domingo, 3 de fevereiro de 2013

Diretor do Bolshoi diz saber quem o atacou com ácido

Sergei Filin diz à BBC que não nomeará autor de ataque que quase o fez perder a vista até conclusão de investigações.

O diretor artístico do balé Bolshoi diz ter ''certeza absoluta'' de que sabe quem estava por trás do ataque com ácido que causou queimaduras de terceiro grau em seu rosto e pescoço.

Mas em entrevista à BBC, Sergei Filin, de 42 anos, disse que não dará nomes até que os investigadores estejam prontos para fazer um anúncio oficial sobre os culpados.

Ele afirma estar certo de que o objetivo do ataque era retirá-lo do posto de diretor artístico do Bolshoi e destruir a reputação da consagrada companhia de balé.

Filin deve viajar para a Alemanha na semana que vem para dar continuidade ao seu tratamento.
Seus olhos foram gravemente danificados pelo ataque realizado no dia 17 de janeiro, em frente à sua casa, em Moscou.

O diretor artístico do Bolshoi, afirma que sabe que algumas pessoas não gostavam da forma que ele estava conduzindo a companhia de balé, que é conhecida por suas brigas internas e rivalidades, mas acrescentou que não tinha quaisquer ''inimigos confessos''.

BBC - Como está indo o tratamento?
Sergei Filin - O tratamento está indo bem. Estou satisfeito, mas o mais importante é se os médicos estão satisfeitos. De um modo geral, está indo bem. Eu me sinto bem. Meu corpo está cheio de força e energia. A prioridade agora é minha vista. Porque o problema mais sério e mais grave permanece sendo os meus olhos.

BBC - Como está sua vista?
Filin - Não posso dizer. Já passei por quatro operações e hoje fiz outra pequena cirurgia que não havia sido prevista. Meus olhos estão sendo monitorados constantemente. Um olho foi mais atingido do que o outro. O olho esquerdo foi um pouco menos prejudicado, o olho direito foi mais. Portanto, será preciso muito trabalho para tratá-los. Não seria correto eu comentar sobre a minha condição. Acho que isso cabe aos médicos. Mas posso dizer o seguinte: baseado no que estou sentindo, quando os médicos me dão a oportunidade de meio que abrir meus olhos e fazer com que eu tente ver alguma coisa, acredito que haja uma chance de que eu serei capaz de ver meus filhos novamente. Realmente quero acreditar nisso.

BBC - Você já havia sido ameaçado antes?
Filin - Já disse várias vezes que o que aconteceu está ligado unicamente ao meu trabalho junto ao Teatro Bolshoi. É claro, eu recebi ameaças. Eu acho que eu as ignorei com facilidade excessiva. Ignorei os conselhos de amigos para que eu passasse a ter um motorista e um segurança. Porque a intimidação que eu comecei a sofrer, ataques contra meus telefones celulares, que ficavam tocando constantemente, o hackeamento da minha conta de email, minhas mensagens foram reescritas de forma negativa e postadas no Facebook, eu percebo agora que tudo isso iria levar à tragédia que acabou ocorrendo. Se eu tivesse levado isso mais a sério como o sinal de que um ataque estava para ocorrer, se eu pelo menos tivesse contratado um motorista, isso nunca teria acontecido.

BBC - Houve ameaças concretas, do tipo, ''se você não fizer isso, nós faremos isso''?
Filin-  Não, ninguem me ameaçou diretamente.

BBC - Qual você acredita que tenha sido o objetivo do ataque?
Filin - Acho que havia dois objetivos. O que está claro é que isso foi fruto da psicose de uma ou mais pessoas que tinham pressa em me causar muita dor para realizar suas ambições pessoais. Essa é a primeira coisa. O segundo objetivo era me tirar da direção artística do Bolshoi por um longo período, e prejudicar a reputação do Balé Bolshoi. Porque acredito que fizemos muitas coisas e estamos fazendo muitas coisas. Estamos indo na direção certa. E alguém realmente não gosta do que estou fazendo aqui. Talvez eles não gostem do fato de que eu fui bem-sucedido.

BBC - Por que você acha que alguém queria tirar você do Bolshoi? Você fez inimigos?
Filin - Quando estou tocando a minha vida e o meu trabalho, não tenho tempo de pensar se tenho inimigos. Não tenho quaisquer inimigos confessos. Tive uma carreira interessante e brilhante. E ao longo dela, nunca tive um momento em que eu temesse o que se passva do lado de fora, em que eu estivesse olhando por cima do meu ombro. Sou uma pessoa muito honesta. Tenho minhas opiniões a respeito das coisas, tomo decisões difíceis. Fui um adminstrador, o administrador de um coletivo muito sério, o Balé Bolshoi. Talvez houvesse pessoas que que não gostavam disso ou que achavam que eu não seria a pessoa certa ou que se incomodavam com isso. Mas não posso chamá-los de inimigos. Por que eles queriam se livrar de mim? Eu gostaria de esperar antes de responder isso. Eu acredito que as investigações darão a resposta a isso.

BBC - Eu não esperaria que você tivesse inimigos, mas você tem alguma ideia de quem pode ter feito isso?
Filin - Sim, não apenas eu suspeito de quem fez isso, como eu tenho certeza absoluta de quem o fez. Mas eu só falarei a respeito disso quando os investigadores estiverem prontos para divulgar isso.

BBC - Que medidas você tomou para proteger a si mesmo e à sua família daqui para a frente?
Filin - Não tive tempo para isso, porque, no hospital, todos os dias, tive de me submeter a uma série de procedimentos médicos, diversas operações, primeiro na pele do meu rosto, depois nos meus olhos. Todos os dias, olhos, pele, rosto. Quanto à segurança da minha família, toda a família agora está sendo vigiada.

BBC - Que mensagem você tem para as pessoas que organizaram esse ataque?
Filin - Você sabe, eu convidei um padre ao hospital para falar sobre este mesmo assunto. Ele ouviu minha confissão, eu pedi a ele que perdoasse todos os que têm ligações com este crime terrível. E eu sinceramente quero que eles entendam que eu os perdoo. Porque é Deus que irá julgá-los.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/diretor-do-bolshoi-diz-saber-quem-o-atacou-com-acido.html

Dono de zoológico lê livro para cobras de estimação nas Filipinas

Emmanuel Tangco também faz apresentações com cobras em piscina.
Ano Novo Lunar começa no dia 10 de fevereiro e marca o Ano da Cobra.

