segunda-feira, 13 de maio de 2013

Estudantes já podem se inscrever para o Enem 2013

Prazo de inscrição termina no dia 27. Provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

Os estudantes já podem se inscrever  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. O edital previa que a inscrição seria aberta às 10h, mas às 9h45 o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.
 
  CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições

13/05
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições

Até 29/05
Taxa de
inscrição

R$ 35

Data das
provas

26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                     
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10

Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).

Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas

Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, site ainda fora do ar.
Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)
 
 http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/05/estudantes-ja-podem-se-inscrever-para-o-enem-2013.html

Concentração de dióxido de carbono na atmosfera é a maior da história

Relatório aponta que a concentração do gás atingiu o nível de 400 partes por milhão, o que não acontece há provavelmente mais de 3,5 milhões de anos

dióxido de carbono
O dióxido de carbono liberado pela queima de carvão, petróleo e gás natural é um dos principais gases do efeito estufa — e um dos causadores do aquecimento global (Thinkstock)
 
Nesta quinta-feira, a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera medida diariamente pelo Observatório Mauna Loa, no Havaí, ultrapassou a marca de 400 partes por milhão pela primeira vez desde o início das medições, em 1958. Segundo os pesquisadores, o valor é simbólico, pois nunca foi atingido durante toda a História da humanidade — pesquisas mostram que a última vez em que a concentração do gás na atmosfera chegou a um nível tão alto foi há mais de três milhões de anos.

O dióxido de carbono emitido para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas é o principal gás do efeito estufa, contribuindo com grande parte do aquecimento global. Assim que é emitido, o gás se espalha pela atmosfera — onde permanece por milhares de anos —, aprisionando a radiação do Sol e impedindo que o calor seja dissipado do planeta. Desde que os cientistas começaram a acompanhar sua concentração na atmosfera, ela vem crescendo a taxas cada vez maiores. Antes da Revolução Industrial, no século 19, a concentração média de CO2 era de cerca de 280 partes por milhão.

Os primeiros dados obtidos pelo Observatório Mauna Loa, em 1958, mostravam que a concentração de CO2 já estava na faixa de 316 partes por milhão. A partir daí, o nível só aumentou. Durante os primeiros anos de medição, a concentração crescia a uma taxa de 0,7 partes por milhão por ano. Na última década, esse crescimento acelerou e chegou a 2,1 partes por milhão por ano.

Observações realizadas no Observatório pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos e pelo Instituto Scripps de Oceanografia durante as últimas semanas já mostravam que a marca estava para ser atingida. "Esse crescimento não é uma surpresa para os cientistas. Isso é uma evidência conclusiva de que o forte crescimento nas emissões globais de CO2 vindas da queima de carvão, pertróleo e gás natural está levando a essa aceleração", diz Pieter Tans, pesquisador do Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
NOAA
Mauna Loa
 
Marco pré-histórico — Durante os últimos 800.000 anos, a concentração de CO2 na atmosfera ficou entre 180 partes por milhão — durante as eras glaciais — e 280 partes por milhão, nos períodos mais quentes. A taxa atual de crescimento na concentração do gás é mais de 100 vezes mais rápida do que o aumento que houve no final da última Era Glacial.

Os cientistas estimam que a última vez e que a concentração de CO chegou ao nível atual foi há mais de três milhões de anos, durante o Plioceno, época geológica em que as temperaturas na Terra eram cerca de três graus mais quentes do que hoje. "Não há como impedir que o dióxido de carbono ultrapasse a marca das 400 partes por milhão. Isso já aconteceu. Mas o que acontecer daqui para frente ainda vai influenciar no clima e pode ser controlado", disse Ralph Keeling, pesquisador do Instituto Scripps de Oceanografia.
 
