quinta-feira, 22 de maio de 2014

Governo federal é omisso na área de segurança pública, diz Aécio Neves

Pré-candidato a presidente pelo PSDB, o senador Aécio Neves tem calibrado seu discurso para um tom cada vez mais duro na área de segurança pública. É uma tentativa de se apresentar de maneira diferente em relação a seus adversários diretos na corrida pelo Planalto.

Em entrevista ao programa Poder e Política , da Folha e do “UOL”, Aécio disse que, se eleito, pretende reduzir o número de ministérios dos atuais 39 para 21 ou 22. Deseja também redefinir a função de algumas pastas. Fala em renomear o Ministério da Justiça com o complemento “e da Segurança Pública”, enfatizando a necessidade de combater o crime em todo o país.

É uma resposta do tucano a uma das principais preocupações dos eleitores, captadas por várias pesquisas de opinião. Ao adotar essa narrativa, tenta também surfar num momento de intensas manifestações de rua, muitas com atos de violência.

O senador quer que os repasses de recursos federais para uso em segurança sejam mensais e compulsórios para os Estados, “que poderão planejar os seus investimentos”. O tucano diz que nos oito anos em que governou Minas Gerais (2003-2010) ficou esperando recursos para construir penitenciárias. “Sabe quando vieram? Nunca”.

“Hoje, o governo federal é criminosamente omisso no que diz respeito à segurança pública”, acusa.
Aécio, 54 anos, também é a favor da redução da maioridade penal para adolescentes de 16 a 18 anos que cometem crimes graves ou são reincidentes. “Não podemos fazer como o governo do PT: virar as costas”. Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB) são contra essa medida.

O tucano acha necessário trazer a inflação anual para o centro da meta, que é de 4,5%. Esse objetivo seria atingido gradualmente, até 2018.

Afirma ser contra uma lei para formalizar a independência do Banco Central. Promete submeter diretores de agências reguladoras ao escrutínio de um órgão externo.

Se eleito, repete, manterá o Bolsa Família e a política de conceder reajustes acima da inflação para o salário mínimo. Não elabora, entretanto, a respeito de como resolver a vinculação do mínimo aos benefícios da Previdência.

Sobre José Serra ser seu candidato a vice-presidente, responde ser “uma possibilidade”.

Sobre drogas ilícitas, é contra a descriminalização. Relata ter fumado maconha no passado. “Quando tinha 18 anos, experimentei maconha e ficou por aí. E não recomendo que ninguém faça”.

 http://www.agorams.com.br/jornal/2014/05/governo-federal-e-omisso-na-area-de-seguranca-publica-diz-aecio-neves/

Dilma sanciona lei que torna crime hediondo o abuso sexual infantil


A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei aprovado pelo Congresso que torna crime hediondo o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A cerimônia de sanção contou com a presença da apresentadora de TV Xuxa Meneghel e a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos).

Antes da cerimônia de sanção, a presidente recebeu Xuxa e o cantor Sérgio Reis em seu gabinete, além dos criadores do aplicativo de denúncias "Proteja Brasil", lançado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na última segunda (19). Segundo Ideli, eles debateram os mecanismos de denúncia como a central "Disque 100" e a importância da aprovação da lei.

"É uma alteração importante. A lei endurece a pena de quem pratica esse tipo de violação. Agora não tem fiança, não tem progressão, não tem indulto. Essa nova lei pode inibir crimes de violência sexual", defendeu Ideli após a cerimonia de sanção.

A ministra também afirmou que o governo federal vai propor uma parceria com o Poder Judiciário para que em cada cidade sede da Copa tenha um juiz especializado para atuar nesses casos de exploração sexual infantil.

"É inafiançável agora, não tem mais conversa. Fez, vai ter que pagar e por muito tempo", comentou Xuxa sobre a aprovação da lei.

Dilma tinha até o dia 2 de junho para sancionar a nova lei. No entanto, a presidente optou por aproveitar a Semana Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, entre 18 e 23 de maio, para sancionar a lei.

"A partir de hoje o Brasil passa a contar c/ um forte instrumento legal na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Sancionei a lei que faz dessa prática um crime hediondo, impondo sentenças mais duras. Essa lei fortalece nossa batalha contra um crime que fere nossas crianças e envergonha o país", disse Dilma no Twitter.

Uma série de ações contra o abuso sexual infantil estão ocorrendo em todo país. Hoje a Polícia Federal deflagrou uma operação contra a pornografia infantil na internet. Durante a ação foram presas cinco pessoas.

Crime hediondo

O condenado por crime hediondo tem de cumprir um período maior no regime fechado para pedir a progressão a outro regime de cumprimento de pena. É necessário o cumprimento de, no mínimo, 2/5 do total da pena aplicada se o for réu primário; e de 3/5, se reincidente.

Quem for pego praticando sexo ou "ato libidinoso" com um menor de 18 e maior de 14 anos configurando prostituição também pode ser enquadrado na nova lei. O proprietário, o gerente flagrados explorando a prática de prostituição também podem ser condenados pelo crime.

Pela lei brasileira são considerados crimes hediondos latrocínio (roubo seguido de morte), estupro, estupro de vulnerável, extorsão mediante sequestro, entre outros.

Do UOL, em Brasília

Dirigente de MMA é acusado de abuso por filha de advogado e fala em armação

Lutador e dirigente de MMA Lucinei Coqueiro Amaral, o Morsa, é acusado de abuso sexual em São Paulo
  • Lutador e dirigente de MMA Lucinei Coqueiro Amaral, o Morsa, é acusado de abuso sexual em São Paulo
O lutador e dirigente de MMA Lucinei Coqueiro Amaral, o Morsa, está sendo investigado pela acusação de abuso sexual feita pela filha de seu advogado, Iudi Ferreira da Silva. A jovem de 22 anos, Julia, e o pai dizem que Morsa a estuprou dentro de seu carro, em uma rua da Zona Norte de São Paulo.

Morsa teria dado uma carona para a filha de seu advogado. Na versão dela, ele parou o carro em uma rua, arrancou suas roupas e a obrigou a ter relações sexuais com ele. O lutador rebate as acusações, alega que nunca frequentou a rua em questão e diz que está sendo vítima de armação.

O caso está sendo investigado no 39º Distrito Policial, e Morsa passou a quarta-feira colaborando com a apuração. Nesta quinta-feira ele atendeu à reportagem do UOL Esporte em seu escritório, por telefone, onde aguardava os policiais para um novo dia de investigação – e sob o risco de ser preso temporariamente, de acordo com o que indicarem os laudos médicos em análise.

De acordo com Morsa, ele e o advogado discutiram após um caso. Iudi Ferreira da Silva trabalhou para o dirigente e conseguiu uma indenização quando sua moto sumiu de um estacionamento na capital paulista. O advogado estaria pedindo mais da metade do valor pago na indenização, o que gerou a disputa.


Reprodução/Facebook
 
Morsa é presidente da Federação Paulista de MMA e da Confederação Brasileira de MMA, entidades de pouca representatividade na modalidade - pela Lei Pelé, qualquer pessoa pode abrir suas federações e confederações. Ele é faixa-preta de jiu-jítsu, caratê e muay thai, mas não luta há mais de um ano por causa do trabalho como dirigente.
 
No mesmo dia, na casa do advogado em Mairiporã, Iudi teria pedido que Morsa desse carona para sua filha e seu sogro. Depois de deixar o sogro, o dirigente e Julia ficaram sozinhos, e é aí que as divergências nas histórias acontecem.

Morsa se defende, nega o estupro e afirma na verdade que saiu com a jovem como uma amiga e que ambos foram para uma churrascaria onde havia música sertaneja.

"Foi uma p... de uma sacanagem. O advogado combinou de ir comigo na casa dele para tratar de documentos. Quando a gente terminou de conversar, ele pediu para trazer o sogro e a filha (para São Paulo). Falei: 'tudo bem', era um favor. Deixei o sogro. Depois peguei a filha, tomamos café em uma padaria. Estava levando ela para casa, quando eu a convidei para ir em uma churrascaria na Marginal, onde tem uma dupla sertaneja amiga. Fomos lá, dançamos, eu ensinei ela a dançar sertanejo. Ela estava superfeliz. No fim ela veio e me beijou, eu correspondi e ficamos, demos uns amassos. Quando deu 11h30 ela falou: 'preciso ir para casa'. E eu coloquei ela no carro e levei", defende-se Morsa, que acusa a garota de ter o beijado a princípio. "Achei estranho, a mulherada tá fácil, mas não assim de grudar na balada."