 O proprietário de um zoológico Emmanuel Tangco lê um livro com cobras no zoológico de Malabon, em Manila, nas Filipinas, neste domingo (3). O Ano Novo Lunar começa no dia 10 de fevereiro neste ano e marca o Ano da Cobra (Foto: Erik De Castro/Reuters)O proprietário de um zoológico nas Filipinas, Emmanuel Tangco, lê livro para cobras de estimação em Manila neste domingo (3). O Ano Novo Lunar começa no dia 10 de fevereiro em 2013 e marca o Ano da Cobra.

 Tangco segura as cobras em uma piscina no zoológico (Foto: Erik De Castro/Reuters)Tangco segura as cobras em uma piscina no zoológico.

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/02/dono-de-zoologico-le-livro-para-cobras-nas-filipinas.html

Lino Oviedo morre em acidente de helicóptero no Paraguai

 

Imagem do dia 13 de janeiro mostra o candidato paraguaio Lino Oviedo durante campanha presidencial em Luque

Imagem do dia 13 de janeiro mostra o candidato paraguaio Lino Oviedo durante campanha presidencial em Luque (Foto: Norberto Duarte) 

 

 

 

 

 

 

 

General reformado era candidato às eleições presidenciais no país. Presidente enviou condolências à família do general reformado.

O candidato a presidência do Paraguai pelo partido Unace e general reformado que viveu no Brasil no exílio, Lino Oviedo, morreu após a queda de um helicóptero na noite deste sábado (2), na província de Chaco. O presidente Federico Franco enviou condolências à família de Oviedo.

General reformado e fundador do União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), Oviedo, de 69 anos, embarcou na noite de sábado no helicóptero para voltar a Assunção após participar de um comício na cidade de Concepción, mas a aeronave perdeu contato com a torre de controle poucas horas depois, por volta das 22h - horário local.

Membros do Serviço de Busca e Resgate, compostos por homens da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros Voluntários, localizaram um helicóptero acidentado na cidade de Presidente Hayes com os corpos carbonizados de três pessoas.

Segundo a agência de notícias oficial do Paraguai, morreram também o piloto da aeronave, Delmás, e o guarda-costas do político, Denis Galeano.

Condenado a dez anos de prisão pela Justiça paraguaia por tentativa de golpe de Estado, em 1996, Lino Oviedo também foi acusado de ter mandado matar o vice-presidente, Luis María Argaña, em 1999, ano em que fugiu do Paraguai.


Lino Oviedo, ao deixar a sede da Polícia Federal em Brasília, em novembro de 2011 (Foto: AFP)
Lino Oviedo, ao deixar a sede da Polícia Federal
em Brasília, em novembro de 2001

Oviedo viveu exilado na Argentina e depois ficou desaparecido. Em junho de 2000, o ex-general foi preso em Foz do Iguaçu a pedido do governo paraguaio.

O Paraguai pediu a extradição de Oviedo, mas em 2001, o Supremo Tribunal Federal brasileiro a negou por considerá-la política. A Constituição brasileira proíbe a extradição por razões políticas. Ele ficou quatro anos exilado no Brasil.

De acordo com a agência Reuters, em 2009, Oviedo tentou abrir um processo (negado pela Justiça) de indenização contra o Estado paraguaio por tê-lo acusado de promover uma tentativa de golpe. Oviedo reivindicava US$ 20 milhões.

Na época, seu advogado disse que, por causa do processo, Oviedo perdeu a oportunidade de chegar à presidência da república em 1998, quando teve de deixar sua candidatura para o seu companheiro de chapa, Raúl Cubas, que acabaria eleito.

Lino Oviedo era filho de Ernesto Oviedo, ex-combatente da guerra do Paraguai e Bolivia, de 1932 a 1935, e da revolução de 1947.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/lino-oviedo-morre-em-acidente-de-helicoptero-no-paraguai.html

 

PM mata suspeito na 4ª noite de atentados em Santa Catarina

Homem morto estava em moto com um comparsa disparando tiros para o alto.

A quarta noite seguida de atentados em Santa Catarina resultou na primeira morte desde o reinício dos ataques. Na madrugada de hoje a Polícia Militar matou um suspeito em Joinville. O homem morto estava em uma moto com um comparsa disparando tiros para o alto em uma das principais avenidas da cidade, por volta das 3h10, segundo a PM.

Um policial que dirigia no local avistou os suspeitos e chamou reforços. Ao abordarem a motocicleta em outra rua, o criminoso sacou a arma. A polícia reagiu, matando o suspeito, de 22 anos. Com ferimentos leves, o acompanhante foi preso.

A polícia investiga se os suspeitos são os mesmos que haviam atirado contra uma base da PM na cidade três horas antes. Por volta da 0h30, dois homens em uma motocicleta dispararam em direção ao posto policial, mas nenhum tiro chegou a atingir o local. Das 18h de ontem até as 7h de hoje, a PM registrou 12 ocorrências em todo o Estado.

Também há registro de três atentados a prédios de prefeituras. Em Araquari, norte do Estado, quatro homens em duas motos incendiaram uma das salas da subprefeitura por volta da 1h10. No local, também funciona uma base da PM.

Em Itajaí, no litoral norte, um coquetel molotov atingiu o muro da subprefeitura. Em Chapecó, no oeste catarinense, criminosos tentaram atear fogo a uma garagem da prefeitura. Eles chegaram a cortar a tela, mas desistiram da ação, deixando vasilhames de combustível no local.

Ataques a veículos
A PM registrou atentados contra quatro ônibus. Em São Francisco do Sul, um ônibus foi incendiado, sem deixar vítimas. Em Chapecó, um micro-ônibus escolar estacionado em via pública também pegou fogo. Em Joinville, um ônibus teve um vidro lateral quebrado por um estilingue. Já em Criciúma, sul do Estado, dez homens invadiram um ônibus e atearam fogo no veículo por volta das 18h de ontem. Os passageiros conseguiram fugir.

Em Maracajá, também no sul do estado, duas carretas estacionadas no pátio de um posto de gasolina na BR-101 ficaram completamente destruídas por um incêndio. A polícia investiga as causas do incidente, mas não descarta a ligação com a onda de atentados.

Desde a noite de quarta-feira, quando a onda de atentados recomeçou, a PM de Santa Catarina registrou 43 ocorrências em 14 municípios. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 20 pessoas já foram detidas no período.