Limite — Os dados do IPCC ( o painel de mudanças climáticas da ONU) sugerem que a concentração de 450 ppm representa o limite a partir do qual o aquecimento ganharia uma dinâmica que poderia prejudicar a existência humana sobre o planeta.  O ideal, ainda de acordo com o IPCC, seria manter a concentração abaixo de 450 ppm para evitar que a temperatura subisse acima dos 2 graus Celsius, limite capaz de provocar danos no ecossistema. Segundo estimativas do órgão, no pior cenário acabariam as geleiras do planeta. 

É significativo o fato de a concentração de CO2 ter ultrapassado o limite de 400 ppm. Mas ainda é impossível precisar de forma definitiva quais serão os efeitos dessa concentração sobre o planeta.

Além disso, as medições do IPCC têm sido alvo de várias críticas. Como afirmou o climatologista inglês Nicholas Lewis em reportagem de VEJA, publicada em 8 de maio, que usou dados do próprio IPCC para prever o aumento da temperatura global até o ano 2100, não existe o risco de se concretizarem a maioria das previsões catastróficas que são propaladas pelos alarmistas, como a de que cidades à beira-mar vão ficar submersas.

 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/concentracao-de-co2-na-atmosfera-ultrapassa-marca-pre-historica

Samsung anuncia tecnologia 5G "centenas de vezes mais rápida" que 4G

A Samsung anunciou nesta segunda-feira que testou com sucesso uma nova tecnologia wireless 5G que permitiria a usuários fazer o download de um filme inteiro em apenas um segundo. A empresa sul-coreana afirmou que o teste verificou a transmissão de mais de 1 gigabyte por segundo entre dois terminais separados por dois quilômetros de distância, de acordo com informações da agência AFP.
O sistema atual de telefonia móvel (4G) permite transmitir 75 megabytes por segundo. 

A nova tecnologia, que não estará disponível ao mercado pelo menos até 2020, ofereceria aos usuários uma velocidade de transmissão “de até centenas de vezes mais rápida” que a rede 4G existente atualmente, disse a companhia em comunicado.

Isso irá permitir que seja possível transmitir grande quantidade de dados, incluindo filmes em HD, praticamente sem limitação, acrescenta a nota, que diz ainda que os assinantes poderiam desfrutar de uma vasta gama de serviços, como “filmes 3D, jogos, leitura direta (streaming) com conteúdo em alta definição (UHD)”, entre outros.

A Samsung afirmou que descobriu uma maneira de aproveitar as bandas de ondas milimétricas que até então tinham se provado uma barreira para a indústria de tecnologia móvel. A nova tecnologia utiliza frequências extremamente altas (EHF), mas ainda não responde a nenhuma das normas técnicas reconhecidas pelos organismos internacionais. Um dos países mais conectados do mundo, a Coreia do Sul tem cerca de 20 milhões de usuários do 4G.

http://tecnologia.terra.com.br/celular/samsung-anuncia-tecnologia-5g-centenas-de-vezes-mais-rapida-que-4g,dcb328b01cc9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda guarda na memória os dias em que dormia em um alojamento que se misturava a um chiqueiro em uma fazenda de algodão, em Primavera do Leste, interior do Mato Grosso.

"Só tinha uma barreirinha separando. À noite, os porcos vinham", conta ele à BBC Brasil.
"E a comida era muito ruim. Só tinha arroz. De vez em quando alguém caçava tatu e a gente comia a carne", diz Divino, que também lembra das longas jornadas de trabalho, que começavam às quatro da manhã e terminavam só quando o sol se punha.

Situação semelhante também viveu Durval Fernandes, de 39 anos, que trabalhava em uma fazenda de cana-de-açúcar.

A indústria da cana, que durante três séculos alimentou o tráfico de escravos africanos para o Brasil, continua sendo, 125 anos após a abolição, um dos setores em que foram registrados mais casos de trabalho escravo no país, ao lado de pecuária, carvoarias e outras plantações agrícolas, como algodão e soja.

"Desde os 11 anos, tudo o que fiz na vida foi cortar cana. Nunca soube fazer outra coisa", disse Durval à BBC Brasil.

