terça-feira, 7 de maio de 2013

Igrejas promovem espetáculos deprimentes na TV

O pastor Valdemiro Santiago
Neste último domingo, pela Rede 21, como concessionário em tempo integral, aconteceu mais um daqueles espetáculos do Valdemiro Santiago, da igreja Mundial. Do alto do seu palanque, ele comandava o "show", com a ajuda de seus colaboradores: - "Apóstolo, a paralítica voltou a andar" – gritava um pastor. E, no momento seguinte, várias cadeiras de rodas eram erguidas.

No meio da multidão, um outro "milagre" – "não enxergava há seis meses, agora tô enxergando perfeitamente" – agradecia um homem. Não faltaram, e nem poderiam faltar, como sempre acontece, outros casos como cura de câncer, coração, surdez e por aí afora. Ah, e também teve um ex-traficante que virou empresário bem-sucedido. - É forte! Glória a Deus! – exclamava o apóstolo, em cima do palco, enquanto enxugava o suor e jogava a toalha molhada para o público presente. Um roteiro do horror, instalado numa emissora aberta e num país que o sistema de saúde apresenta as deficiências conhecidas.

Só faltou mesmo uma melhor direção ou preparação dos "atores convidados". Alguns derraparam feio. Como se observa, as nossas concessões de TV continuam oferecendo todo tipo de "entretenimento". Até esse.


http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5332159625981277870#editor/target=post;postID=1111746081583531039

Maioria dos jogadores diz que existem gays no futebol brasileiro

A maioria dos jogadores do futebol brasileiro diz que existem homossexuais atuando nos gramados do país. É o que aponta uma pesquisa produzida pelo UOL Esporte com 105 atletas de grandes times de todo o país.

Em sigilo, os jogadores ouvidos pela pesquisa falaram sobre um dos temas mais controversos no universo tradicionalmente machista do futebol nacional. No balanço final, 56% dos entrevistados dizem que existem gays em grandes equipes.
  • Arte UOL
Por sua vez, 27% dos jogadores ouvidos afirmam não ter conhecimento de homossexuais no futebol do país. Apesar do anonimato, 11% não quiseram entrar no debate, em amostra do caráter de tabu que o tema ainda carrega neste universo.

"Em todo lugar existe homossexuais, mas o meio é preconceituoso. Entendo a situação deles de não assumir a posição", afirmou um dos jogadores ouvidos na pesquisa do UOL Esporte.

Alguns dos nomes consultados pela reportagem do UOL dizem que apoiam a revelação da orientação sexual dos gays do futebol. Nas últimas semanas, o norte-americano Jason Collins quebrou um tabu como primeiro jogador em atividade na NBA a assumir publicamente a homossexualidade.

"Se tiver, acho que eles deveriam assumir, porque não adianta o cara ficar escondendo algo que ele é e gosta", opinou outro jogador brasileiro ouvido na pesquisa.

A pesquisa também revela que 15% dos jogadores entrevistados acham que os futebolistas homossexuais não deveriam assumir "por causa do proconceito" que existe dentro do esporte. Apenas 8% dos jogadores responderam que os atletas gays deveriam assumir em público exatamente para "dar o exemplo".

Foram ouvidos na pesquisa jogadores de Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.
Ampliar

Amelie Mauresmo, ex-tenista Rick Stevens/AP
Esta é a segunda edição do Pesquisão UOL Esporte com jogadores de futebol do país. No final de 2012, o levantamento trouxe opiniões polêmicas. Por exemplo, Kleber Gladiador foi eleito o jogador mais violento do país, e o corintiano Jorge Henrique, o mais irritante. Na mesma eleição, Milton Leite foi escolhido o melhor narrador, enquanto que Caio Ribeiro foi eleito o melhor entre os comentaristas da TV.
 
 http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/05/06/maioria-dos-jogadores-diz-que-existem-gays-no-futebol-brasileiro.htm

Plano de saúde que negar cobertura deve se explicar por escrito

Regra que obriga apresentação de justificativa entra em vigor nesta terça.
Pedido de explicação deverá ser feito pelo beneficiário.

A partir desta terça-feira (7), os planos de saúde que negarem autorização a algum procedimento solicitado pelo médico ou cirurgião-dentista terão que apresentar a justificativa por escrito ao beneficiário que solicitá-la.