"A acusação dela é por causa do pai. Ele esteve numa ação a favor da gente no no Fórum João Mendes, que ganhamos. É por causa do dinheiro, ele queria mais da metade do valor que ganhamos e eu não concordei", adiciona.

Segundo a Bandeirantes, Morsa responde a 25 processos na Justiça. Ele afirma que são por conta de sua atuação como dirigente, fechando eventos que sua federação considera clandestinos. "Fechamos eventos clandestinos e o cara não tem o que alegar e faz boletim de ocorrência falando em extorsão. Mas eu só compareço ao evento com oficiais de justiça e a polícia", alega ele.

Reencontro e agressão

De acordo com o delegado que cuida do caso, Milton Gomes de Oliveira, Morsa não chegou a ser preso, mas acabou sendo levado pela polícia em um segundo momento da disputa com o advogado, em que acabou agredido.

Depois da acusação de estupro, Morsa aceitou ir a um encontro com Iudi para acertar os problemas. "Ele não foi preso. Na verdade, ele foi levado pela polícia em sua defesa. O próprio Morsa foi agredido e um investigador presente evitou um linchamento como o que teve lá no Guarujá", afirmou o delegado.

Segundo o delegado, ainda é cedo para se falar em prisão preventiva. "O que acontece é que as versões são conflitantes e estamos buscando subsídios para materializar a situação. Preciso de laudos, com o sexológico, estamos buscando as imagens de câmeras. Estamos buscando tudo isso, que será encaminhado para a perícia."

A reportagem procurou Iudi Ferreira da Silva e sua filha para falarem sobre o caso, mas eles não foram encontrados.
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2014/05/22/dirigente-de-mma-e-acusado-de-abuso-por-filha-de-advogado-e-fala-em-armacao.htm

Com pedido de absolvição da procuradoria, Feliciano será julgado por estelionato no STF

Deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP)
  • Deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP)
O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) será julgado pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (22) por uma acusação de estelionato. A PGR (Procuradoria-Geral da República) deu parecer contrário à condenação por falta de provas.

Feliciano é acusado de ter recebido R$ 13,3 mil para realizar dois cultos religiosos no Rio Grande do Sul sem ter comparecido aos eventos. Ele responde por estelionato e será julgado pelo Supremo por ter foro privilegiado. A pena por estelionato pode dar de um a cinco anos de prisão, além de multa.

Em depoimento ao STF em abril do ano passado, Feliciano disse que tentou devolver dinheiro de evento. "Procurei os advogados da pessoa, para minha felicidade descobri que eram evangélicos também, eram irmãos, e falei: 'Eu quero aqui pagar o que eu devo, quero devolver, e quero devolver com juros e correção para que não fique nenhum tipo de celeuma'", disse Feliciano ao Supremo.

Durante o depoimento, Feliciano disse ainda que não sabia que, na véspera do evento, a sua assessoria havia confirmado, via e-mail, a sua presença na palestra. Segundo o pastor, a sua agenda é organizada por terceiros.

Caso Feliciano seja condenado, não há definição sobre o que ocorrerá com seu mandato. Ministros do STF defendem uma condenação no Supremo determina a perda imediata do mandato parlamentar, mas membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados dizem que essa decisão é prerrogativa da Casa.

O mesmo debate ocorreu com as condenações do julgamento do mensalão. Após intenso embate entre STF e Câmara, os deputados condenados presos renunciaram ao mandato.

O deputado também responde a outra ação penal no STF. Em março deste ano, o ministro do Gilmar Mendes autorizou a abertura de um inquérito para investigar Feliciano pelo crime de preconceito contra religião.

De acordo com o Ministério Público, Feliciano aparece em um vídeo postado na internet profetizando "o sepultamento dos pais de santo" e o "fechamento dos terreiros de macumba". Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o vídeo pode induzir ou incitar o preconceito.

Se condenado por este outro crime, o deputado poderá receber uma pena de até três anos de prisão e multa.

A Procuradoria solicitou a abertura de inquérito para investigar Feliciano no Supremo após duas representações contra ele serem protocoladas no STF. Uma delas foi apresentada pelo Templo Iniciático de Umbanda da Ordem Cruzada de Nossa Senhora da Guia e a outra redigida por um cidadão que denunciou o vídeo à corregedoria do Ministério Público em São Paulo.