Quando se mudou de Alagoas para o Mato Grosso, em 1998, apostou em uma vida melhor. Mas o trabalho cortando cana era exaustivo e pagava muito pouco.

"Começava às cinco da manhã e ia até o sol se esconder, de segunda a sábado", relembra. "A gente tinha só dez minutos para comer, e era sempre a mesma coisa. Arroz com feijão. De vez em quando carne", relembra.

Estádio da Copa

Segundo o artigo 149 do Código Penal brasileiro, as condições degradantes de trabalho a que José Divino e Durval Fernandes eram submetidos, combinadas a jornadas exaustivas e atrasos salariais, se inserem na definição de trabalho escravo contemporâneo.

Com base nisso, há cerca de três anos, auditores-fiscais ligados ao Ministério do Trabalho e Emprego no Mato Grosso intervieram nas fazendas onde os dois trabalhavam e libertaram dezenas de trabalhadores. Foi quando a vida deles começou a mudar. Além de ganhar a liberdade, os dois hoje estão inseridos no mercado de trabalho.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, o Mato Grosso é o segundo Estado no número de trabalhadores resgatados (5.737) desde 1999, depois do Pará (12.060).
José Divino (foto: Priscilla Llano)
José Divino, de 58 anos, é zelador do alojamento do estádio

Desde que o governo brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo no país, em 1995, 44 mil trabalhadores foram resgatados. Deste total, mais de 30 mil foram localizados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Um dos maiores desafios no combate ao trabalho escravo no Brasil é não deixar que a mão de obra resgatada caia novamente nas garras dos "gatos", como são conhecidos os aliciadores que seduzem trabalhadores ingênuos e desesperados por trabalho e que acabam mergulhando em condições de trabalho análogas à escravidão - nas fazendas e em canteiros de obras nas grandes cidades.

Para tentar reverter essa tendência e baixar o índice de reincidência ao trabalho escravo no país, hoje em 10%, segundo informações da ONG Repórter Brasil, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso criou Projeto de Qualificação Ação Integrada.

Com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a iniciativa pioneira no Brasil nasceu em Cuiabá e agora será expandido para outros Estados do Brasil.

Desde que foi criado, em 2009, 434 trabalhadores com faixa etária entre 20 e 40 anos passaram pelo programa, que oferece cursos de alfabetização e qualificação profissional nas áreas de construção civil, indústria, operação de máquinas, corte e costura, manejo de suínos, entre outros. Cerca de 85% conseguiram emprego com carteira assinada.

Para Valdiney de Arruda, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso e idealizador do Ação Integrada, o sucesso está na parceria com empresas, que financiam parte dos cursos e absorvem a mão de obra.

Uma das empresas parceiras é o consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pela construção do estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, que vai abrigar quatro jogos da Copa do Mundo, no ano que vem.

Durval Fernandes e José Divino são dois dos 25 operários empregados na Arena e que passaram pelos cursos do Ação Integrada para construção civil. Durval é armador e José Divino é zelador do alojamento e auxiliar de serviços gerais.

"Minha vida melhorou muito. Não sabia nem escrever meu nome antes e hoje tenho um trabalho e sou livre", diz Durval.

Alcance nacional

Na semana passada, o Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho (Sinait) e a OIT lançaram o projeto nacional da iniciativa do Mato Grosso na Subcomissão do Tráfico de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo do Senado. Rio de Janeiro e São Paulo devem ser os primeiros a implantarem o modelo, já no ano que vem. Goiás, Bahia, Paraná, Maranhão e Pará, todos com altos índices de trabalho escravo, virão em seguida.

Segundo o secretário-executivo da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), José Guerra, apesar de haver outras iniciativas semelhantes no Brasil, o projeto no Mato Grosso é inédito porque aborda o problema da escravidão de forma completa, desde a prevenção, passando pela qualificação e a reinserção no mercado de trabalho.

