Uma montadora diz que cliente leva R$ 500 se testar carro e preferir o rival.
Procon-SP orienta consumidor para não cair em 'pegadinhas'.
Venda de carros caiu 20% de janeiro a maio, na comparação com 2014
Lutando pelo terceiro ano seguido contra baixas nas vendas de carros zero, montadoras disputam consumidores com promoções variadas: há descontos de até R$ 9 mil, promessa de pagamento de parcelas do financiamento em caso de perda de emprego e até depósito de R$ 500 na conta corrente, caso o interessado goste mais do modelo rival.
De janeiro a maio, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves
(picapes e furgões) recuaram 20% na comparação com o mesmo período de
2014, segundo a federação dos concessionários, a Fenabrave. "O
consumidor pode ser beneficiar neste momento, mas é preciso ter cautela e
pesquisar", alerta Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. Ela
destaca que é importante conhecer em detalhes as condições das
promoções.
'Reza' brava
A Chevrolet chama de "milagre" a campanha em que promete o pagamento de 4 parcelas (de até R$ 1,5 mil) do financiamento de um carro 0 km, caso o comprador seja demitido sem justa causa.
A Chevrolet chama de "milagre" a campanha em que promete o pagamento de 4 parcelas (de até R$ 1,5 mil) do financiamento de um carro 0 km, caso o comprador seja demitido sem justa causa.
A propaganda mostra grupos de pessoas pedindo para São Caetano (que dá
nome à cidade no ABC paulista onde fica a sede da GM) ajudar a economia.
A oferta ocorre "mediante contratação do Seguro Chevrolet Plus",
informa o site da montadora, sem citar se o seguro tem um custo. Na
página, há alguns detalhes sobre as condições de cobertura, ou seja, do
pagamento das parcelas. E a frase "Consulte demais condições na
concessionária Chevrolet".
A Kia anunciou um desconto de R$ 9,2 mil para o compacto Soul,
cujo preço caiu de R$ 94.100 para R$ 84.900, até o final de junho.
Outros modelos da linha sul-coreana têm descontos menores, mas o valor
não inclui o frete, que é de R$ 1,5 mil para a Grande São Paulo, por
exemplo, e o estoque promocional é de 10 unidades para cada modelo.
5 CUIDADOS COM PROMOÇÕES DE CARROS |
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1) Conheça os detalhes das ofertas, principalmente as cláusulas de exclusão, para saber se você poderá se beneficiar realmente |
2) Guarde material (folhetos, anúncios) onde estejam descritos os detalhes da promoção, para cobrar, caso algo seja negado |
3) No caso de oferta de seguro contra imprevistos, como cobertura de pagamento de parcelas do financiamento, leve em conta o custo total da compra, para saber se vale a pena contratar |
4) Ao orçar um financiamento, não observe só o valor das parcelas: exija saber qual é o custo efetivo total, com discriminação de cada cobrança (ex: valores de taxas, impostos, etc) |
5) Peça que o orçamento seja registrado: evite negociação apenas verbal |
Desafio aos concorrentes
Já a Peugeot acredita que vai conquistar o cliente com um "test drive". Quem provar a linha 2016 do compacto 208 e acabar comprando um carro rival, "da mesma categoria", diz o regulamento, vai receber um depósito de R$ 500 da montadora na conta corrente - basta apresentar a nota fiscal e o registro do veículo no nome da pessoa que fez o teste drive em até 7 dias.
Já a Peugeot acredita que vai conquistar o cliente com um "test drive". Quem provar a linha 2016 do compacto 208 e acabar comprando um carro rival, "da mesma categoria", diz o regulamento, vai receber um depósito de R$ 500 da montadora na conta corrente - basta apresentar a nota fiscal e o registro do veículo no nome da pessoa que fez o teste drive em até 7 dias.
