sábado, 7 de setembro de 2019

Manifestações contra Bolsonaro ocupam ruas no '7 de setembro'

Protestos aconteceram em algumas das principais capitais do país. Manifestantes vestiram preto como sinal de luto

No mesmo horário em que começavam os desfiles de 7 de Setembro, no Parque do Anhembi, em outro ponto de São Paulo tinha início a concentração convocada por diversas lideranças de movimentos sociais e sindicais. Entre as palavras mais ouvidas estavam "Fora Bolsonaro" e "Lula livre".

Os organizadores, entre os quais União Nacional dos Estudantes UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), haviam conclamando os participantes a vestirem roupas pretas, em sinal de luto. Mas, além do preto, o vermelho - geralmente associado à esquerda -também predominava nos trajes. Da Praça Oswaldo Cruz, por volta das 11h30, o público saiu em cortejo pelas avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, até o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera.

Alimentação e exercícios são essenciais na redução de riscos da hipertensão

Sem sintomas aparentes em muitos casos, doença precisa ser diagnosticada no consultório

Presente em grande parte da população brasileira, a hipertensão é a principal causa de insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral). Os números merecem atenção: estudos recentes mostram que 30% dos brasileiros têm pressão alta. O que muita gente não sabe é que a doença é, na maioria das vezes, silenciosa. 

“Os sintomas de tontura, dor de cabeça, inchaço podem acontecer, mas não é sempre que se manifestam. Não se deve esperar ter algum sintoma para passar pela consulta médica”, alerta Leandro Echenique, cardiologista da rede do plano de saúde premium Amil One , que atua no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ministros cantam hino nacional em vídeo do 7 de setembro


Esplanada dos Ministérios, em BrasíliaEsplanada dos Ministérios, em Brasília Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 
Para marcar o 7 de Setembro, além de esquadrilha da Fumaça e desfile militar, ministros do governo gravaram o Hino Nacional em vídeo que deve ser apresentado hoje em telão em cerimônia em Brasília e distribuído nas redes sociais.