sábado, 2 de fevereiro de 2013

Academia de lutador baleado continua aberta em Curitiba

Assuério Silva levou sete tiros; briga seria por disputa de alunos.

Um dos tiros que atingiu Assuério Silva foi na cabeça.

A academia do lutador de MMA, Assuério Silva, atingido por sete tiros, funciona normalmente após a tentativa de homicídio. Um ex-sócio do lutador foi apontado pela vítima como responsável pelo crime. A motivação da briga seria disputa por alunos. 

O ex-lutador passou por uma cirurgia no joelho na sexta-feira (1°) no hospital Cajurú, onde o atleta está internado. Os médicos acreditam que ele deva permanecer, ao menos, mais uma semana em observação.
Ele foi baleado quando deixava a academia, na noite de terça-feira (29), quando foi abordado por dois homens encapuzados. O lutador foi atingido por sete tiros, um deles na cabeça. Mesmo com o rosto dos agressores coberto, o lutador diz que conseguiu reconhecer um deles.

Pouco tempo depois, a polícia prendeu Robson Rodrigues de Freitas, ex-professor na academia de Assuério. O suspeito foi detido porque estava com duas armas e munições, mas ele ainda não foi indiciado por supostamente ter atirado em Silva. A polícia informou que vai investigar o caso para apontá-lo como suspeito do crime ou não.

http://noticias.r7.com/cidades/academia-de-lutador-baleado-continua-aberta-em-curitiba-02022013

Detento é aprovado no vestibular de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa

Bruno Eduardo Oliveira alcançou nota máxima na redação do Enem.

bruno 
 
O detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Junior, de Muriaé, na Zona da Mata mineira, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para o curso de Educação Física.

Aos 32 anos, Bruno foi um dos 3.141 presos em Minas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inscrito no Sisu, ele alcançou nota máxima na redação e média 666,40. Quando foi detido, há um ano, nem tinha terminado o Ensino Médio.

— Fiquei surpreso, mas eu sabia do meu potencial. Foi uma oportunidade que a penitenciária me deu para me profissionalizar.

Pelo estudo, os presos têm redução da pena: a cada 12h de aulas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida. O pai de Bruno, que é professor de português, fez a matrícula do filho em Viçosa, cidade que fica a 85 km do presídio.

 http://noticias.r7.com/educacao/noticias/detento-e-aprovado-na-universidade-federal-de-vicosa-no-curso-de-educacao-fisica-20130201.html

No Brasil, dor nas costas é a maior causa de aposentadoria por invalidez

Entre janeiro e novembro de 2012, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo.

Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mostram que a dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez no Brasil. Entre janeiro e novembro de 2012, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo. O presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), Helder Montenegro, diz que o problema vem afetando cada vez mais mais cedo a população.

— Alguns estudos mostram que [o problema] é a geração computador, jovens que trocaram a prática esportiva pelo computador, assim como as profissões, em sua maioria, facilitam que a pessoa fique mais tempo sentada; essa não é uma posição boa, há uma sobrecarga muito grande na coluna, principalmente quando não se senta corretamente.

Ele cita o sedentarismo, a má postura, a obesidade e o fumo como fatores que podem causar dor nas costas. De acordo com Montenegro, a famosa caminhada não é suficiente para fortalecer os músculos da coluna e evitar as dores.

— Existem músculos que precisam de determinadas técnicas para serem trabalhados, isso se faz com o pilates e a musculação, desde que haja profissionais capacitados.

Com o objetivo de prevenir o problema, a Abrc e o ITC Vertebral estão lançando hoje (2) , no Parque da Cidade, em Brasília, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que mostram hábitos posturais que fazem mal à coluna, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas.
Segundo Montenegro, o maior objetivo da campanha é divulgar os exercícios específicos para a coluna.
— Nós estamos tentando massificar esses exercícios, divulgá-los para o Brasil inteiro.
 http://noticias.r7.com/saude/no-brasil-dor-nas-costas-e-a-maior-causa-de-aposentadoria-por-invalidez-02022013

Mulher fica com rosto deformado por causa de cílios postiços

Cola foi o motivo da reação alérgica de mulher de 42 anos.

A professora assistente Jane Rolfe, de 42 anos, sofreu uma reação alérgica por causa de um procedimento estético para alongar os cílios. Como o salão de beleza se recusou a removê-los, Jane resolveu fazer isso com as próprias mãos.

— Levei cinco horas para retirar os cílios com água e sabão. Foi uma experiência horrível e dolorosa.

Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, a cola usada para grudar os cílios “falsos” nas pálpebras foi a causa da severa alergia. Jane contou que o salão de beleza não realizou o teste de alergia antes de realizar o procedimento.
Em vez de sair do salão mais bonita, a professora levou um susto ao ver sua imagem refletida no espelho no dia seguinte. Jane estava com os olhos irritados e o rosto inchado e avermelhado.
A reação alérgica só melhorou depois que ela foi medicada.
 http://noticias.r7.com/saude/mulher-fica-com-rosto-deformado-por-causa-de-cilios-posticos-02022013

Mulher pode morrer se comer frutas e vegetais

Charlotte sofre delírio, coceira e tosse com sangue se consumir alimento com salicilato.


Charlotte Jefferson, de 25 anos, corre o risco de morrer caso consuma frutas e verduras.

A mulher, que mora em Hull, no Reino Unido, tem uma condição rara chamada sensibilidade ao salicilato, o que significa que ela apresenta delírio, coceira e, até mesmo, tosse com sangue, se comer certos alimentos. Normalmente essa substância química é encontrada em muitas plantas, como verduras e frutas.