"Queremos espalhar a ideia para que seja replicada por outros Estados", disse Guerra à BBC Brasil.
Valdiney de Arruda diz que os trabalhadores contemplados pelo projeto são identificados a partir do cadastro do seguro-desemprego resgatado, uma modalidade de benefício específica para trabalhadores libertados de condições degradantes.

Com base nos dados, uma equipe móvel do programa vai às localidades onde estão essas pessoas e lhes oferecem a oportunidade de passar até um ano em Cuiabá estudando, com todos os gastos pagos e a chance de conseguir um emprego depois.

"Os cursos contemplam não somente os trabalhadores resgatados, mas também parentes e amigos em situação de vulnerabilidade", explica Arruda.

"Mas o segredo para mantê-las estudando é o pagamento da bolsa de um salário mínimo. Do contrário, eles não ficam", afirma o superintendente, acrescentando que, além do financiamento aportado por empresas parceiras, o orçamento do programa vem das multas e indenizações pagas pelos empregadores infratores.
alunos do Ação Integrada (foto: Plano Ação Integrada)
Ex-vítimas de trabalho escravo frequentam cursos profissionalizantes

Leonardo Sakamoto, fundador da ONG Repórter Brasil, que há mais de uma década investiga escravidão contemporânea no país, diz que iniciativas como a do Mato Grosso são válidas, mas defende que o governo atue de forma mais efetiva na prevenção.

"Uma reforma agrária decente, o apoio às famílias de pequenos produtores e mais oportunidades de emprego no interior são algumas das medidas que têm que ser tomadas logo para diminuir o número de trabalhadores que caem na rede de exploração repetidas vezes", diz ele. "Do contrário, é como jogar um pano para parar um vazamento. Não adianta, tem que concertar o encanamento", compara o jornalista.

Esperança

Em visita à Arena Pantanal, em março, a chefe do Programa Especial de Ação contra o Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Beate Andrees, conversou com dois trabalhadores que ganharam vida nova.

Em entrevista à BBC Brasil, ela disse que a iniciativa no Brasil pode fazer a diferença ao oferecer "uma alternativa real e viável para milhares de trabalhadores".

"A esperança que isso traz para esses trabalhadores que eu conheci em Cuiabá vale muito mais do que dinheiro", disse ela em um artigo publicado no blog da organização.

E por falar em esperança, Durval diz que sua ambição agora é fazer o curso de operador de máquinas. E quer também assistir a um jogo no estádio que está ajudando a construir.

Ele diz não estar ansioso para ver a seleção brasileira entrar em campo.
"Estou torcendo mesmo é pela Argentina. Nossa seleção não tem mais jogador bom", brinca.

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130509_projeto_trabescravo_fl.shtml

Servidores do Senado ficaram 87,5 mil dias de licença médica, entre 2011 e 2012

Cada trabalhador da Casa afastou-se por motivo de saúde em média por 14 dias

Servidores do Senado ficaram 87,5 mil dias de licença médica, entre 2011 e 2012 José Cruz,ABr/Divulgação
O Senado diz não ter realizado estudos para identificar as causas do excesso Foto: José Cruz,ABr / Divulgação
 
Nos 100 primeiros dias desde que voltou ao comando do Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), adota um discurso da moralização e transparência dos gastos públicos. 

Mas as medidas tomadas por Renan, até o momento, não tocaram em um ponto que pode ser considerado uma verdadeira caixa-preta do Senado: a concessão de licenças médicas. Entre 2011 e 2012, servidores efetivos e funcionários comissionados do Senado tiraram 87,5 mil dias de licenças.

Os dados inéditos, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que, desde o início da atual legislatura, cada trabalhador da Casa afastou-se por motivo de saúde em média por 14 dias. O Senado não forneceu à reportagem os dados dos quatro primeiros meses de 2013 – Renan assumiu em fevereiro, depois de suceder José Sarney (PMDB-AP).

