domingo, 18 de agosto de 2013

De muletas, estudante é barrada ao tentar entrar em agência bancária

Se não bastasse o trauma após um grave acidente de carro, a universitária Yasmin Marques, de 20 anos, agora também tem que lidar com o constrangimento. Ao tentar entrar na agência bancária da Caixa Econômica Federal, no Canal 3, em Santos, durante a manhã desta sexta-feira, a cliente foi barrada por utilizar muletas. Além disso, ela ainda teve que aguardar sentada no chão, enquanto a irmã era atendida.

"Nunca vi isso. Em todos os bancos que vou, os seguranças prontamente vêm me ajudar", disse a estudante para A Tribuna On-line. Em nota, enviada pela assessoria de imprensa, em Brasília, a instituição limita-se a dizer que "tem preocupação constante com o atendimento e segurança dos seus clientes" e que ainda apura as circunstâncias do ocorrido.
Créditos: Yasmin Marques/Foto-leitor/Arquivo Pessoal
Estudante, de 20 anos, foi impedida de entrar em agência bancária da Caixa, no Canal 3, por estar de muletas

Desde junho deste ano, Yasmin utiliza muletas para auxiliar na sua locomoção. "Sofri um acidente, fiquei meses na cama, passei para a cadeira de rodas e agora consigo andar, mas preciso de apoio", conta. No período, que, completará um ano, ela garante que nunca passou por algo semelhante, recebendo, sempre, assistência em todos os lugares para onde vai.

"Fui à agência do Canal 3 com a minha irmã. Quando passaria pela porta giratória, fui impedida pelo segurança". Segundo a universitária, o vigilante foi, então, chamar uma funcionária da agência que retornou e, sem qualquer saudação, perguntou:  "O que vocês querem?". Após responder, ela orientou para que as duas entrassem.

No entanto, a mesma funcionária disse para a irmã de Yasmin, instantes depois, que ela não poderia acompanhar por estar com as muletas. "Fiquei em choque quando ouvi isso. Como precisávamos realizar a operação, ela entrou e eu fiquei na área dos caixas eletrônicos, sentada no chão". Não havia cadeiras e ninguém se ofereceu para buscar.

"As pessoas que passavam pela agência ficaram indignadas. Vou processar o banco e buscar os meus direitos", disse. Ela conta também que as pessoas se ofereceram para ser testemunhas de uma possível ação. "Quando tiraram minha foto, uma outra funcionária veio em nossa direção, junto com um segurança, nos intimidando".

Deve procurar a Justiça

O advogado e coordenador do Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc) de Santos, Rafael Quaresma, foi taxativo. "A prática é ilegal. Faltou preparo e o mínimo de bom senso dos funcionários da agência bancária". Ele afirma que pessoas que utilizam muletas têm atendimento preferencial e são enquadradas como portadores de necessidades especiais.

"Em um caso como esse deve-se, sem dúvida alguma, acionar a Polícia Militar imediatamente e registrar um Boletim de Ocorrência no local", afirma. Em seguida, o cliente que se sentir prejudicado, deve procurar a Justiça, por intermédio de um advogado ou de um defensor público, já que casos como esse "extrapolam a jurisdição do Cidoc e do Procon, por exemplo".

Segundo o coordenador do órgão, impedir a entrada de portador de necessidades especiais em agências bancárias é considerada "prática abusiva", o que caracteriza a possibilidade da vítima solicitar um processo indenizatório. "Temos muitas reclamações da Caixa (Econômica) e de outros bancos. Mas nessas circunstâncias, é a primeira vez".

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em uma cartilha distribuída para todas agências bancárias do Brasil, orienta os funcionários das agências bancárias em como tratar pessoas que necessitam de auxílio. O material, também disponível no site da entidade , explica que o procedimento em casos como o relatado é de "garantir o acesso livre". Abaixo, a transcrição.