Charlotte foi hospitalizada várias vezes depois de ingerir alimentos como peras e tomates. Em uma das ocasiões, segundo o site Daily Mail, sua garganta inchou tanto que ela não conseguia mais respirar.

Após o susto, Charlotte recebeu uma lista do que não deve comer. Além de todas as frutas, há outros alimentos como brócolis, pepino, iogurte e refrigerantes.

Para evitar contratempos, a moça carrega uma injeção de adrenalina para o tratamento de emergência.




Adolescente morre após sofrer reação alérgica a nozes


Emma Egerton, 18 anos, moradora de Manchester, na Inglaterra, sofreu uma reação alérgica e morreu após comer frango com nozes.
A jovem pediu a comida em um restaurante indiano, mas ela não tinha conhecimento de que o frango seria cozido em óleo de nozes, segundo o site Daily Mail.

Após a primeira garfada, Emma sofreu uma forte reação alérgica. Assim que os paramédicos chegaram, a moça já se encontrava inconsciente. Apesar dos esforços médicos no hospital, ela não resistiu e morreu no mesmo dia.

Aos 5 anos de idade, Emma foi diagnosticada com hipersensibilidade, ou seja, uma única noz poderia matá-la.

O proprietário do restaurante Mohammed Abdul Hannan negou que o prato pedido por Emma pudesse conter nozes:

— Tenho certeza de que o prato que Emma pediu não tinha nenhum resquício de nozes, até porque eu estava prestando atenção enquanto era preparado.

A legista Joanne Kearsley se disse preocupada sobre o fato de não haver exigências legais – como há nos restaurantes – de alertas sobre pratos contendo nozes e amêndoas em serviços delivery.

Uma criança a cada 50 sofre de alergia a amêndoas na Grã-Bretanha. Em média, sete crianças morrem a cada ano.

 http://noticias.r7.com/saude/mulher-pode-morrer-se-comer-frutas-e-vegetais-02022013

Jovem perde 80% do couro cabeludo em acidente na pista de kart

  Reprodução/ Daily Mail No acidente, Shelbi sofreu ainda fratura no crânio, lesão cerebral traumática e paralisia facial

  Reprodução/ Daily Mail
A jovem, que adorava ter cabelo comprido, tem agora conversado com diversos médicos e cirurgiões para encontrar uma maneira de reconstituir seu couro cabeludo.

Cabelo da americana Shelbi Crouch ficou preso em um dos eixos do veículo.
Reprodução/ Daily Mail


Reprodução/ Daily Mail

A jovem de Indiana, nos EUA, quase morreu quando corria em uma pista de Indianopolis 
Reprodução/ Daily Mail Segundo o site do jornal "Daily Mail", o acidente ocorreu no circuito de Whiteland Raceway Park quando seu cabelo ficou preso em um dos eixos do veículo.

 http://noticias.r7.com/saude/fotos/jovem-perde-80-do-couro-cabeludo-em-acidente-na-pista-de-kart-02022013?foto=5#fotos

Ministro Joaquim Barbosa quer Judiciário forte para defesa da democracia

Presidente do STF fez discurso de inauguração da abertura do judiciário nesta sexta-feira.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Joaquim Barbosa, defendeu o fortalecimento da Justiça para efetivar a democracia, durante a solenidade de abertura do ano judiciário, nesta sexta-feira (1º), no plenário do STF.

— O Poder Judiciário é fundamental para a defesa e a efetivação dos princípios democráticos.

Segundo o ministro, o aprimoramento da Justiça está relacionado à valorização dos seus recursos humanos.
— Todo o esforço para se ter uma justiça melhor só trará resultados se tivermos a valorização da figura do magistrado e do papel dos milhares de servidores do Poder Judiciário.

Barbosa atribuiu a melhoria da Justiça brasileira ao "aprimoramento técnico e jurídico, à segurança no exercício das suas funções e à justa remuneração, bem como à atuação livre e independente". Do ponto de vista institucional, o presidente do STF e do CNJ lembrou a necessidade de "mudanças tecnológicas, estruturais e de mentalidade" para tornar o sistema jurídico "mais justo, mais racional e mais compreensível".Ele lembrou que só o STF tem um acervo de mais de 65 mil processos aguardando julgamento.

Disse ainda que há mais de 700 processos já devidamente incluídos na pauta publicada no Diário da Justiça e aguardando agendamento no plenário da Suprema Corte.

Ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento, o ministro pediu "integração harmônica" entre os poderes da República, mas, com respeito, à "independência e à autoridade da Justiça" como meio de assegurar os princípios constitucionais.

O vice-presidente da República reiterou a defesa da autonomia harmônica entre os poderes feita pelo ministro Barbosa.

 http://noticias.r7.com/brasil/ministro-joaquim-barbosa-quer-judiciario-forte-para-defesa-da-democracia-02022013
— O princípio da harmonia e independência entre os poderes é a base do nosso sistema. Quando vejo uma desarmonia entre os poderes, penso comigo que está havendo uma inconstitucionalidade, porque a Constituição determina que não só haja independência para que cada poder possa agir soberanamente, mas que haja também harmonia.

Assaltantes fazem buraco em parede de conveniência bancária para roubar cofre






loja arrombadaSem conseguir levar dinheiro, os criminosos carregaram oito computadores;

Uma loja de conveniência bancária foi invadida por assaltantes na noite desta quinta-feira (31), em Sobradinho, região administrativa do DF. Eles entraram por uma porta lateral e fizeram um buraco na parede do comércio. Dentro da loja, eles tentaram arrombar o cofre, mas não conseguiram. Para não saíram de mãos vazias, eles levaram oito computadores da loja onde ficavam os caixas eletrônicos.

