sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estado Islâmico divulga vídeo com execução e ameaças aos curdos no Iraque

 



O grupo Estado Islâmico divukgou na quinta-feira um vídeo que supostamente mostra a decapitação de um homem no Iraque e com ameaças às forças curdas, chamadas de peshmerga, que lutam em cooperação com os Estados Unidos contra os jihadistas, informou um grupo de monitoramento da crise na região. O filme, intitulado "Uma mensagem no sangue para os líderes da aliança americano-curda", mostra um soldado curdo ajoelhado na cidade de Mossul, em frente a três extremistas, antes de sua morte.

No início do vídeo, 15 soldados das forças curdas aparecem vestidos de macacões laranja ao redor da bandeira do grupo islâmico. Durante a gravação, três deles pedem que ao governo curdo encerre a relação com os Estados Unidos, que recentemente realizaram uma onda de ataques aéreos contra os jihadistas no Norte do Iraque.
 
- Qualquer erro ou imprudência sua vai levar à [perda] de nossas vidas - diz um dos homens no vídeo.
Depois disso, três homens armados vestidos de preto e mascarados aparecem em frente a uma mesquita com o homem curdo ajoelhado, que em seguida é decapitado.

O vídeo foi publicado horas depois de outro filme com a execução em massa de até 250 soldados sírios no deserto que tinham sido capturado após a tomada de uma base aérea no país no último fim de semana. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora a crise no país, os agentes foram sequestrados quando tentavam fugir.
 
Em outro caso que teve grande repercussão internacionais, os jihadistas divulgaram uma gravação com o assassinato do jornalista americano James Foley. O repórter Steven Sotloff também teve sua vida ameaçada, se os ataques aéreos americanos não forem interrompidos no Iraque.
 
Os Estados Unidos realizaram uma onda de ataques aéreos contra os extremistas no Norte do Iraque nas últimas semanas, na tentativa de ajudar as forças curdas a recuperarem o terreno perdido. Desde junho, quando a ofensiva jihadistas se intensificou no país, os terroristas avançaram por muitos territórios no Norte e Oeste do Iraque, capturando importantes instalações como plataformas de petróleo e barragens.

Facebook testa nova função de busca para celulares e tablets


 
O site de relacionamentos Facebook está testando um reforço de sua ferramenta de busca interna, o que permitirá aos usuários de plataformas móveis (smartphones e tablets) encontrar antigas publicações dos amigos, partindo de palavras-chave.

"Testamos melhorias na busca em celulares e tablets", anunciou uma porta-voz do grupo, em um e-mail enviado à AFP.

"Nesse teste, podemos usar palavras-chave para buscar publicações no Facebook", acrescentou.

A função permitirá encontrar antigos "posts" publicados na rede. Os resultados da busca respeitarão os critérios de confidencialidade da publicação na época, impedindo o acesso, portanto, a conteúdos originalmente não autorizados pelos donos das páginas.

No início de 2013, o Facebook apresentou a ferramenta "Graph Search". Diferentemente de uma ferramenta tradicional de busca como o Google Search, o "Graph Search" vasculha apenas a rede social, e não todo o conjunto da Internet.

Na época, o Facebook anunciou que o âmbito da busca aumentaria de forma progressiva até atingir seus quase 1,3 bilhão de usuários.

O Facebook usa a ferramenta de busca da Microsoft, Bing, para varrer seu conteúdo na rede social.

http://www.atribuna.com.br/atualidades/facebook-testa-nova-fun%C3%A7%C3%A3o-de-busca-para-celulares-e-tablets-1.401324

Documentos de suposta empresa responsável por aeronave são apreendidos


N/A
Aeronave caiu nos fundos de um terreno em Santos
O delegado responsável pelo 7º Distrito Policial de Santos, Carlos Topfer Schneider passou dois dias em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, cumprindo mandado de busca e apreensão na sede da AF Andrade, empresa que, para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é a dona da aeronave que caiu há duas semanas no Município, vitimando o ex-presidenciável Eduardo Campos e outras seis pessoas.

Conforme informações da polícia, os documentos apreendidos auxiliarão nas investigações sobre o desastre aéreo, fornecendo dados técnicos sobre o jato Cessna Citation 560 XL, prefixo PR-AFA e também sobre os condutores.

Além da Polícia Civil, em Santos, a Polícia Federal também investiga a possibilidade da aeronave ter sido comprada por meio de caixa dois empresarial ou do partido. O avião também não aparece na primeira prestação de contas da campanha do PSB ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última sexta-feira, moradores do Boqueirão, que tiveram suas casas atingidas após a queda da aeronave, receberam orientação de como deverão agir a partir de agora em busca de indenização. De acordo com informações do 7º DP, onde as investigações são conduzidas, mais de 70 boletins de ocorrência sobre o acidente já foram registrados.

