sábado, 27 de fevereiro de 2016

Intimado para novo depoimento, Lula pede ao STF para trancar investigações







Lula tenta suspender investigações do Ministério Público de São Paulo da força-tarefa Lava Jato. | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públicas Após ser intimado para prestar um novo depoimento ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta sexta-feira (26) ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender investigações do promotor Cássio Conserino e da força-tarefa da Lava Jato que apuram suposto favorecimento de empreiteiras ao petista. 

Segundo informações da defesa ao STF, Lula terá que prestar novo depoimento na quinta (3) sobre a situação do tríplex no condomínio Solaris, em Guarujá (SP), e suspeitas de irregularidades na transferência para a empreiteira OAS de obras inacabadas da Bancoop. Os advogados alertam que se não comparecer, Lula pode ter condução coercitiva, quando a pessoa a levada a prestar esclarecimentos e liberada em seguida. 

Os advogados questionam o fato de Lula ser investigado em duas frentes, o que representaria conflito de interesse. O MP de São Paulo apura a possível ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente no caso de um tríplex em Guarujá (SP) com suspeitas de irregularidades envolvendo a OAS. A força-tarefa da Lava Jato passou a investigar a participação da empreiteira Odebrecht em reforma de sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo petista e seus familiares. 

A defesa alega que tanto o Ministério Público quanto os procuradores da Lava Jato promovem investigações sobre os mesmos fatos. O objetivo principal da defesa no STF é tirar das mãos da Lava Jato a apuração sobre o sítio. “Assim, sob qualquer enfoque não é possível no vertente caso reconhecer-se atribuição da chamada Força Tarefa da Lava Jato para promover as investigações sobre os fatos acima relacionados”.
Para os advogados, a questão envolve interesses particulares e, portanto, não tem interesse da União em jogo. 

“Devido a isso, pede que o STF suspenda as duas investigações até que a corte defina se São Paulo ou o MPF deve ser o responsável pelo comando das apurações”, completa a ação. 

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/intimado-para-novo-depoimento-lula-pede-ao-stf-para-trancar-investigacoes-a3skvwt4c55xtb9b3szhaorjy?ref=yfp

TSE pede investigação de 7 empresas da campanha de Dilma

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu pedido do PSDB e determinou que seis órgãos de investigação apurem supostas irregularidades nos pagamentos a sete empresas que, em 2014, prestaram serviços à campanha eleitoral da presidenta Dilma Rousseff. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, participa de sessão temática sobre reforma política, no Senado (Antonio Cruz/Agê)
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, participa de sessão temática sobre reforma política, no Senado (Antonio Cruz/Agê)
Foto: Agência Brasil
De acordo com a decisão, assinada na quarta-feira (24), a Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público, entre outros órgãos, deverão investigar se as empresas receberam valores desproporcionais em relação à capacidade operacional para prestar serviços para a campanha. 

PUBLICIDADE
Mendes é relator da prestação de contas da presidenta, aprovada, por unanimidade pelo TSE, em dezembro do 2014. Ao deferir o pedido do PSDB, o ministro entendeu que a decisão pode ser revista se eventuais ilícitos forem verificados. 

A Agência Brasil tentou contato com o advogado da campanha da presidenta, Flávio Caetano, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. 

Outras ações
A presidenta Dilma e o vice, Michel Temer, são alvo de quatro ações na Justiça Eleitoral, protocoladas pelo PSDB. Em uma delas, o partido pede a cassação do mandato de Dilma e Temer, por supostas ilegalidades no recebimento de recusos na campanha de empreiterias inevestgadas na Operação Lava Jato. 

Na semana passada, em defesa enviada ao processo, os advogados da coligação de Dilma afirmam que todos os recursos utilizados na campanha foram declarados e acusam o PSDB de usar a Justiça Eleitoral politicamente. 

A defesa de Temer alegou que doações declaradas de empresas com capacidade para contribuir não são caixa 2. Para os advogados do vice-presidente, o PSDB recebeu doações das mesmas empresas.

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/tse-pede-investigacao-de-7-empresas-da-campanha-de-dilma,9efba3377043a64cd8d91a875dab3e4bb1sznmtt.html

PF investigará FHC por envio de dinheiro à ex-amante

A Polícia Federal decidiu abrir investigação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo o jornal Folha de São Paulo . O alvo do inquérito serão supostos envios de dinheiro à ex-amante de FHC, Mirian Dutra, com quem o ex-presidente manteve um relacionamento extraconjugal por seis anos. 

Polícia Federal decidiu abrir investigação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo o jornal Folha de São Paulo . O alvo do inquérito serão supostos envios de dinheiro à ex-amante de FHC, Mirian Dutra, com quem o ex-presidente manteve um relacionamento extraconjugal por seis anos.
FHC classificou as declarações como “invenção”
FHC classificou as declarações como “invenção”
Foto: Flickr/Alessandro Carvalho / O Financista
Também à Folha, Miriam declarou que recebeu US$ 3 mil mensais entre 2002 e 2006 para ela e seu filho Tomás. Dutra afirmou que assinou um contrato fictício com a Brasif – empresa que controlava free shops em aeroportos brasileiros. FHC manteve um relacionamento extraconjugal com a jornalista por seis anos. 

O ex-presidente classificou as declarações como “invenção”, "Não tem fato. O que foi que eu fiz de errado? Nada. Vocês estão insistindo em um tema que não existe", disse. "É invenção, não sei de quem. São coisas menores. Estou preocupado com o Brasil." 

Já a Brasif informou que FHC "não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif". 

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/fhc-sera-investigado-por-envio-de-dinheiro-a-ex-amante-diz-folha,6e7746c24f9f68d5e8868ee644811ec3oilfxz5j.html