A polícia periciou o local e acredita que os criminosos conheciam a estrutura da loja porque deixaram indícios de uma ação premeditada. O local ficou completamente destruído. De acordo com o dono da loja, o prejuízo total estimado é de R$ 20 mil.

Ao sair, os assaltantes levaram as câmeras de segurança e os equipamentos de armazenamento de imagens. Depois de invadirem o comércio, os criminosos arrombaram duas outras portas que dão acesso a escada por onde eles entraram. A primeira porta ficou destruída. A 13ª Delegacia de Polícia investiga o caso. 


http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/assaltantes-fazem-buraco-em-parede-de-conveniencia-bancaria-para-roubar-cofre-20130201.html

Maternidades privadas de Brasília operam no limite da capacidade


 mãe maternidade

Aumento da procura revela déficit no setor.


O fechamento temporário das duas maiores maternidades privadas do Distrito Federal deixou claro que a rede privada de saúde do DF opera no limite da sua capacidade, ao menos no atendimento a gestantes. No final do ano passado, o Hospital Santa Lúcia deixou de atender as grávidas que chegavam à emergência. Até as cesáreas agendadas com antecedência foram canceladas. Com isso, pacientes que já estavam com procedimentos marcados tiveram que procurar outros hospitais, o que gerou um efeito em cascata nas outras insituições e muita insegurança para a as pacientes.

A crise começou com a falta de médicos especializados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do hospital. Em seguida, o Hospital Santa Luzia, que fica ao lado do Santa Lúcia, também fechou as portas para as gestantes em função da superlotação. A falta de atendimento nos dois hospitais refletiu no atendimento de outras maternidades.

A servidora pública Andreia Rocha Belo, de 31 anos, planejou ter a filha na Maternidade Brasília. Como ela optou por parto normal, não teve como agendar o nascimento da filha.

No dia 16 de novembro, Andreia chegou a Maternidade Brasília com dilatação total. A recepcionista informou que não seria possível interná-la porque a unidade estava lotada.

O marido de Andreia começou a ligar para outras maternidades que também recusaram o atendimento alegando não haver vagas. A recepcionista então chamou a médica plantonista, que constatou não ter mais tempo para transferir Andreia para outro hospital.

Andreia foi encaminhada para sala de cirurgia e logo em seguida deu à luz Talita, sua terceira filha. Como não tinha vaga nos quartos, ela teve que aguardar em uma sala de espera com outras cinco mulheres que tinham acabado de ganhar bebê. Apesar do transtorno, tudo ocorreu bem, mas Andreia não esquece dos momentos de aflição.

— Foi decepcionante. Eu planejava ter um parto humanizado, dentro da água. E não pude porque a maternidade estava lotada. Mas graças a Deus ocorreu tudo bem.
 
O Hospital Santa Lúcia informou que já normalizou o atendimento a pacientes gestantes e que os partos estão sendo realizados normalmente. Em relação ao período em que a maternidade esteve fechada, o hospital declarou que houve uma negociação com os médicos pediatras de modo a normalizar as atividades no setor. Atualmente o hospital dispõe de 19 leitos para internação de pacientes gestantes.

A Maternidade Brasília não comentou o atendimento dado à servidora pública Andreia Rocha Belo, e limitou-se a dizer que “no final do ano já se espera uma lotação nas maternidades”. A unidade informou que estão em fase de ampliação para “absorver melhor às demandas sazonais.” O Hospital Santa Luzia não atendeu às ligações da reportagem do R7.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no primeiro semestre de 2012, os hospitais particulares do DF realizaram 7.214 partos. Uma média mensal de 1.202 procedimentos. No ano anterior, a média mensal foi de 1.142 partos. O aumento de 5,2% que revela um crescimento na procura por unidades particulares.


http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/maternidades-privadas-de-brasilia-operam-no-limite-da-capacidade-20130202.html

Ex-prefeito de Diadema perde recurso e é afastado do cargo de médico no município

Ele instalou concurso público em 1992 e passou em segundo lugar.

O Ministério Público do Estado informou nesta sexta-feira (1º) que vai requerer a imediata aplicação de decisão do Supremo Tribunal Federal para que o vereador e secretário de Saúde do município de Diadema (SP), José Augusto da Silva Ramos (PSDB), seja afastado do cargo. O STF confirmou acórdão do Tribunal de Justiça e sentença da 1.ª Vara Cível de Diadema que condenaram José Augusto com base na Lei de Improbidade Administrativa por ato praticado por ele em 1992, quando ocupava a cadeira de prefeito da cidade.

José Augusto — também ex-deputado federal tucano —, instalou, em 1992, concurso público para preenchimento de 70 vagas de médicos e de outros cargos da área da saúde, mas ele próprio, sua mulher Maridite Oliveira, e Maria Aparecida Kitahara, mulher do então presidente da Comissão de Concursos, Satossi Kitahara, participaram do certame e foram aprovados. A então primeira-dama foi aprovada em primeiro lugar; José Augusto, em segundo.

Para o promotor de Justiça Silvio Marques, o secretário de Saúde e os outros acusados violaram os princípios constitucionais da moralidade administrativa e da impossibilidade, pois eram correligionários políticos e tinham laços familiares. Em 2001, a juíza Erika Diniz condenou José Augusto, decisão mantida pelo Tribunal de Justiça (TJ)em julho de 2005.