A reportagem tentou falar com o deputado, mas não o localizou até a publicação desta notícia.

No ano passado, Feliciano presidiu a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Sua gestão conturbada por projetos polêmicos defendidos por ele como a "cura gay" e amplamente criticada por representantes de entidades que defendem os direitos humanos.

 http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/05/22/marco-feliciano-sera-julgado-por-estelionato-no-stf-nesta-quinta-feira.htm

Após perder luta contra o câncer, menino de 5 anos tem funeral com super-heróis


Desde os três anos de idade, Brayden Denton amava os super-heróis dos quadrinhos. Depois de ser diagnosticado com uma rara forma de câncer no cérebro em 2013, Brayden sempre tinha um super-herói ao seu lado no hospital, segundo as informações do site Gawker. Em 2014, aos 5 anos, ele sucumbiu ao câncer.

Apesar da tristeza pela morte do filho, Staci Denton resolveu se despedir do menino de uma forma que ele iria gostar. Ela chamou os parentes e pediu a eles que se vestissem de super-heróis. Assim, o Homem de Fero, o Capitão América, o Homem-Aranha, o Batman, o Super Homem e o Incrível Hulk foram os responsáveis por carregar o caixão de Brayden em seu enterro, na cidade de Kentland, no estado americano de Indiana. 

"Durante todo o tempo que os vi carregando o caixão de Brayden, podia imaginar meu filho lá no céu dizendo: Isso é tão legal", disse Staci em entrevista ao jornal New York Daily News. "Foi difícil, mas fiz isso por ele", disse Cory, primo de Brayden. "Nós os levamos ao cinema para ver o Super Homem e ele estava vestido com essa fantasia", disse o primo. Linda homenagem, né? (dica do Fernando Olivieri)

 https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/ap%C3%B3s-perder-luta-contra-o-c%C3%A2ncer-menino-5-222051639.html

Jovem é encontrada depois passar 10 anos em cativeiro

Foto obtida em 21 de maio de 2014 pela polícia de Santa Ana mostra Isidro Garcia, suspeito de sequestro e abuso sexualUma jovem de 25 anos foi encontrada com vida após passar dez anos em cativeiro nos Estados Unidos sendo violentada, informou a polícia nesta quarta-feira, após deter o sequestrador e estuprador na Califórnia.

O criminoso, identificado como Isidro García, de 41 anos, violentou de forma frequente a jovem, após sequestrá-la em 2004 em Santa Ana, sudeste de Los Angeles, revelou a polícia. Seu desaparecimento foi denunciado pela mãe em agosto desse mesmo ano.

García era namorado da mãe da jovem e morava na mesma casa com as duas. A mulher suspeitava que o parceiro abusava sexualmente da filha, mas não tinha provas para denunciá-lo, explicou a polícia de Santa Ana.

Em seu depoimento, a vítima contou que García a drogou, depois de ter agredido sua mãe, em junho de 2004, e a levou para uma casa. Todas as noites ela era trancada na garagem do imóvel para não fugir.

Segundo a jovem, García lhe disse que seus parentes não a procuravam mais e que se tentasse escapar, sua família seria extraditada.

A polícia não revelou a nacionalidade da jovem ou de seus familiares.

García teria conseguido documentos de identidade falsos para a vítima, que foi obrigada a se casar com ele em 2007. Ambos tiveram um filho em 2012.

"Apesar de ter oportunidades de escapar, após anos de abusos físicos e mentais a vítima não viu qualquer forma de superar a situação e decidiu viver com García mesmo sob abusos mentais e físicos", assinalaram as autoridades.

Ao longo de dez anos, os dois se mudaram várias vezes para evitar chamar a atenção da polícia.

A jovem contou à polícia que García arranjou um emprego noturno para os dois em uma empresa de limpeza, para poder controlá-la o tempo todo.

A vítima decidiu ir à polícia de Santa Ana após manter contato como uma de suas irmãs pelo Facebook, fato que lhe permitiu ganhar confiança.

García foi acusado de crimes de sequestro, estupro, abuso de menor e cárcere privado.

