sexta-feira, 3 de maio de 2013

Devemos temer uma pandemia da nova gripe?

Especialistas debatem riscos de o vírus H7N9 se espalhar além da China

Jovem usa máscara na China, onde cem foram infectados pelo H7N9 AFP
 
Surgiu uma nova doença na área — ao menos se você mora no leste da China. Tanto tempo depois de as pessoas e a mídia perderem o interesse na gripe aviária H5N1, agora começamos a nos acostumar com um novo conjunto de letras e números. Mas devemos nos preocupar com a H7N9?

'Sim e não' resumem as respostas dos especialistas. Sim, por causa do potencial de vírus da gripe em provocar epidemias globais (pandemias). E não, porque o vírus por enquanto está confinado à China e não tem a capacidade, no momento, de ser transmitido entre humanos.

Em cerca de um mês, mais de cem pessoas foram infectadas na China. Uma em cada cinco morreu, e muitas estão hospitalizadas em estado grave. A nova gripe causa pneumonia e pode levar à falência múltipla de órgãos.

China informa sobre 27ª morte por gripe aviária H7N9
O vírus é originário de galinhas, e as pessoas que adoeceram haviam estado em feiras de animais vivos ou haviam tido contato com aves infectadas.

China intensifica medidas contra a gripe aviária
'Acho que estamos preocupados porque temos de nos preparar. Alarmados? Não. O vírus em humanos ainda está restrito a uma região chinesa', diz John McCauley, diretor de um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde na Grã-Bretanha.

— (A China) tem uma população grande, mas a infecção parece estar limitada ao contato com animais e não está se espalhando de humano para humano.

'Apocalipse' e mutações
Durante anos, infectologistas e a OMS advertiram — muitas vezes de forma apocalíptica — quanto aos perigos da H5N1. O 'H' e o 'N' do nome são as proteínas do vírus, que recebe o nome de seus diferentes subtipos. O H5N1 tem infectado e matado humanos desde 1997 — foram 628 casos e 374 mortes.

Agora, essa variação não está mais nas manchetes internacionais, mas causou oito mortes no Camboja neste ano. Apesar disso, felizmente é predominantemente uma doença aviária e não se transmite facilmente entre humanos.

Isso não significa, porém, que o H5N1 ou o H7N9 não possam proporcionar a infecção entre humanos. No ano passado, cientistas mostraram que, com cerca de cinco mutações, a gripe aviária poderia adquirir essa capacidade de transmissão.

A H7N9 já passou por duas dessas mutações, em cerca de um mês. Mas é impossível prever se esse processo continuará.

'É como jogar dados ou na loteria. No momento, limitar o número de pessoas infectadas pelo vírus é o melhor que podemos fazer para minimizar a chance de que ele cause uma pandemia', diz a professora Wendy Barclay, do Imperial College, em Londres.

Incapacidade de previsão
Especialistas em influenza oscilam no tênue limite entre alertar o público ou alarmá-lo.

'Esperamos por anos pela transmissão entre humanos do H5N1. Mas isso não significa que essa transmissão não possa ocorrer esta noite ou amanhã. Temos que ser honestos quanto à incapacidade de prever se e quando isso vai acontecer', diz o professor Jeremy Farrar, diretor de um programa do Wellcome Trust no Vietnã considerado referência em pesquisa de doenças infecciosas.

Ao contrário do H5N1, o novo vírus da gripe não adoece as aves, o que faz com que seja muito difícil identificar os bandos infectados. Especialistas internacionais elogiaram as autoridades chinesas pela forma como elas compartilharam informações a respeito da recente epidemia.

Muitos manterão seu ceticismo quanto ao risco de uma pandemia de gripe, lembrando que a crise da gripe suína de 2009 foi menos séria do que o previsto.

Mas pandemias são, historicamente, responsáveis pela morte de milhões de pessoas. Por isso, vão continuar os esforços em busca de uma vacina e na tentativa de monitorar o vírus H7N9.

 http://noticias.r7.com/saude/devemos-temer-uma-pandemia-da-nova-gripe-03052013

Veja como utilizar melhor o Outlook, sucessor do Hotmail


Foto: Reprodução
Outlook permite criar e-mails alternativos
Outlook permite criar e-mails alternativos
Lançado há cerca de dois meses, o Outlook.com é a aposta da Microsoft para continuar na liderança entre os serviços de webmail. O Hotmail, também da Microsoft, ainda lidera em número de contas, mas vem perdendo espaço principalmente para o Gmail, do Google.

Por isso, a empresa pretende, gradualmente, aposentar o Hotmail e migrar seus usuários para Outlook.com, mais moderno. No momento, a migração é opcional. Mas em breve todos os usuários do antigo serviço da Microsoft serão forçados a se transferirem para o novo.

O "Outlook.com" é muito mais do que uma simples repaginação do Hotmail. Entre as novidades estão a integração com a suíte de aplicativos Office e os 7 GB de espaço para guardar arquivos. Veja a seguir algumas dicas para usar melhor o serviço da Microsoft.

Altere seu endereço de e-mail
O Outlook.com oferece o recurso inédito de troca de endereço do e-mail, sem a necessidade de abertura de uma nova conta. Para renomear seu e-mail, faça o seguinte:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Clique em "Renomear seu endereço de email";
- Escolha o novo endereço; Clique em "Salvar";

Após alguns dias todos os dados (mensagens, contatos, arquivos no Skydrive) serão transferidos para o novo endereço. O usuário ainda poderá escolher se deseja manter o e-mail antigo numa pasta separada.

Crie e-mail alternativo
No "Outlook.com" é possível criar diferentes endereços de e-mail para a mesma conta.
Este recurso é extremamente útil para as pessoas que preferem usar remetentes diferentes de acordo com o contato (por exemplo, contatos profissionais e pessoais).
O recurso também permite a criação de endereços temporários só para realizar o cadastro em algum serviço online e depois serem apagados.