Qual é o procedimento correto com relação ao acesso pelas portas giratórias?

GARANTA O ACESSO LIVRE! Devemos garantir que a entrada da agência bancária seja acessível a todas as pessoas com dificuldades de locomoção. Quando uma agência possuir porta giratória, ao lado dela deve existir uma outra entrada que garanta condições de acessibilidade. Esta deve conter informações ao usuário sobre os procedimentos de utilização. Desta forma, estaremos orientando nossos clientes e evitando possíveis falhas de atendimento. Nunca deixe as chaves da porta alternativa sob a responsabilidade de somente um funcionário. (FONTE: Febraban)
O outro ladoA Caixa Econômica Federal, por meio de assessoria de comunicação, esclarece, em nota enviada na manhã deste sábado para A Tribuna On-line, que "tem preocupação constante com atendimento e segurança dos seus clientes". O banco informa ainda que irá apurar o fato relatado pela Reportagem.

Na mesma nota, a Caixa Econômica ressalta que investe constantemente em contratação e treinamento de pessoal, modernização de equipamentos, sistemas de Tecnologia da Informação (TI), racionalização de processos, além da expansão de sua rede de atendimento em todo país.

Muletas barradas não é novidade

Em 2010, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) deu parecer favorável ao cliente de um banco que foi barrado ao tentar entrar em uma agência com muletas. Mesmo com recurso, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais.

Na ocasião, o relator do recurso, desembargador Romeu Marques Ribeiro Filho, registrou que o sistema da porta, com detector de metais, "é uma imposição legal e objetiva a segurança comum", não havendo abuso no impedimento de acesso ao consumidor. Segundo o TJRS, as provas evidenciaram que os seguranças da agência levaram de 10 a 15 minutos para prestar atendimento.

No início deste ano, o Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização a uma correntista impedida de entrar em uma agência bancária. A cliente, uma manicure que usa muletas par andar devido sequelas de poliomelite, solicitou a segurança do estabelecimento para que abrisse a porta reservada aos deficientes. O pedido foi negado.
Créditos: Carlos Nogueira
No ano passado, cliente com botas com bico de aço também foi impedido de entrar em agência do BB

Caso semelhante em Santos

Em abril de 2012, A Tribuna On-line noticiou o caso do comerciante Marco Antônio Moura, de 42 anos, que foi impedido de entrar na agência do Banco do Brasil, no Centro de Santos. "Trabalho com transporte de carga e preciso usar bota com biqueira de aço", relatou, na época, para a Reportagem. Esse foi o motivo alegado pelos seguranças do local para impedir a entrada do cliente.

Após ser avisado que o banco proíbe a entrada de pessoas usando calçado com bico de aço, Marco tirou os sapatos. "Já que eu não posso entrar com a minha bota, fiquei descalço. Ninguém pode me impedir de pagar as minhas contas". Mesmo assim, apesar da insistência, o comerciante não conseguiu entrar na agência.

Na ocasião, o supervisor de atendimento do Banco do Brasil, André Fernandes, explicou que Marco não entraria com a bota devido à portaria do Ministério do Trabalho que proíbe a utilização deste sapato em agências bancárias. Sobre entrar descalço, ele alegou que o comerciante foi impedido para evitar constrangimento. "Ele pode se sentir constrangido entre os outros clientes", afirmou. 
 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200388&idDepartamento=5&idCategoria=0

Médicos abandonam plantão e diretor de hospital chama a polícia


A direção do Hospital Municipal de São Vicente chamou a polícia neste sábado, depois que dois médicos da clínica-geral abandonaram o plantão.

O episódio ocorreu logo no começo da manhã e apura-se que os dois profissionais discutiram antes de deixar o local. Um deles teria chegado para o início do plantão, às 7 horas. A colega de trabalho, um pouco mais tarde. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, em seguida, eles teriam tido uma discussão, cujo motivo é desconhecido.

