terça-feira, 16 de março de 2021

Diante do colapso da Saúde, estados de norte a sul adotam medidas rígidas de isolamento

Ruas vazias pelo país. Realidade da covid-19 impõe aos políticos a adesão de medidas de isolamento mais restritivas

O sistema de Saúde do país está em semi colapso. absoluto, com brasileiros morrendo em casa ou aguardam em filas para UTIs, exigindo medidas de isolamento social por governadores e prefeitos

São Paulo – Em seu pior momento da covid-19 desde o início do surto, em março de 2020, algumas cidades e estados do país passam a adotar medidas mais rigorosas de distanciamento e isolamento social como tentativa de sair do colapso de seus sistemas de saúde. A média diária de mortes pela infeção nos último sete dias foi de 1.841 brasileiros. Até ontem (15), já são 279.286 óbitos, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass. Já o número de casos confirmados é de 11.519.609. Muitos estados enfrentam a falta de leitos para pacientes que, a cada dia mais, morrem em casa.

CUT/Dieese: Lava Jato cortou empregos, minou a economia e foi cabo eleitoral de Bolsonaro

 

CUT/Dieese: Lava Jato cortou empregos, minou a economia e foi cabo eleitoral de Bolsonaro

São Paulo – A Operação Lava Jato, importante por seus princípios, acabou sendo nociva ao país pelos efeitos econômicos e sociais, conforme aponta estudo elaborado pelo Dieese a pedido da CUT. O presidente da central, Sérgio Nobre, acrescenta o viés político, que também causou impacto negativo, cujas consequências são sentidas até hoje.

“A Lava Jato, a pretexto de combater a corrupção, tinha um outro lado. Tinha um claro projeto político 

Investimento, emprego e PIB

Em resumo, o país perdeu investimento potencial equivalente a R$ 172,2 bilhões (a maior parte da Petrobras), que poderiam levar à criação de 4,44 milhões de empregos. Isso apenas de 2014 a 2017, o período “crucial” da Lava Jato, segundo o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior. Além disso, o estudo aponta perda de 3,6% no PIB. Esse percentual superaria o resultado de 2017 a 2019, somado (no ano passado, o PIB caiu 4,1%). 

Internações de crianças com covid-19 disparam em todo o Brasil

 Sem controle da pandemia, aumento nos casos gerais leva também ao aumento da contaminação e internações de crianças com covid-19

 

São Paulo – Em meio ao total descontrole da pandemia, o número de internações de crianças e adolescentes com covid-19 disparou em todo o Brasil. Dados do InfoTracker, plataforma criada por pesquisadores da USP e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para monitorar o avanço da pandemia no Brasil, mostram um crescimento médio de 24% nas internações de crianças e adolescentes com covid-19, na comparação entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. No final do ano passado, 128 crianças entre 0 e 4 anos eram internadas por dia, em média. Em fevereiro, foram 171 por dia, um aumento de 34% para esta faixa etária.