Em novembro do ano passado, o Estado enfrentou uma onda de ataques semelhantes que durou cerca de uma semana. Na ocasião, a polícia registrou 68 ocorrências, entre elas, 27 ônibus incendiados, em 16 municípios. Quarenta e sete suspeitos de envolvimento foram presos e três pessoas, todas apontados pela polícia como responsáveis pelos crimes, morreram.


http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/pm-mata-suspeito-na-4a-noite-de-atentados-em-santa-catarina/

Foto comprometedora de ex-governador e ator pode valer US$ 150 mi

 foto

Uma foto em que o ator Arnold Schwarzenegger supostamente aparece fazendo sexo pode ser vendida por 150.000 dólares (cerca de 297,7 mil reais). Ou, pelo menos, segundo o site TMZ, é isso o que o site de vídeos pornôs YouPorn.com está disposto a pagar por ela.

De acordo com o site, a foto foi adquirida pelo empresário Jeremy Frommer, que comprou um lote de cofres que pertenceram ao fundador da revista Penthouse, Bob Guccione, quando ele morreu. No meio dos guardados de Guccione, estavam várias fotos nunca publicadas de famosos, como Schwarzenegger, Madonna e Lauren Hutton.

Agora, o YouPorn.com quer comprar as fotos para publicá-las online. No entanto, Frommer ainda não confirmou se a venda será concretizada ou o que ele fará com a foto.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/foto-comprometedora-de-ex-governador-e-ator-pode-valer-us-15_173344/

Militares e trabalhadores gregos protestam contra medidas de austeridade


 

Maior sindicato de trabalhadores da Grécia convocou uma greve geral de 24 horas para 20 de fevereiro.


Os marinheiros gregos estenderam, no domingo, por mais 48 horas uma greve para protestar contra a austeridade do governo, o que deixará dezenas de ilhas isoladas do continente por seis dias.

Os agricultores também interromperam brevemente o tráfego nas principais auto-estradas da Grécia na última onda de protestos contra cortes orçamentários e a reforma trabalhista, necessários para satisfazer os credores internacionais.

O maior sindicato de trabalhadores da Grécia convocou uma greve geral de 24 horas para 20 de fevereiro.

Os marinheiros estão exigindo meses de salários em atraso e a revogação de um projeto de lei que enfraquece o seu sindicato, ao introduzir um novo contrato de trabalho entre armadores e tripulantes.
"A lei anula a profissão de marinheiro e todas as regras que a sustentam", disse o sindicato PNO.

A greve, que começou na quinta-feira, já está causando falta de produtos nas prateleiras dos mercados e dificultando as exportações agrícolas para os Balcãs, entre outros, disse em comunicado a Associação Central do Mercado de Vegetais de Atenas.

Os agricultores interromperam o tráfego nas estradas e distribuíram arroz aos motoristas para protestar contra os aumentos de impostos que fazem parte da operação de resgate do país.
"Nós não temos escolha a não ser continuar, estamos à beira do desespero", disse um agricultor à TV estatal NET.

O governo grego está mantendo negociações com os manifestantes, mas se recusa a ceder em demandas que possam minar seus esforços para reduzir o déficit fiscal, uma das condição impostas ao país para receber os fundos de resgate e alívio da dívida da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

 http://www.tribunahoje.com/noticia/53915/mundo/2013/02/03/militares-e-trabalhadores-gregos-protestam-contra-medidas-de-austeridade.html

 

Festa particular gera revolta e protesto em Santa Maria


 

Polícia entendeu que não havia infração e chegou a um consenso com os participantes.


A realização de uma festa particular na madrugada deste domingo revoltou algumas pessoas que participaram da vigília em memórias das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, onde 237 pessoas morreram há uma semana. Indignado, o pai de uma das vítimas teria convocado um protesto e acionado a Brigada Militar (BM) por volta das 3h40.

Cerca de 25 pessoas se reuniram em frente à Associação Italiana de Santa Maria, onde acontecia uma celebração "como uma festa de formatura", de acordo com a Brigada Militar. A comemoração- com música alta - teria irritado parentes e amigos das vítimas, que entenderam a festa como um desrespeito ao luto oficial de 30 dias em vigor na cidade.

"A festa gerou uma certa animosidade porque as pessoas estão sensibilizadas. Foi tudo administrado dentro da conversa, da boa relação", garantiu o major Paulo Antônio Flores Oliveira, comandante interino do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon).

A polícia entendeu que não havia infração e chegou a um consenso com os participantes. A festa foi encerrada por volta das 5h, depois de serem checados os alvarás de funcionamento da casa, que passou ainda por uma fiscalização do Corpo de Bombeiros. A vistoria não detectou qualquer irregularidade, de acordo com a BM.

 http://www.tribunahoje.com/noticia/53912/brasil/2013/02/03/festa-particular-gera-revolta-e-protesto-em-santa-maria.html

Organização criminosa faz 39 ataques em menos de uma semana em SC

 Secretaria de Segurança Pública suspeita que a ordem para os ataques parta de dentro de presídios

Por volta das 23 horas de sábado, dois homens, em uma moto, usaram gasolina para incendiar um ônibus jogando gasolina nos pneus.


Já somam 39 o número de atentados protagonizados pela organização criminosa denominada de Primeiro Grupo da Capital (PGC) e que está infiltrada entre detentos de diversas prisões de Santa Catarina. Os atentados que iniciaram na noite da última quarta-feira, tiveram sequência na noite de sexta-feira e nas madrugadas de sábado e domingo na região Norte de Santa Catarina e também no Sul.

Em Joinville, por volta das 23 horas de sábado, dois homens, em uma moto, usaram gasolina para incendiar um ônibus jogando gasolina nos pneus. Outro veículo, da empresa Gideon, também foi incendiado no bairro de Fátima. Os atentados se sucederam na região Sul, onde, em Criciúma, na madrugada de sábado, um ônibus fretado foi incendiado após ser atingido por um coquetel molotov. Na sexta-feira, por volta das 22h30, outro ônibus da empresa Forquilhinhas, que transportava trabalhadores da região, foi completamente destruído ao ser atingido pelo mesmo artefato inflamável lançado por bandidos no interior do veículo.

As cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Jaraguá do Sul, Gaspar, Itajaí, Camboriú, Palhoça e Balneário Camboriú estão entre as que sofreram os atentados pela organização criminosa. Os atentados vêm provocando tensão na população. O clima de incerteza tomou conta das cidades. Os órgãos de segurança estão em alerta máximo. Nas ruas centrais de Florianópolis, por exemplo, onde já existe grande concentração de pessoas envolvidas no Carnaval, existe um grande número de policiais civis e militares. Por medida de segurança, a Policia Militar decidiu que, na Grande Florianópolis, onde ocorreu a maioria dos atentados a ônibus, os veículos circularão normalmente até as 19h30. Após este horário, apenas algumas linhas fluirão, mas com escolta policial. A decisão causou protesto de usuários.

Pelo menos 22 pessoas já foram detidas sob a suspeita de participação nos atentados até este sábado. Jovens, entre 15 e 18 anos, estão entre os detidos. No celular de um dos presos, policiais encontraram uma mensagem que ordenava os atentados. A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina suspeita que a ordem para os ataques tenham partido de dentro dos principais presídios. Um vídeo, divulgado na manhã deste sábado, gravado por uma câmera de segurança da penitenciária de Joinville seria o estopim da onda de atentado em Santa Catarina.

As imagens datadas do dia 18 de janeiro, mostram um grupo de 13 agentes policiais vestidos de preto e equipados com forte armamento e capacetes que, durante operação pente-fino, dispararam tiros com bala de borracha, estouraram bombas de efeito moral e lançaram gás de pimenta no rosto de um grupo de aproximadamente 40 detentos praticamente nus em um pátio. Os agentes já foram identificados e, conforme a cúpula da segurança no Estado serão punidos. As imagens revelam nitidamente cenas de tortura (agressão física) e abuso de autoridade contra o grupo de presos que em momento algum esboçou reação.

Confronto. Entre as 18h de sábado e as 7h deste domingo, uma pessoa foi morta em confronto com a polícia e cinco veículos foram queimados em Santa Catarina. De acordo com boletim oficial do governo do estado, a morte ocorreu em Joinville e foi decorrência de um suspeito que guiava uma motocicleta ter disparado contra um policial militar de folga. Na sequência, houve perseguição e troca de tiros. Segundo o comunicado oficial, além da morte do condutor, uma pessoa que estava de carona na motocicleta foi presa.

Somado à perseguição, três ônibus e dois caminhões foram queimados nesse intervalo de tempo no Estado. Os dois caminhões estavam em um posto de gasolina na cidade de Maracajá e o fogo começou quando os motoristas jantavam no local. Os ônibus foram incendiados nas cidades de Criciúma, São Francisco do Sul e Chapecó. Houve também sete casos de ataques contra delegacias, prédios públicos e casas de policias no período.

Desde o início da escalada de violência em Santa Catarina, deflagrada no mês passado, foram registradas 43 ocorrências em 14 municípios e 20 pessoas já foram detidas, informa o boletim oficial do governo de Santa Catarina.

 http://www.tribunahoje.com/noticia/53909/brasil/2013/02/03/organizacao-criminosa-faz-39-ataques-em-menos-de-uma-semana-em-sc.html

 

Jovem liga sem querer para a polícia no momento em que negociava droga

Mateus Dollarhide ligou sem querer para a polícia e entregou venda de drogas (Foto: Divulgação) Mateus Dollarhide ligou sem querer para a polícia e entregou venda de drogas.

Caso ocorreu em Orange City, no estado da Flórida. Polícia identificou ligação e prendeu Mateus Dollarhide.

Um jovem de 19 anos foi preso na terça-feira em Orange City, no estado da Flórida (EUA), depois que ligou acidentalmente para a polícia no momento em que conversava sobre a venda de drogas, segundo reportagem do "The Daytona Beach News-Journal".

De acordo com a polícia, o operador do serviço de emergência conseguiu ouvir o assunto da conversa.

Após a identificação da chamada, um carro da polícia foi enviado para o local, e Mateus Dollarhide, de 19 anos, foi detido. No veículo em que ele estava, os policiais acharam um cachimbo para fumar crack.

G1

Moto elétrica: dá pra encarar?

Por R$ 4.990, Kasinski Win Elétrika é mobilidade para ligar na tomada
 Kasinski Win Elétrika prova que já dá para usar um veículo elétrico no dia-a-dia, mas há restrições

Com o recente aumento nos preços da gasolina e do diesel e a introdução de veículos menos poluentes, como o Toyota Prius, no mercado brasileiro, surge a dúvida: com a tecnologia atual, dá pra encarar uma moto elétrica como forma de mobilidade? Para saber mais, o iCarros avaliou a Kasinski Win Elétrika, modelo que não cobra nem mais nem menos que uma motocicleta de entrada para ser adquirida: R$ 4.990. Baseada na Win 110, com motor convencional a combustão, a Elétrika conta com um jogo de bateria no lugar do propulsor e um motor elétrico montado na roda traseira.

Em vez de tanque de combustível, um porta-trecos preenche o espaço abaixo do assento ao lado do disjuntor de segurança e de uma tomada para o “reabastecimento” da Elétrika. A moto vem de série com um pequeno baú e uma haste para aumentar a capacidade de levar objetos do dia-a-dia. No painel, um mostrador de LED mostra o nível de carga e substitui o marcador de combustível. Emplacada e devidamente documentada, por onde se olhar, essa Win de ligar na tomada não mostra diferenças em relação à moto em que foi baseada. Mas ela funciona?

Polo positivo
Como a Win Elétrika foi feita a partir de uma motocicleta convencional, sua ciclística está bem acertada para o uso urbano: garfos telescópicos seguram bem a frente da moto enquanto amortecedores duplos trabalham na traseira. Com rodas de 17”, o modelo absorve as imperfeições do asfalto e permite trocas de direção com rapidez. Como a Kasinski limita a velocidade máxima a 60 km/h para que a autonomia de até 80 km com uma carga não seja alterada, freios a tambor na frente e na traseira param a Win elétrica sem problemas.

O ponto alto, porém, é a operação do pequeno propulsor elétrico de humilde 1 kW (1,4 cv). Apesar de o número de potência não animar, o motor entrega tudo o que tem a partir de 0 rpm, como é característico em propulsores desse tipo. A ausência de marchas torna a tarefa de dirigi-la mais fácil. A Win Elétrika acompanha o tráfego da cidade com um pouco de esforço, mas nada que comprometa a condução. Além disso, a sensação de se mover sem barulho ou vibrações é única. O principal ruído na moto é do vento contra o capacete.

Sem motor, transmissão ou correntes, quem comprar a Win Elétrika não precisará se preocupar com muitos componentes. Não é preciso trocar óleo, lubrificar correntes, regular cabos. Em comum com uma moto normal, apenas as trocas de pneus e das sapatas dos freios.

