Mais de 60% das rodovias do Brasil apresentam problemas de sinalização,
pavimentação e geometria da via, segundo estudo da Confederação
Nacional do Transporte (CNT). O porcentual de estradas com problemas
subiu para 63,8% este ano, de 62,7% no ano passado. Segundo o estudo,
seria necessário um investimento mínimo de R$ 355,2 bilhões para
melhorar a infraestrutura das rodovias brasileiras.
Foram analisados 96,7 mil quilômetros de rodovias em todo o País o que
equivale à totalidade da malha federal e às principais estradas
estaduais. Na questão das sinalização, 67,3% das vias apresentam
problemas. Já no critério de pavimentação, que avalia a capacidade de
suportar efeitos do mau tempo, resistir ao desgate e permitir o
escoamento das águas, 46,9% dos trechos analisados estão com problemas.
A CNT diz ainda que 77,9% das rodovias não têm condições satisfatórias
de geometria, o que afeta a habilidade dos motoristas em manter o
controle do veículo e identificar situações e características perigosas.
"A implantação de projetos geométricos inadequados limita a capacidade
de tráfego, aumenta custos operacionais e pode causar acidentes", diz a
instituição.
As rodovias sob concessão da iniciativa privada são as mais bem
avaliadas pela pesquisa. Em relação ao estado geral, 84,4% foram
classificadas como ótimas ou boas. Apenas 15,6% ficaram na faixa de
regular, ruim ou péssima. A situação se inverte quando são analisadas as
rodovias sob gestão pública: 26,7% têm condições ótimas ou boas e 73,3%
não estão em situação satisfatória.
Custos
Segundo a pesquisa da CNT, as más condições das rodovias geram um
aumento médio de 25% no custo operacional dos transportadores. Na região
Norte, o aumento nos gastos é o maior do País: 39,5%. Em seguida vêm o
Centro-Oeste (26,8%), Nordeste (25,5%) e Sudeste (21,5%). O menor
acréscimo é registrado no Sul (19%).
Outro destaque da pesquisa são os dados ligados ao meio ambiente. De
acordo com o estudo, rodovias com pavimento adequado proporcionam uma
economia de até 5% no consumo de combustível. Se for considerado o
consumo de óleo diesel no Brasil em 2013, seria possível uma economia de
661 milhões de litros, ou quase R$ 1,3 bilhão, e uma redução da emissão
de 1,7 megatonelada de gás carbônico.
http://www.atribuna.com.br/brasil/mais-de-60-das-rodovias-no-pa%C3%ADs-t%C3%AAm-problemas-aponta-cnt-1.347321