Após o pedido do segurado, a operadora terá um prazo de 48 horas para apresentar a justificativa da negativa, por correspondência ou meio eletrônico.

"A operadora de planos privados de assistência à saúde deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, e no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas contados da negativa, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique", afirma a norma da ANS, publicada no Diário Oficial em 6 de março.

Se a empresa deixar de apresentar as justificativas por escrito, após a solicitação do beneficiário, fica sujeita a multa de R$ 30 mil.
 
Atualmente, segundo a agência, há 47,9 milhões de beneficiários com planos de assistência médica e 18,6 milhões de beneficiários com planos exclusivamente odontológicos.

Suspensões
A partir de julho, reclamações contra planos de saúde que negarem cobertura poderão resultar em multas e até suspensões dos planos. Negativas de cobertura relacionadas a lista de procedimentos, período de carência e rede de atendimento passarão a fazer parte dos relatórios trimestrais de monitoramento que a ANS faz desde dezembro de 2011.

Os planos que aparecem nesses relatórios podem ser multados em até R$ 100 mil, serem suspensos em caso de reincidência e levar ao afastamento de seus dirigentes.


http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/plano-de-saude-que-negar-cobertura-deve-se-explicar-por-escrito.html

Brasil negocia acordo para receber 6 mil médicos de Cuba, diz ministro

Profissionais atuariam em regiões pobres e carentes de assistência médica.
Ministro Antonio Patriota deu informação após encontro com colega cubano.

O ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, dá entrevista após encontro com o colega cubano, Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla (Foto: Wilson Dias/Abr)O ministro Antônio Patriota dá entrevista; ao fundo, o colega cubano, Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla (Foto: Wilson Dias/Abr)
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta segunda-feira (6) que o Brasil negocia com Cuba um acordo para receber cerca de 6 mil médicos daquele país para atendimento em regiões pobres onde a assistência à saúde é deficiente.

Patriota deu a informação em entrevista no Palácio do Itamaraty, após encontro com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, que faz visita oficial ao Brasil.

“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual também atribuímos um valor estratégico”, disse o ministro brasileiro.

De acordo com Patriota, “está se pensando em algo em torno de 6 mil ou pouco mais”. Segundo ele, a negociação também envolve a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

O Itamaraty ainda não faz previsão de prazo para a chegada dos médicos cubanos e não se manifestou sobre o registro desses profissionais.
Outra parceria que deve ser estabelecida entre os dois países é na área farmacêutica, na qual Cuba "tem uma clara vantagem comparativa”, afirmou Patriota.

O encontro entre os ministros brasileiro e cubano abordou também temas comerciais e econômicos. Patriota disse que o Brasil tem se comprometido com a modernização da infraestrutura de Cuba.

“[Temos] projetos estruturantes em Cuba, como o porto de Mariel, como também será agora a reforma dos aeroportos de Havana e de Santiago de Cuba, que contarão com financiamento brasileiro também”, afirmou o chanceler brasileiro.

OMC
O ministro cubano aproveitou a visita para declarar apoio ao candidato brasileiro, Roberto Azevêdo, na disputa pelo comando da Organização Mundial do Comércio (OMC).  Ele concorre à etapa final de seleção contra o mexicano Hermínio Blanco. O resultado deve sair no próximo dia 31.

Antonio Patriota preferiu não comentar a disputa, mas se disse "confiante". "Não é o caso de entrarmos em muita especulação, porque é um momento sensível. O final desse processo de seleção tem suas peculiaridades", disse o chanceler.

Na tarde desta segunda (6), o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o governo está empenhado em defender o nome do brasileiro para o comando da OMC.

Segundo ele, a presidente Dilma fez telefonemas, inclusive para o presidente francês, François Hollande, para pressionar a vitória de Roberto Azevêdo. “O ministro [Antonio Patriota] passou o fim de semana telefonando também”, disse Marco Aurélio.

 http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/brasil-negocia-acordo-para-receber-6-mil-medicos-de-cuba-diz-ministro.html

Estudo apresenta vacina que impede ação da heroína em cérebro de roedor

Medicamento inibe consumo desenfreado do narcótico após abstinência.
Se funcionar em humanos, vacina pode ser incluída em tratamento.