Para criar novos endereços, siga o caminho abaixo:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Clique em "Criar um endereço de email adicional para Outlook";
- Escolha um nome e uma das extensões disponíveis; Clique em "Criar um alias".

No Gmail também é possível criar outros endereços na mesma conta. Mas os destinatários sempre receberão as mensagens com o e-mail principal sendo mostrado como remetente. Já no "Outlook.com", o usuário é quem escolhe qual dos endereços criados deverá aparecer.

Receba mensagens de outro e-mail
Por mais que se tente, nem sempre todas as pessoas ficam sabendo do seu novo e-mail e continuam a enviar mensagens para o antigo. Pensando nisso e em unificar suas caixas de entrada, o Outlook.com oferece um recurso para o recebimento de mensagens de outros webmails, como Gmail e Yahoo! Mail. Basta que o antigo webmail esteja com a opção de redirecionamento POP habilitada.

Para adicionar contas de e-mails ao Outlook.com, sigas os passos abaixo:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Clique em "Enviando/recebendo emails de outras contas";
- Clique em "Adicione uma conta de email" em " Você pode receber emails destas contas".

Use o Skydrive para anexos pesados
Muitos webmails limitam o tamanho de anexos que podem ser enviados numa mensagem. No Outlook.com quando um arquivo anexado ultrapassa 25 MB, automaticamente ele será carregado para o Skydrive e o anexo da mensagem será substituído por um link para download deste arquivo. O tamanho máximo permitido de um único arquivo passará para 2 GB.

Este recurso traz consigo dois benefícios. O primeiro é que não é necessário carregar novamente o arquivo para enviá-lo a outras pessoas. O segundo é que o remetente não sobrecarregará a caixa postal dos destinatários com um arquivo grande.

Para ativar ou desativar este recurso siga os passos abaixo:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Selecione "Anexos" em "Escrevendo email";
- Escolha entre ativar, desativar ou deixar que o "Outlook.com" escolha por você a melhor opção na hora do envio;
- Clique em "Salvar".

Recuperar e-mails apagados
Também presente em outros serviços de webmail, o recurso de recuperação de mensagens excluídas está presente no Outlook.com.

Para ativá-lo faça o seguinte:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Clique em "Configurações avançadas de privacidade";
- Marque "Permitir que eu recupere mensagens excluídas."; Clique em "Salvar".

Ações instantâneas
O "Outlook.com" dispensa a necessidade de selecionar ou abrir uma mensagem para apagá-la ou aplicar outras ações. Basta usar um dos ícones correspondentes as ações desejadas. Eles surgem ao lado do título da mensagem quando o mouse está sobre ela.

Para personalizar os ícones do recurso de "Ações instantâneas", siga a instrução abaixo:
- Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Selecione "Ações instantâneas" em" Personalizando o Outlook";
- Defina quais ações devem aparecer no ícone; Clique em "Salvar".

Integração com redes sociais
Existe um recurso que integra o "Outlook.com" com o Facebook e o Twitter. Quando ele é ativado, o Outlook passa a exibir atualizações de contatos nessas redes sociais. A lista de contatos é automaticamente atualizada quando novos amigos ou seguidores são adicionados.
O recurso permite ainda conversar em tempo real com contatos do Facebook e do Skype (em breve).

Para ativar este recurso faça o seguinte:
Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito;
- Selecione "Mais configurações de email";
- Selecione "Conteúdo de redes de terceiros" em "Lendo email";
- Configure as opções oferecidas conforme desejado; Clique em "Salvar".
1 / 1
Outlook permite recuperar mensagens antigas / Reprodução
 
×
 http://www.tribunahoje.com/noticia/62573/tecnologia/2013/05/03/veja-como-utilizar-melhor-o-outlook-sucessor-do-hotmail.html

Robô simula parada cardíaca e tosse e ajuda em aula de enfermagem no RS

Simulador também pode ter sangramento e pupilas dilatadas ou fechadas. Investimento está mudando a forma de ensinar e também de aprender.

Robô que simula paciente doente ajuda em aulas de enfermagem no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Robô ajuda em aulas da Feevale, no Vale do Sinos (Foto: Reprodução/RBS TV)
Uma tecnologia que veio da Europa está revolucionando o ensino da enfermagem da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo no Vale do Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os estudantes estão aprendendo com um robô, que fica com a doença que os professores desejarem.

O boneco, que simula um ser humano, chega à aula com muita tosse. Com a suspeita de gripe A e a saúde piorando, ele começa a suar, respira com dificuldade e precisa ser entubado às pressas. Enquanto isso, o monitor vai indicando que o quadro clínico é preocupante. Após uma parada cardíaca, é preciso que a equipe se mobilize para tentar reanimá-lo com mãos ou choque elétrico, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (confira no vídeo).

O robô também pode ter sangramento, pupilas dilatadas ou fechadas e inchaço na língua. Tudo vai depender do tipo de aula que os alunos vão receber, como explica a professora Tatiana Matos, responsável por controlar o simulador humano por computador. “Nós conseguimos fazer a alteração da frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação. Conseguimos também fazer ele suar, ter convulsões, rigidez de nuca. Há várias simulações e vários cenários que fazem com que a gente interaja com a teoria”, conta a professora.

A tecnologia foi importada da Noruega. Segundo os beneficiados, o investimento está mudando a forma de ensinar e também de aprender. “Tenho certeza que ao me deparar com as situações que eu presenciei em aula, eu vou conseguir prestar uma assistência muito mais segura e muito mais assertiva”, diz a estudante Cassiane Prestes da Silveira.

