Por: Arnaldo Rodrigues.
Era um sonho que eu tinha desde criança, conhecer o lugar de nascimento do saudoso poeta Gonçalves Dias, lugar que emociona, desperta sentimentos, nos faz viver e mergulhar na literatura, na história e seus significados.
Arnaldo Rodrigues
Nesta oportunidade, tive a grata satisfação de conhecer o local Matas do Jatobá, lugar onde nasceu a minha avó materna, Lá, procurei compreender o verdadeira olhar da vida e do mundo, ensinando atingir nobres ideais.
Tendo sido um local de visitação e peregrinação turística, permitindo respirar, deleitar, sonhar, viver emoções e sensações, vivenciando algumas personalidades e seus segredos. Apesar de seus significados, é preciso desenvolver uma melhor consciência sobre o local, principalmente pelo o poder público buscando compreender um pouco mais da história, permitindo um olhar mais envolvido de forma que possa fortalecer o turismo e a cultura.
Apesar de estarmos vivenciando na inteligência serena por ser o lugar onde nasceu o maior poeta maranhense Antonio Gonçalves Dias, situado no povoado laranjeiras na região da Mata Jatobá, falta o devido cuidado e incentivo pelo o poder público municipal Aldeense.
O local é de difícil acesso por conta do mato que toma conta da estrada em todo o percurso, não existindo nenhuma placa informando que ali nascera o grande poeta, onde nem mesmo os moradores conhecem sua importância.
Gonçalves Dias, foi o principal nome da primeira geração de românticos brasileiros, tendo pego o gosto pela leitura quando teve contato com escritores do romantismo português enquanto estudava Direito em Coimbra, aos 17 anos de idade.
Professor Arnaldo Rodrigues
Poeta Carvalho Júnior
Professor Dr. Josafá Ribeiro, CESC-UEMA
Foi em Portugal que escreveu boa parte de sua obra, incluindo seu poema mais famoso, Canção do Exílio (1843). Morou no Rio de Janeiro na década de quarenta, procurando viver de sua escrita e seu primeiro livro, Primeiros Cantos (1947), onde foi recebido com sucesso no meio literário.
Publicou ainda Segundos Cantos em (1948), e Últimos Cantos em (1951). Seus poemas líricos e épicos tratavam principalmente do amor, a natureza, a pátria (nacionalismo), o índio(indianismo), e a religião.
Além de escrever textos jornalísticos, poesias e peças de teatro, Dias também lecionava Latim e História. A prefeitura de Aldeias Altas dar mais importância as memórias desse nobre poeta que tendo em vista o turismo de visitação sendo uma fonte de emprego e renda, mas se fosse empregada no povoado Laranjeiras , local onde nasceu o grande poeta, mudaria a realidade daqueles nativos que ali vivem, pois o que presenciei muita pobreza e total descaso com o local.
Arnaldo Rodrigues, professor de formação em licenciatura em Geografia pelo CESC-UEMA
Pós-graduado em Educação Ambiental pelo IESF, membro da Comissão de Criação da UEMALEST e filiado ao Partido Socialista e Liberdade- Psol.