Pesquisadores publicaram estudo nesta segunda-feira (6) na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS", que mostrou o resultado de testes feitos com uma vacina experimental que combate os efeitos da heroína no cérebro.

De acordo com a pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa Scripps, localizado na Califórnia, o medicamento desenvolvido mira uma substância encontrada na heroína chamada de 6-acetilmorfina, resultante da metabolização da droga, e que causa a maioria dos efeitos dela.

Segundo George Koob, que dirige a pesquisa, roedores acostumados à heroína e que ficaram privados da droga por um certo tempo, quando têm acesso novamente ao narcótico começam a consumi-lo avidamente. Com a vacina, segundo os cientistas, esse comportamento se altera.

Joel Schlosburg, também um dos autores do estudo, disse que o medicamento conseguiu evitar que os roedores consumissem “mais e mais” heroína, num círculo vicioso enfrentado por dependentes.

Para Koob, se a vacina funcionar igualmente bem nos ensaios clínicos com humanos, poderá integrar a terapia padrão para tratar viciados em heroína, grupo que chega a mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.

 http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/estudo-apresenta-vacina-que-impede-acao-da-heroina-em-cerebro-de-roedor.html

Falta de pessoal qualificado em TI desafia companhias

Falta de pessoal qualificado em TI desafia companhias

Oito em cada dez líderes de TI relatam que a falta de competências dentro de seus departamentos afeta pelo menos uma área de negócios.

 


 

Resultados de pesquisa recente realizada pela Computer Technology Industry Association (CompTIA), mostram o impacto da escassez de habilidades de TI na rentabilidade das organizações, produtividade, inovação, velocidade do mercado, segurança e atendimento ao cliente.

O estudo, realizado no formato online entre 15 de dezembro de 2011 e 23 de janeiro de 2012, pediu a 502 gerentes de TI e de negócios nos Estados Unidos para avaliarem a escassez de competências em seus departamentos de TI, o impacto dessas deficiências de mão de obra especializada em suas organizações, e como eles tentam resolver a escassez de talentos em TI.

Uma esmagadora maioria (93%) relatou alguma diferença entre as habilidades técnicas que suas equipes de TI possuem e as habilidades que suas empresas precisam. Desses, 83% disseram que essa diferença é de pequena a moderada; já 9% afirmaram que as habilidades de suas equipes de TI não chegam perto do que precisariam ser. Apenas 7% dos entrevistados acreditam que suas equipes de TI possuem as habilidades necessárias.

As habilidades que os entrevistados classificaram como as mais importantes para a TI, hoje, são as seguintes (todas foram apontadas como muito importante por mais de 70% dos pesquisados):
  1. rede/infraestrutura
  2. servidores/gestão de data center
  3. armazenamento/back-up
  4. cibersegurança
  5. banco de dados/gestão de informação
  6. help desk/suporte de TI
  7. telecomunicações/comunicações unificadas
  8. impressoras/copiadoras/fax
  9. analytics/negócios
  10. web design e desenvolvimento
Como a a falta de competência de TI afeta as empresas
Oito em cada dez líderes de TI e gerentes de negócios relatam que o déficit de competências dentro de seus departamentos de TI afeta pelo menos uma área de negócios.

Veja abaixo o impacto da escassez de habilidades de TI sobre a produtividade de atendimento ao cliente, segurança, inovação, velocidade para o mercado e rentabilidade em empresas de pequeno, médio e grande porte (em pocentagem dos que dizem que a escassez das habilidades de TI dentro de suas organizações prejudica cada um dos itens).