Os documentos, além de servir para orientar as seguradoras das residências atingidas, ou ainda, nos eventuais processos de indenização,  também poderão servir para as investigações da Polícia Civil, que faz uma triagem das informações que têm possibilidade de ser incluídas no inquérito.
 
De A Tribuna On-line

CFM alerta para danos causados pelo narguilé e o cigarro eletrônico


N/A
Efeitos do narguilé podem ser piores
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) alertou nesta sexta-feira para os riscos à saúde causados pelo consumo do narguilé e do cigarro eletrônico. Tratados como menos nocivos, eles podem impor danos semelhantes, ou até piores, do que o cigarro.

Narguilé é um cachimbo usado para fumar. A característica do utensílio é que a fumaça passa pela água antes de chegar ao fumante. O cigarro eletrônico é um dispositivo que produz vapor inalável com ou sem nicotina, podendo servir como alternativa ao fumante.

“A concentração de nicotina nestes produtos é extremamente alta. Uma hora de uso do narguilé corresponde a 100 cigarros comuns”, diz Alberto José de Araújo, membro da Câmara Técnica de Combate ao Tabagismo do CFM. Segundo ele, os prejuízos são enormes para a saúde.

Quando comparada com a fumaça do cigarro, por exemplo, estudos revelam que a fumaça do narguilé apresenta maiores concentrações de monóxido de carbono, nicotina, alcatrão, metais pesados, hidrocarbonetos aromáticos (cancerígenos) e aldeídos voláteis. Seu uso prolongado pode causar intoxicação aguda por carboxihemoglobina (COHb).

Os valores considerados referência para a concentração de COHb em não fumantes é  1,6%, em fumantes de cigarros 6,5% e em usuários de narguilé 10,1%, apontam trabalhos dos professores Carlos Alberto de Assis Viegas e Alberto José de Araújo do CFM.

Fator destacado pelo conselho é que a pasta tabaco fumada no narguilé, com sabor adocicado e aroma agradável, pode ser responsável pela perpetuação do senso comum de que seu uso é menos danoso à saúde. A presença de nicotina pode levar o usuário a criar dependência química.

O órgão alerta para os riscos do uso do cigarro eletrônico. Muitas vezes uma alternativa para quem quer deixar de fumar, ele pode causar efeito contrário do desejado. Estudos indicam que semelhança de seu uso com o do cigarro convencional reforça práticas de dependência à nicotina. "Não há indícios científicos que comprovem que o produto auxilia o fumante a largar o vício", alerta Araújo.

Pesa também o fato de que o consumidor não sabe exatamente o que está inalando ao fumar um cigarro eletrônico. Testes científicos indicam que os produtos variam muito na quantidade de nicotina e de outros produtos químicos que constituem o vapor que libera a nicotina.

Devido à falta de informações sobre o assunto, o Conselho Federal de Medicina pede que o Governo elabore e implemente nas políticas públicas de combate ao tabagismo ações específicas relativas ao narguilé e ao cigarro eletrônico.

No Rio, a Secretaria de Saúde distribuiu material informativo sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo e tirou dúvidas da população. Este ano a campanha está focada no tratamento e na promoção de saúde.

De acordo com a coordenadora do programa de tabagismo da secretaria Ana Helena Rissin, as atenções este ano estão voltadas para a conscientização sobre o fumo passivo e seus malefícios.

“Aconselhamos o fumante a proteger as pessoas próximas e as que fazem parte de sua família, mudando suas práticas como não fumar em locais fechados, adotar o hábito de fumar do lado de fora de sua casa para não contaminar o ambiente domiciliar e consequentemente prejudicar os seus familiares.”
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/cfm-alerta-para-danos-causados-pelo-narguil%C3%A9-e-o-cigarro-eletr%C3%B4nico-1.401317

Agente penitenciário é feito refém durante rebelião em CDP de São Vicente


 
Uma rebelião no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente fez um agente penitenciário de refém na noite de quinta-feira (28).  Por voltas das 20 horas, alguns detentos voltavam de uma audiência no Fórum e um grupo de presos aproveitou a movimentação para render o agente com facas,  enquanto ele tentava colocá-los nas celas.
 
Para soltar o funcionário, os 110 detentos rebelados exigiam que eles fossem transferidos para outra unidade. Há suspeitas de que eles receberam a informação de que 450 presos do CDP de Praia Grande seriam levados para o local. A Polícia Militar foi chamada pela direção para cercar a região e anular qualquer tentativa de fuga.
 
Após negociação, o agente penitenciário foi solto sem ferimentos. Apenas nove presos que estavam do CDP tiveram suas exigências atendidas e foram transferidos para a Penitenciária I de São Vicente. 
 
Uma revista foi feita no local após a confusão e três facas em posse dos presos foram apreendidas. O CDP vive superlotação, visto que sua capacidade é de 842 presos e no momento abriga mais de dois mil.
 
De A Tribuna On-line