Falta de pessoal qualificado em TI desafia companhias
Oito em cada dez líderes de TI relatam que a falta de
competências dentro de seus departamentos afeta pelo menos uma área de
negócios.
Resultados de pesquisa recente realizada pela Computer Technology
Industry Association (CompTIA), mostram o impacto da escassez de
habilidades de TI na rentabilidade das organizações, produtividade,
inovação, velocidade do mercado, segurança e atendimento ao cliente.
O estudo, realizado no formato online entre 15 de dezembro de 2011 e
23 de janeiro de 2012, pediu a 502 gerentes de TI e de negócios nos
Estados Unidos para avaliarem a escassez de competências em seus
departamentos de TI, o impacto dessas deficiências de mão de obra
especializada em suas organizações, e como eles tentam resolver a
escassez de talentos em TI.
Uma esmagadora maioria (93%) relatou alguma diferença entre as
habilidades técnicas que suas equipes de TI possuem e as habilidades que
suas empresas precisam. Desses, 83% disseram que essa diferença é de
pequena a moderada; já 9% afirmaram que as habilidades de suas equipes
de TI não chegam perto do que precisariam ser. Apenas 7% dos
entrevistados acreditam que suas equipes de TI possuem as habilidades
necessárias.
As habilidades que os entrevistados classificaram como as mais
importantes para a TI, hoje, são as seguintes (todas foram apontadas
como muito importante por mais de 70% dos pesquisados):
- rede/infraestrutura
- servidores/gestão de data center
- armazenamento/back-up
- cibersegurança
- banco de dados/gestão de informação
- help desk/suporte de TI
- telecomunicações/comunicações unificadas
- impressoras/copiadoras/fax
- analytics/negócios
- web design e desenvolvimento
Como a a falta de competência de TI afeta as empresas
Oito em cada dez líderes de TI e gerentes de negócios relatam que o déficit de competências dentro de seus departamentos de TI afeta pelo menos uma área de negócios.
Oito em cada dez líderes de TI e gerentes de negócios relatam que o déficit de competências dentro de seus departamentos de TI afeta pelo menos uma área de negócios.
Veja abaixo o impacto da escassez de habilidades de TI sobre a
produtividade de atendimento ao cliente, segurança, inovação, velocidade
para o mercado e rentabilidade em empresas de pequeno, médio e grande
porte (em pocentagem dos que dizem que a escassez das habilidades de TI
dentro de suas organizações prejudica cada um dos itens).
Produtividade
As grandes empresas: 44%
Empresas de médio porte: 43%
Pequenas empresas: 41%
As grandes empresas: 44%
Empresas de médio porte: 43%
Pequenas empresas: 41%
Atendimento ao Cliente
As grandes empresas: 33%
Empresas de médio porte: 34%
Pequenas empresas: 26%
Empresas de médio porte: 34%
Pequenas empresas: 26%
Segurança
As grandes empresas: 32%
Empresas de médio porte: 39%
Pequenas empresas: 29%
As grandes empresas: 32%
Empresas de médio porte: 39%
Pequenas empresas: 29%
Inovação / Desenvolvimento de Novos Produtos
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33%
Pequenas empresas: 23%
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33%
Pequenas empresas: 23%
Velocidade para o mercado
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33
Pequenas empresas: 23
As grandes empresas: 29%
Empresas de médio porte: 33
Pequenas empresas: 23
Rentabilidade
As grandes empresas: 15%
Empresas de médio porte: 15%
Pequenas empresas: 23%
As grandes empresas: 15%
Empresas de médio porte: 15%
Pequenas empresas: 23%
Causas do déficit de competênciasPouco mais de
45% dos entrevistados acreditam que o ritmo acelerado do desenvolvimento
tecnológico é o principal fator para a falta de habilidades de TI
dentro de suas organizações. A tecnologia muda tão rápido que é difícil
para os profissionais de TI manterem-se atualizados.
"A inovação ocorre mais rápido, os ciclos de vida dos produtos
passaram a sermedidos em meses, em vez de anos e a concorrência do
mercado nunca foi tão grande. Consequentemente, as organizações e as
equipes de TI são pressionadas cada vez mais a decidirem onde investir o
seu tempo limitado", observa a pesquisa. Outras causas do déficit de
competências incluem:
- A falta de dinheiro do orçamento para o desenvolvimento profissional, citada por 43% dos pesquisados
- A percepção de falta de melhoria que vem de treinamento, citada por 39% dos entrevistados
- A baixa remuneração de algumas funções da área de TI, citada por 29%
- Dificuldade de fornecer treinamento durante o horário de trabalho, citada por 23%
- Concurso para um conjunto limitado de trabalhadores qualificados de TI, citada por 20%.
Como as empresas devem enfrentar o déficit de competências
Apesar da falta de recursos financeiros para a formação e a percepção de que as empresas investem pouco em treinamento, a formação ou reciclagem do pessoal de TI existente nas áreas onde faltam habilidades é forma como as organizações de grande porte tentam resolver a escassez de pessoal qualificado.
Apesar da falta de recursos financeiros para a formação e a percepção de que as empresas investem pouco em treinamento, a formação ou reciclagem do pessoal de TI existente nas áreas onde faltam habilidades é forma como as organizações de grande porte tentam resolver a escassez de pessoal qualificado.
O método de treinamento mais popular ussdo pelos departamentos de TI é
o online, empregado por 50% dos entrevistados. Quase sempre
disponibilizado pelos fornecedores. O treinamento em sala de aula ficou
em terceiro lugar (37%).
Quase quatro em cada dez (38%) entrevistados opta pela terceirização
para lidar com a escassez de competências. As pequenas empresas são mais
propensas a terceirizar enquanto as companhias maiores são mais
propensas a investir em formação. Pouco mais de um quarto (28%) tentar
resolver a escassez de competências contratando novos funcionários com
as competências desejadas.
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2012/03/20/falta-de-pessoal-qualificado-em-ti-desafia-companhias/
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