Produtividade
As grandes empresas: 44%
Empresas de médio porte: 43%
Pequenas empresas: 41%
Atendimento ao Cliente
As grandes empresas: 33%
Empresas de médio porte: 34%
Pequenas empresas: 26%
Segurança
As grandes empresas: 32%
Empresas de médio porte: 39%
Pequenas empresas: 29%
Inovação / Desenvolvimento de Novos Produtos
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33%
Pequenas empresas: 23%
Velocidade para o mercado
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33
Pequenas empresas: 23
Rentabilidade
As grandes empresas: 15%
Empresas de médio porte: 15%
Pequenas empresas: 23%
Causas do déficit de competênciasPouco mais de 45% dos entrevistados acreditam que o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico é o principal fator para a falta de habilidades de TI dentro de suas organizações. A tecnologia muda tão rápido que é difícil para os profissionais de TI manterem-se atualizados.
"A inovação ocorre mais rápido, os ciclos de vida dos produtos passaram a sermedidos em meses, em vez de anos e a concorrência do mercado nunca foi tão grande. Consequentemente, as organizações e as equipes de TI são pressionadas cada vez mais a decidirem onde investir o seu tempo limitado", observa a pesquisa. Outras causas do déficit de competências incluem:
  • A falta de dinheiro do orçamento para o desenvolvimento profissional, citada por 43% dos pesquisados
  • A percepção de falta de melhoria que vem de treinamento, citada por 39% dos entrevistados
  • A baixa remuneração de algumas funções da área de TI, citada por 29%
  • Dificuldade de fornecer treinamento durante o horário de trabalho, citada por 23%
  • Concurso para um conjunto limitado de trabalhadores qualificados de TI, citada por 20%.
Como as empresas devem enfrentar o déficit de competências
Apesar da falta de recursos financeiros para a formação e a percepção de que as empresas investem pouco em treinamento, a formação ou reciclagem do pessoal de TI existente nas áreas onde faltam habilidades é forma como as organizações de grande porte tentam resolver a escassez de pessoal qualificado.

O método de treinamento mais popular ussdo pelos departamentos de TI é o online, empregado por 50% dos entrevistados. Quase sempre disponibilizado pelos fornecedores. O treinamento em sala de aula ficou em terceiro lugar (37%).

Quase quatro em cada dez (38%) entrevistados opta pela terceirização para lidar com a escassez de competências. As pequenas empresas são mais propensas a terceirizar enquanto as companhias maiores são mais propensas a investir em formação. Pouco mais de um quarto (28%) tentar resolver a escassez de competências contratando novos funcionários com as competências desejadas.

 http://computerworld.uol.com.br/carreira/2012/03/20/falta-de-pessoal-qualificado-em-ti-desafia-companhias/

Fiat Chrysler vai investir 5,7 mil milhões no Brasil

O plano deverá gerar 7.700 novos empregos directos e 12 mil empregos indirectos no mercado brasileiro. 

A fabricante Fiat Chrysler vai investir 15.000 milhões de reais (5.704,3 milhões de euros) até 2016 no Brasil. O anúncio foi feito depois de um encontro entre o presidente da construtora de automóveis, Sergio Marchione, com a presidente brasileira Dilma Rousseff.

O novo plano de investimento que pretende aumentar as linhas de produção de automóveis, camiões, motores, sobressalentes e máquinas agrícolas foi antes apresentado detalhadamente a Dilma Rousseff.
Sergio Marchione explicou que até 2014 serão investidos 9 mil milhões de reais (3.422,6 milhões de euros) acrescidos de outros 6 mil milhões de reais (2.281,7 milhões de euros) até 2016. O plano da Fiat Chrysler deverá gerar 7.700 novos empregos directos e 12 mil empregos indirectos no mercado brasileiro.

Segundo a agência Brasil, parte dos recursos serão destinados à ampliação das fábricas em Goiânia (Pernambuco), que produzirá 250 mil unidades anuais a partir de 2015, e de Sete Lagoas (Minas Gerais) na qual a Iveco monta os camiões Magirus e veículos militares de Defesa.

http://economico.sapo.pt/noticias/fiat-chrysler-vai-investir-57-mil-milhoes-no-brasil_168578.html


AL: irmão de PC Farias deve depor no 2º dia de julgamento

Quatro policiais militares são réus no júri popular, que começou ontem
Juiz Maurício Breda confere os processos no Fórum de Maceió (AL), antes do julgamento dos quatro envolvidos na morte de PC Farias e da namorada, Suzana Marcolino Foto: Itawi Albuquerque / Futura Press
Juiz Maurício Breda confere os processos no Fórum de Maceió (AL), antes do julgamento dos quatro envolvidos na morte de PC Farias e da namorada, Suzana Marcolino
Foto: Itawi Albuquerque / Futura Press
O ex-deputado federal Augusto Farias (PPB, antigo PP), irmão do empresário Paulo César Farias, deve depor nesta terça-feira no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro, em Maceió (AL), no segundo dia do julgamento dos acusados de envolvimento nos assassinatos do empresário e da namorada dele, Suzana Marcolino, ocorridos em 1996. Quatro policiais militares são réus no júri popular, que começou ontem.

Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva respondem por homicídio qualificado por omissão. As mortes ocorreram em uma casa de veraneio na praia de Guaxuma, na capital alagoana. PC Farias, como era conhecido o empresário, ganhou notoriedade após assumir a função de tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Augusto Farias foi convocado pelo Ministério Público para depor. Ontem, duas das 27 testemunhas foram ouvidas no fórum - o servente Leonino Tenório de Carvalho e o garçom Genival da Silva França, que trabalhavam para PC Farias.

O julgamento deve recomeçar nesta terça-feira às 8h e seguir até as 20h. A previsão é que a sentença já saia na quinta-feira.

O Ministério Público acredita que os depoimentos deverão durar, pelo menos, dois dias. Na sequência, os peritos serão interrogados e, por último, sentarão no banco dos réus os acusados.

Os crimes
Paulo César Farias e Suzana Marcolino foram assassinados na madrugada do dia 26 de junho de 1996, em uma casa de praia em Guaxuma. À época, o empresário respondia a vários processos e estava em liberdade condicional. Ele era acusado dos crimes de sonegação de impostos, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito. A morte de PC Farias chegou a ser investigada como queima de arquivo, já que a polícia suspeitou que o ex-tesoureiro poderia revelar nomes de outras pessoas que teriam participação nos mesmos ilícitos.
Policiais acusados no caso PC Farias vão a júri popular; entenda
Policiais acusados no caso PC Farias vão a júri popular; entenda
Entretanto, a primeira versão do caso, que foi apresentada pelo delegado Cícero Torres e pelo legista Badan Palhares, apontou para crime passional. Suzana teria assassinado o namorado e, na sequência, tirado a própria vida. A versão foi contestada pelo médico George Sanguinetti, que descartou tal possibilidade e, mais tarde, novamente questionada por uma equipe de peritos convocados para atuar no caso. Os profissionais forneceram à polícia um contralaudo que comprovaria a impossibilidade, de acordo com a posição dos projéteis, da tese de homicídio seguido de suicídio.
Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/al-irmao-de-pc-farias-deve-depor-no-2-dia-de-julgamento,e8cc1f98b1c7e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Polícia do RJ afasta comandante de helicóptero que metralhou traficante

Traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, foi morto em 2012 após ser perseguido por helicóptero da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afastou nesta segunda-feira o comandante da operação que culminou na morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, segundo reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo. Um dos bandidos mais procurados do Estado, Matemático foi morto em maio de 2012, após ser perseguido por um helicóptero da polícia armado com uma metralhadora. Imagens de uma câmera instalada na aeronave e divulgadas pelo Fantástico mostram os policiais abrindo fogo contra o carro em que estava o traficante à noite, na favela da Coreia, em meio a pedestres. Vários disparos atingiram imóveis vizinhos, mas ninguém se feriu.

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/,fc71591046c7e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html?fb_ref=FBRecommPluginTerra

Brasil e Japão podem ter achado "continente perdido" no Atlântico

Projeto é feito através de cooperação entre pesquisadores japoneses e brasileiros

Elevação do Alto Rio Grande fica a cerca de 1,5 mil quilômetros da costa do Sudeste e seria parte da Plataforma Continental Brasileira, que se desprendeu e afundou com o movimento das placas tectônicas Foto: Google Maps / Arte Terra
Elevação do Alto Rio Grande fica a cerca de 1,5 mil quilômetros da costa do Sudeste e seria parte da Plataforma Continental Brasileira, que se desprendeu e afundou com o movimento das placas tectônicas
Foto: Arte Terra
Uma expedição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a cooperação da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec) deixou pesquisadores mais perto de concluírem que a Elevação do Alto Rio Grande, região mais rasa localizada a cerca de 1,5 mil quilômetros da costa do Sudeste, é uma parte da Plataforma Continental Brasileira, que se desprendeu e afundou com o movimento das placas tectônicas.

As novas conclusões foram obtidas a partir do apoio do submergível japonês Shinkai 6500, capaz de descer a 6,5 mil metros de profundidade, que foi usado para coletar material da região do Alto Rio Grande.

