quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cientistas rejuvenescem ratos idosos

Num dos filmes da série Indiana Jones (foto), o arqueólogo busca a "fonte da juventude". Uma pesquisa da Universidade da Califórnia pode ser o primeiro passo para descobrir os segredos da imortalidade. Cientistas rejuvenesceram células de ratos idosos após injetar um gene da "longevidade" nas células-tronco do sangue dos animais, segundo a pesquisa publicada da revista Cell Reports.

Os biólogos descobriram o papel de uma proteína denominada Sirt3, de uma classe conhecida como sirtuínas. Essa proteína auxilia as células-tronco a lidar com o estresse. Ao injetar a Sirt3 nas células-tronco do sangue de ratos idosos, isso estimulou a formação de novas células de sangue, uma reversão da deterioração relacionada à idade.

"Já sabemos que as sirtuínas regulam o envelhecimento, mas o nosso estudo é o primeiro que demonstrou que elas podem reverter a degeneração vinculada ao envelhecimento", disse Danica Chen, professora de ciência e toxicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley e líder da pesquisa. Ou seja, o envelhecimento pode ser controlado.

Outros estudos já mostraram que uma única mutação em um gene pode estender a duração da vida. "A questão é se podemos entender o processo o suficiente para desenvolvermos uma "fonte molecular da juventude", disse a cientista. Você gostaria de viver para sempre?
 
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/cientistas-rejuvenescem-ratos-idosos-172814424.html

Nenhum comentário: