quarta-feira, 12 de março de 2014

DECISÃO: É vedada a acumulação de cargos militares com magistério.


Em decisão unânime, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a recurso em mandado de segurança de uma policial militar do Distrito Federal contra decisão que negou seu pedido de acumulação dos cargos de policial e professora.

Surpreendida com um processo administrativo para que optasse por um dos dois cargos, a policial impetrou mandado de segurança. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, entretanto, denegou a ordem sob o entendimento de que a exceção prevista no artigo 37, XVI, “b”, da Constituição Federal não seria aplicável aos militares.

Segundo o acórdão, “as exceções não aproveitam aos militares, considerando que a Constituição Federal, em seu artigo 142, é expressa ao definir quais dispositivos do artigo 37 são extensíveis aos militares, não existindo tal ressalva com relação à cumulação de cargos públicos”.

Acumulação ilícita
No recurso ao STJ, a policial também alegou que sua posse no cargo do magistério ocorreu há cerca de dez anos e que foi ultrapassado o lapso quinquenal para revisão do ato, previsto no parágrafo 2º do artigo 178 da Lei Complementar Distrital 840/11 (equivalente ao artigo 54 da Lei 9.784/99).

O relator, ministro Humberto Martins, não acolheu os argumentos. Martins citou precedentes e destacou que a ilicitude de acumulação dos cargos militares com o magistério já é tema pacificado no STJ.

“A vedação à acumulação, como regra geral, de outros cargos públicos por servidores militares decorre do teor do artigo 142, parágrafo 3º, II, da Constituição Federal. As disposições do artigo 142, parágrafos 2º e 3º, são aplicáveis aos servidores militares do Distrito Federal e dos estados, por força do artigo 42, parágrafo 1º, todos da Constituição de 1988”, explicou.

Decadência afastada
A alegação de decadência também foi rechaçada pelo relator. Segundo ele, “o prazo decadencial foi aberto com a ciência inequívoca da acumulação por parte da autoridade”, o que só ocorreu após auditoria do Tribunal de Contas do DF, que culminou com a instauração do processo administrativo.

Além disso, Martins lembrou que a Primeira Seção do STJ também já se pronunciou sobre o assunto e fixou que a acumulação inconstitucional de cargos “é mácula que se posterga no tempo, não sendo aplicável o prazo quinquenal para sua revisão”.
 

Crise da PMDF: Convocados os comandantes da PMDF, CBMDF e o corregedor da PMDF Depoimento está marcado para 18/3, às 10h



A Comissão de Segurança da Câmara Legislativa aprovou no início da tarde desta terça-feira (11), durante a primeira reunião ordinária do ano, três requerimentos apresentados pelo deputado Patrício (PT), convocando para prestarem depoimento na Casa os comandantes Anderson Castro, da Polícia Militar, e Júlio dos Santos, do Corpo de Bombeiros, além do corregedor da PM, Civaldo de Jesus. Os depoimentos foram marcados para a próxima terça-feira (18), às 10h. ...
 
Embora não integre a Comissão de Segurança, o deputado Patrício fez questão de acompanhar a reunião. O parlamentar justificou a convocação dos três comandantes da área de segurança pública defendendo que "eles precisam explicar à sociedade a prisão arbitrária dos policiais militares que foram recolhidos à Papuda".
 
Os requerimentos  foram aprovados de forma unânime por três distritais da comissão que participaram da reunião.

Comissão convoca comandante da PM para explicar prisão de militares
Depoimento está marcado para 18/3, às 10h

A Comissão de Segurança da Câmara Legislativa aprovou no início da tarde desta terça-feira (11), em sua primeira reunião ordinária do ano, três requerimentos apresentados pelo deputado Patrício (PT), convocando para prestarem depoimento na Casa os comandantes Anderson Castro, da Polícia Militar, e Júlio dos Santos, do Corpo de Bombeiros, além do corregedor da PM, Civaldo de Jesus. Os depoimentos foram marcados para a próxima terça-feira (18), às 10h, ainda sem local definido.

Patrício, que não integra a CS mas fez questão de acompanhar a reunião de hoje, justificou a convocação dos três comandantes da área de segurança pública defendendo que "eles precisam explicar à sociedade a prisão arbitrária dos policiais militares que foram recolhidos à Papuda". Também presente à reunião, o deputado Aylton Gomes (PR) voltou a criticar a prisão dos policiais e bombeiros. "Eles exerceram apenas o direito de livre manifestação", ressaltou.
Os requerimentos  foram aprovados de forma unânime pelos três distritais da comissão que participaram da reunião desta terça: Paulo Roriz (PP), Joe Valle (PDT) e Liliane Roriz (PRTB).

