O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou
do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados
hoje (18) pelo movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um
gargalo em matemática, no terceiro ano do ensino médio. Ao deixar a
escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de
aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013,
quando essa parcela era 9,3%.
O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas.
Apenas 3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não
aprendem o esperado na escola. "É algo muito frustrante. A gente não
está conseguindo avançar na gestão da política pública educacional", diz
a presidente executiva do movimento, Priscila Cruz. "Matemática é uma
disciplina cujo aprendizado é muito mais dependente da escola. Se não
aprendeu na escola, não aprende na vida. Diferentemente de leitura e
interpretação de texto, que é algo que os estudantes acabam praticando
fora da escola", acrescenta.
O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser
aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação
estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência
do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à
educação de qualidade. O movimento estabelece também metas
intermediárias de aprendizado.
Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente
um aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país
cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino
fundamental. A meta para a matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o
aprendizado adequado.
De acordo com a definição do Todos pela Educação, o aprendizado
adequado de matemática no ensino médio significa que os estudantes
tiraram pelo menos 350 no Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb). Isso os coloca no nível 5 de 10. São estudantes que conseguem
pelo menos resolver equações, determinar a semelhança entre imagens e
calcular, por exemplo, a divisão do lucro em relação a dois
investimentos iniciais diferentes. "É o mínimo adequado", diz Priscila
Municípios
O levantamento mostra uma melhora em relação à primeira etapa do ensino
fundamental, que vai do 1º ao 5º ano - fase que, na educação pública, é
geralmente de competência dos municípios.
Entre 2005 e 2015, houve um aumento dos municípios com maiores
percentuais de estudantes com aprendizado adequado. Em 2005, 0,1% dos
municípios tinha mais de 75% dos estudantes aprendendo o mínimo adequado
à etapa. Esse índice saltou para 8,4% em 2015. Em matemática, também
houve aumento. Em 2005, nenhum município tinha mais de 75% dos
estudantes com aprendizado adequado. Em 2015, eram 4,2%.
"A política educacional nas áreas de matrícula e insumos está ligada à
expansão da educação, uma situação em que nem todos estão na escola e é
necessário expandir. Agora, para universalizar a qualidade é preciso
mudar a forma de fazer política educacional. Não é mais fazendo a mesma
coisa para todas as escolas, tem que ter uma segmentação e uma
caracterização para cada uma. Exige uma sofisticação de gestão muito
maior", defende Priscila.
Metas
Os números são baseados no resultado da Prova Brasil e do Saeb),
aplicados em 2015. A Prova Brasil é um dos componentes do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado um importante
indicador de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de
dois em dois anos. São divulgados indicadores do 5º e do 9º ano do
ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, para português e
matemática.
O Ideb de 2015 foi divulgado pelo governo no ano passado. A meta para o
índice de 2015 foi cumprida apenas no início do ensino fundamental.
Atualmente em discussão, a Base Nacional Comum Curricular deverá
definir o que os estudantes têm direito de aprender em cada etapa de
ensino. Isso deve, segundo Priscila, ajudar na definição clara das metas
de aprendizado. A expectativa é de que a Base do Ensino Fundamental
seja divulgada até março pelo Ministério da Educação e a do ensino
médio, ainda este ano.
https://noticias.terra.com.br/educacao/so-73-dos-alunos-atingem-aprendizado-adequado-em-matematica-no-ensino-medio,4b3fa690ceef8c84cdf4f98ca443e988wfin37k1.html