Por conta do abanono do local de trabalho, o diretor-clínico do hospital, Rubens Palma, chamou outros dois médicos. Segundo a assessoria de imprensa, por volta das 13 horas, o atendimento já era feito pelos profissionais solicitados. Mas, o atendimento atrasou e muitos pacientes amargaram horas de atendimento na unidade.

O diretor Rubens Palma chamou a polícia e registrou boletim de ocorrência. ''Eles abandonaram mesmo sabendo que é uma infração ética grave. Serão submetidos à avaliação da comissão de ética do hospirtal e encaminhados ao CRM (Conselho Regional de Medicina)'', disse, em entrevista à TV Tribuna.

 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200435&idDepartamento=5&idCategoria=0

BA: Força Nacional será enviada para conter conflitos entre índios e fazendeiros

 

Tropas da Força Nacional devem chegar amanhã à cidade de Buerarema, no sul da Bahia, onde se intensificaram nos últimos dias os conflitos entre índios tupinambá e fazendeiros devido à invasão de 25 propriedades rurais que estariam em áreas indígenas.

A situação mais tensa ocorreu ontem, quando, durante protesto de fazendeiros na BR-101, a loja da Ebal (Empresa Baiana de Alimentos) foi saqueada pelos manifestantes, que também atearam fogo em três veículos da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde.

Na quinta-feira, dois índios foram baleados numa estrada vicinal quando voltavam da escola, à noite. Eles estão no Hospital de Base, em Itabuna, e não correm risco de morte.

Fazendeiros relataram que, numa das invasões, índios atiraram coquetéis molotov na mercearia de uma fazenda. Não houve feridos.

O governo da Bahia anunciou que, além das tropas da Força Nacional, terá o reforço de policiais militares e federais na região de Buerarema. O efetivo que será enviado não foi informado. Fazendeiros e índios acusam o lado oposto de estar armado.

O cacique Val Tupinambá afirmou que as invasões são uma tentativa de pressionar o governo federal a publicar a demarcação de 47,3 mil hectares de área indígena, nos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una. Na área há cerca de 600 fazendas.

A estimativa é a de que ao menos 300 índios participem das invasões. "Queremos que eles saiam logo da nossa terra e desejamos que o governo também faça a sua parte. Vamos continuar as invasões até que nossa área seja demarcada e os fazendeiros se retirem", disse o cacique.

Os índios vêm intensificando as invasões desde o início do ano. Segundo Val Tupinambá, já são mais 80 propriedades ocupadas, numa ação que eles chamam de "retomada".

A reportagem tentou falar com Nícolas Melgaço, chefe da Fundação Nacional do Índio, em Ilhéus, mas o celular dele estava desligado.

Um dos fazendeiros cuja propriedade foi invadida é Paulo César Oliveira Pereira, para quem a tendência é a situação na região ficar cada vez mais tensa. "É muito grave o que está acontecendo. Os índios estão botando todo mundo para correr", afirmou.

Muitos fazendeiros já estão retirando o gado de suas propriedades. Eles se queixam da falta de cumprimento das reintegrações de posse emitidas pela Justiça e já em posse da PF.

Segundo os fazendeiros, há cerca de 20 mandados de reintegração já emitidos - a PF confirma ao menos dez. 

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/ba-forca-nacional-sera-enviada-para-conter-conflitos-entre-i_191172/

Professor é suspenso após pedir que alunos calculassem preço de vibrador


foto
 Um professor de matemática que dava aulas na rede estadual de ensino em Cascavel, no oeste do Paraná, foi afastado na sexta-feira (16) suspeito de pedir aos alunos para que resolvessem um problema. Na questão, ele usava as palavras "vibrador, camisola e sex-shop".

Na atividade, o professor, que não teve o nome divulgado nem a escola onde leciona, pede para que os alunos façam uma conta para saber os preços de um vibrador e uma camisola, comprados dentro de uma sex-shop.

