SOBRE O AUTOR

Jairton Santos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou na Polícia do DF, prestando serviços na área de segurança de dignitários e organismos internacionais no setor de embaixadas em Brasília-DF. Tive grandes oportunidades de aprender coisas novas e grandes experiências.

Sou aprendiz da vida e admirador da sabedoria e do conhecimento. O que mais gosto e tenho satisfação é compartilhar o que aprendo no decorrer da vida, aprendendo a ensinar e ensinando a aprender.

Quando você compartilha  conhecimento, você não está apenas dividindo ou repassando informação, você está abrindo espaço para a troca e para o crescimento como pessoa e profissional.

Quanto mais informações nós obtemos mais conhecimento adquirimos sobre um determinado assunto do mundo em que vivemos, cercados de problemas que requerem nossas intervenções. Podemos afirmar que, quanto maior é a nossa base de conhecimento melhores serão nossas ações

Hoje, temos disponível a internet e suas ferramentas, que proporcionam facilidades para a comunicação entre as pessoas, resultando no compartilhamento de experiências. Além dessas ferramentas, a internet é um grande repositório de documentos que podem ser facilmente ligados e recuperados por qualquer pessoa.

Este ambiente tecnológico permite que as pessoas busquem conhecimento, de forma ágil, a partir das suas necessidades ou de suas curiosidades. Em nosso ambiente de trabalho,  no que tange ao funcionalismo público e também Particular, vemos  que o processo tecnológico está transformando nossos hábitos profissionais. E vejo muitos colegas que tem acesso ao conhecimento e guardam para se como se fosse um prêmio.

É lamentável que ainda existem muitas pessoas que persistem no equívoco de que conhecimento deve ser visto como um nicho, em que um único dono deve ser tratado como o “imperador da informação”. Completamente errado. Compartilhar faz com que você se direcione a buscar e faz com que os outros também busquem mais como você.

Todos os segmentos está passando por um processo de Valoração Profissional, dando ênfase a Gestão do Conhecimento, que deve ser compartilhado entre nossos pares. A informação só é valida quando compartilhada, ou seja, quando todos tem acesso a esta. Portanto, vamos trabalhar neste sentido, de compartilhar as informações, pois agindo assim estamos exercendo o companheirismo, a cidadania e trabalhando em prol da melhoria de nossa educação, beneficiando assim a nós mesmos.

Quando compartilhamos informações, estamos exercendo o companheirismo, e transformando o indivíduo em alguém que podemos confiar, com isso, tudo fica mais fácil no nosso trabalho, tudo é desenvolvido com mais tranqüilidade e eficiência, não há espaço para aquele clima de que é necessário “ter olhos nas costas” com as pessoas ao seu redor, enfim, o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional acontece de maneira bem mais proveitosa, pois, a preocupação se limitará exclusivamente as informações que dizem respeito ao ofício praticado. Com o companheirismo vem a famosa frase, A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Um grande exemplo da importancia da sabedoria e do conhecimento está no  mundo dos negócios, ganha mais quem mais compartilha conhecimento. Porque todos querem saber, todos querem comprar, todos querem crescer. 

 Se você está disposto a crescer e fazer de seu negócio ou carreira um sucesso, não se limite ao seu mundo. Compartilhe com seus aliados, com a sua equipe ou com seus colegas o seu conhecimento. Este é o verdadeiro sentido do crescimento e da sabedoria.

Maquiavel distingue três tipos de mentes: uma compreende as coisas por si; a segunda compreende as coisas demonstradas por outrem; A terceira nada consegue discernir, nem só e nem com ajuda dos outros. O primeiro tipo é a melhor de todas; a segunda também é muito boa, mas a terceira é inútil.

Um grande abraço a todos!
CONTATO:
Esse blog aqui é Meu, é seu, é de todos!

2 comentários:

jorge rocha disse...

Esse é o melhor blogger para quem deseja encontrar flash backs e programas para atualizar se pc. Recomendo

Anônimo disse...

claudio moraes gostei dos comentários do blogger valeu jairton