Ao G1, o governo informou que a unidade será implantada no Espaço Renascença, próximo ao Hospital Dr. Carlos Macieira, na capital. O local vai contar com 80 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O governo explicou que o início da montagem e a previsão abertura ainda estão sendo analisados. A viabilização da unidade foi feita pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com uma empresa privada.
Alta nas internações
A unidade deve ajudar a desafogar o sistema de saúde de São Luís e dos municípios da Região Metropolitana, que há dias, têm registrado altas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para a Covid-19.
Neste sábado, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95,21%. De 188 leitos, apenas nove estão disponíveis.
A ocupação de leitos clínicos ou de enfermaria, chegou a 87,55% neste sábado, em hospitais estaduais da Grande Ilha. Ao todo, a região conta com 482 leitos, sendo que 422 estão ocupados e 60 livres.
Primeiro hospital
O hospital de campanha anunciado pelo governo do Estado neste sábado, será o segundo instalado em São Luís. A primeira unidade, foi inaugurada em maio de 2020, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma.
A unidade foi instalada no auge da pandemia no Maranhão para atender pacientes de São Luís e dos três municípios da Região Metropolitana (Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar).
Ao todo, o hospital tinha 200 leitos, sendo 186 clínicos e 14 de UTI. As atividades foram encerradas quatro meses depois, em setembro. Segundo o governo do estado, o hospital realizou mais de 1,6 mil atendimentos à pacientes com Covid-19.
Coronavírus no Maranhão
O Maranhão registrou neste sábado (13), 848 novos casos e 29 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado já teve 228.004 casos confirmados e 5.469 óbitos pela doença.
Dos casos registrados, 126 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 115 em Imperatriz e 607 nos demais municípios do estado.
Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 12.091. Desses, 10.644 estão em isolamento social, 943 internados em enfermarias e 504 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/03/13/governo-anuncia-abertura-de-novo-hospital-de-campanha-em-sao-luis.ghtml