Em nota, a o Núcleo Regional de Educação (NRE) informou que tomou conhecimento dos fatos pela imprensa e que, de imediato, convocou o professor para uma audiência junto à Ouvidoria do órgão. Enquanto a situação é analisada, o profissional ficará afastado das funções.

Veja a nota do NRE:
Com relação à denúncia de que um professor da rede estadual, pertencente ao nosso Núcleo Regional, teria utilizado um exemplo inadequado à idade da turma numa questão de Matemática, o Núcleo Regional da Educação de Cascavel informa que, após ter obtido a informação por meio da imprensa, de imediato tomou as providências cabíveis, isto é, convocou o professor, cuja identidade será mantida em sigilo por solicitação do denunciante, para uma audiência junto à Ouvidoria deste órgão. Enquanto se analisa o ocorrido, o profissional está afastado da função junto à escola, até completa apuração dos fatos.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/professor-e-suspenso-apos-pedir-que-alunos-calculassem-preco_191183/

Suposto tablet da Nokia, com Windows RT e 4G, é revelado


foto
Foto: Reprodução/Weibo)
Suposto novo tablet da Nokia tem imagens vazadas na internet
Mais um tablet da Nokia teve informações vazadas na internet na sexta-feira (16). O produto, equipado com Windows RT, apareceu em imagens que revelam o suporte à rede 4G e um corpo vermelho bastante similar aos smartphone da linha Lumia, com Windows Phone 8. O Nokia tablet deve ser apresentado nos próximos meses.
Nas imagens divulgadas pelo site Weibo, é possível ver o logotipo do Windows RT na etiqueta traseira do tablet. Isso colabora com rumores de que o novo dispositivo da Nokia poderia ter a versão RT do sistema operacional da Microsoft. Outro detalhe interessante é o fato de que o tablet também ostenta o logotipo 4G LTE da Verizon, insinuando que o dispositivo poderia ser oferecido através Verizon após seu lançamento.

Os rumores apontam que o aguardado tablet da Nokia parece estar nas etapas finais de desenvolvimento e o modelo, denominado RX-114, estará equipado com um processador Snapdragon 800 – inédito em dispositivos não-Android – e display HD (720p) de resolução 1371 x 771 pixels.

A Nokia não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas a expectativa é que o anúncio oficial do aparelho aconteça em setembro. Na última quinta-feira (15), informações sobre um tablet da Nokia com teclado destacável também circularam na Internet. Também são aguardados o novo Lumia 825, com tela de 5,2 polegadas e dual-chip, e um foblet com Windows Phone 8 e display Full HD (1080p).

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/suposto-tablet-da-nokia-com-windows-rt-e-4g-e-revelado_191204/

TAM prorroga prazo para adesão à demissão voluntária

A TAM Linhas Aéreas prorrogou até o dia 21 de agosto o prazo para adesão ao programa de demissão voluntária e licença não-remunerada, de acordo com comunicado da empresa. No mês passado, a companhia entrou em acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas sobre o plano para a demissão de 811 tripulantes.Segundo a TAM, a decisão de ampliar o prazo foi tomada em conjunto com o sindicato e foi motivada "pela alta procura por informações e por esclarecimento de dúvidas por parte de pilotos, copilotos e comissários".A licença não-remunerada está aberta a todos os tripulantes e terá validade de 18 meses, prorrogáveis por mais 12 meses. O funcionário licenciado e familiares contarão com plano de saúde nos seis primeiros meses e, durante o período de licença, com benefícios de bilhetes aéreos iguais aos dos funcionários ativos da empresa.Já o programa de demissão voluntária inclui indenização adicional para os que aderirem, além de seis meses de plano de saúde e três passagens aéreas para o funcionário e familiares diretos.A TAM ainda informou que a reestruturação anunciada pela companhia será concluída ainda no mês de agosto. 