Com a prática, os alunos saem melhor preparados, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade, Caren Mello Guimarães. “Nós vemos mais preparo do aluno para atuar em situações práticas, junto com o professor no dia a dia dos hospitais. E também vemos mais segurança desse aluno para atuar nas instituições”.
 
 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/robo-simula-parada-cardiaca-e-tosse-e-ajuda-em-aula-de-enfermagem-no-rs.html

Barbosa critica foro privilegiado de políticos no Brasil

  • Presidente do STF também reclamou do excesso de recursos aos quais condenados têm acesso
  • Ministro participa de congresso sobre liberdade de imprensa na Costa Rica.

SÃO JOSÉ , COSTA RICA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou nesta sexta-feira o excesso de recursos judiciais ao qual condenados têm acesso no Brasil, o tratamento privilegiado que a Justiça dá aos políticos e as chances desiguais que poderosos têm em um processo, em comparação a pobres e negros. Para Barbosa, o Judiciário condena muito os desvalidos, mas deixa impunes os mais abastados. Os comentários foram feitos em um debate ocorrido durante um congresso da Unesco sobre liberdade de imprensa em São José, capital da Costa Rica.

— O Brasil, como a maior parte da América Latina, tem problemas culturais para resolver que impactam no Judiciário. Por exemplo, a concepção equivocada de igualdade. As pessoas são tratadas de forma diferente de acordo com seu status, sua cor de pele e o dinheiro que têm. Tudo isso tem um papel enorme no sistema judicial e, especialmente, na impunidade — declarou.

Barbosa também criticou a falta de transparência no processo judicial. Segundo ele, é comum que políticos e advogados influentes conversem reservadamente com os juízes e demais operadores do direito.

— Um dos principais problemas que vejo no Brasil é a falta de transparência no processo judicial, algo anti ético e forte que existe em todo o sistema. Uma pessoa poderosa pode contratar um advogado poderoso, com conexões no Judiciário. Ele pode ter contatos com juízes sem nenhum controle do Ministério Público ou da sociedade. Depois vêm as decisões surpreendentes: uma pessoa acusada de cometer um crime é deixada em liberdade. E não é deixada em liberdade por argumentos legais, mais por essa falta de transparência das comunicações — protestou.

Ele elogiou uma decisão recente da Argentina que proíbe o contato privado de advogados com juízes sem a presença de outras partes interessadas no processo. No STF, Barbosa é o ministro que menos recebe advogados – e, frequentemente, é criticado por esse comportamento. Para o ministro, esse tipo de audiência só é possível quando os defensores de todas as partes envolvidas na causa estão presentes – o que, na maioria das vezes, inviabiliza os encontros.

— No Brasil esse tipo de comportamento (de ter comunicações transparentes) é mal visto. Essa é uma boa explicação para a impunidade de alguns tipos de criminalidade, porque o Brasil é um país que pune muito os pobres, os negros e pessoas sem conexões — declarou.

Ministro ataca privilégio de parlamentares
Barbosa também atacou o foro privilegiado. Pela Constituição Federal, deputados federais, senadores e ministros de Estado devem ser julgados pelo STF. Governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). E prefeitos, pelos Tribunais de Justiça.

— Há uma razão para explicar a impunidade no nosso país. No Brasil, tem algo chamado foro privilegiado. Se um prefeito é acusado de um crime, ele não terá o caso dele julgado por um juiz comum. O caso dele será decidido por um tribunal de apelação. Se o acusado é um membro do Congresso, o caso será decidido pela Suprema Corte, que tem 60 mil casos aguardando julgamento, casos que afetam a sociedade, e não tem tempo algum para decidir processos criminais — afirmou.
Para ele, o excesso de recursos também estimula a impunidade no Brasil.

— Um caso envolvendo duas ou três pessoas não é concluído no Brasil em menos de cinco, sete, às vezes dez anos, dependendo do status social da pessoa.

Barbosa também criticou a falta de transparência no processo judicial. Segundo ele, é comum que políticos e advogados influentes conversem reservadamente com os juízes e demais operadores do direito.

— Um dos principais problemas que vejo no Brasil é a falta de transparência no processo judicial, algo anti ético e forte que existe em todo o sistema. Uma pessoa poderosa pode contratar um advogado poderoso, com conexões no Judiciário. Ele pode ter contatos com juízes sem nenhum controle do Ministério Público ou da sociedade. Depois vêm as decisões surpreendentes: uma pessoa acusada de cometer um crime é deixada em liberdade. E não é deixada em liberdade por argumentos legais, mais por essa falta de transparência das comunicações — protestou.

Ele elogiou uma decisão recente da Argentina que proíbe o contato privado de advogados com juízes sem a presença de outras partes interessadas no processo. No STF, Barbosa é o ministro que menos recebe advogados – e, frequentemente, é criticado por esse comportamento. Para o ministro, esse tipo de audiência só é possível quando os defensores de todas as partes envolvidas na causa estão presentes – o que, na maioria das vezes, inviabiliza os encontros.

— No Brasil esse tipo de comportamento (de ter comunicações transparentes) é mal visto. Essa é uma boa explicação para a impunidade de alguns tipos de criminalidade, porque o Brasil é um país que pune muito os pobres, os negros e pessoas sem conexões — declarou.

Ministro ataca privilégio de parlamentares
Barbosa também atacou o foro privilegiado. Pela Constituição Federal, deputados federais, senadores e ministros de Estado devem ser julgados pelo STF. Governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). E prefeitos, pelos Tribunais de Justiça.

— Há uma razão para explicar a impunidade no nosso país. No Brasil, tem algo chamado foro privilegiado. Se um prefeito é acusado de um crime, ele não terá o caso dele julgado por um juiz comum. O caso dele será decidido por um tribunal de apelação. Se o acusado é um membro do Congresso, o caso será decidido pela Suprema Corte, que tem 60 mil casos aguardando julgamento, casos que afetam a sociedade, e não tem tempo algum para decidir processos criminais — afirmou.
Para ele, o excesso de recursos também estimula a impunidade no Brasil.