O levantamento revela que a imensa maioria das licenças em 2011 e 2012 foi tirada por servidores efetivos - que ingressaram por concurso público ou foram incorporados ao quadro por estarem na Casa antes de 1988, ano da promulgação da Constituição. De cada dez dias de licença, praticamente nove foram desses servidores. Os chamados efetivos são uma "população" bem remunerada, onde um garçom, por exemplo, pode ganhar salário de até R$ 17 mil.

No período, os efetivos tiraram 78,4 mil dias de licenças. Considerando o salário médio desses servidores em abril - de R$ 19 mil, segundo a folha de pagamento que consta no Portal da Transparência da Casa -, o Senado gastou no período cerca de R$ 50 milhões por dias não trabalhados por seus servidores efetivos nos últimos dois anos. Os servidores comissionados do Senado, por sua vez, tiraram 9,1 mil dias de licença.

Proporcionalmente, a diferença é gritante. Os 3,1 mil efetivos ficaram afastados por 25 dias de trabalho em média no biênio, enquanto aqueles nomeados livremente pelos senadores ou pela administração da Casa, menos de três dias entre 2011 e 2012.

Hoje, o Senado tem praticamente a mesma proporção entre servidores efetivos e comissionados licenciados – são apenas 59 comissionados a mais que os efetivos, o que, na prática, evidencia critérios de concessão de licenças desiguais.

Todo trabalhador do Senado pode se afastar por até 15 dias sem prejuízos salariais, desde que apresente um atestado médico – a mesma regra geral da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A diferença é que todo trabalhador que ultrapassa esse período de licença passa a receber pelo INSS. No Senado a regra é distinta. Os efetivos continuam recebendo seus salários normalmente mesmo após esse período de 15 dias, tendo que passar por uma avaliação médica. Esse médico pode ser ou não da Casa. Só se a licença ultrapassa 120 dias é que o caso é analisado por uma junta médica, mas não há regra sobre suspensão do salário.

No caso dos comissionados, o rigor é maior. Acima do período de 15 dias, ficam sujeitos às regras dos contratados pelo Regime Geral da Previdência, fazendo jus ao auxílio-doença do INSS - benefício bem inferior ao salário.

Confrontados com os números, senadores se espantaram com o volume de licenças concedidas. Ao considerarem as licenças muito alta para a quantidade de trabalhadores da Casa, os parlamentares defenderam uma auditoria na concessão de afastamentos. 

– A menos que o Senado seja um paraíso de doentes, é no mínimo um exagero inominável. Acho uma fraude repetida. O Senado não é hospital – disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Funcionários da Casa, que conversaram sob a condição do anonimato por temer represálias, relataram que os comissionados, além de não quererem entrar na regra do auxílio-doença, também admitem reservadamente o receio de perder o emprego e, por isso, freiam os pedidos de licenças.

A reportagem apurou um caso de licença médica que chama a atenção. Um servidor emendou licença médica de 120 dias atrás de outra entre outubro de 2010 e março de 2012. O período máximo que o servidor, lotado como técnico legislativo, trabalhou foi de outubro a novembro de 2011. Ele se aposentou voluntariamente em junho de 2012, com salário de R$ 16 mil, sem indicar que a aposentadoria ocorreu por problema de saúde.

Entre os anos de 2011 e 2012, o Senado apresentou uma redução de 1,1% no número de licenças tiradas por servidores e comissionados. De 44.024 afastamentos dois anos atrás, as licenças caíram para 43.525 no ano passado – uma redução de 499 dias no período.

O Senado diz não ter realizado estudos para identificar as causas do excesso e discrepância entre as licenças. 