Os réus recorreram ao STF, mas o ministro Gilmar Mendes manteve as decisões da Justiça paulista e aplicou multa processual de 1% sobre o valor corrigido da causa — R$ 5 milhões, em fevereiro de 1996, ano em que a ação foi proposta — porque eles apresentaram "recursos protelatórios".

Além de perderem a função de médicos de Diadema, José Augusto, Maridite e Maria Aparecida tiveram seus direitos políticos suspensos por três anos e deverão recolher os valores das custas e despesas processuais, explica Silvio Marques.

— Eles serão obrigados a pagar multa de 20 vezes os salários recebidos como agentes públicos de Diadema.

Segundo o promotor, José Augusto deverá perder as funções de vereador e de secretário de Saúde de Diadema. A Prefeitura de Diadema, via assessoria de imprensa, informou não ter sido notificada.

— A princípio, conforme extrato do Superior Tribunal de Justiça, o recurso ainda está pendente de julgamento, não sendo possível opinar sobre o assunto no momento.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/ex-prefeito-de-diadema-perde-recursonbspe-e-afastado-do-cargo-de-medico-no-municipio-02022013

Venda de sítio de Bruno rende R$ 380 mil ao filho do jogador com Eliza

Dívida de pensão chega a R$ 500 mil, segundo advogado.

sitio
 Propriedade fica em condomínio fechado em Esmeraldas, na Grande BH.

A venda do sítio do goleiro Bruno Fernandes, em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, rendeu cerca de R$ 380 mil para o filho do goleiro com Eliza Samudio. O imóvel, no Condomínio Turmalinas, onde a modelo teria sido mantida em cárcere privado com o filho, foi negociado em julho de 2012 com empresários do setor automotivo. Em agosto, bombeiros fizeram buscas na propriedade pelos restos mortais de Eliza, mas nada foi encontrado.

Sônia Fátima de Moura, mãe de Eliza, só pode receber a quantia, destinada à pensão do neto, no fim de dezembro. Os bens do goleiro estão bloqueados pela 1ª Vara de Família do Rio de Janeiro por dívida de pensão alimentícia.

Como anteriormente a escritura do imóvel não estava registrada no nome do atleta, o valor só foi repassado no fim de dezembro, com autorização da juíza Maria Cristina de Brito Lima, após a regularização dos documentos.

José Arteiro, advogado da mãe de Eliza, afirma que o valor já foi pago. Segundo ele, a dívida chega a R$ 500 mil.
— Já recebi até meus honorários. O sítio estava todo depredado, por isso foi vendido por R$ 380 mil. O dinheiro estava bloqueado pela Justiça e saiu em dezembro, com a regularização do imóvel.
Francisco Simim, advogado de Dayanne Rodrigues, ex-mulher de Bruno, questiona o pagamento e se nega a informar o valor, por se tratar de “questão de foro privado”.
— O dinheiro estava indisponível, agora foi autorizado o pagamento. Por ser mulher do Bruno, a Dayanne tem direito a 50% deste valor. O que cabe à pensão para os dois filhos dele saíra da parte do Bruno.
A reportagem do R7 tentou entrar em contato com a mãe de Eliza, mas Sônia de Fátima não retornou as chamadas.   
http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/venda-de-sitio-de-bruno-rende-r-380-mil-ao-filho-do-jogador-com-eliza-20130202.html

Diretor da Mozilla defende participação mais ativa dos usuários na internet URL fixa:


 



São Paulo – Para o diretor-executivo da Fundação Mozilla, Mark Surman, as pessoas precisam estabelecer uma relação com a internet que vá além do consumo. Surman defende que os usuários da rede sejam também produtores de conteúdo. “Nós queremos ter certeza de que eles [usuários] terão uma experiência completa na rede, como produtores, não só como consumidores”, disse hoje (1º), após sua palestra na Campus Party, evento de tecnologia que ocorre no Pavilhão do Anhembi, zona norte paulistana.

A Fundação Mozilla é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve produtos de código aberto, entre os quais o mais famoso é o navegador Firefox.

A participação mais ativa dos usuários não 
 depende, na opinião de Surman, das condições de infraestrutura do país, mas de ações que incentivem as pessoas a conhecerem o funcionamento da internet. “Nós começamos a ver as pessoas comprando tablets baratos, de US$ 50, US$ 60, com um receptor de TV embutido. Essas pessoas estão comprando e usando o aparelho só como uma televisão, mas têm um computador poderoso nas suas mãos”, ressaltou.
 
Surman comparou o trabalho feito pela Mozilla ao que foi feito pelos escoteiros no início do século 20. De acordo com ele, acampar era uma atividade técnica, feita por profissionais, e os escoteiros mudaram isso. “Os escoteiros pegaram isso e trouxeram para nossas vidas, como algo simples, que fazemos por diversão e para nos conectar à natureza”, disse.

Para ocorrer o mesmo com a internet, segundo Surman, é necessário que a plataforma seja mantida aberta, permitindo uma construção coletiva, “como o Lego [o brinquedo de montar]”. Por isso, o diretor destacou a importância de conscientizar os parlamentares de cada país sobre o funcionamento da rede, de modo a evitar a aprovação de leis restritivas.

Além disso,  Surman acredita que o trabalho de promover a produção de conteúdo e construção das plataformas tem de levar em conta que as pessoas usam cada vez mais celulares e tablets para acessar a internet. “Está se tornando mais fácil sermos produtores de conteúdo com os celulares e tablets, se as pessoas tiverem a noção de como operar o sistema”.

