motoristas bêbados. Por ano, segundo o governo, 40 mil brasileiros morrem em batidas, capotagens e atropelamentos. Outros milhares conseguem sobreviver, mas com lesões permanentes. As hospitalizações custam aos cofres públicos R$ 204 milhões anuais, suficientes para erguer 140 prontos-socorros.

Na avaliação do porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, capitão Sérgio Marques, a nova Lei Seca foi bem elaborada, mas não basta para erradicar o mau hábito de beber e dirigir. Para ele, falta investir em educação:

— As campanhas são ótimas, inteligentíssimas, mas momentâneas. Para resultados permanentes, é preciso haver educação para o trânsito, da pré-escola à faculdade. Você conhece colégios que tenham, na grade curricular, educação para o trânsito? As faculdades de Direito no máximo dão noções dos crimes de trânsito. Não vamos reduzir as mortes se não tivermos uma mudança comportamental. Só a educação muda comportamentos.

 http://www.paginadanoticia.com/portovelho/rondonia/noticias.php?id=5203#.URIuBvLjG5U

Menina de 9 anos dá à luz no oeste do México

Criança teve uma menina; ela ficou grávida quando tinha 8 anos. Pai seria adolescente de 17 anos; ele é procurado.

Uma criança de nove anos deu à luz a um bebê de quase 3 kg no oeste do México, informaram nesta terça-feira (5) seus familiares e autoridades do estado de Jalisco, onde nasceu o bebê.

"A menina tinha oito anos e meses quando ficou grávida. O pai é um jovem de 17 anos, mas não o encontramos porque fugiu", comentou a mãe da menor, que informou que as autoridades já foram notificadas e iniciaram uma investigação para localizar o responsável pelo ato.

"Queremos localizar o jovem que foi responsável para saber sua versão, porque ela não reconhece a transcendência de seus atos. Estamos com um pressuposto de estupro ou de abuso sexual infantil", explicou Jorge Villaseñor, agente do Ministério Público da promotoria local.

O nascimento ocorreu no dia 27 de janeiro no hospital de Zoquipan da capital de Jalisco, Guadalajara. Dafne, como foi identificada a jovem mãe, deu à luz a uma menina de 2,7 kg e 50 cm.

Ambas receberam alta no fim de semana, aparentemente em boas condições de saúde, mas o hospital informou que acompanhará de perto o desenvolvimento do bebê devido a pouca idade de sua mãe.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/menina-de-nove-anos-da-a-luz-no-oeste-do-mexico.html

 

Brasileiro agredido na Austrália está em coma induzido, diz consulado

'O quadro é estável, porém crítico', diz cônsul-adjunto do Brasil em Sydney. Amigos relataram à família que jovem foi agredido na saída de uma festa.

Gaúcho Marcus Vinicius Moraes está internado em hospital de Sydney (Foto: Arquivo Pessoal)

Gaúcho Marcus Vinicius Moraes está internado em hospital de Sydney 

O brasileiro agredido na saída de uma festa em Sydney, na Austrália, está hospitalizado em coma induzido, informou ao G1 nesta quarta-feira (6) o cônsul-adjunto do Brasil no país, André Costa, que mantém contato direto com o hospital e a polícia.

O estado de saúde de Marcus Vinicius Moraes, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é estável, porém crítico, segundo Costa. "Ele tem apresentado melhoras, mas a perspectiva é de que ainda permaneça por várias semanas no hospital", disse o cônsul.

Um departamento da polícia que lida com comunidade de estudantes estrangeiros investiga o caso. Na tarde desta quarta (horário local), os seguranças da festa, suspeitos de terem agredido Marcus Vinicius, devem prestar depoimentos, segundo Costa.
"Na próxima sexta-feira a polícia deve ter um quadro mais concreto do que ocorreu. Eles estão colhendo depoimentos, conversando com testemunhas, vendo vídeos e fotos do local da briga", esclareceu o cônsul.

Família
O jovem estava na festa de um amigo, também brasileiro, que comemorava o visto permanente. Na manhã desta terça-feira (5), Evandro Schüler, pai de Marcus Vinicius, disse ao G1 que o brasileiro teve traumatismo craniano e passou por duas cirurgias.

O gaúcho tem visto de estudante e está no país há cerca de três anos. O pai disse que ele analisava a possibilidade de ficar por mais tempo em Sydney, onde estuda administração e business, além de língua estrangeira. "O perfil dele é de tranquilidade, nunca houve nenhuma motivação para violência", afirmou Schüler.
A família de Marcus Vinicius Moraes tenta ir à Austrália para acompanhar o filho (Foto: Reprodução)A família de Marcus Vinicius Moraes tenta ir à Austrália para acompanhar o filho.
 
A mãe de Marcus Vinícius, Andrea Maria Ritter, é quem vai viajar para a Austrália. Ela já realizou exames e providenciou documentação necessária. "Nós entregamos os documentos, pagamos uma taxa, e então o visto é concedido. Mas somos nós que corremos atrás de tudo. É uma questão de emergência, aconteceu de sábado para domingo, e tem toda essa tramitação legal que precisa ser feita. Ela (mulher) só deve chegar lá na sexta ou no sábado", disse o pai.

A família tem poucas informações sobre o que aconteceu no local da festa. Segundo Schüler, os amigos que moram em Sydney com Marcus Vinícius foram orientados pela polícia a não fornecerem maiores detalhes para não prejudicar a investigação. "O Itamaraty cuida do caso aqui, o pedido foi para evitar desencontro de informações", explicou.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/brasileiro-agredido-na-australia-esta-em-coma-induzido-diz-consulado.html