Por meio de dragagem, pesquisadores brasileiros já tinham encontrado granito na região e agora confirmaram a presença da rocha com os mergulhos possibilitados pelo veículo. Menos denso que as rochas normalmente encontradas no fundo do oceano, o granito está mais associado aos continentes. O Pão de Açúcar, por exemplo, é feito de granito.

"O fato de haver um continente naquela região, nos abre outras possibilidades. Até que ponto foi uma extensão de São Paulo que se desgarrou e ficou para trás? Isso nos leva a pensar no que fazer para a região. Não só conhecer, mas requerer essa área", disse Roberto Ventura, diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM. Ele conta que o Alto Rio Grande tem sido chamado de Atlântida no órgão, em referência ao mitológico continente que teria afundado no oceano.

Alto Rio Grande pode ter tamanho do Estado de São Paulo
O tamanho do Alto Rio Grande ainda não foi definido com clareza, mas Ventura estima que seja comparável ao Estado de São Paulo. O diretor conta que países como Rússia e França já requereram áreas no Atlântico Sul, onde a China também realiza pesquisas, o que torna o estudo estratégico para o Brasil, que possui a maior costa do oceano. A longo prazo, segundo o geólogo, a região pode se tornar um ponto de mineração submarina, com a perspectiva de extração de ferro, manganês e cobalto.

O Shinkai 6500 custou cerca de US$ 130 milhões ao governo japonês e faz pesquisas em águas profundas desde 1991. Também foram investidos US$ 100 milhões no navio Yokosuka, para adequar a embarcação para transportar o submergível. Hiroshi Kitazato, pesquisador japonês que coordenou os trabalhos da Jamstec na expedição, destacou o interesse do país asiático em pesquisar o oceano: "Essa é a região que menos foi explorada no mundo inteiro. Então, acreditamos que é muito importante pesquisá-la. Antes, o Shinkai fez expedições mais próximas ao Japão, no Índico e no Pacífico", disse. 

O fato de haver um continente naquela região, nos abre outras possibilidades. Até que ponto foi uma extensão de São Paulo que se desgarrou e ficou para trás? Isso nos leva a pensar no que fazer para a região. Não só conhecer, mas requerer essa área

Roberto Ventura Diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM
Roberto Ventura conta que um submergível como o Shinkai e um navio como o Yokosuka são tecnologias que "não podem ser compradas em prateleiras", pois precisam ser desenvolvidas e operadas por pessoal capacitado, condições de que o Brasil ainda não dispõe. O pesquisador criticou a burocracia a que estão submetidas pesquisas científicas, que precisam de importações de peças. "O nosso amadurecimento precisa ser na questão burocrática também. Para a gente competir, do ponto de vista tecnológico, em ciência, a gente precisa ser muito mais ágil", destacou.

O pesquisador do CPRM Eugênio Frazão esteve em um dos sete mergulhos em grande profundidade. O pesquisador levou cerca de uma hora e meia para atingir a profundidade de 4,2 mil metros. O mergulho durou cerca de oito horas. Ele destaca que, além de rochas continentais, foram encontradas espécies não conhecidas em situações muito adversas, e até um coral com caraterísticas específicas de águas profundas.

A expedição Iatá-Piuna, "Navegando em Águas Profundas e Escuras", em tupi-guarani, teve início em 13 de abril, na Cidade do Cabo, na África do Sul e percorreu, no primeiro trecho, a Elevação do Rio Grande e a Cordilheira de São Paulo. No segundo trecho, será explorado o Platô de São Paulo. Seis pesquisadores brasileiros acompanham o navio que depois de pesquisar o Atlântico Sul, segue para o Mar do Caribe.

Nesta segunda-feira, representantes da Jamstec, da Embaixada do Japão no Brasil e do governo brasileiro se reuniram no Píer Mauá para celebrar a cooperação entre os dois países e para dar início à exposição "A Nova Fronteira do Conhecimento", que ficará aberta ao público hoje e receberá alunos de escolas públicas nesta terça-feira.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/brasil-e-japao-podem-ter-achado-continente-perdido-no-atlantico,22ea5abb5c97e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Número de mortos em ataque do talibã no Paquistão sobe para 25

Atentado aconteceu durante comício eleitoral de um partido religioso
O número de mortos pelo atentado contra o comício eleitoral de um partido religioso, ocorrido ontem em Kurram, no noroeste do Paquistão, subiu para 25 nas últimas horas, informou nesta terça-feira (7) à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque, que segundo a imprensa local foi reivindicado pelo talibã, ocorreu durante um comício da formação Jamaat-Ulema-e-Islam (JUI-F) na região de Sewak.