Polo negativo
Apesar de não ter um motor a gasolina e o propulsor elétrico ter pouca potência, a moto elétrica da Kasinski é 25 kg mais pesada que a Win 110, em que é baseada. São respectivamente 115 kg e 90 kg para cada. Com menos força e mais carga para levar, a Win Elétrika sente qualquer alteração no relevo ou adição de peso. A moto se torna lenta na arrancada nessas situações e tem dificuldades para manter a velocidade.

Num trajeto de 15 km com garupa e alguns aclives, o nível da bateria saiu de meia carga para nenhuma carga e, ironicamente, a moto parou num posto de combustível. A autonomia foi bem menor que os 80 km prometidos. Pouco, mesmo se considerando as adversidades. Além disso, a carga completa levou mais de dez horas para ser feita numa tomada residencial de 110V, enquanto a montadora promete que esse trabalho leva cerca de oito horas. Culpa das baterias de chumbo ácido, pesadas e menos eficientes que as de íon-lítio, usadas em celulares e sistemas mais modernos.
Para acomodar as fontes de energia, as pedaleiras foram postas mais para os lados, assim como o pedal de comando do freio traseiro. Isso e a chapa de metal que suporta as baterias por baixo do chassi raspam com facilidade no asfalto, situação que se agrava com peso extra. Além disso, para deixar a moto mais acessível, a Elétrika perdeu alguns itens de série da Win 110, como as rodas de liga-leve e o freio a disco dianteiro.

Diferença de potencial elétrico
Num circuito elétrico, a diferença de potencial entre os polos negativo e positivo determinam a passagem de corrente. No caso da Kasinski Win Elétrika, o comprador precisa pesar os pontos positivos e os negativos antes de fechar o negócio. Caso a sua rotina inclua trajetos curtos e em terrenos planos, a moto elétrica é uma opção barata e bem menos complexa que uma motocicleta normal. Porém, se o seu trajeto é longo, com aclives e você costuma levar alguém na garupa, a eletricidade continua sendo uma tecnologia limpa de mobilidade para um futuro que ainda não chegou.
 

'O terrorismo foi repelido, mas não vencido', diz Hollande em visita ao Mali

'O terrorismo foi repelido, mas não vencido', diz Hollande em visita ao Mali
O presidente francês, François Hollande, declarou neste sábado em Bamaco, perante milhares de pessoas, que o terrorismo no norte do Mali foi repelido, mas não vencido.

'O terrorismo foi repelido, expulso, mas não foi vencido', disse Hollande em discurso pronunciado na Praça da Independência, ao lado de seu colega malinês Dioncunda Traoré.

Em seu discurso, o presidente francês voltou a advertir que 'o combate não terminou' e fez insistência em que 'os grupos terroristas foram debilitados, sofreram grandes perdas, mas não desapareceram'.

'O que devemos fazer é continuar e a França seguirá apoiando vocês o tempo que for necessário, ou seja, o tempo que os africanos necessitem através da Missão Internacional de Apoio a Mali para substituir-nos', acrescentou Hollande, interrompido em várias ocasiões pelo público por conta dos aplausos.

Hollande chegou neste sábado ao Mali em sua primeira visita depois da intervenção militar francesa de apoio ao Exército do país na luta contra os grupos salafistas que controlavam o norte desde junho.

O líder francês, acompanhado por Traoré, visitou as cidades de Sevaré, primeiro centro de operações da ofensiva militar franco-malinês, Timbuktu, principal cidade do norte do Mali, e Bamaco, a capital.
'Em todas partes encontrei o mesmo clamor, o mesmo fervor para dizer viva a França e viva o Mali', disse o Presidente para descrever o agradecimento recebido pelos malineses durante sua viagem.

Além disso, Hollande qualificou em 10 de janeiro, dia no qual deu sinal verde ao Exército francês para intervir no Mali contra os insurgentes salafistas, como o dia mais importante de sua vida política.

'Acabo de viver, sem dúvida nenhuma, o dia mais importante da minha vida política', disse Hollande para descrever a jornada na qual tomou dita decisão.

Além disso, chamou o respeito aos direitos humanos no Mali e a continuar com a transição política para realização de eleições.

'Os que se associaram aos grupos terroristas deverão responder por seus crimes, mas perante a Justiça', disse Hollande antes de ressaltar que 'a justiça não é vingança'.

Por sua parte, Traoré prometeu 'zero represálias' nos territórios libertados do norte.
Várias organizações internacionais denunciaram supostas violações dos direitos humanos por parte das tropas malinesas durante a ofensiva conjunta que começou em 11 de janeiro.


msn

Obama rejeitou plano de Hillary e CIA para armar oposição síria, diz 'NYT'


 Obama teria rejeitado plano de Hillary Clinton em 2012 (Foto: Reprodução)


Plano teria sido elaborado no contexto do aumento da violência na Síria.

Ideia era submeter grupos rebeldes à investigação e treinar combatentes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou no ano passado um plano apresentado por sua secretária de Estado, Hillary Clinton, e pelo então diretor da CIA (agência americana de inteligência), David Petraeus, para armar a oposição síria, segundo publica "The New York Times" em seu site.

O plano foi elaborado por Hillary e Petraeus em meados do ano passado, em um contexto de aumento da violência na Síria e de críticas à falta de ação dos EUA, segundo o jornal, que cita funcionários anônimos do Governo.

A ideia de Hillary e Petraeus era submeter os grupos rebeldes à investigação e treinar combatentes, "aos quais seriam fornecidas armas", de acordo com "The New York Times".

O jornal afirma que o plano "tinha riscos", mas também oferecia a "recompensa potencial" de criar aliados com os quais os EUA poderiam trabalhar durante o conflito e após uma eventual queda do regime de Bashar al-Assad.

A chefe da diplomacia e o diretor da CIA apresentaram sua proposta à Casa Branca, que a rejeitou, preocupada com os riscos e com Obama em plena campanha na busca da reeleição.
O presidente americano defendeu sua oposição a entregar armas aos rebeldes sírios com o argumento que poderiam cair nas mãos de grupos extremistas que estão envolvidos no conflito.

Hillary acaba de deixar o cargo por decisão própria e foi substituída pelo ex-senador John Kerry, enquanto Petraeus renunciou em novembro do ano passado após reconhecer uma relação extraconjugal.

G1

Prefeito belga proíbe funcionários de usar 'roupa gay' ao lidar com público

Bart de Wever fez as afirmações em entrevista para jornal 'De Standaard'. Ele disse ainda ser contra o uso de véu islâmico por funcionárias públicas.