E a montadora não acha que vai jogar dinheiro fora: “Fizemos uma prévia
da promoção na linha 2015. Oferecíamos R$ 300 para quem fizesse o test
drive do 208 e comprasse um concorrente. Não tivemos que pagar um
centavo", afirma Miguel Figari, diretor geral da Peugeot do Brasil.
Como carros "da mesma categoria", o regulamento lista Chevrolet Onix 1.4, Citroën C3 1.5/1.6, Fiat Punto 1.4, Ford Fiesta 1.5/1.6, Honda Fit 1.5, Hyundai HB20 1.6 e Volkswagen Fox 1.6.
A Ford anuncia toda sua linha em até 36 parcelas "sem juros", com
entrada de pelo menos 60% do valor do veículo, mas os estoque também são
curtos, de apenas 15 unidades por modelo.
A Hyundai apela para o cliente fiel que quer trocar seu HB20 por outro novo, com promessa de pagar 100% do valor da Tabela Fipe, usada como referência no mercado.
Leia o contrato
O Procon-SP chama a atenção para a importância não só de conhecer os detalhes das promoções, como registrá-los e ter certeza se o consumidor se enquadra nela.
O Procon-SP chama a atenção para a importância não só de conhecer os detalhes das promoções, como registrá-los e ter certeza se o consumidor se enquadra nela.
No caso de "seguros prestamistas", como o da Chevrolet, diz Fátima, as
pessoas acabam contratando sem conhecer direito as regras. "Quando
acredita que vai se beneficiar, não consegue", explica a assessora.
"Trata-se de um contrato: leia, conheça as cláusulas de exclusão."
Outro cuidado importante é saber se a contratação do seguro não vai encarecer demais o financiamento.
Além disso, a loja deve informar o custo efetivo total do
financiamento, discriminando cada cobrança, incluindo taxas, impostos,
etc. Ao saber o custo efetivo, o consumidor pode perceber que não há, na
prática, a alardeada taxa zero.
"Em qualquer parcelamento há um custo,
que varia de acordo com a marca e as condições que ela deseja vender um
determinado modelo”, afirma Miguel Ribeiro de Oliveira, da Anefac, a
associação dos executivos de finanças, administração e contabilidade.
Vai negociar?
Além das promoções, as associações do setor automotivo tentam elevar a oferta de crédito com "feirões" e parcerias com bancos.
Além das promoções, as associações do setor automotivo tentam elevar a oferta de crédito com "feirões" e parcerias com bancos.
Entre 18 e 20 deste mês, a Caixa Ecônomica Federal e o Banco Pan
promovem o 8º Salão Auto, com taxas de juros a partir de 1,09% ao mês e
possibilidade de pagamento da primeira parcela em até 120 dias.
Cerca de 1 mil concessionárias localizadas em 285 cidades brasileiras
participarão do evento. "Isso beneficia tanto o consumidor, com taxas e
condições mais atrativas, como os concessionários e montadoras, que
podem recuperar parte da queda nas vendas registradas nos últimos 5
meses”, afirmou em nota Alarico Assumpção, presidente da federação de
distribuidores (Fenabrave).
Em seus sites, algumas montadoras indicam que o preço sugerido nas
ofertas pode ser negociado na concessionária. O Procon-SP diz que é
fundamental que as ofertas não fiquem apenas na fala do vendedor.
"Guarde folhetos promocionais ou peça para que seja feito um orçamento,
em um papel vinculado à loja", afirma Fátima.
Confirme ainda se o preço informado é restrito a uma determinada
configuração (cor, itens de série, etc) e quanto custaria o carro com os
detalhes que o consumidor quer. A nova "moda" das montadoras é reservar o preço inicial do modelo para uma única cor de pintura.
E, finalmente, não baseie a decisão de compra vendo apenas "se a
parcela cabe no bolso", lembra a assessora do Procon-SP. É preciso
considerar todos os gastos envolvidos na compra do carro, como
documentação, IPVA, combustível, manutenção, seguro, etc.
http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/06/com-crise-carros-tem-desconto-de-ate-r-9-mil-e-parcela-paga-por-marca.html