Surman também chamou a atenção para o controle da privacidade nas redes sociais e a importância de as pessoas saberem como seus dados pessoais podem ser utilizados por empresas de forma comercial. “Dar para as pessoas controle sobre seus próprios dados é uma questão crucial”.

 http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/02/diretor-da-mozilla-defende-participacao-mais-ativa-dos-usuarios-na

Estado irá arcar com despesas de duas pacientes com doenças raras


Estado irá arcar com despesas de duas pacientes com doenças raras.

A Justiça determinou que o Gorverno do Estado do Ceará terá que arcar com as despesas da cirurgia e dos remédios de duas pacientes com doenças raras. A professora Damiana Melo, 36 anos, que sofre de Siringomielia, uma doença congênita que consiste no crescimento do osso da coluna e AHCA, 26 anos, que sofre da Síndrome de Susac. As pacientes tiveram o apoio jurídico do Instituto Vida.

Damiana desenvolveu a siringomielia desde a gestação, porém, a doença foi diagnosticada apenas em dezembro do ano passado, após uma bateria de exames, e resultou na perda de sensibilidade, do olfato da narina e na dificuldade na audição do lado esquerdo do corpo. A siringomielia também pode causar dores musculares, hipersensibilidade na pele e atrofia muscular.

O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Carlos Augusto Gomes, deu ganho de causa a paciente e determinou que o Estado arcasse com as despesas da cirurgia no valor de R$ 40 mil até a completa recuperação. O procedimento deverá ser realizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ou em qualquer outra instituição particular.

A Síndrome de Susac causa perda auditiva e obstrução de arteríolas que pode provocar infarto na cóclea, retina e cérebro de pessoas jovens, em sua maioria mulheres.

Francisco Chagas Barreto, juiz da 2ª vara da Fazenda Pública, determinou que o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) fornecesse o medicamento para o tratamento durante 6 meses. Cada ampulheta do remédio chamado Imunoglobinua Humana custa R$ 40 mil e deve ser aplicada uma por semana. A senhora atualmente faz seu tratamento no Hospital Universitário Walter Cantídio.

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=353588

Piso salarial dos médicos é reajustado para R$ 10.412


 

O piso salarial dos médicos foi reajustado em 6,10%, passando para R$ 10.412 por 20 horas semanais de trabalho e vale para janeiro. A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), entidade que faz o reajuste anualmente, disse que esse valor deve orientar as negociações coletivas dos sindicatos.

De acordo com a entidade, o piso nacional Fenam surgiu da revisão da Lei 3.999, de 1961, que estipulava um piso salarial para os médicos correspondente a três salários mínimos. Desde 1991 a categoria tenta derrubar essa lei, e desde 2008 o Projeto de Lei 3.734, que estabelece um piso de R$ 7 mil reais para 20 horas semanais, além de reajuste anual, tramita no congresso.

Apesar de a lei ainda não ter sido aprovada, a Fenam calcula anualmente o piso nacional dos médicos para ter um valor como referência nas discussões e reivindicações da categoria médica. Em nota, Geraldo Ferreira, presidente da Femam, citou Piauí, Tocantins e Espírito Santo como estados que avançaram rápido nas negociações salariais.

 http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=353590

Negócios Mesmo com estímulos Indústria nacional fecha ano com queda de 2,7%

Segundo o IBGE, todas as categorias de uso tiveram retração no ano passado, com destaque para bens de capital
No acumulado de 2012, os dados do IBGE mostram que houve retração de 1,7% na produção de bens intermediários, na comparação anual, e de 1% na de bens de consumo FOTO: JOSÉ LEOMAR

Rio A produção industrial brasileira fechou 2012 com queda de 2,7%, a primeira retração desde 2009 (-7,4%). O destaque foi para o fraco desempenho do setor de bens de capital, informou, ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, a produção ficou estável ante novembro, acrescentou o órgão, que também revisou fortemente o resultado mensal de novembro, de queda de 0,6% para recuo de 1,3%, o pior desempenho desde janeiro de 2011 (-2,1%).

Na comparação com dezembro de 2011, informou o IBGE, a produção caiu 3,6%. O resultado é melhor do que a expectativa do mercado, que aguardava uma queda de 4,7% para o último mês do ano passado. Neste caso, as projeções variaram de queda de 5,80% a 1,80%.

" O cenário de crise internacional atravessa a produção de 2012. E justifica, e muito, o comportamento da produção industrial no ano passado", explica André Macedo, gerente da coordenação da indústria do IBGE.

"O ano de 2012 ficou marcado, inicialmente, com setores importantes da indústria operando com níveis de estoque acima do padrão normal. Foi o caso, por exemplo, do setor de automóveis. Mas apenas o estoque não justifica a queda na produção no ano passado", acrescenta.

Renda comprometida

O gerente do IBGE destaca ainda que alguns comportamentos negativos de 2012 passam por fatores como o maior comprometimento da renda das famílias, a inadimplência elevada, a lenta recuperação da confiança dos empresários e a maior entrada de produtos importados no mercado doméstico.

O resultado da indústria retrata ainda o freio nos investimentos. "Em movimento mais recente, o que se observa é o segmento de máquinas e equipamentos com estoque acima do normal", afirma André Macedo.

O gerente acrescenta ainda que a demanda não absorveu a produção, o que gerou estoques indesejados em vários setores industriais. "Houve um descompasso entre produção e demanda. Havia uma expectativa que a demanda ia atuar de forma mais intensa, e isso não ocorreu", diz.

Categorias

De acordo com o IBGE, todas as categorias de uso mostraram retração no ano passado, com forte destaque para a produção de bens de capital - ligado aos investimentos -, que despencou 11,8% na comparação com 2011. Em dezembro sobre novembro, o segmento caiu 0,8%.