Ainda no encontro de hoje foram confirmados os nomes de Paulo Roriz e Chico Vigilante (PT) como presidente e vice do colegiado, respectivamente. Além disso, os deputados aprovaram o cronograma das reuniões para este ano.
Zildenor Ferreira Dourado - Coordenadoria de Comunicação Social - CLDF
 

Fonte: Ascom do deputado Patrício/http://www.edsonsombra.com.br/post/crise-da-pmdf-convocados-os-comandantes-da-pmdfa-cbmdf-e-o-corregedor-da-pmdf20140311

Busca por atestado falso tem até fila em consultório de médica em BH

 

Por R$ 50, profissional oferece licença de até 14 dias para os pacientes
Por dia, 20 pessoas aguardam atendimento no consultório.
 
Uma médica está investigada suspeita de organizar um esquema chamado de "fila do atestado" em Belo Horizonte. Por R$ 50, a profissional oferece licença de até 14 dias aos pacientes.
 
Em um dia comum, durante a semana, mais de 20 pessoas aguardam a chegada da médica do lado de fora do prédio onde funciona o consultório, no bairro Jaraguá, na região da Pampulha.
 
A fila se forma ainda na escada. Dentro do consultório apertado, a maior parte dos pacientes se aglomera. Durante a consulta, a conversa com a médica é rápida. Depois de verificar a pressão e supostamente examinar o paciente, na maca, a profissional concede um atestado de 12 dias e orienta:
— Põe aí que você está com estresse.
 
No atestado, a profissional aponta dois motivos para o afastamento: reação de estresse e lombalgia. Na receita, prescreve dois medicamentos e pede também uma tomografia.
 
Pelo serviço a mulher cobra R$ 50 e esclarece que o consultório funciona todos os dias da semana. De manhã, de tarde e de noite a movimentação no local é intensa. Antes das festas de fim de ano, cerca de 150 pessoas circulavam pelo local diariamente.
 
O diretor do CRM (Conselho Regional de Medicina) de Minas Gerais, João Batista Soares, condena a atuação da médica e confirma que uma sindicância vai ser aberta para apurar o caso.
 
— A conclusão que eu chego é que a gente precisa fazer uma investigação imediata para que se moralize o documento que chama atestado médico.
 
Procurada pela reportagem, a médica não quis comentar as denúncias.
 
 

Voo MH-370: como é possível em pleno século 21 um avião sumir?

 

Existência de GPS e presença da vigilância americana fazem duvidar sobre desaparecimento
 
Diversos aviões de várias nacionalidades foram mobilizados na procura pelo avião desaparecido Reuters
 
Poderia ser ficção, mas a caso é, infelizmente, realidade: na noite da última sexta-feira (7), o voo MH-370, da Malaysia Airlines, desapareceu uma hora após levantar voo. O avião malaio, que levava 239 pessoas a bordo, ia de Kuala Lumpur a Pequim, na China.
 
Até agora, buscas e grupos de salvamento de nove países não encontraram nenhuma pista de onde poderia estar a aeronave e seus passageiros. Jordan Golson, repórter de tecnologia da revista americana Wired, explica como é possível, ainda que improvável, que um avião suma sem deixar rastros.
 
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que radares não conseguem rastrear as aeronaves que estão sobre o oceano. Segundo o jornalista, há uma falsa concepção de que os pilotos estão em constante contato com o controle de tráfico aéreo, ou de que os aviões estão sempre sendo vigiados pelos radares. Isso não é verdade, pois o voo deixa de ser captado pelos radares quando se distancia cerca de 200 km da costa.
 
Durante o caminho, a tripulação se comunica com determinados pontos de checagem, informando sua posição, velocidade e altitude. Dessa forma, é comum que os rádios fiquem em silêncio entre esses pontos; muitas vezes, não há nem mesmo a necessidade de ação humana, pois os computadores podem transmitir a informação.
 
Os aviões modernos possuem sinal de GPS, mas é apenas para informar à própria aeronave onde ela está. Esses aparelhos não informam a posição do voo ao controle de tráfico aéreo, pois não há sinal para tal. A implementação de um sistema como esse seria possível, porém custaria bilhões de dólares.
 
Ainda assim, se o avião tiver caído na água, é estranho que o tenha feito sem nenhum alarme. A maioria das aeronaves possui um sistema de sinalização de emergência, que pode ser ativado pela tripulação ou pelo choque na água. Mesmo que não houvesse radar, navios, aviões ou satélites próximos podem ter captado esse sinal.
 