Demissões da TAM
A companhia TAM Linha Aéreas chegou a um acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas para demitir 811 tripulantes dentro de um plano corte de despesas. A TAM e o sindicato decidiram que perderão seus empregos 146 pilotos, 194 copilotos e 471 comissários de bordo, segundo um comunicado do sindicato.

A companhia teve que reduzir sua oferta no mercado interno em 12% em comparação aos voos de 2011 devido aos aumentos constantes dos custos, segundo o comunicado. A TAM é a companhia líder do Brasil, com uma parcela de 39,75% do mercado interno, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) referentes ao mês de junho.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/tam-prorroga-prazo-para-adesao-a-demissao-voluntaria_191177/

Anvisa confirma pelos de rato em ketchup da Heinz


foto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a denúncia da presença de pelos de rato no produto Tomato Ketchup, da marca Heinz. O caso foi denunciado há seis meses pela Associação de Consumidores Proteste. Após testes, um lote do produto foi retirado do mercado pela Vigilância Sanitária em São Paulo.

Um outro lote do produto 2K04, com vencimento em janeiro de 2014, adquirido no Carrefour Taboão, de São Bernardo do Campo, também estava contaminado.
Em fevereiro, a Anvisa considerou que as análises foram feitas por laboratório não oficial. Novos testes foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, de Santo André.

A irregularidade foi detectada pela Proteste no lote 2C30 do produto por exame microscópico em amostras compradas em supermercado de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, no final de 2012.

O produto foi considerado pela Proteste como impróprio para consumo. Agora a entidade está pedindo inspeção na indústria Quero Alimentos, importadora e distribuidora do produto Heinz no Brasil.

Nota da empresa
Quando a denúncia surgiu, a Heinz Brasil informou que não teve a oportunidade de avaliar o produto ou de validar a precisão do teste do produto. "Com base em nossos rigorosos programas de qualidade e segurança temos razões para questionar o teste e não temos nenhuma evidência de problemas de segurança com o produto", informou a empresa.

Diante da confirmação da denúncia pela Anvisa, a empresa divulgou nova nota informando que todos os produtos trazidos para o País são produzidos de acordo com as normas sanitárias de seus países de origem, bem como normas internacionais. A empresa acrescentou que os lotes em questão não estão em circulação e que está analisando os aspectos levantados pelo caso.

O produto que apresentou problemas de contaminação é de origem mexicana, fabricado pela Delimex. Por isso a Proteste informou os resultados das análises à Associação de Consumidores do México.

Em 2005, a entidade havia avaliado 16 marcas de ketchup e identificado cinco produtos impróprios para consumo. Mas somente após cinco anos obteve na Justiça autorização para divulgar o resultado dos testes. Quando saiu a autorização, em 2010, os lotes dos produtos cujas análises indicaram presença de pelos de roedores, pedaços de penas de ave e ácaros nas embalagens não estavam mais no mercado.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/anvisa-confirma-pelos-de-rato-em-ketchup-da-heinz_191182/

Google bloqueia app 'Rastreador de Namorado'; criador contesta a decisão


O Google retirou da Google Play o aplicativo "Rastreador de Namorado", na noite desta sexta-feira (16), sob a justificativa de que ele enviava informações sobre o usuário sem o seu conhecimento. O TechTudo conversou com o desenvolvedor Danilo Neves Cruz, um dos responsáveis pelo projeto, que contestou a versão apresentada.

Segundo Danilo, o comunicado enviado pela sede do Google nos Estados Unidos apresenta uma alegação que não procede. "O aplicativo que está [na Google Play] hoje está totalmente de acordo com a política do Google. Esta justificativa não é verdadeira", afirmou Danilo.

O programador também disse que essa é a segunda vez que o Google bloqueia o aplicativo "Rastreador de Namorado" usando o mesmo argumento. "Da outra vez que bloquearam também, perdemos 100 mil usuários", lamentou Danilo. E foi além: "Se eles não voltarem atrás na decisão, não sei mais o que fazer", disse.