O caso recorda o das três mulheres que foram mantidas em cativeiro durante 10 anos por Ariel Castro, em Cleveland (Ohio), que se suicidou em sua cela em setembro passado.

 https://br.noticias.yahoo.com/jovem-%C3%A9-encontrada-passar-10-anos-cativeiro-102712641.html

Pelo menos três ônibus tiveram os pneus esvaziados por piquetes na avenida Inajar de Souza na manhã desta quinta-feira,

Foto: Laura Maia de Castro/Estadão
Na altura do número 1145, no sentido centro, dois homens em uma moto abordaram um ônibus da viação gato preto que seguia da Brasilândia para a Praça do Correio com passageiros por volta das 8h40. "A moto encostou na minha janela e um dos homens falou para eu tirar a mão do volante e ficar tranquilo. Depois eles esvaziaram o pneu do lado esquerdo e foram embora", contou o motorista.

Segundo o cobrador, o ônibus estava completamente lotado até mesmo com idosos. "Acho que eles não ficaram com medo, mas sim frustrados de não poderem seguir viagem". Funcionários da SPTrans estiveram no local onde o coletivo está parado e registraram com imagens o pneu furado. Até as 9h50, o ônibus ainda aguardava a equipe de manutenção que vem trocar o pneu.

Segundo um funcionário da CET, ao todo foram cerca de 7 ônibus que tiveram pneus furados na mesma avenida. 

 http://estadao.br.msn.com/especiais/tempo-real-protestos.aspx

Desemprego recua para 4,9% em abril, a menor taxa para o mês em 13 anos


A taxa veio abaixo do piso das estimativas dos analistas, de 5%; rendimento médio dos trabalhadores registrou queda de 0,6%


SÃO PAULO - O desemprego apresentou leve recuo em abril. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego em abril foi de 4,9%, contra a taxa de 5% em maio. O resultado foi o menor para o mês de abril desde o início da série histórica em 2002.

A taxa veio abaixo do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, de 5% a 5,3%, com mediana de 5,2%. O rendimento médio real dos trabalhadores registrou queda de 0,6% em abril ante março, mas aumento de 2,6% na comparação com abril de 2013.

A massa de renda real habitual dos ocupados no País somou R$ 47,2 bilhões em abril, um recuo de 0,5% em relação a março. Na comparação com abril de 2013, a massa cresceu 3,6%. Já a massa de renda real efetiva dos ocupados totalizou R$ 47,7 bilhões em março, uma queda de 0,6% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2013, houve aumento de 5,0% na massa de renda efetiva. O rendimento médio real dos trabalhadores em abril foi de R$ 2.028,00, contra R$ 2.040,27 em março.

Desempregados. O número de desocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País totalizou 1,173 milhão de pessoas em abril, uma queda de 3,3% em relação a março, ou 40 mil indivíduos a menos em busca de trabalho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Na comparação com abril de 2013, houve redução de 17% no número de desempregados, o equivalente a 240 mil pessoas a menos procurando uma vaga.

Já a população ocupada ficou em 22,941 milhões de pessoas em abril, ligeiro aumento de 0,1% em relação a março, graças à criação de 17 mil postos de trabalho. Em relação a abril do ano passado, a variação também foi de apenas 0,1%, com a criação de 34 mil vagas.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 11,704 milhões em abril, alta de 0,2% em relação a março, com a criação de 29 mil postos formais. Em relação a abril do ano passado, houve aumento de 2,2% nas vagas com carteira, o equivalente a 252 mil novos postos de trabalho formais.

 http://estadao.br.msn.com/economia/desemprego-recua-para-49percent-em-abril-a-menor-taxa-para-o-m%C3%AAs-em-13-anos

Aposentado é executado com quatro tiros em padaria na Ponta da Praia

Um aposentado foi executado com quatro tiros em uma padaria da Ponta da Praia, em Santos, na tarde desta quarta-feira. 
 
Um homem chegou no estabelecimento localizado na Avenida Pedro Lessa e perguntou por Reginaldo de Oliveira, de 65 anos. Após confirmar a presença da vítima e identificá-lo, o criminoso efetuou os disparos que atingiram o aposentado no braço e barriga. 
 
Testemunhas que presenciaram o crime relatam que depois de balear a vítima, o assassino fugiu de bicicleta, seguindo em direção ao Porto de Santos pela Rua Cypriano Barata.
 