— Um caso envolvendo duas ou três pessoas não é concluído no Brasil em menos de cinco, sete, às vezes dez anos, dependendo do status social da pessoa.

http://oglobo.globo.com/pais/barbosa-critica-foro-privilegiado-de-politicos-no-brasil-8283216

Investigados por fraude ambiental no RS deixam o Presídio Central

Justiça negou prorrogação de prisão e mandou soltar 10 suspeitos. Dos 18 presos na Operação Concutare, 10 permaneciam no Central.

Berfran Rosado, ex-secretário do meio ambiente do RS  (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS) 
Um dos presos na operação da Polícia Federal, ex-secretário estadual do Meio Ambiente,
Berfran Rosado (E) deixa o Presídio Central de Porto Alegre  (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)
 
Todos os investigados na Operação Concutare da Polícia Federal (PF) que permaneciam presos deixaram o Presídio Central de Porto Alegre no início da noite desta sexta-feira (3). A liberação foi determinada durante a tarde pela Justiça, que negou o pedido de prorrogação da prisão temporária.

Dos 18 suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção para a concessão de licenças ambientais presos na segunda-feira (29), 10 permaneciam no Presídio Central. Soltos, eles deixaram o local rapidamente, sem falar com a imprensa, alguns cobrindo os rostos. 

A prisão temporária de 10 investigados vencia nesta sexta-feira (3). Ao analisar o pedido de prorrogação feito pela PF, a juíza Karine da Silva Cordeiro, da 1ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre, contrariou o parecer do Ministério Público Federal (MPF) e mandou soltar todos. Ela considerou que não havia motivos para a manutenção das prisões.
Pouco depois da ordem de soltura, os delegados responsáveis pela Operação Concutare lamentaram a decisão, em uma entrevista coletiva. Eles disseram que, em liberdade, os investigados podem pressionar testemunhas ou mesmo destruir provas.

“Tenho quase certeza disso (que os suspeitos vão tentar interferir na investigação). É bem provável que vai haver força em cima de determinadas testemunhas”, afirmou o delegado Roger Cardoso.

Na próxima semana, a PF vai intensificar os depoimentos. Entre suspeitos e testemunhas, cerca de 70 pessoas devem ser ouvidas, segundo os delegados. Com a chegada de especialistas, começará também a perícia em empreendimentos. A intenção é saber o tamanho do dano que a fraude pode ter causado ao meio ambiente.

Nesta sexta-feira, a PF informou que 22 pessoas já foram indiciadas por participação na fraude ambiental. O delegado Cardoso, no entanto, diz que esse número deve chegar próximo de 50. A PF espera concluir as investigações até o dia 25.

 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/investigados-por-fraude-ambientel-no-rs-deixam-o-presidio-central.html

STF oficializa absolvição de 12 réus no processo do mensalão

Doze réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foram oficialmente absolvidos hoje (3). A informação foi divulgada no sistema de acompanhamento processual do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso dos réus “está transitado em julgado”, já que o Ministério Público Federal (MPF) não recorreu da decisão até ontem (2), quando terminou o prazo para os embargos declaratórios na Suprema Corte.

A decisão garante a absolvição do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto Pereira; do  ex-chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, José Luiz Alves; do ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Luiz Gushiken; da gerente financeira da SMP&B, Geiza Dias dos Santos; da ex-assessora parlamentar, Anita Leocádia Pereira da Costa; do ex-assessor do PL, Antônio de Pádua de Souza Lamas; da ex-vice presidente do Banco Rural, Ayanna Tenório Tôrres de Jesus; do publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes Silveira; e dos ex-deputados João Magno (PT-MG), Paulo Rocha (PT-PA) e Professor Luizinho (PT-SP).

Ontem, mesmo sem ter sido condenado pelo STF, o empresário Carlos Alberto Quaglia recorreu da decisão. Seu caso foi encaminhado para a Justiça Federal de primeira instância logo no início do julgamento porque houve problemas processuais na tramitação no Supremo. Para o defensor público-geral Haman Tabosa e Córdova, a Corte deve extinguir a acusação de formação de quadrilha, pois os demais réus acusados do mesmo crime foram absolvidos.

Além de Quaglia, todos os 25 réus condenados no julgamento apresentaram recursos ao STF. Os embargos declaratórios agora serão encaminhados ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele terá dez dias para se pronunciar. Depois dessa etapa, o relator e presidente do STF, Joaquim Barbosa, reúne todas as informações e prepara os recursos para levar a plenário. Barbosa informou que deve começar a avaliar os recursos a partir da próxima semana.

Após o julgamento dos embargos declaratórios, os condenados podem apresentar outro tipo de recurso, os embargos infringentes. Segundo o Regimento Interno do STF, os recursos que permitem pedido de novo julgamento só podem ser usados quando existem ao menos quatro votos pela absolvição. Os ministros ainda não decidiram se esse recurso é admissível, pois alguns acreditam que a ferramenta foi suprimida pela legislação comum.

Dos 40 réus iniciais, três não chegaram a passar pelo julgamento. Dos 37 julgados, 25 foram condenados e 12 absolvidos. A Corte decidiu que 11 deles devem cumprir a pena em regime inicialmente fechado, 11 em regime semiaberto, um em regime aberto e dois tiveram a pena substituída por medidas restritivas de direito, como pagamento de multa e proibição de exercício de função pública. Ao todo, as condenações somaram 273 anos, três meses e quatro dias de prisão, e as multas superaram R$ 20 milhões em valores ainda não atualizados.

 http://www.bemparana.com.br/noticia/256505/stf-oficializa-absolvicao-de-12-reus-no-processo-do-mensalao

4,6 milhões ficam fora de nova lei dos domésticos, aprovada há um mês

A nova lei dos domésticos completa um mês em vigor. 

