Pesquisa foi feita pelo movimento Todos pela Educação
No Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram o ensino médio em 2013
sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o movimento Todos
pela Educação. Tomando por base avaliações do Ministério da Educação, o
movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o
conteúdo considerado adequado para o período. O índice é menor que o
anterior, registrado em 2011, quando 10,3% aprenderam o considerado
adequado pelo movimento.
Além de matemática, o aprendizado em português também apresentou queda,
na avaliação feita no terceiro ano do ensino médio, de 2011 para 2013. O
percentual de alunos com apredizado adequado passou de 29,2% para
27,2%. "É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em
matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O
ensino médio está piorando no Brasil", avalia a diretora executiva do
Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
O Brasil não tem, oficialmente, metas claras do que deve ser aprendido
em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece
metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país,
seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de
qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de
aprendizado.
Priscila ressalta que o aprendizado considerado adequado não
corresponde a um nível avançado de domínio da disciplina, mas apenas do
básico. "Em matemática, são 90% não aprendendo esse básico. Pode parecer
exagero, mas de certa forma não é. Estamos negando um futuro digno para
eles, que não conseguem ter acesso ao básico da matemática, não
conseguem avaliar um contrato de aluguel ou projetar o que pagam de
juros em uma prestação. É o básico para viver a vida".
Os dados mostram que no ensino fundamental o quinto ano foi a única
etapa que apresentou melhora. Passou de 40% de alunos com aprendizado
adequado em português, em 2011, para 45,1% na última avaliação, e de
36,3% em matemática, para 39,5%. No nono ano, o percentual de alunos com
aprendizado adequado em 2013 foi 28,7% em português, acima do
verificado em 2011 (27%). Em matemática, o indicador apresentou queda,
de 16,9% para 16,4%.
Pelos critérios do movimento, nacionalmente o país não cumpriu nenhuma
das metas intermediárias, nem mesmo no quinto ano. No nono ano e no
ensino médio, o Brasil não cumpriu nenhuma das metas nem mesmo em nível
estadual.
Os números são baseados no resultado da Prova Brasil e do Sistema de
Avaliação Básica (Saeb), aplicados em 2013. Na opinião de Priscilla, os
dados mostram que nos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro
ao quinto ano, o modelo de ensino adotado pelo país mostra resultados e
merece mais investimento, mesmo que a meta não tenha sido cumprida. Isso
não ocorre com os modelos adotados nos anos finais, do sexto ao nono
ano, e no ensino médio. "É como nadar e morrer na praia. De que adianta
melhorar o fundamental 1 e chegar ao fundamental 2 e médio e o aluno não
aprender?", pergunta.
Uma das diferenças, segundo ela, é que até o quinto ano, o ensino é
mais focado e não há tantas disciplinas quanto até o nono ano e o ensino
médio. Ela defende uma reforma de métodos de ensino, que inclua as
novas tecnologias, a internet, e também uma revisão do currículo, do que
é ensinado em sala de aula. "O currículo é inchado, disperso, tem a
ganância de fazer com que o aluno aprenda tudo, enquanto, na verdade,
ele não aprende nada".
A Prova Brasil é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), considerado um importante indicador de qualidade
do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois anos. O
Ideb de 2013 foi divulgado pelo governo no início do mês. A meta
estimada de 4,9 para anos iniciais foi a única cumprida pelo país, que
obteve índice de 5,2. O Saeb é feito por amostragem nas redes de ensino e
tem foco na gestão dos sistemas educacionais.
http://www.atribuna.com.br/atualidades/mais-de-90-concluem-ensino-m%C3%A9dio-sem-aprendizado-adequado-de-matem%C3%A1tica-1.420589