O prefeito da cidade belga de Antuérpia, Bart de Wever, afirmou que os funcionários da administração municipal que lidam com o público não podem usar véu islâmico ou roupas que os identifiquem como homossexuais, informaram agências internacionais neste sábado (2).

"Qualquer forma de expressão está limitada", afirmou Wever em entrevista publicada pelo jornal "De Standaard", da Bélgica. "Uma mulher pode usar um véu islâmico? Sim. Mas não quando estiver em um guichê de atendimento. As pessoas que são as caras da cidade de Antuérpia devem se manter neutras", alegou o prefeito.

O prefeito de Antuérpia, Bart de Wever (à esquerda), durante uma celebração na cidade (Foto: Sebastien Pirlet/Reuters)
O prefeito de Antuérpia, Bart de Wever (à esquerda), durante uma celebração na cidade (Foto: Sebastien Pirlet/Reuters)
 
Líder do partido conservador Nova Aliança Flamenga (N-VA), Wever disse que não tem nada contra os homossexuais, mas insistiu que um funcionário que trabalha com o público não deve mostrar este tipo de identificação.

"Não quero que uma pessoa que use uma camisa com o arco-íris se sente em um guichê. Porque um homossexual mostra claramente, por este símbolo, qual orientação [sexual] tem. E outras pessoas o reconhecem, disse.

O partido Nova Aliança Flamenga defende a independência da região de Flandres.
 
G1

Ex-dirigente do Atlético-GO é preso pela morte de cronista esportivo

Empresário Maurício Sampaio é apontado como mandante do crime. Valério Luiz foi morto em julho, ao sair da rádio onde trabalhava, em Goiânia.

Depoimento de Maurício Sampaio durou mais de três horas  (Foto: Lailson Duarte/O Popular) 

A Polícia Civil prendeu na tarde deste sábado (2) o empresário e ex-vice-presidente do Atlético-GO Maurício Sampaio, suspeito de ser o principal mandante do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz. A prisão aconteceu no apartamento onde o suspeito mora, no Setor Oeste, bairro nobre de Goiânia. A vítima foi morta a tiros na porta da rádio onde trabalhava, no Setor Serrinha, na capital, em julho do ano passado.

O G1 tenta contato com a defesa de Maurício Sampaio. Procurado pela reportagem do G1, o irmão do empresário não quis comentar o assunto.

O ex-vice-presidente do Atlético foi alvo de duras críticas de Valério Luiz. Nos programas de rádio e de televisão dos quais participava, o cronista criticou várias vezes a atuação da diretoria atleticana. As emissoras onde ele trabalhava, inclusive, estavam proibidas de entrar na sede do clube. 

De acordo com o delegado da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH) Hellyton Carvalho, um dos responsáveis pela investigação, a prisão de Maurício Sampaio foi motivada pelo depoimento de um dos três suspeitos de executarem o crime. Um açougueiro, um policial militar e um suposto funcionário de Maurício Sampaio foram presos na manhã de sexta-feira (1º). De acordo com a polícia, o açogueiro confessou ter atirado no cronista. 
O delegado afirmou que o açougueiro forneceu informações importantes que apontam o ex-vice-presidente como o principal mandante da execução. “Nesse momento, ele realmente é o principal suspeito de ser o mandante. E, se for confirmada essa participação, ele irá responder sob prisão provisória até a decisão da Justiça. Não podemos dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações”, declara o delegado.

Segundo a Polícia Civil, Maurício Sampaio está detido em uma cela especial na Delegacia de Investigação de Homicídios, onde deve prestar esclarecimentos na próxima segunda-feira (4). “Ele nega participação no crime, mas estamos investigando o caso para concluí-lo o mais rápido possível”, enfatiza o delegado Hellyton Carvalho.

Em agosto do ano passado, o ex-dirigente do Atlético-GO prestou depoimento sobre o caso e negou relação com o assassinato. "O depoimento dele acrescentou muito nas investigações. Ele disse que tomou conhecimento do assassinato através da imprensa e que não tinha nenhuma relação com ele. Ele estava tranquilo, calmo, e foi chamado aqui só como testemunha mesmo. Nós o chamamos pelos comentários que o Valério fazia e pela carta que foi endereçada aos veículos onde Valério trabalhava" explicou na época a delegada Adriana Ribeiro.
Valério Luiz foi morto a tiros, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Valério Luiz foi morto a tiros, em Goiânia.
 
Execução
O radialista Valério Luiz, de 49 anos, filho do também comentarista esportivo Manoel de Oliveira, conhecido como Mané de Oliveira, foi assassinado, na tarde do dia 5 de julho do ano passado, quando saía da rádio onde trabalhava, na Rua C-38, Setor Serrinha, em Goiânia. Segundo as investigações, uma moto se aproximou e disparou seis tiros contra a vítima.

Valério chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O cronista esportivo faria 50 anos no último mês de dezembro.

Prisões
De acordo com a delegada Flávia Andrade, da Delegacia Investigações de Homicídios, na linha de participação na morte do cronista esportivo estão o executor e o homem que teria contratado o serviço. A terceira pessoa presa na sexta-feira é um policial militar suspeito de atrapalhar as investigações. Detido na Academia da Polícia Militar (PM), durante o depoimento, ele preferiu não se pronunciar.

Na sexta, a polícia não havia divulgado oficialmente o nome do suspeito de encomendar o homicídio. "Com relação ao mandante do crime, a gente tem informação passada pelo açougueiro apenas de que o contratante comentou com ele que o crime havia sido encomendado pelo patrão, porém sem citar nomes", explicou a delegada.


Ex-dirigente do Atlético-GO havia prestado depoimento em agosto de 2012, Goiás (Foto: Diomício Gomes/O Popular)
 Ex-dirigente do Atlético havia prestado depoimento em agosto de 2012

O homem suspeito de contratar o açougueiro a mando do patrão prestou depoimento na sexta e negou participação no crime. Questionado se trabalhava para um ex-dirigente do Atlético-GO, respondeu que não.

À polícia, o suspeito de contratar o homem que teria atirado em Valério Luiz contou que mora na casa do ex-vice-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio, mas não como funcionário e sim devido a uma relação de amizade. O imóvel, no Setor Serrinha, fica quase em frente à Rádio Jornal 820 AM, onde Valério trabalhava, e próximo à cena do crime.