Uma grande parcela dos trabalhadores, -4,6 milhões, ou 70% do total de domésticos do país-, porém, está à margem de qualquer benefício estabelecido pelas novas regras: são os que não têm carteira assinada.
Editoria de Arte/Folhapress
A Folha conversou com domésticos que trabalham pelo menos três dias por semana na mesma residência e, apesar disso, não têm registro. Dos entrevistados, só uma doméstica aceitou ser identificada na reportagem. 

A maioria, pela fragilidade da relação trabalhista, tem medo de se expor. 

"Pedi muito, mas meu patrão não quis me dar o registro", diz Marcilene da Silva, 28 anos, de Porto Nacional, no Tocantins, que ganha R$ 335 ao mês trabalhando três vezes por semana, quatro horas por dia, para uma família. 

"Já dormi no serviço, de segunda a sábado, mas nem assim tive registro", afirma, destacando que os direitos "fariam muita diferença". 

Há casos, porém, em que o empregado rejeita a carteira. 

Muitos afirmam que a profissão não é valorizada e sentem vergonha de ter essa marca no documento. Outros temem ter a carteira retida pelo empregador caso desejem sair do trabalho, ou anotações negativas no documento. 

Por fim, há relatos de domésticos que recebem benefícios do governo e preferem continuar na informalidade para mantê-los. 

Ruy Braga, professor da USP e especialista em sociologia do trabalho, diz que o alto grau de informalidade é um problema cultural. "Não se reconhece o doméstico como portador de direitos. Por lei, a responsabilidade da formalização é do empregador."


A nova lei dos domésticos completa um mês em vigor.
Veja o que já depende de regulamentação na lei dos domésticos
Uma grande parcela dos trabalhadores, -4,6 milhões, ou 70% do total de domésticos do país-, porém, está à margem de qualquer benefício estabelecido pelas novas regras: são os que não têm carteira assinada.
Editoria de Arte/Folhapress
A Folha conversou com domésticos que trabalham pelo menos três dias por semana na mesma residência e, apesar disso, não têm registro. Dos entrevistados, só uma doméstica aceitou ser identificada na reportagem. 

A maioria, pela fragilidade da relação trabalhista, tem medo de se expor.
"Pedi muito, mas meu patrão não quis me dar o registro", diz Marcilene da Silva, 28 anos, de Porto Nacional, no Tocantins, que ganha R$ 335 ao mês trabalhando três vezes por semana, quatro horas por dia, para uma família. 

"Já dormi no serviço, de segunda a sábado, mas nem assim tive registro", afirma, destacando que os direitos "fariam muita diferença". 

Há casos, porém, em que o empregado rejeita a carteira.
Muitos afirmam que a profissão não é valorizada e sentem vergonha de ter essa marca no documento. Outros temem ter a carteira retida pelo empregador caso desejem sair do trabalho, ou anotações negativas no documento. 

Por fim, há relatos de domésticos que recebem benefícios do governo e preferem continuar na informalidade para mantê-los. 

Ruy Braga, professor da USP e especialista em sociologia do trabalho, diz que o alto grau de informalidade é um problema cultural. "Não se reconhece o doméstico como portador de direitos. Por lei, a responsabilidade da formalização é do empregador."

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1272536-46-milhoes-ficam-fora-de-nova-lei-dos-domesticos-aprovado-ha-um-mes.shtml

MPF reafirma validade de vídeos que flagraram Arruda

O Ministério Público Federal reiterou a validade dos vídeos gravados por Durval Barbosa que culminaram na operação Caixa de Pandora, responsável pela prisão temporária do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Parecer assinado pela subprocuradora da República Raquel Dodge e enviado ao Superior Tribunal de Justiça no fim de abril rebate os argumentos das defesas dos acusados e pede o recebimento integral da denúncia. Arruda foi denunciado por quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Segundo o MPF, ele pôs em prática um esquema ilícito de 'dominação da máquina administrativa e de seus uso para fins criminosos'. Arruda nega ilegalidades.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lista inclui Brasil entre países de maior impunidade em crimes contra imprensa

O Brasil ocupa o 10º lugar na lista de doze países com elevado índice de impunidade para casos de jornalistas assassinados, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira em Nova York, véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Iraque, Somália e Filipinas lideram a lista divulgada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, em inglês), que tem como maior novidade a inclusão da Nigéria. Na América Latina, além do Brasil, Colômbia e México também integram o triste ranking.

O índice de impunidade anual do CPJ identifica os países onde jornalistas são assassinados e onde os governos fracassam em sua tentativa de resolver os crimes. Ele reúne casos de 2003 até o fim de 2012 e apenas os países com cinco ou mais casos sem solução são incluídos.

A análise do CPJ indica que a violência contra a imprensa se intensificou no Brasil. Apesar de estarem à frente, países como Colômbia (5º) e México (7º) tiveram uma queda no número de assassinatos de jornalistas.

No caso do Brasil, o CPJ aponta uma série de assassinatos que não foram esclarecidos nos últimos três anos, em particular de blogueiros e jornalistas de meios de comunicação digitais de Estados do interior do País. Por isso, depois de ter saído do índice de impunidade em 2010, o Brasil voltou, já que a situação atual "demonstrou que os avanços foram ilusórios" e ainda existem nove assassinatos sem solução.

"As forças da polícia e do Poder Judiciário, principalmente em pequenas cidades, são muito vulneráveis às pressões de poderosos grupos locais", afirmou Veridiana Sedeh, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, citada no relatório do CPJ. "Inclusive existem casos nos quais as próprias autoridades cometem os crimes e posteriormente impõem obstáculos para as investigações", acrescentou.