De acordo com um membro da administração civil de Kurram, Ali Afzal, a última apuração constatou que o ataque tinha deixado também 60 feridos, que foram levados a centros médicos da região e da cidade de Pesháwar.

A bomba detonou logo após o discurso de um dos dois candidatos presentes, Munir Orakzai, que ficou ferido, assim como seu companheiro de partido Ainudín Shakir.

O principal grupo talibã, o TTP, reivindicou o ataque e precisou em comunicado que seu objetivo era matar o candidato Munir Orakzai, tido como responsável pela delação de insurgentes árabes perante as forças americanas.

"O atacamos por que ele cometeu crimes contra o islã e contra os 'mujahedins' (combatentes)", afirmou um porta-voz talibã, Ehsanulá Ehsán, segundo a edição desta terça do jornal "Express Tribune".

O atentado talibã foi condenado "energicamente" pelo primeiro-ministro interino, Hazar Jan Joso, que, mediante a uma nota, expressou seu "pesar pela morte de inocentes".

O JUI-F, liderado pelo religioso Fazlur Rehmán, foi o partido islâmico com maior presença parlamentar na legislatura anterior, já que as forças religiosas boicotaram o pleito de 2008. Rehmán foi alvo de dois sangrentos atentados há um ano, os quais custaram a vida de quase 30 pessoas na província noroeste de Jyber-Pajtunjwa, vizinha às zonas tribais.

 http://noticias.r7.com/internacional/numero-de-mortos-em-ataque-do-taliba-no-paquistao-sobe-para-25-07052013

Coreia do Norte retira mísseis apesar de novas ameaças contra o Sul

A Coreia do Norte removeu dois mísseis de plataformas de lançamento da costa leste do país, informaram oficiais americanos, sinalizando uma redução no nível de tensão na península, apesar do regime norte-coreano ter feito novas ameaças contra o vizinho do Sul.

Os mísseis Musudan estavam preparados para o disparo a qualquer momento, mas "eles foram removidos", disse um militar dos EUA, que pediu para não ser identificado.

Dois mísseis do tipo Musudan haviam sido deslocados para a costa leste da Coreia do Norte em meio a uma série de ameaças de guerra nuclear por parte do regime de Pyongyang. Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão temeram um disparo de teste por ocasião do feriado nacional de 15 de abril.

Japão e Coreia do Sul avançaram suas defesas antimísseis, enquanto Washington enviou para a região dois destróieres equipados com armamentos antimísseis e um poderoso radar.

Mas a Coreia do Norte não executou o disparo e reduziu o nível dos ataques retóricos.

O porta-voz do Pentágono, George Little, observou uma mudança no discurso da Coreia do Norte e disse aos repórteres nesta segunda que a "pausa nas provocações" foi um desenvolvimento positivo. 

Segundo fontes americanas, a retirada dos mísseis afasta a possibilidade de um ataque iminente, já que Pyongyang teria de fazer novos preparativos para recuperar seu status de "pronto para disparo".

O anúncio aconteceu na véspera da visita a Washington da presidente da Coreia do Sul, Park Geunhye, que será recebida na Casa Branca nesta terça-feira pelo presidente Barack Obama.

Os governos de Washington e Seul pretendem reforçar a aliança estratégica.

"Sim, os faríamos pagar. É o momento de acabar com este ciclo", disse a presidente Park em referência à resposta do país a um possível ataque do Norte, em uma entrevista ao canal americano CBS.

Novas ameaças norte-coreanas
Apesar dos sinais de trégua, a Coreia do Norte ameaçou nesta terça-feira adotar represálias imediatas se "apenas" uma bomba cair em seu território durante os exercícios navais conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

A mínima agressão significará que as ilhas fronteiriças da Coreia do Sul serão envolvidas em um "mar de chamas", adverte um comunicado do comando sudoeste das Forças Armadas norte-coreanas.
Os exercícios de artilharia com munição real na zona de fronteira do Mar Amarelo são uma tentativa de converter as tensões existentes em uma "guerra real", afirma a declaração difundida pela agência estatal coreana de notícias (KCNA).