– Diversos são os fatores que podem influenciar no número de licenças como, a elevada faixa etária dos servidores efetivos, maior rotatividade de comissionados, dentre outras – diz trecho de nota enviada à reportagem. 

 http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/servidores-do-senado-ficaram-87-5-mil-dias-de-licenca-medica-entre-2011-e-2012-4136005.html

Ex-dono de equipe paga aposta e vira aeromoça em voo de empresa rival

Richard Branson, chefe da Virgin em 2010, trabalha no percurso entre Perth e Kuala Lumpur e derruba refrigerante em Tony Fernandes, da Caterham

O bilionário britânico Richard Branson mostrou ser um bom perdedor. Depois de levar a pior em uma aposta com o malaio Tony Fernandes, dono da Caterham, em 2010, o ex-dono da Virgin, comprada pela russa Marussia, pagou o acordo neste fim de semana. Branson se adequou aos padrões da companhia aérea AirAsia, se vestiu de aeromoça e trabalhou em um voo entre Perth, na Austrália, e Kuala Lumpur, na Malásia.

Richard Branson aposta Fórmula 1 aeromoça (Foto: AFP)Richard Branson como aeromoça em voo para a Malásia (Foto: AFP)
 
Branson e Fernandes, que também eram donos de companhias aéreas, fizeram uma aposta em 2010, quando o britânico comandava a Virgin. Naquele ano, o dono do time que se saísse pior teria de se vestir de atendente de cabine e trabalhar por um dia em um voo do outro.

Para isso, o britânico precisou se adequar a todos os procedimentos de uma aeromoça comum. Depilou suas pernas, usou um vestido vermelho e saltos altos e serviu os passageiros. Branson, no entanto, não mostrou muito talento. Ou então resolveu dar o troco em Fernandes. Durante o voo, ao servir os passageiros, derrubou as bebidas na roupa do dono da Caterham, que à época se chamava Team Lotus.

Richard Branson aposta Fórmula 1 aeromoça (Foto: AFP)Richard Branson derruba bebidas na roupa de Fernandes (Foto: AFP)
 
- Escorregou, de verdade.
Fernandes, porém, não acreditou. Entre gargalhadas de passageiros e de Branson, deu a ordem:
- Você vai lavar os banheiros – disse.
Richard Branson aposta Fórmula 1 aeromoça (Foto: AFP)Fernandes carrega Branson no colo (Foto: AFP)
 
Ao final do voo, o bilionário brincou e cogitou até mudar de profissão.
- Eu poderia me adaptar a isso (risos).

Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos bilhetes será doado à Starlight Children's Foundation Australia, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças que sofrem com doenças crônicas e de suas famílias.

Richard Branson aposta Fórmula 1 aeromoça (Foto: AFP)Richard Branson na chegada a Kuala Lumpur (Foto: AFP)
 
 http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/05/ex-dono-de-equipe-paga-aposta-e-vira-aeromoca-em-voo-de-empresa-rival.html

Vírus mutante da pneumonia pode ser transmitido entre humanos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma nova variação do coronavírus (NCoV) pode ser transmitida entre humanos.

Segundo a organização, o vírus, que provoca pneumonia, provavelmente é transmitido pelo "contato próximo entre as pessoas".

Desde 2012, foram 33 casos confirmados na Europa e no Oriente Médio, com 18 mortes, causados pela nova mutação do vírus.

O Ministério da Saúde da França havia acabado de confirmar um segundo caso de contaminação pelo vírus - este, provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.

Na Arábia Saudita, mais duas pessoas morreram em decorrência da infecção pelo mesmo vírus.
Pelas informações disponíveis até agora, embora cause primariamente pneumonia, a infecção também pode se tornar fatal quando o vírus leva o paciente à falência renal.

A OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação.

"A maior preocupação é com o fato de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contato próximo", informou a OMS em nota.

O novo coronavírus é um vírus diferente, mas é da mesma família daquele que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS) a partir da Ásia em 2003.

 http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=virus-mutante-pneumonia&id=8827

Jornal: médico diz que anabolizantes levaram Netinho para a UTI

 UTI
Netinho está internado no hospital Sírio-Libanês Foto: Instagram / Reprodução
Netinho, 46 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o cirurgião Jorge Bastos, responsável por conter uma hemorragia do cantor quando ele estava no Hospital Aliança, em Salvador, o cantor fez uso de um coquetel tóxico com substâncias com hormônios, como testosterona e progesterona. O baiano teve um sangramento no fígado causado pelo uso excessivo desses anabolizantes, informou o jornal Extra.

