sábado, 28 de março de 2020

Distrito Federal registra primeira morte pelo novo coronavírus

Vítima era homem de 46 anos com diabetes e hipertensão.


Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no DF. A vítima, um homem de 46 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho. Ele tinha hipertensão e diabetes.
Segundo o governo, 242 pessoas estão contaminadas com o covid-19 no Distrito Federal. Dessas, 31 estão enquadradas em risco médio de complicações, considerando a idade (51 a 59 anos), e outras 27, com 60 anos ou mais, são tratadas como risco alto. Ainda de acordo com o governo local, nove pacientes estão com infecções graves e outras 9 com infecções críticas.

Justiça proíbe Bolsonaro de adotar medidas contra isolamento social

A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil, e também suspende a classificação de igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais.

A Justiça Federal proibiu, na tarde desta sexta-feira (27), o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro que classificaram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em Estados e municípios. A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil.

Consumo frequente de bebidas alcoólicas durante isolamento pode piorar sintomas da ansiedade e da depressão

Contexto da pandemia unido à ingestão de álcool pode facilitar as doenças gástricas e aumentar o risco de uma série de doenças, como câncer.

O consumo de bebidas alcoólicas, apesar de trazer um efeito imediato de relaxamento, pode causar um agravamento nos quadros de depressão e ansiedade e, ainda, no isolamento atual devido ao coronavírus Sars-CoV-2, exigir uma disciplina maior para manter a saúde mental em dia.

Floripa Taça Cerveja 300ml 7732 - Pinheirense"O álcool tem esta duplicidade, um efeito agudo rápido que deixa a pessoa mais animada, um efeito poderoso imediato e prazeroso. Mas, infelizmente, o uso regular vai piorar os sintomas de ansiedade e depressão, além de um efeito indesejado com o aumento de doenças gástricas e o risco de uma série de doenças, como o câncer de mama", disse o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor titular da Escola Paulista de Medicina.

‘Infelizmente algumas mortes terão. Paciência’, diz Bolsonaro ao pedir o fim do isolamento

Após governo lançar campanha ‘O Brasil não pode parar, Bolsonaro admite que covid-19 fará vítimas fatais no País, mas volta a cobrar o fim da quarentena e abertura do comércio.


BRASÍLIA – No dia seguinte ao lançamento da campanha do governo intitulada “O Brasil não pode parar”, o presidente Jair Bolsonaro cobrou o fim da quarentena para deter o coronavírus, mesmo admitindo que o País contabilizará mortes por causa da doença. “Vamos enfrentar o vírus. Vai chegar, vai passar. Infelizmente algumas mortes terão. Paciência, acontece, e vamos tocar o barco. As consequências, depois dessas medidas equivocadas, vão ser muito mais danosas do que o próprio vírus”, disse Bolsonaro em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente da TV Band. 

Campanha do Planalto contra isolamento eleva tensão política no País


Jair Bolsonarogoverno federal divulgou uma campanha publicitária chamada “O Brasil não pode parar” para estimular que pessoas deixem as suas casas em meio à pandemia de coronavírus e voltem a trabalhar. A iniciativa faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para reforçar a narrativa do presidente Jair Bolsonaro de que é preciso retomar as atividades para reduzir os impactos na economia.

Saiba quais são as diferentes fases do isolamento social


Sentimentos, que vão da euforia à tristeza, podem mudar ao longo da quarentena. E isso é normal.


No dia 21 de março, a bióloga capixaba Sabrina Simon, de 33 anos, que há seis meses se mudou para Turim, na Itália, para fazer doutorado em epidemiologia da febre amarela, levantou, tomou seu café da manhã e decidiu usar o Instagram para desabafar. Àquela altura, ela estava há 25 dias no isolamento social determinado pelo governo italiano a fim de frear a disseminação do novo coronavírus. Ao perceber que muitos colegas brasileiros começavam a se preocupar com a fase igualmente imposta por aqui, resolveu relatar sua percepção a respeito do período de recolhimento – e alertar sobre o que viria.

Cerca de um milhão de paulistanos vivem em moradias superlotadas

SÃO PAULO – Em São Paulo, pouco mais de um milhão de pessoas moram em locais superlotados, com mais de três pessoas por dormitório. Isso dificulta a implementação de medidas de isolamento para pacientes diagnosticados com a covid-19 e deve acelerar a transmissão do novo coronavírus nesses lugares. Os dados foram compilados pelo Estado com base na Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE e referem-se a 2018.

A média de adensamento populacional da cidade, que tem 8,3% da população vivendo nessas condições, é bem mais alta que a do Brasil, que é de 5,6%. Em números absolutos, 11,6 milhões de brasileiros dividem o quarto com pelo menos três pessoas.

‘Vamos ficar 45 e 60 dias parados? As pessoas aguentam isso?’, diz governador do Mato Grosso



Mauro Mendes afirma que decisão do TSE em adiar eleição ao Senado ...BRASÍLIA - O governador do Mato GrossoMauro Mendes (DEM), disse em entrevista ao Estado que não flexibilizou as medidas de isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus por recomendação do presidente Jair Bolsonaro. O político defende que as restrições aumentem para toda a população gradativamente de acordo com o surgimento dos casos da covid-19.