De acordo com promotor do Ministério Público Paulo Santos, que acompanhou o depoimento, ele não paga aluguel para morar na casa, situada em uma das regiões mais nobres de Goiânia. "Ele cuida das piscinas e disse que tantos os caminhões dele quanto os caminhões do Maurício ficam lá", relatou.

Flávia Andrade confirmou o fato de o preso morar quase em frente à cena do crime. "O suspeito, por ter uma relação íntima de amizade e negociação com Maurício Sampaio, ficava na casa, não pagava aluguel e tomava conta da propriedade", afirmou a delegada.

G1

Comerciante faz sucesso e vende mais de 3 mil cocos por dia

Comerciante faz sucesso e vende mais de 3 mil cocos por dia.

Zé do Coco vende 3.500 cocos por dia no verão (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Atualmente o local está em obras e, mesmo assim, fica lotado  

Alcançar a realização profissional vendendo cocos na praia é um privilégio para poucos. Para o comerciante José Costa dos Santos, conhecido como Zé do Coco, este trabalho lhe deu a possibilidade de ter o carro próprio, morar em um apartamento em frente à praia, formar duas filhas na faculdade e viajar em férias duas vezes por ano. Mas Zé do Coco garante que tudo foi alcançado com muito suor. Apesar de conseguir vender até 3.500 cocos por dia durante o verão, o comerciante não abre mão de trabalhar quase 15 horas diariamente para manter o point mais badalado de coco na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

José dos Santos veio de uma família de 14 irmãos do interior de Sergipe. Estudou até a 8º série e, aos 17 anos de idade se mudou para São Vicente para começar uma nova vida. “Na época eu empurrava um carrinho de coco nas praias, também trabalhei em uma lanchonete, foi muito difícil, eu não tinha dinheiro para nada. Morava com meu irmão em um bairro simples e longe em São Vicente, tinha que vir para a praia de ônibus”, relembra o comerciante.

Aos 25 anos de idade a sorte de Zé do Coco começou a mudar, ele conseguiu abrir um quiosque na orla da praia de Santos, e desde então se consolidou como um dos maiores vendedores de coco da região. “Na verdade eu demorei uns 10 anos para sair da pindaíba, mas aos poucos vamos conquistando clientes. Porém, não me considero só uma pessoa de sorte, o nome disso é trabalho, ralação e suor, não sorte”, diz.

Apesar de não gostar de falar sobre dinheiro, Zé do Coco revela os números de vendas. “No verão chego a vender 3.500 cocos por dia, já no inverno, são aproximadamente 1.000 por dia. Cada coco é vendido por R$ 3. Além disso, também produzimos cocadas, que são uma delícia, vem gente de outros países procurar a nossa cocada”, afirma Zé do Coco. A cocada também é comercializada pelo mesmo valor.
Comércio funciona todos os dias da semana (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Comércio funciona todos os dias da semana.

O quiosque, que leva o nome Zé do Coco, fica na orla da praia ao lado do canal 6 e, segundo o proprietário, a localização aliada ao bom atendimento, e o coco sempre gelado, atraiu os clientes. Atualmente o local funciona em uma barraca improvisada, já que os quiosques da cidade estão passando por reforma. Mesmo assim o 'point' ainda fica lotado. Porém, o comerciante afirma que nunca perde o jeito simples de viver “ Eu consquistei muita coisa com o trabalho, mas mantenho a humildade de sempre. Trabalho muito, nada mudou em minha vida. No réveillon cheguei a trabalhar 20 horas seguidas”, afirma.

O negócio cresceu tanto que Zé comprou um terreno onde construiu um depósito com capacidade para 20 mil cocos. “No depósito tem duas câmeras frigoríficas para armazenar os cocos, o caminhão para transportar de lá até o quiosque e alojamento para os meus funcionários”, conta.  O comerciante tem quatro funcionários, ainda conta com a ajuda das duas filhas e da ex-mulher no negócio. Além disso, o próprio não deixa de trabalhar um dia sequer.

O estabelecimento funciona todos os dias da semana, das 7h até aproximadamente 2h, dependendo do movimento na madrugada. Aos 50 anos de idade, Zé do Coco ressalta que não cansa nunca e, que nem pensa na possibilidade de se aposentar. “Nem penso em diminuir a carga de trabalho. Me considero um vencedor, ganhei um mais que um prêmio da mega-sena, conquistei o que tenho com muito trabalho, o que é bem melhor”, finaliza Zé do Coco.

Comerciante afirma que trabalha cerca de 15 horas por dia (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)  Comerciante afirma que trabalha cerca de 15 horas por dia.

 G1

Suspeito afirma que vítima de estupro consentiu relação sexual, diz polícia

Jovem teria sido estuprada depois de sair de uma casa noturna em Santos. Vítima foi encontrada desacordada em uma praça da cidade.

Local próximo de onde a jovem foi encontrada em Santos (Foto: Silvio Muniz /G1) 

Os dois homens suspeitos de estuprar uma jovem depois de uma balada em Santos, no litoral de São Paulo, foram identificados pela polícia no final da tarde desta sexta-feira (1º). A vítima foi encontrada desacordada e com sinais de estupro em uma praça da cidade.

As câmeras de monitoramento da avenida da praia, no bairro Boqueirão, ajudaram a polícia a encontrar os dois homens que saíram da casa noturna com a jovem, no dia 24 de janeiro. Os homens têm aproximadamente 30 anos. A mulher foi encontrada pela polícia no dia seguinte.

Durante o depoimento, um dos homens afirmou ter feito relação sexual com a moça, mas garantiu que teve o consentimento dela. Ainda de acordo com o suspeito, a vítima foi deixada próximo ao local onde ela foi encontrada porque ela teria pedido para descer. “Eles contam uma história completamente diferente da vítima. Para fechar o inquérito faltam ainda umas duas ou três pessoas para serem ouvidas, o médico legista e a própria vítima”, diz a delegada da Delegacia da Mulher de Santos Deborah Peres Lázaro.

Ainda segundo a delegada, as imagens não foram divulgadas porque o caso está em sigilo. “Nesse caso a identificação dos investigados já foi feita, eles foram ouvidos, contaram a versão deles, só que o advogado não deseja que a identidade deles seja descoberta, pelo menos até o presente momento”, explica.
Após ser encontrada a jovem passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) para saber se ela foi ou não estuprada. A jovem está em Curitiba onde mora com os pais. A polícia vai esperar os laudos do IML para decidir se vai indiciá-los por estupro.