As tropas norte-coreanas presentes nesta região receberam ordens de adotar "medidas de resposta imediata se apenas uma bomba" atravessar a fronteira.

Coreia do Sul e Estados Unidos realizam até a próxima sexta-feira uma série de exercícios anti-submarinos na zona da fronteira marítima, com a participação do submarino nuclear americano USS Bremerton, entre outras naves.

 http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/05/07/interna_internacional,383142/coreia-do-norte-retira-misseis-apesar-de-novas-ameacas-contra-o-sul.shtml

EUA: jovens desaparecidas há anos eram mantidas em cativeiro





Três jovens que estavam desaparecidas há anos nos Estados Unidos foram encontradas com vida na segunda-feira em uma casa em Cleveland, onde eram mantidas em cativeiro, informou a polícia de Ohio, que prendeu três pessoas suspeitas em relação ao caso.

A descoberta atraiu centenas de pessoas a uma rua residencial normalmente tranquila. Elas celebravam o fato das mulheres, que muitos temiam que estivessem mortas, terem sido encontradas vivas.

Os detalhes do trauma que as três sofreram ainda não foram revelados, mas ao que parece ao menos uma jovem teve uma filha durante o cativeiro.

A polícia informou que prendeu três homens hispânicos com idade por volta de 50 anos relacionados ao caso, mas não divulgou detalhes. Uma entrevista coletiva será concedida nesta terça-feira. 

O pesadelo terminou quando Amanda Berry - sequestrada há 10 anos, quando tinha 16 - colocou os braços em um buraco na porta principal e pediu ajuda. 

Um vizinho viu Amanda Berry gritando e tentando sair da casa.
"Escutei gritos (...) e vi esta garota tentando fugir como uma louca da casa", disse Charles Ramsey à rede de televisão ABC. 

"Fui até a entrada e ela disse: me ajude a sair, estou aqui há muito tempo".

Ramsey contou que tentou abrir a porta e como não conseguiu, teve que derrubá-la, antes que a mulher saísse se arrastando e "levando consigo uma criança pequena".

Berry correu até uma casa vizinha para chamar a polícia, implorando que viessem o mais rápido possível, "antes que ele volte".

"Sou Amanda Berry. Fui sequestrada. Estive desaparecida durante 10 anos. Estou livre, estou aqui agora", disse a jovem ao número de emergência 911.

Amanda Berry revelou que ela e outras duas jovens eram mantidas em cativeiro por Ariel Castro.
Quando a polícia chegou, ela contou sobre as outras duas mulheres na casa: Gina DeJesus e Michelle Knight

"As três mulheres, Amanda Berry, Gina DeJesus e Michelle Knight, parecem estar em bom estado de saúde", informa um comunicado da polícia de Cleveland. 

Berry desapareceu em abril de 2003, quando tinha 16 anos, após sair do trabalho, informou o FBI. A mãe da jovem, Louwanna Miller, morreu de ataque cardíaco em março de 2006, segundo a imprensa.
DeJesus tinha apenas 14 anos em 2004 quando desapareceu após deixar a escola.

Knight desapareceu aos 21 anos, no dia 23 de agosto de 2002, depois de visitar uma prima, segundo o jornal Cleveland Plain Dealer.

Charliez Czorb, vizinha do suposto sequestrador, se disse surpresa com o tempo que as três jovens passaram no cativeiro sem que ninguém percebesse.

"Estavam no nosso quintal. Estas meninas estavam presas em nosso quintal".

Ariel Castro foi descrito pelos vizinhos como um amigável motorista de ônibus e músico. Também afirmaram que geralmente deixavam as filhas brincar com seus netos.

Gerald Maloney, um médico que atendeu as três mulheres, afirmou que elas estão bem, mas continuam sendo examinadas.

"Este não é o final que normalmente escutamos neste tipo de história e estamos muito felizes por elas", disse o médico aos jornalistas.

O prefeito de Cleveland, Frank Jackson, ficou "agradecido pelo fato de estas três jovens estarem com vida". 

"Temos muitas perguntas sem resposta sobre este caso e a investigação continua", afirmou Jackson em um comunicado.

 http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/05/07/interna_internacional,383140/eua-jovens-desaparecidas-ha-anos-eram-mantidas-em-cativeiro.shtml