O aposentado morreu horas mais tarde na Santa Casa de Misericódia de Santos, onde estava internado.
 
Segundo frequentadores do local, a vítima ia ao estabelecimento todos os dias. O suspeito permanece foragido e ainda não foi identificado. 
 
De A Tribuna On-line

PF investiga esquema de lavagem de dinheiro na Petrobras


A Polícia Federal investiga a ligação entre a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos EUA, e o esquema de lavagem de dinheiro desbaratado em 17 de março pela Operação Lava Jato, que envolve suspeitas ligadas à obras na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Os investigadores citam a existência de uma possível "uma organização criminosa" que estaria atuando "no seio" da estatal de petróleo.
 
Os dois casos têm um personagem em comum: o ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que ficou no cargo entre os anos de 2004 e 2012.
 
A compra de Pasadena, iniciada em 2006 com a aquisição de 50% da refinaria de uma empresa belga, a Astra Oil, é cercada de polêmica em razão do preço pago pela Petrobrás. Após o negócio ser fechado, a estatal brasileira indicou um integrante para representá-la no conselho de proprietários. Esse representante era Paulo Roberto Costa. 
 
Após um litígio envolvendo questões contratuais, a Petrobras acabou desembolsando mais de R$ 1,2 bilhão pela compra de 100% da refinaria. A Polícia Federal suspeita que as operações envolvendo a unidade tenham sido usadas para pagamento de propinas e "abastecimento de grupos" que atuavam na estatal. 
 
Ofício
 
É em um ofício enviado em 22 de abril ao juiz federal Sérgio Fernando Moro, do Paraná, que o delegado Caio Costa Duarte, da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros em Brasília, cita a existência de "uma organização criminosa no seio" da estatal, que atuaria desviando recursos, e pede o compartilhamento de provas da Operação Lava Jato. 
 
Segundo o ofício, o "empréstimo" das provas e do material apreendido na Lava Jato seria de "grande valia" para a condução do inquérito sobre Pasadena.
 
"A citada refinaria teria sido comprada por valores vultosos, em dissonância com o mercado internacional, o que reforça a possibilidade de desvio de parte dos recursos para pagamento de propinas e abastecimento de grupos criminosos envolvidos no ramo petroleiro", descreve o delegado. "Acrescentando-se a isto, apura-se possível existência de uma organização criminosa no seio da empresa Petrobrás que atuaria desviando recursos com consequente remessa de valores ao exterior e retorno do numerário via empresas offshore", completa o policial.
 
O documento da PF foi lido hoje na Câmara pelo líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR). "O delegado chefe das investigação Pasadena pediu cópia da operação dizendo que descobriu que o ex-diretor da Petrobras era conselheiro da refinaria e da trading na época da aquisição. E que todo o cruzamento dos dados mostra que o Paulo Roberto estava trazendo dinheiro de fora, via off shore, via Alberto Youssef", afirmou o deputado paranaense.
 
Celeridade
 
No ofício, o delegado sustenta que o compartilhamento das provas traria economia processual e celeridade da investigação. "Em linha gerais, adentrando no mérito do procedimento persecutório, a partir da compra de uma refinaria no Estado do Texas/EUA (Pasadena), por parte da Sociedade de Economia Mista Petrobras, possíveis valores teriam sido enviados ou mantidos no exterior sem a respectiva declaração aos órgãos competentes", diz ele.
 
A Operação Lava Jato foi deflagrada em março deste ano para desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro em diversos estados da Federação. De acordo com as informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF/MF), integrantes do esquema teria movimentado até R$ 10 bilhões.
 
Abreu e Lima
 
Uma das suspeitas da Polícia Federal é que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás atuou como elo entre o doleiro e a estatal. 
 
Costa teria atuado, por exemplo, em contratos de obras da Petrobrás tocadas pelo consórcio liderado pela empreiteira Camargo Correa na refinaria Abreu e Lima, em construção no Estado de Pernambuco.
 
O ex-diretor da Petrobrás nega ter participado de ilegalidades envolvendo a estatal. 
 
Procurada na noite de hoje, a Petrobras informou que não tinha conhecimento da nova linha de investigação da PF.
 
 Estadão Conteúdo