É muito cedo para que se possa especular o que aconteceu. Porém, especialistas afirmam que é muito provável que tenha sido algo repentino e em altitude, como um incêndio a bordo, uma falha ou perda de alguma peça, ou uma despressurização explosiva — intencional ou não.
 
A aeronave deveria estar a 7 km de altura; nessa altitude, os ventos chegam a alcançar mais de 150 km/h. Dessa forma, os destroços do avião teriam se espalhado em várias direções — peças mais pesadas cairiam direto no mar, enquanto as mais leves podem estar a quilômetros de distância.
 
Achar os destroços nestas circunstâncias é, pois, muito complicado. Além de não se saber o local exato em que o avião sumiu, partes da aeronave podem estar espalhadas no fundo do oceano, separadas por quilômetros
 

Código do Consumidor faz 23 anos, e ainda é desrespeitado

 
 
N/A
Somente este ano, foram realizados 1.767 atendimentos
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor completou nesta terça-feira 23 anos. Mas, apesar de existir há mais de duas décadas, em Santos, consumidores ainda sofrem com o descaso das empresas que não respeitam a lei.

Segundo o Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc), de 1º de janeiro a 1º de março deste ano, foram realizados 1.767 atendimentos, entre aberturas de reclamações e esclarecimento de dúvidas. O balanço representa 8% a mais do que no mesmo período de 2013, quando foram 1.637.

Além disso, dos 16.452 atendimentos de 2013, 9.993 foram casos com intermediações do Cidoc (envio de carta, audiências agendadas, reclamações registradas, entre outros), sendo 9.100 solucionados. Segundo o órgão, o líder de queixas na região é o Grupo Vivo, que somente este ano foi responsável por 57,14% das queixas geradas ao Procon (151).

Entre os canais de comunicação mais procurados pelos consumidores estão o posto do Poupatempo, seguido do Disque Consumidor.

Confira o ranking santista no Procon:

1º Grupo Vivo/Telefônica – 151 / 57,14%

2º Grupo Claro/Net/Embratel/(América Móvil) – 94 / 40%

3º Grupo Pão de Açúcar/Extra/Pontofrio.com/CasasBahia.com/ Casas Bahia/Ponto Frio – 49 / 40%

4º Grupo Itaú/Unibanco – 48 / 42,86%

5º Sky Brasil Serviços Ltda – 36 / 83,33%
De A Tribuna On-line
 

China considera caóticas informações sobre voo desaparecido


 
A China considerou nesta quarta-feira "bastante caóticas" as informações das autoridades da Malásia sobre o voo da Malaysia Airlines que desapareceu no sábado com 239 pessoas a bordo. "No momento, há muitas informações, mas bastante caóticas. Nós também temos dificuldades para confirmar se isto é correto ou não", disse o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Qing Gang, ao ser questionado se o voo MH370 mudou de rumo. "Tomamos notas do desmentido desta informação pela Malásia", completou.

A Malásia ampliou nesta quarta-feira as operações de busca para localizar o Boeing 777 da Malaysia Airlines ao mar de Adamão, centenas de quilômetros ao noroeste do perímetro inicialmente estabelecido. O Mar de Adamão é limitado ao norte pela ilha indonésia de Sumatra, e ao leste e ao norte por Tailândia e Mianmar (antiga Birmânia).

As autoridades decidiram ampliar a área de busca após informações de radar que indicam a "possibilidade" de o avião ter alterado "radicalmente" sua rota sobre o Mar do Sul da China. Mas as autoridades ainda não apresentaram qualquer explicação sobre os dados do radar. Segundo um jornal malaio, o avião foi detectado sobre o estreito de Malaca, a oeste da Malásia.

Nesta quarta-feira, o Vietnã anunciou a redução das buscas até que receba orientações da Malásia sobre o novo perímetro a cobrir. "Decidimos suspender temporariamente certas atividades de busca a espera de informações da Malásia", revelou o vice-ministro de Transportes do Vietnã, Pham Quy Tieu, acrescentando que prosseguem as operações marítimas, mas em menor escala.

O voo MH370 da Malaysia Airlines que seguia de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu na madrugada de sábado com 239 pessoas a bordo, a maioria cidadãos chineses. Além de passageiros chineses, o Boeing 777-200 também transportava malaios, indonésios, australianos, franceses, americanos, canadenses, russos e ucranianos.
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/china-considera-ca%C3%B3ticas-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-voo-desaparecido-1.370378