Colômbia
Conhecida pelos conflitos armados internos e por ser uma das principais rotas de drogas no mundo, a vizinha Colômbia "conquistou avanços sustentados" em matéria de segurança, já que nenhum jornalista foi assassinado por seu trabalho desde 2010, embora os progressos tenham sido mais modestos na resolução de crimes de repórteres, com oito casos impunes.

"As melhorias no clima de segurança em geral superaram os avanços no âmbito judicial", disse Carlos Cortez, um dos fundadores da organização colombiana Fundação para a Liberdade de Imprensa, também citado no relatório.

O México, por sua vez, fracassou completamente na punição dos responsáveis por 15 assassinatos de repórteres nos últimos dez anos e tem um índice de impunidade de 90% para os crimes de jornalistas.
O CPJ indica que os assassinatos de jornalistas diminuíram levemente nos últimos três anos, mas que isso se deve, em parte, "à autocensura que se estabeleceu praticamente em todos os cantos do país, fora da capital".

Dez dos 12 países que aparecem no Índice de Impunidade têm se mantido na lista desde que o CPJ começou a realizar as estatísticas, em 2008. A Nigéria, incluída pela primeira vez, e o Brasil, que se ausentou por um ano, são as exceções.

Alvos
Os jornalistas locais foram as vítimas na grande maioria dos casos não resolvidos que aparecem no índice (254 sobre 265 assassinatos), com as coberturas de política e corrupção como as mais arriscadas (50% dos crimes).

Apesar do alto número de mortes de jornalistas, a Síria não aparece no índice. As investigações do CPJ mostram que a grande maioria das vítimas morreu em incidentes de fogo cruzado relacionados aos combates. 

O CPJ é uma organização independente com sede em Nova York e que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo. Em fevereiro, o Comitê havia divulgado um relatório no qual apontava que Brasil e Equador estavam na lista de dez países do mundo onde a liberdade de imprensa corre perigo.

http://noticias.terra.com.br/brasil/lista-inclui-brasil-entre-paises-de-maior-impunidade-em-crimes-contra-imprensa,09a5fbdce8b5e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Réus recorrem para reduzir pena, republicar acórdão e mudar relator

 

Todos os 25 condenados no julgamento do mensalão apresentaram recurso.
Réus querem evitar que Joaquim Barbosa seja o relator dos recursos..

Os principais pedidos dos recursos apresentados nestas quarta (1) e quinta (2) pelos 25 condenados no processo do mensalão são um novo relator para análise dos embargos (tipos de recursos contra condenações), redução de penas definidas pelo plenário e a republicação do acórdão, documento que detalha as decisões do julgamento – veja na tabela abaixo o argumento da defesa de cada réu.

Cinco condenados pediram que Joaquim Barbosa deixe de ser relator – o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o delator do esquema, Roberto Jefferson, o ex-sócio de Marcos Valério Ramon Hollerbach, o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado e o deputado federal Pedro Henry.

Os defensores afirmam que, como Joaquim Barbosa assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), deve deixar a relatoria. O ministro Ricardo Lewandowski disse na noite desta quinta que a decisão sobre uma eventual mudança de relator deverá ser tomada pelo plenário.

Quase todos os réus pedem penas menores e questionam o acórdão em razão de dois ministros – Celso de Mello e Luiz Fux – terem retirado do texto mais de 1,3 mil falas proferidas durante o julgamento.

Todos os 37 réus - inclusive os absolvidos, que poderiam questionar partes do texto do acordão, tiveram dez dias para recorrer, desde a publicação do acórdão, em 23 de abril.
Após quatro meses e meio, em 53 sessões, o STF concluiu no dia 17 de dezembro de 2012 o julgamento do processo.
O tribunal concluiu que existiu um esquema de compra de votos no Congresso durante os primeiros anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros do STF viram desvio de dinheiro público, de contratos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil, para abastecer o esquema criminoso.





http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2013/05/reus-recorrem-para-reduzir-pena-republicar-acordao-e-mudar-relator.html


































































































Estudo diz que prótese de silicone dificulta identificar câncer de mama

Prótese pode atrapalhar diagnóstico em exames como raio x e mamografia.
No entanto, implante pode facilitar a detecção manual dos tumores.

Um estudo canadense divulgado nesta quarta-feira (1º) na publicação britânica “British Medical Journal” sugere que implantes de silicone no seio de mulheres pode dificultar o diagnóstico de câncer de mama, reduzindo as chances de cura devido à demora na descoberta da doença.

De acordo com a pesquisa, as próteses não são as causadoras dos tumores, mas dificultam o diagnóstico do câncer em seus estágios iniciais. Os autores, o epidemiologista Eric Lavigne e o professor Jacques Brisson, ambos da Universidade de Quebec, analisaram os resultados de 12 estudos publicados desde 1993 nos Estados Unidos, Canadá e no Norte da Europa.

Eles concluíram que mulheres com silicone tem 26% mais chances de serem diagnosticadas com câncer nos estágios avançados da doença - justamente porque a prótese impediu o diagnóstico no estágio inicial. Uma análise de cinco estudos mostrou que a chance de morte entre pacientes com prótese aumenta 38%.

A investigação científica mostra que o silicone pode impedir a descoberta do câncer em exames como o de raio x o e mamografia. No entanto, o implante pode facilitar a detecção manual dos tumores, já que fornece uma superfície contra a qual o nódulo se apoia.

Os canadenses defendem a necessidade de mais estudos para investigar os efeitos a longo prazo dos implantes cosméticos de mama na identificação e prognóstico de câncer.