Esteroides e anabolizantes foram receitados para Netinho, já que ele queria enrijecer sua musculatura. Os hormônios tinham o intuito de retardar o envelhecimento. Com isso, os vasos do fígado do cantor dilataram e o quadro se agravou por conta de uma infecção no órgão, provocada por bactérias vindas do intestino. Netinho apresentou dificuldades respiratórias e renais.

Netinho ficou internado no Hospital Aliança do dia 26 de abril até a última sexta (10), quando foi transferido em um avião UTI para o Sírio-Libanês, em São Paulo.

 http://musica.terra.com.br/jornal-medico-diz-que-anabolizantes-levaram-netinho-para-a-uti,2b95663ba4d9e310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html


Menino autista gênio da física é cotado para um dia levar Nobel


 Foto: BBC
Aos dois anos de idade, o jovem americano Jacob Barnett foi diagnosticado com autismo, e o prognóstico era ruim: especialistas diziam a sua mãe que ele provavelmente não conseguiria aprender a ler ou sequer a amarrar seus sapatos.

Mas Jacob acabou indo muito além. Aos 14 anos, o adolescente estuda para obter seu mestrado em física quântica, e seus trabalhos em astrofísica foram vistos por um acadêmico da Universidade de Princeton como potenciais ganhadores de futuros prêmios Nobel.

O caminho trilhado, no entanto, nem sempre foi fácil. Kristine Barnett, mãe de Jacob, diz à BBC que, quando criança, ele quase não falava e ela tinha muitas dúvidas sobre a melhor forma de educá-lo.

"(Após ser diagnosticado), Jacob foi colocado em um programa especial (de aprendizagem). Com quase 4 anos de idade, ele fazia horas de terapia para tentar desenvolver suas habilidades e voltar a falar", relembra.

"Mas percebi que, fora da terapia, ele fazia coisas extraordinárias. Criava mapas no chão da sala, com cotonetes, de lugares em que havíamos estado. Recitava o alfabeto de trás para frente e falava quatro línguas."

Jacob diz ter poucas memórias dessa época, mas acha que o que estava representando com tudo isso eram padrões matemáticos. "Para mim, eram pequenos padrões interessantes."

Estrelas
Certa vez, Kristine levou Jacob para um passeio no campo, e os dois deitaram no capô do carro para observar as estrelas. Foi um momento impactante para ele.

Meses depois, em uma visita a um planetário local, um professor perguntou à plateia coisas relacionadas a tamanhos de planetas e às luas que gravitavam ao redor. Para a surpresa de Kristine, o pequeno Jacob, com 4 anos incompletos, levantou a mão para responder. Foi quando teve certeza de que seu filho tinha uma inteligência fora do comum.

Alguns especialistas dizem, hoje, que o QI do jovem é superior ao de Albert Einstein.

Jacob começou a desenvolver teorias sobre astrofísica aos 9 anos. No livro The Spark (A Faísca, em tradução livre), que narra a história de Jacob, ela conta que buscou aconselhamento de um famoso astrofísico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, que disse a ela que as teorias do filho eram não apenas originais como também poderiam colocá-lo na fila por um prêmio Nobel.

Dois anos depois, quando Jacob estava com 11 anos, ele entrou na universidade, onde faz pesquisas avançadas em física quântica.

Questionada pela BBC que conselhos daria a pais de crianças autistas - considerando que nem todas serão especialistas em física quântica -, Kristine diz acreditar que "toda criança tem algum dom especial, a despeito de suas diferenças".

"No caso de Jacob, precisamos encontrar isso e nos sintonizar nisso. (O que sugiro) é cercar as crianças de coisas que elas gostem, seja isso artes ou música, por exemplo."

 http://noticias.terra.com.br/ciencia/menino-autista-genio-da-fisica-e-cotado-para-um-dia-levar-nobel,06260c65c2f8e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html