Tentamos contato com o Google Brasil, mas não obtivemos resposta até o fim da edição dessa reportagem.

O Google faz uma varredura manual, rotineiramente, para saber se os apps cadastrados em sua base estão de acordo com as políticas da empresa. Caso seja encontrada uma irregularidade, a pessoa responsável pela a análise bloqueia o aplicativo suspeito e informa aos desenvolvedores através de um sistema automatizado.

Os responsáveis pelo aplicativo recebem uma mensagem avisando sobre o bloqueio com a justificativa anexada. Através desse mesmo sistema, aberto apenas para os desenvolvedores cadastrados, os criadores do app bloqueado podem contestar esta decisão.

Caso o Google reconheça que o aplicativo foi bloqueado indevidamente, a página do produto volta ao ar como se nada tivesse acontecido. Mas se a empresa do famoso buscador mantiver sua decisão, os responsáveis perdem toda a sua base de usuários que baixaram o app, e ele deve ser cadastrado novamente, como se fosse novo.

No limite da legalidade
Consultada pela nossa reportagem, a advogada criminalista Lívia Reis de Sousa disse que: "O rastreamento autorizado pela suposta vítima não configura invasão de privacidade, pois nesse caso, a pessoa está permitindo que a sua intimidade seja violada". Entretanto, ela orienta que os usuários tomem cuidado ao instalar o app no smartphone do parceiro. "Instalar o aplicativo no celular do outro sem prévio conhecimento e autorização pode configurar o crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal", alertou.

Lívia ainda ressalta para um dispositivo da mesma lei: "Quem distribui o aplicativo também comete o crime previsto no artigo 154-A. Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no artigo", completou Livia.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/google-bloqueia-app-rastreador-de-namorado-criador-contesta_191181/

Fitas do Joy Division são achadas em caçamba


Fitas do Joy Division são achadas em caçamba
Fitas com gravações inéditas da banda Joy Division foram recuperadas de uma caçamba de entulho por uma antiga engenheira de som da gravadora da Stockport's Strawberry Studios, fechada há 20 anos.

Julia Adamson diz também ter salvado fitas da banda Magazine e New Order.

"Eles estavam jogando tudo na caçamba quando fecharam as portas e ficamos arrasados", disse ela entrevista à BBC.
Adamson e o marido, o também engenheiro de som Chris Nagle, resgataram gravações produzidas por Martin Hannett - que trabalhou com o Joy Division e outras bandas de Manchester -, além de "várias outras coisas que conseguiram carregar".

"Não achávamos que fossem valiosas, só não gostávamos da ideia de que fossem jogadas fora", disse ela, que foi tecladista e guitarrista do The Fall.

 Adamson revelou a história no Facebook e disse também que está procurando um colecionador que queira herdar o material, já que não quer mais guardá-lo.

Uma das gravações contém sessões de gravação do Joy Division para o clássico álbum Unknown Pleasures, de 1979.

Ela postou fotos no Facebook que mostram caixas de fitas com nomes escritos a mão de bandas como New Order, The Durutti Column, Magazine e The Psychedelic Furs.

Segudo ela, muitas são cópias de fitas originais que ainda existem e estão guardadas em outro lugar.
Mas uma delas, intitulada "Joy Division outtakes", contém gravações de músicas como "She's Lost Control", "Wilderness" e "New Dawn Fades" que nunca foram ouvidas antes.

"Essas versões são diferentes das do álbum", diz ela. "São as primeiras versões, feitas antes da gravação final, mas são muito boas".

O Joy Division foi um dos grupos mais influentes dos anos 70. Depois que o cantor Ian Curtis se suicidou, em 1980, os outros membros da banda continuaram a fazer sucesso com a banda New Order.

Atualmente, Julia Adamson é dona da gravadora Invisible Girl, em Manchester.