Próteses estão mais populares
As próteses de mama foram criadas nos anos 1960 por um cirurgião inglês e, na época, eram mais duras e redondas, feitas de silicone líquido e material sintético. Até o início dos anos 2000, os modelos mais vendidos não chegavam a 200 ml. Hoje, os mais pedidos e usados são os de perfil alto e 300 ml. E há também os implantes ajustáveis.

O maior problema, em geral, é uma rejeição do organismo da mulher. Por isso, a cirurgia precisa ser feita com um profissional qualificado. A grande oferta tem ajudado a baixar o preço médio dos implantes, que hoje já podem ser pagos em até 12 parcelas e saem em torno de R$ 1.400, correspondendo a cerca de um terço do valor da cirurgia (R$ 4.200).
Arte Silicone (Foto: Editoria de Arte/G1)

Black Sabbath anuncia datas de shows no Brasil

Ozzy Osbourne se apresenta com o Black Sabbath no Lollapalooza. A banda foi a atração principal do primeiro dia do festival (3/8/12) Steve C. Mitchell/Invision/AP

Com Ozzy Osbourne, a banda toca em 9, 11 e 13 de outubro em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Venda de ingresssos começa em 6 de maio

Ozzy Osbourne
(Jeff Gross/Getty)
 
A produtora Time For Fun (T4F) divulgou as datas e locais das apresentações da banda Black Sabbath no Brasil. Os músicos tocam no dia 9 de outubro em Porto Alegre (Estacionamento da Fiergs), dia 11 em São Paulo (Campo de Marte) e dia 13 no Rio de Janeiro (Praça da Apoteose). Será a primeira passagem do grupo pelo Brasil com sua formação original: Ozzy Osbourne nos vocais, Tony Iommi na guitarra e Geezer Butler no baixo. Só ficou de fora o baterista Bill Ward, que não quis participar da turnê de reencontro da banda.

Os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, nas bilheterias oficiais das casas de shows, pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o território nacional), no site da Tickets For Fun e nos pontos de vendas autorizados pela T4F. Os valores variam entre 180 e 600 reais. 

Os shows terão participação especial da banda de metal Megadeth, que acompanhará o Black Sabbath em sua passagem pela América Latina. No Brasil, o grupo de Ozzy Osbourne vai  apresentar as canções do disco 13, com lançamento previsto para junho.

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/black-sabbath-anuncia-datas-de-shows-no-brasil

Cientistas criam anúncios onde consumidores podem comprar com os próprios olhos

Cientistas da Universidade de Lancaster criaram um sistema de personalização de anúncios de lojas baseado na movimentação dos olhos humanos. O sistema que até o momento é chamado de Sideways, usa um aplicativo com câmeras que identifica e localiza a movimentação de olhos e rostos
Por: Rafaela Pozzebon | Data: 02/05/2013 11:10
Cientistas da Universidade de Lancaster criaram um sistema de personalização de anúncios de lojas baseado na movimentação dos olhos humanos. O sistema que até o momento é chamado de Sideways, usa um aplicativo com câmeras que identifica e localiza a movimentação de olhos e rostos, permitindo assim que monitores de TV troquem as imagens dos anúncios conforme o interesse do cliente na hora de comprar.

De acordo com as informações repassadas pelos inventores a BBC, o novo sistema de personalização de anúncios poderá ser usada em lojas dentro de no mínimo 5 anos e assim clientes serão capazes de usar os próprios olhos para controlar o conteúdo nas telas, checando cada item dentro da lista de produtos.

Para Andreas Bulling, um dos criadores do projeto, disse a BBC que, “Usamos uma câmera instalada próximo a tela e assim não precisamos de nenhum equipamento extra para que o sistema detecte os rostos das pessoas e mostre a elas onde os olhos estão prestando atenção”.

Tal projeto fora desenvolvido por Bulling e mais dois colegas da Escola de Computação e Comunicação da Universidade de Lancaster e para o cientista o monitoramento através do olhar é um assunto bastante interessante onde declara que, “Espero que a tecnologia esteja disponível em pouquíssimo tempo e assim facilitará as compras dos clientes” “mas vale uma ressalva ai”, diz Bulling, “o projeto só dará certo se os consumidores estiverem cientes de que essa nova tecnologia está em funcionamento, pois questões de privacidade poderão ser levantadas”, completa o cientista.

 http://www.oficinadanet.com.br/post/10563-cientistas-criam-anuncios-onde-consumidores-podem-comprar-com-os-proprios-olhos

Enfarte mata sindicalista que desafiou a Ditadura

São Paulo (AE) - Conhecido por comandar a primeira grande greve contra a ditadura - a dos metalúrgicos de Osasco, em julho de 1968 -, morreu ontem em São Paulo, aos 65 anos, o líder sindical José Ibrahim. Depois de uma quarta-feira movimentada, em que esteve no palanque do 1º de Maio no Campo de Bagatelle e à noite viu o jogo do Corinthians contra o Boca Juniors, Ibrahim teve um enfarte enquanto dormia em sua casa, em Pinheiros. Ibrahim, que deixa a mulher e um filho, está sendo velado na Assembleia Legislativa e será sepultado nesta sexta-feira à tarde no Cemitério Bela Vista, em Osasco.

Um de seus primeiros aliados no movimento sindical, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota de pesar na qual afirma que ele “atuou para organizar os trabalhadores de Osasco e, defendendo seus ideais, enfrentou a prisão e o exílio”. De volta ao Brasil, prossegue Lula, Ibrahim “ajudou a fundar o PT e seguiu militando no movimento sindical até o fim de sua vida”.

Em outra nota, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Jorge Nazareno, completa a história: “Se não houvesse Osasco de 1968 não haveria o ABC de 1978” - onde Lula comandou seguidas greves que desembocaram dois anos depois na fundação do PT. Para Nazareno, a greve de Osasco foi “o grande marco” na resistência ao regime militar.