Também houve queda de 1,7% na produção de bens intermediários, na comparação anual, e de 1% na de bens de consumo. Segundo o IBGE, neste último segmento, a atividade de duráveis caiu 3,4% na comparação com 2011, enquanto que a de semiduráveis e não duráveis recuou 0,3%.

Estímulos

O mau desempenho da indústria brasileira veio mesmo com a série de medidas de estímulos do governo em 2012, que foram desde desonerações fiscais para consumo e produção à queda da Selic para a mínima histórica de 7,25% ao ano.

A indústria brasileira foi duramente afetada pela crise externa, que acabou atrapalhando também os investimentos. O resultado de 2012, por outro lado, contrasta com a confiança que tem sido vista no setor. O índice divulgado pela Fundação Getúlio Vargas atingiu em janeiro o maior nível desde junho de 2011, sugerindo a possibilidade de uma melhora em 2013. Analistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central veem crescimento de 3,10% na produção industrial neste ano.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1229608

Estátua da Mãe Pátria é símbolo da vitória soviética em Stalingrado 02 de Fevereiro de 2013 • 07h48 • atualizado às 07h54



A Mãe Pátria de Stalingrado, estátua épica para a aquela que é considerada uma das maiores batalhas da Grande Guerra Foto:  / AFP

"Stalingrado... Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades!”. Assim começou Carlos Drummond de Andrade a sua famosa Carta a Stalingrado, um poema escrito em 1943, quando os soviéticos derrotavam os alemães na célebre batalha. O texto exalta aquela cidade “que resiste”, que se ergue dos escombros e que, segundo o poeta, é “uma criatura que não quer morrer e combate”.

Ainda hoje, 70 anos depois do cerco de Stalingrado, a cidade que agora se chama Volgogrado respira os ares do momento mais trágico da história soviética e também da triunfante vitória contra a Alemanha nazista. Dor e destruição se misturam com orgulho e patriotismo.

“Nenhuma cidade evoca tanta história na Rússia como Volgogrado, nem mesmo Moscou”, opina o professor Andrei Ivanov, do Departamento de História da Universidade de Volgogrado. “O rio Volga é o maior da Europa e muitos eventos importantes do nosso país estão relacionados ao rio. Por isso o chamamos de Mãe Volga, pela importância que tem”.

Erguendo-se em uma colina de 102 metros, surge majestosa a estátua Mãe Pátria, de 85m de altura e que é símbolo da cidade. A construção é uma mulher feita de concreto empunhando uma espada de aço. O local foi palco de enfrentamentos que duraram quatro meses durante o cerco de Stalingrado e hoje abriga um memorial a todos que morreram no conflito, em um complexo chamado Mamaev Kurgan. O Panteão conta com a inscrições com os nomes de 7,2 mil combatentes mortos. Estima-se que 1 milhão de soldados russos tenha morrido na batalha.

“Nós viemos aqui prestar uma homenagem aos defensores da pátria. Sem eles, o que seria da Rússia agora? Na verdade, o que seria do mundo? Estaríamos sob o jugo de Hitler ou de líderes semelhantes?”, questiona a aposentada Natalya Konikova, que perdeu familiares na batalha.

Natalya leva todos os anos flores aos “heróis da Rússia”, em agradecimento ao que eles fizeram pelo país. “Este é um ano especial para a nossa cidade de Stalingrado. Uma pequena cidade salvou o destino da humanidade”.

Na última quinta-feira, a prefeitura de Volgogrado aprovou que o nome da cidade fosse alterado durante alguns dias este ano para a celebração dos 70 anos da batalha. Desta maneira, neste sábado (02/02), o nome oficial da cidade passa a ser “cidade-heróica Stalingrado”, atendendo a pedidos de muitos veteranos da Segunda Guerra Mundial, segundo informações oficiais.

O decreto autoriza que o nome Stalingrado seja usado em discursos e relatórios em seis datas especiais este ano, incluindo o dia da Vitória (9 de maio), o dia do contra-ataque russo em Stalingrado (19 de novembro) e o dia do fim da Segunda Guerra Mundial (19 de novembro). Segundo pesquisa do instituto de opinião pública Levada, 18% dos russos apóiam que a cidade volte a se chamar Stalingrado de maneira definitiva.

“Eu sei que Stálin fez muitas coisas erradas, mas é importante que a gente relativize e veja também pontos positivos. A vitória na guerra foi uma vitória nossa, uma vitória de Stálin”, conta o jovem Igor Patrushev, que não se declara comunista, mas “respeita o legado da União Soviética”.

Memória soviética
Além do complexo Mamaev Kurgan, a cidade de Volgogrado (ou Stalingrado, aos que preferirem o antigo nome) conta também com o Museu da Defesa de Stalingrado, com dezenas de exposições dedicadas apenas à batalha.

“Esta semana estamos recebendo pessoas de várias partes do mundo. Acho que estão todos muito gratos ao esforço russo”, explica uma guia do museu. “Com as fotos e os vídeos, podemos perceber um pouco a importância dos anos de 1942 e 1943 para o futuro de todos nós”.

No segundo andar do museu, uma ilustração em 360° graus mostra um Panorama dos anos da guerra do alto da colina onde hoje está a estátua da Mãe Pátria. “Quando comparamos as cenas de destruição e carnificina deste panorama com a cidade que temos hoje em dia, ficamos ainda mais admirados com a capacidade de superação soviética”.

Drummond parecia ter razão quando, ainda em 1943, disse em sua carta: “Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres, a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem”.

