sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mais de 60% das rodovias no País têm problemas, aponta CNT

Mais de 60% das rodovias do Brasil apresentam problemas de sinalização, pavimentação e geometria da via, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O porcentual de estradas com problemas subiu para 63,8% este ano, de 62,7% no ano passado. Segundo o estudo, seria necessário um investimento mínimo de R$ 355,2 bilhões para melhorar a infraestrutura das rodovias brasileiras.

Foram analisados 96,7 mil quilômetros de rodovias em todo o País o que equivale à totalidade da malha federal e às principais estradas estaduais. Na questão das sinalização, 67,3% das vias apresentam problemas. Já no critério de pavimentação, que avalia a capacidade de suportar efeitos do mau tempo, resistir ao desgate e permitir o escoamento das águas, 46,9% dos trechos analisados estão com problemas.

A CNT diz ainda que 77,9% das rodovias não têm condições satisfatórias de geometria, o que afeta a habilidade dos motoristas em manter o controle do veículo e identificar situações e características perigosas. "A implantação de projetos geométricos inadequados limita a capacidade de tráfego, aumenta custos operacionais e pode causar acidentes", diz a instituição.

As rodovias sob concessão da iniciativa privada são as mais bem avaliadas pela pesquisa. Em relação ao estado geral, 84,4% foram classificadas como ótimas ou boas. Apenas 15,6% ficaram na faixa de regular, ruim ou péssima. A situação se inverte quando são analisadas as rodovias sob gestão pública: 26,7% têm condições ótimas ou boas e 73,3% não estão em situação satisfatória.

Custos
Segundo a pesquisa da CNT, as más condições das rodovias geram um aumento médio de 25% no custo operacional dos transportadores. Na região Norte, o aumento nos gastos é o maior do País: 39,5%. Em seguida vêm o Centro-Oeste (26,8%), Nordeste (25,5%) e Sudeste (21,5%). O menor acréscimo é registrado no Sul (19%).

Outro destaque da pesquisa são os dados ligados ao meio ambiente. De acordo com o estudo, rodovias com pavimento adequado proporcionam uma economia de até 5% no consumo de combustível. Se for considerado o consumo de óleo diesel no Brasil em 2013, seria possível uma economia de 661 milhões de litros, ou quase R$ 1,3 bilhão, e uma redução da emissão de 1,7 megatonelada de gás carbônico.

 http://www.atribuna.com.br/brasil/mais-de-60-das-rodovias-no-pa%C3%ADs-t%C3%AAm-problemas-aponta-cnt-1.347321

Polícia prende pastor acusado de estupro em Campinas

A Polícia Militar prendeu um assessor técnico da prefeitura de Campinas e pastor evangélico acusado de estupro e de atentado violento ao pudor. Ele foi detido na noite de quarta-feira,  depois de tentar assediar uma jovem de 18 anos, que conseguiu fugir e fotografá-lo.

Rubisvan Petronilio da Silva, de 32 anos, é pastor em uma igreja no bairro Jardim Satélite Íris e trabalhava em uma administração regional da prefeitura. Segundo a PM, de terno e simulando ter uma arma, ele abordava mulheres no bairro Vila Georgina.

Duas vítimas de estupro e uma de tentativa de atentado violento ao pudor reconheceram o acusado. Elas têm entre 15 e 20 anos. Segundo a PM, o acusado reconheceu parte dos crimes e foi levado para a cadeia do 2º Distrito Policial de Campinas.

Na tarde desta quinta-feira, 31, a prefeitura exonerou o acusado que foi candidato a vereador pelo PRP em 2008. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o servidor foi nomeado, em fevereiro deste ano, para um cargo comissionado na função de assessor técnico departamental.

O advogado do acusado não foi localizado.

 http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/pol%C3%ADcia-prende-pastor-acusado-de-estupro-em-campinas-1.347177

Novos limites da internet banda larga já estão em vigor

 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destacou que novos limites mínimos de velocidade contratada pelos assinantes de bandas largas fixa e móvel começaram a valer nesta sexta-feira. As prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 70% da velocidade contratada pelos usuários. A velocidade instantânea, aferida pontualmente em uma medição, deve ser de, no mínimo, 30% do contratado, a partir desta sexta. Até agora, valia o mínimo de 60% para a taxa de transmissão média e 20% para a taxa de velocidade instantânea.

As metas foram estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel). Os primeiros resultados das medições feitas pela Anatel com as novas metas devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Na prática, por exemplo, no caso da contratação de um plano de 10 Mbps (megabit por segundo), a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 7 Mbps. A velocidade instantânea, por sua vez deve ser de 30% do contratado, ou seja, 3 Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 30% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 70%, destaca a Anatel.

Os novos limites que estão em vigor valem até novembro de 2014, quando serão ampliados. A partir de novembro do ano que vem, a taxa de transmissão média (download e upload) subirá para 80%. A taxa de transmissão instantânea (download e upload) será ampliada para, no mínimo, 40% da taxa de transmissão máxima contratada pelo assinante.

 http://www.atribuna.com.br/economia/novos-limites-da-internet-banda-larga-j%C3%A1-est%C3%A3o-em-vigor-1.347320

Concurso do Detran pode ter fase de títulos cancelada, segundo Justiça


Decisão da juíza de direito Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9º Vara da Fazenda Pública, Comarca de São Paulo, pode colocar um ponto final na avaliação de títulos dos candidatos que disputam 1.200 vagas no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, sendo 600 para agente estadual de trânsito (nível superior e CNH “B) e 600 de oficial estadual de trânsito (nível médio).

Em comunicado oficial, a comissão do concurso do Detran-SP informou que a juíza deferiu, em decisão liminar, o pedido do Ministério Público para que a segunda fase (e última) do processo seletivo seja cancelada. A alegação, incitada na ação proposta pelo promotor de justiça da capital paulista Marcelo Duarte Denaluzzi, é a de que a prova de títulos teria o objetivo de beneficiar funcionários do departamento de trânsito.
 
Segundo o Detran-SP a ação não se justifica. No informe divulgado, a autarquia argumenta que “o edital elaborado junto com a Fundação Vunesp é suficientemente claro para estabelecer que a pontuação por títulos será dada àqueles que têm experiência em atribuições de trânsito, seja de qualquer órgão público (federal, estadual ou municipal), ou privado. Também a trabalhadores autônomos e proprietários”.

Como rebatida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE), no dia 25 de outubro, a revogação da liminar. A afirmativa ou negativa está nas mãos da PGE.

Devido à polêmica, a comissão de concurso do Detran/SP anuncia que poderá haver atraso na divulgação dos resultados. Aguardemos os próximos capítulos.

A seleção 

 No total, 311.227 pessoas se inscreveram para disputar as 1.200 ofertas nos cargos de agente e oficial de trânsito, sendo 126.726 candidatos para o primeiro e 184.501 para o segundo.
 
As maiores concorrências foram registradas nas cidades de São Paulo (1.159 candidatos/vaga), Presidente Prudente (630) e Marília (505) para nível médio; e em Fernandópolis (289 candidatos/vaga), Presidente Prudente (284) e Taubaté (263) para nível superior.
 
Os concursandos passaram por provas objetivas nos dias 29 de setembro (agente) e 6 de outubro (oficial). Na segunda fase, avaliação de títulos.
 
Os aprovados receberão salários de R$ 4.500 na função de agente e R$ 1.800 na de oficial.
 
As regiões-base de lotação são: São Paulo (capital e área metropolitana), Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.
 
 De A Tribuna On-line