UOL

Mulher é baleada oito vezes ao esperar filho na porta de escola

Nenhum disparo atingiu os órgãos vitais da vítima; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi atingida por oito tiros nesta sexta-feira (16) ao buscar o filho em uma escola na Vila Missionária, na zona sul de São Paulo. De acordo com a polícia, o autor dos disparos é o ex-marido da vítima, que fugiu em seguida.

Segundo testemunhas, Rita de Cássia Brito foi abordada pelo ex, Douglas dos Santos, na porta do colégio localizado na rua dom Lourenço Maria Balconi. Os dois teriam discutido e em seguida Santos sacou a arma e fez os disparos. A vítima tentou se proteger, sem sucesso, dentro da escola. A polícia ainda não tem informações sobre o paradeiro do criminoso.

Apesar de ter levado oito tiros, nenhum disparo atingiu os órgãos vitais da vítima. Ela foi levada para o Hospital Geral de Pedreira, também na zona sul da cidade, e passou por uma cirurgia. Ontem à noite, o estado de saúde dela era considerado estável, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Ainda na noite de ontem, ela foi transferida para um hospital particular da zona sul.

O estado de saúde dela não foi divulgado a pedido da família, mas a reportagem apurou que ela está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e não corre risco de morte.

Em entrevista ao “SPTV”, da Rede Globo, a advogada da vítima, Julieta Yabiku, disse que o casal estava separado havia dois anos e que a documentação da separação foi finalizada nos últimos dias. Segundo ela, Santos não discordava da separação, mas da maneira como estava sendo feita a partilha de bens do casal. A reportagem não conseguiu localizar familiares de Santos nem o seu advogado. 

 http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/mulher-e-baleada-oito-vezes-ao-esperar-filho-na-porta-de-escola/

EUA confirmam existência de área secreta de testes associada a ETs


Vista aérea do lago Groom (foto: Google Maps)
Historia sobre o programa secreto do U-2 revela informações sobre a Área 51 nos EUA

A CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos) reconheceu o local de testes secretos conhecido como Área 51 em um documento interno que conta a história do programa do avião espião U-2.

O documento, obtido por uma universidade americana, descreve a aquisição de um terreno em Nevada, no ano de 1955, para testes secretos do avião espião.
Ele também explica a persistente associação do lugar com OVNIs e alienígenas.
A localização desértica próxima ao lago Groom foi escolhida por ser adjacente a um local usado para testes nucleares.

"O U-2 era super secreto", afirmou Chris Pocock, um jornalista britânico especializado na área de defesa e autor de histórias sobre o programa.
"Eles tinham que esconder tudo sobre isso".
O avião U-2, desenvolvido para espionar a União Soviética durante a Guerra Fria, ainda é usado pela Força Aérea americana

Relatórios sobre OVNIs

O documento, uma história secreta interna da CIA de 1992, sobre o programa U-2, foi originalmente aberto em 1998.

Muitos detalhes obscuros foram revelados neste mês depois que registros públicos requisitados pelo Arquivo de Segurança Nacional, da Universidade George Washington, localizada na capital americana, foram liberados.

O local foi escolhido para sediar o programa U-2 em 1955 depois de uma pesquisa aérea realizada por membros da CIA e da Força Aérea.

De acordo com o documento, o presidente Dwight Eisenhower assinou pessoalmente a aquisição do local

Altos funcionários da CIA, da Força Aérea e da Lockheed (empresa que detinha o contrato de construção do U-20) começaram a se estabelecer na área em julho de 1955.

O documento faz um longo relato do desenvolvimento do programa e também tenta lançar luz sobre o fascínio público pela Área 51 e as persistentes associações do local com alienígenas.

Ele diz que os testes do U-2 na década de 1950 – em altitudes superiores às usadas por aviões comerciais provocaram "um tremendo aumento nos relatos de observações de objetos voadores não identificados (ovnis)".