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/estatua-da-mae-patria-e-simbolo-da-vitoria-sovietica-em-stalingrado,0c0ddd3f31a9c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

E-mail Orkut Jovem em estado terminal pede 'despedida de solteira' falsa 01 de Fevereiro de 2013 • 12h31



Stephanie Knight antes da descoberta do câncer (esq.) e depois, em tratamento Foto: SWNS / BBC
Stephanie Knight antes da descoberta do câncer (esq.) e depois, em tratamento .

Em estado terminal por um tipo raro de câncer contra o qual vem lutando há quatro anos, uma britânica de 21 anos preparou uma lista de desejos para antes de morrer, que inclui uma "despedida de solteira" falsa, viagens e diversões com a família e dar apoio a outro paciente de câncer para fazê-lo mais feliz.

Stephanie Knight resolveu tornar pública sua história em um blog para ajudar a arrecadar fundos para uma ONG especializada em pesquisas e apoio para os pacientes de sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que acomete os ossos e é mais frequente em pessoas brancas entre os 10 e os 20 anos.

A metástase do câncer de Stephanie, detectado inicialmente na região pélvica, já havia exigido a amputação de sua perna direita em outubro do ano passado, mas no fim do ano ela foi internada novamente por conta de fortes dores e, em janeiro, exames confirmaram que a doença está fora de controle e não há mais chance de cura.

O tratamento contra o câncer também provocou um grande aumento de peso em Stephanie. Ela ainda deverá passar por novas sessões de quimioterapia em uma tentativa de prolongar sua sobrevida. "Veremos como os tumores responderão (à quimioterapia) e o que acontecerá daí em diante", informa seu blog.

"Lamentavelmente, não haverá cura para o câncer de Stephanie, mas estamos determinados a lutar contra ele o maior tempo possível e ajudá-la a fazer todas as coisas que ela quer fazer", diz o texto de sua família. Segundo o blog, Stephanie e sua família esperam estabelecer uma fundação em seu nome para ajudar outros jovens com o mesmo problema.

Pequenos prazeres 
A lista de Stephanie, com 36 itens, inclui alguns pequenos prazeres, como "rir até chorar ou o corpo doer", "fazer muitas compras", "ir a shows de música", "comer uma comida muito boa", "tomar um chá da tarde" ou passar por uma sessão completa de manicure com a pintura das unhas em diferentes cores.

Uma boa parte dos desejos também envolve outras pessoas, como encontrar o time de futebol do Manchester United com seu pai ou o do Tottenham Hotspur com seu irmão, levar a irmã para conhecer os ídolos pop Robbie Williams e Gary Barlow, sair de férias com a família toda ou passar um fim de semana em um spa com as amigas.

Outros itens são um pouco mais específicos e elaborados, como "saltar de um avião com um instrutor", "uma noite de coquetéis com garçons nus", "aprender a tirar uma rolha de uma garrafa com uma espada" ou "encontrar Kate e o príncipe William".

A criação da lista de desejos foi inspirada por amigos do hospital onde ela vem recebendo tratamento para o câncer, na cidade de Cambridge. Segundo uma das irmãs de Stephanie, Rachel, a jovem "sente que já perdeu muito tempo após um período tão longo no hospital" e está determinada a aproveitar da melhor maneira o tempo que resta.

"Stephanie é uma pessoa muito altruísta. Para ela, a lista tem mais a ver com as memórias que ela vai deixar para nós do que as experiências agradáveis para si mesma", disse Rachel, 31 anos, à imprensa britânica. "Ela quer que nós tenhamos boas lembranças suas em vez de todas aquelas memórias do hospital."

 http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/,c7ebed2e2269c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html?fb_ref=FBRecommPluginTerra

Atentado terrorista mata segurança de embaixada dos EUA na Turquia

Um atentando suicida cometido por um militante de extrema-esquerda contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara deixou nesta sexta-feira dois mortos - um segurança da legação diplomática e o próprio terrorista -, além de três feridos.

O ataque, ocorrido por volta das 11h15 GMT (9h15 de Brasília), aconteceu no controle de segurança de uma das entradas, que dá acesso à seção consular.

O terrorista, identificado como Ecevit Sanli, detonou uma bomba que carregava, morrendo no ato e matando um segurança turco de 47 anos.

O ministro do Interior da Turquia, Muammer Güler, confirmou à imprensa que o terrorista era membro de "uma organização de esquerda ilegal", habitual maneira do governo de de referir ao Partido Frente Revolucionária de Libertação Popular (DHKP/C).

Na explosão ficaram levemente feridos outros dois seguranças. Uma jornalista que estava no local para pedir um visto americano sofreu ferimentos graves e foi levada a um hospital de Ancara, mas não corre risco de morrer.

Um repórter turco que foi ao local da detonação, afirmou à Agência Efe que aconteceu "uma explosão muito forte, que danificou carros e edifícios próximos".

Após o atentado, as embaixadas em Ancara elevaram o nível de vigilância, e a polícia isolou a região, enquanto a legação americana declarou alerta vermelho e posicionou franco-atiradores no telhado, segundo o jornal turco "Hürriyet".

"Atos como o de hoje mostram claramente o dano que o terrorismo causa a nossos países. Essas ações reafirmam nossa decisão de encontrar uma solução para este problema e nos fazem continuar firmemente unidos", declarou Francis Ricciardone, embaixador dos Estados Unidos na Turquia.

A embaixada emitiu um comunicado para advertir os cidadãos americano que não visitem "até novo aviso" a legação nem os consulados em Istambul e Adana, e que evitem lugares de manifestações ou protestos públicos.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu que o país continuará lutando firmemente contra "os que ataquem a paz.

