quinta-feira, 11 de março de 2021

Gilmar Mendes rebate declaração de Ernesto Araújo sobre pandemia: “fake news”

 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) rebateu nesta quarta-feira (10) publicações feitas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter.

Os posts do chanceler afirmavam que o STF tirou a autoridade do governo federal para determinar medidas de combate à covid-19.

Araújo mencionou uma matéria da CNN norte-americana sobre a situação da pandemia da covid-19 no Brasil.

Escrevendo em inglês, o chanceler registrou: “A CNN entende tudo errado sobre o Brasil e a covid. Aqui estão os fatos: Após uma decisão do Supremo Tribunal de abril de 2020, os governadores dos Estados – não o presidente – têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer/gerir todas as medidas de distanciamento social”.

Gilmar, por sua vez, negou o que tinha sido dito anteriormente por Ernesto e disse que a declaração é “fake news”.

Ele também respondeu em inglês, rebatendo da seguinte forma:

“A verdade é que o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que enfrentamos”, afirmou o ministro do STF.

Vale frisar que o presidente Jair Bolsonaro já chegou a dizer que a Corte limitou a competência do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Em janeiro, durante uma participação no programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, Bolsonaro assegurou que “poderia estar participando mais ativamente” no enfrentamento da pandemia no país, mas que foi “proibido pelo Supremo Tribunal Federal” e “que o STF fez um equívoco ao tirar a responsabilidade do governo federal”.

https://conexaopolitica.com.br/ultimas/gilmar-mendes-rebate-declaracao-de-ernesto-araujo-sobre-pandemia-fake-news/