"Naquele momento ninguém acreditava que fosse possível voar a uma altitude de superior a 18 quilômetros, então ninguém esperava ver um objeto tão alto no céu", escreveram os autores Gregory Pedlow e Donald Welzenbach.

Inclinação para o segredo

O pedido original por partes da história do programa foi feito em 2005. Ele foi revelado para o Arquivo de Segurança Nacional há algumas semanas.

Jeff Richelson, um pesquisador sênior do Arquivo de Segurança Nacional disse que o longo período de segredo está relacionado à quantidade de pessoas pelo mundo que já estavam cientes da existência da Área 51.

Richelson especula que a CIA tenha tomado uma decisão deliberada e calculada de revelar a existência e a origem da instalação.

"Há uma inclinação geral pelo segredo", afirmou. Segundo ele, todas as agências americanas e não americanas envolvidas no programa do U-2 devem ter se manifestado sobre o processo de abertura das informações.

"Até onde eu sei, essa é a primeira vez que algo deve ter ido a um alto nível de discusão" sobre admitir formalmente a existência da Área 51.

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130816_area51_lk.shtml

Sob onda de protestos, Cabral promete deixar governo até abril para dar visibilidade ao vice

Em entrevista para a Istoé, governador do Rio diz que vandalismo dominou as manifestações

Do R7
Sérgio Cabral fala sobre eleição e protestos José Cruz/ABr
 
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou, em entrevista para a revista Istoé que deixará o comando do Estado entre janeiro e abril de 2014 para dar visibilidade ao seu vice, Luiz Fernando de Souza, o Pezão.

— É importante que Pezão tenha tempo de conhecer e conquistar o eleitor fluminense. Acho que essa aliança fez muito bem ao Brasil e eu vou lutar por ela no plano estadual e federal.

Sobre as alianças para as próximas eleições, o governador do Rio diz que não aceita palanque duplo no Rio, a não ser que Lindbergh Farias (PT) concorde em ser vice de Pezão, de acordo com a revista.

Cabral disse ainda que o vandalismo tomou conta das manifestações e que isso o deixa “muito preocupado”.

— O processo atual nada tem a ver com aquele momento, que começou em junho, em que todo o Brasil se manifestou. Estou preocupado com o acuamento das instituições. Coquetel molotov e rojões não fazem parte da democracia.

Segundo o governador, por trás dos sucessivos atos contra ele, há "segmentos políticos interessados em minar a aliança celebrada entre o governo do Estado, a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB)".

— Há setores e segmentos incomodados com as alianças. E, às vezes, até mesmo dentro dos nossos partidos há quem não esteja trabalhando como deveria para que essa aliança permaneça. Isso faz parte do jogo político. A gente tem que ter a sensibilidade para perceber isso.

E mesmo diante de tantas críticas à polícia nas favelas pacificadas, o governador afirmou que as UPPs nunca estiveram tão fortes.

— A gente tem que lembrar que antes das UPPs sumiam pessoas semanalmente na Rocinha. Quando essas comunidades eram controladas pelo poder paralelo, tráfico e milícia, o micro-ondas queimava pessoas. Claro, há interesses na desmoralização das UPPs por parte de marginais que querem enfraquecê-las.

Sobre o caso Amarildo, Cabral afirmou que está "nas mãos da Delegacia de Homicídios".
—  Confio no delegado Vivaldo Barbosa. É um caso que ninguém mais do que eu e o Beltrame queremos que seja elucidado, e tenho certeza que será. Tem uma linha de investigação que aponta para responsabilidade de PMS e outra linha que aponta para o tráfico. Como qualquer outra investigação, está sendo apurada. Importante é que ninguém vai passar a mão na cabeça de ninguém, não tem proteção a ninguém.

 http://noticias.r7.com/brasil/sob-onda-de-protestos-cabral-promete-deixar-governo-ate-abril-para-dar-visibilidade-ao-vice-17082013