Fontes policiais disseram ao jornal "Radikal" que o terrorista tinha sido preso em 1997 após participar de um ataque contra um quartel e ficou atrás das grades até 2002.

O DHKP/C é dissidente do movimento esquerdista Dev Sol e, desde então, realizou vários atentados, alguns deles suicidas.

Os últimos ocorreram em setembro, quando um suposto membro do grupo detonou explosivos em uma delegacia de Istambul, matando um policial; e em dezembro, quando dois ativistas assassinaram a tiros um policial na mesma cidade.

Há dez dias, as autoridades turcas detiveram 21 pessoas, entre elas nove advogados, sob a acusação de pertencerem ao DHKP/C, o que motivou protestos de diversos setores da sociedade.

Na quarta-feira, duas baterias de sistemas antimísseis Patriot procedentes dos Estados Unidos chegaram à Turquia e serão enviados nos próximos dias para perto da cidade de Gaziantep para resistir à hipotética ameaça de disparo de mísseis da Síria. 

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/atentado-terrorista-mata-seguranca-de-embaixada-dos-eua-na-turquia,034ecf677e29c310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


Eleito com 56 votos, Renan Calheiros volta ao comando do Senado


Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores do Senado pouco antes da eleição que definiu seu nome como novo presidente da Casa (Foto: Ed Ferreira / Estadão Conteúdo) 


Senador do PMDB foi denunciado pela PGR e poderá ser réu em processo. Com apoio da oposição, Pedro Taques teve 18 votos; quatro não votaram.

O Senado elegeu nesta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa. Com isso, ele acumulará com o cargo a presidência do Congresso Nacional e presidirá as sessões conjuntas de deputados e senadores.

Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela terceira vez o comando do Legislativo - foi eleito pela primeira vez em fevereiro de 2005 e reconduzido em fevereiro de 2007.

Renan Calheiros retoma a Presidência da Casa após cinco anos. No final de 2007, ele deixou o cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Absolvido pelo plenário, Renan continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.

Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.

A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal.  Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos "independentes", que não costumam seguir orientação partidária.

O peemedebista disputou o posto com Pedro Taques (PDT-MT), que teve apoio de partidos da oposição e de senadores "independentes", Taques teve 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois senadores votaram nulo.

Renan vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado e do Congresso, tornando-se o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.

Caberá a ele comandar sessões de votação, definir as pautas do plenário do Senado e do Congresso, além de convocar votações extraordinárias e dar posse aos senadores.  O presidente do Senado também preside a Mesa Diretora, que comanda as atividades da Casa, com orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões e mais de 6,4 mil funcionários.

Uma das primeiras tarefas de Renan será resolver o impasse em torno da votação dos mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes na pauta. No ano passado, em meio à pressão de parlamentares para derrubar o veto presidencial à Lei dos Royalties, o ministro Luiz Fux, do STF, determinou a votação cronológica dos mais de 3 mil vetos anteriores.

Além dos royalties do petróleo, estão na fila vetos ao projeto do novo Código Florestal, à lei que regulamenta os gastos em saúde e o que impediu o fim do fator previdenciário.

Outra tarefa do novo presidente de Senado e Congresso será comandar a votação do Orçamento de 2013, que prevê as receitas e despesas dos três poderes para o ano. A votação, que deveria ter ocorrido no ano passado, está prevista para ocorrer na próxima semana, quando termina o recesso legislativo.

Ao discursar antes da eleição, Renan comentou discursos de outros senadores sobre ética e disse que "a ética é dever de todos" no Senado.
 
“Alguns aqui falaram sobre ética e, seria até injusto com esse Senado, que aprovou celeremente, como nunca tão rapidamente outra matéria, a Lei da Ficha Limpa, demonstrando que esse é compromisso de todos nós. Eu queria lembrar que a ética não é objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, é o interesse nacional. A ética é meio, não é fim. A ética é dever de todos nós", disse Renan.

Mesa do Senado
Depois da eleição de Renan, o plenário do Senado aprovou a nova composição da Mesa:
Presidente: Renan Calheiros (PMDB-AL)
Primeiro vice-presidente: Jorge Viana (PT-AC)
Segundo vice-presidente: Romero Jucá (PMDB-RR)
Primeira secretaria: Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Segunda secretaria: Ângela Portela (PT-RR)
Terceira secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI)
Quarta-secretaria: João Vicente (PTB-PI)
Os suplentes são Magno Malta (PR-ES), Casildo Maldaner (PMDB-SC), João Durval (PDT-BA) e Jayme Campos (DEM-MT).

Perfil
Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Renan Calheiros foi eleito deputado federal em 1982 pelo PMDB. Em 1994, assumiu o primeiro mandato como senador.

Em 1998, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1955-2002), foi escolhido para comandar o Ministério da Justiça, cargo que ocupou até 1999.

Reeleito senador em 2002, Renan Calheiros e o PMDB decidiram apoiar o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Em 2005 foi eleito presidente do Senado e do Congresso Nacional, cargo que deixou em 2007, acuado por processos que poderiam custar seu mandato.

Atualmente, o senador é investigado em inquérito no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias para justificar, em 2007, que tinha renda para pagar a pensão da filha com a jornalista Mônica Velloso. O peemedebista apresentou as notas, referentes a suposta venda de bois, para se defender da suspeita de que a pensão era paga por um lobista de uma empreiteira. O escândalo levou à renúncia de Renan comando do Senado em 2007.

O mesmo escândalo que derrubou Renan Calheiros voltou aos jornais com a denúncia do procurador-geral, Roberto Gurgel.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/02/eleito-com-56-votos-renan-calheiros-volta-ao-comando-do-senado.html