Esse papel determinou os 45 anos seguintes de sua vida. Demitido após a greve, Ibrahim entrou para a luta clandestina contra a ditadura. Filiado à Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), ele foi preso, torturado e, em 1969, libertado - ao lado de outros 14 presos políticos - em troca do embaixador americano Charles Elbrick. Exilado, viveu 10 anos em Cuba, México e Chile.


 http://tribunadonorte.com.br/noticia/enfarte-mata-sindicalista-que-desafiou-a-ditadura/249282

Mulher desfigurada revela novo rosto

Uma norte-americana que ficou desfigurada na sequência de um ataque com lixívia de uso industrial, pelo ex-marido, mostra agora o novo rosto ao mundo, esperando servir de inspiração para outras mulheres em situação semelhante. 

O novo rosto de Carmen Tarleton

A vida de Carmen Tarleton, agora com 44 anos, mudou em 2007. A partir daí, e durante quatro anos, viveu um pesadelo: o ataque com lixívia deixou-a tão desfigurada que as crianças fugiam dela e as televisões, quando falavam do seu caso, avisam que as imagens podiam perturbar os telespectadores mais sensíveis. Mas em 2011, um cirurgião plástico do Hospital de Boston, que tinha feito o primeiro transplante faciual nos EUA, sugeriu aplicar a mesma técnica em Carmen.

A ideia perturbou-a: "viver com a cara de outra pessoa?" Mas não tardou até concordar. Desse momento até agora, percorreu um longo percurso que envolveu 14 meses à espera de um dador, cirurgias e tratamentos. Esta quarta-feira, mostrou ao mundo, em conferência de imprensa, o seu novo rosto.

Os médicos recordam que quando deu entrada no hospital, Carmen Tarleton tinha queimaduras profundas em mais de 80% do corpo.

http://visao.sapo.pt/mulher-desfigurada-revela-novo-rosto=f727097

Apresentador admite ter abusado sexualmente de 14 meninas

Stuart Hall admite abusos sexuais a 13 menores
 LONDRES, REINO UNIDO, 2 de maio (Folhapress) - O apresentador de TV britânico Stuart Hall, 83, admitiu ter abusado sexualmente de 14 meninas de 9 e 17 anos de idade, entre 1967 e 1985.

A informação foi divulgada hoje durante seu julgamento por acusações de pedofilia num tribunal de Preston, no norte da Inglaterra.

Hall vai permanecer em liberdade até a leitura da sentença, em 17 de junho. Ele deixou o tribunal sem falar. Seu advogado disse que ele pede perdão às vítimas.

Há dois meses, o apresentador se disse inocente e chamou as acusações eram "caluniosas, cruéis e espúrias". Ele também pôs em dúvida a demora para os casos virem à tona.

Hall é um dos rostos mais conhecidos da TV britânica. Atuou na BBC durante 53 anos em diferentes funções, como repórter, apresentador de programas de variedades e comentarista esportivo.

No fim de 2011, ele foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª com a Ordem do Império Britânico. Quando as acusações foram divulgadas, no fim do ano passado, a BBC o suspendeu de suas funções até que o caso fosse esclarecido.

Caso James Savile
No ano passado, outro escândalo de pedofilia envolvendo o ex-apresentador da BBC James Savile (1926-2011) chocou o Reino Unido. Segundo a polícia londrina, ele teria sido responsável por 450 casos de abuso sexual de menores e adultos.

As acusações só vieram à tona depois de sua morte. A BBC foi acusada de encobrir o caso quando já tinha informações suficientes para divulgá-lo, e dois editores do programa "Newsnight" foram substituídos. 

http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/mundo/1,24234,02,05,apresentador-admite-ter-abusado-sexualmente-de-14-meninas.shtml

Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer, morre aos 49 anos


 
O thrash metal está de luto. O guitarrista Jeff Hanneman, do Slayer, morreu na última quinta-feira (2), nos Estados Unidos. A notícia do falecimento foi publicada na página oficial da banda, no Facebook.

“O Slayer está devastado em informar que seu colega e irmão, Jeff Hanneman, morreu por volta das 11h desta manhã, próximo à sua casa, no sul da Califórnia. Hanneman estava em um hospital local quando sofreu uma insuficiência hepática. Ele deixa a esposa Kathy, a irmã Kathy e os irmãos Michael e Larry. Sua falta será profundamente sentida.

Nosso irmão Jeff Hanneman, descanse em paz (1964 – 2013)”
Hannenam estava afastado do Slayer desde 2011, quando uma infecção chamada fasciite necrosante, causada por uma picada de aranha, causou sérias complicações na saúde do músico.

A doença, que consumia os tecidos subcutâneos, quase levou à amputação do braço do guitarrista, que ficou em coma induzido e recebeu enxertos de pele para conseguir fazer a reabilitação na fisioterapia. Ainda não se sabe exatamente até que ponto as limitações na vida de Jeff, causadas pela infecção, levaram ao seu falecimento.

O guitarrista tinha 49 anos e foi um dos fundadores de uma das bandas mais influentes do thrash metal. Ele foi coautor de algumas das músicas mais marcantes da carreira do Slayer, como “Angel of Death“.

A atual formação da banda conta com Tom Araya (baixo e vocais) e Kerry King (guitarra), além de Gary Holt (guitarra) e Jon Dett (bateria) que participam da turnê dos metaleiros. O Slayer é uma das atrações do Rock in Rio, com show marcado no dia 22 de setembro, e também tocará este ano em São Paulo e Curitiba, ao lado do Iron Maiden.

 http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/55987-jeff-hanneman-guitarrista-do-slayer-morre-aos-49-anos.html