O caso
A jovem contou à polícia que conheceu dois homens numa casa noturna, localizada em frente a Praia do Boqueirão. A vítima só lembra que aceitou uma bebida dos desconhecidos. No dia seguinte, a fisioterapeuta foi encontrada por alguns moradores na avenida Siqueira Campos, próximo a Praça Palmares. Ela estava desarrumada e descalça, com braços e pernas machucados e sem a carteira de motorista, o celular, dois cartões de crédito e a chave de uma moto. Uma viatura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi chamada e levou a jovem para o pronto-socorro. Ela foi atendida e recebeu medidas profiláticas direcionadas a vítimas de estupro.
 
 http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/suspeito-afirma-que-vitima-de-estupro-consentiu-relacao-sexual-diz-policia.html

Polícia prende suspeitos de parcelar lotes irregulares no DF

De acordo com o GDF, venda de 1,2 mil lotes renderia até R$ 6,2 milhões.Homens não têm registro em conselho e podem pegar até 5 anos pelo crime.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu neste sábado (2) dois suspeitos de parcelar irregularmente quatro hectares de área pública do Setor Sol Nascente, em Ceilândia. Segundo a Secretaria da Ordem Pública e Social, a venda dos 1,2 mil lotes, cada um com cerca de 160 metros quadrados, renderia até R$ 6,2 milhões.
Região de Ceilândia, no Distrito Federal, onde agentes encontraram parcelamento irregular neste sábado (2) (Foto: Reprodução)Região de Ceilândia, no Distrito Federal, onde agentes encontraram parcelamento irregular neste sábado (2) 
 
No local, a dupla pretendia construir o Condomínio Novo Horizonte 2. A pasta informou que eles cobravam R$ 15 mil à vista ou R$ 20 mil a prazo dos 218 primeiros lotes residenciais e R$ 30 mil a vista ou R$ 35 mil a prazo dos 52 primeiros lotes comerciais. A área já tem nove casas construídas e 22 lotes vendidos.

De acordo com a secretaria, nenhum dos homens tem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Eles vão responder pelo crime de parcelamento irregular do solo. A pena prevista é de até cinco anos de prisão, além de multa que pode chegar a cem salários mínimos.

 http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/02/policia-prende-suspeitos-de-parcelar-lotes-irregulares-no-df.html
 

Campeão de informática, filho de doméstica vai estudar na Poli-USP

Campeão de informática, filho de doméstica vai estudar na Poli-USP.

Ramon vai estudar na Escola Politécnica da Universidade de São PauloRamon Silva de Lima, 17 anos aprovado no curso de Engenharia (Foto: Flavio Moraes/G1) 

 A família de Ramon Silva de Lima, que vive na Avenida São João, no Centro de São Paulo, só deve comemorar a aprovação do filho mais velho na Universidade de São Paulo neste domingo (3). Aos 17 anos, ele passou em engenharia na Fuvest 2013, e será o primeiro da casa a alcançar o ensino superior. "Eu e o pai dele trabalhamos aos sábados, por isso penso em proporcionar para ele um almoço no domingo". contou ao G1 Iolanda Antônia da Silva, que trabalha como porteira e arrumadeira em uma casa de família em Higienópolis. O marido cuida da limpeza de um prédio no mesmo bairro. A lista foi divulgada na sexta-feira (1º).

Passar na Escola Politécnica da USP, considerada a melhor universidade da América Latina, se soma a feitos que o jovem coleciona há vários anos: até agora, são mais de 10 medalhas em competições de matemática, física, robótica, informática e ciências. A que ele guarda com mais orgulho é a da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências, na Nigéria, em 2010. "Eram provas de física química e biologia para jovens de até 15 anos", explicou.

O ciclo de bons resultados acadêmicos começou nos primeiros anos de Ramon no ensino básico. Depois de um breve período em uma pré-escola particular, o garoto foi matriculado aos seis anos na rede estadual por questões econômicas.
Escola melhor
Mas, ao observar seu desempenho, os professores sugeriram à mãe que o colocasse em uma escola mais desafiadora para estimular o potencial de Ramon. "Vendo que ele foi sempre esforçado, nas reuniões de pais me pediam para oferecer para ele uma escola melhor."

Iolanda, então, buscou escolas particulares com oferta de desconto na mensalidade do filho, que acabou em um dos colégios da rede salesiana. "Mesmo assim, no decorrer das reuniões, as coordenadoras pediam para ele passar para outro colégio melhor que o salesiano, que era fraco ainda", disse.

Foi assim que Ramon, então no início do ensino fundamental II, chegou ao Colégio Objetivo com uma bolsa que cobria 80% da mensalidade. Dois anos depois, ele se tornou um dos jovens auxiliados pelo programa Ismart, que cobre gastos de alimentação e transporte a adolescentes com bons resultados acadêmicos.

"Foi quando o Ramon se realizou mais ainda. Como doméstica é muito difícil conciliar escola particular com outros custos", explicou a mãe.

Olimpíadas
No colégio, Ramon aderiu ao grupo de alunos participantes de olimpíadas científicas, um dos fatores aos quais ele atribui a aprovação na Fuvest, e que ele recomenda a outros estudantes. "Achei que as olimpíadas ajudariam no vestibular, porque você cria interesse e gosto por estudar", contou. A prova de física da segunda fase da Fuvest, por exemplo, ele disse que achou "tranquila".

Além da Nigéria, o jovem já viajou para a Alemanha e para Cingapura, onde participou de competições de robótica.

Para a mãe, a atividade extracurricular serve para, além de estimular o lado acadêmico, diminuir a timidez do adolescente. Ela conta que, como seus parentes vivem em Belo Horizonte (MG), Ramon não teve a convivência com primos e tios quando criança, e por isso adquiriu um lado tímido.

Achei que as olimpíadas ajudariam no vestibular, porque você cria interesse e gosto por estudar"
Ramon Silva de Lima, aprovado na Fuvest 2013.
 
Na festa de comemoração dos colegas aprovados no cursinho, na sexta-feira, Ramon era um dos mais calados, e a conquista de uma vaga na USP era percebida mais pelo anúncio escrito a tinta pelos colegas em sua testa e camiseta do que pela animação.

"Ele sempre foi tímido, desde quando era pequeno, ele não tem parente em São Paulo, isso aí ajudou um pouquinho para a timidez. Mas na escola ele realmente se encontrou, os professores e diretores tratam bem, os colegas também, são todos educados, todos amigos."

Primeiro a USP, depois a Alemanha
Na USP, Ramon já sabe em qual engenharia pretende se formar, a de computação. "Quero trabalhar criando software para computação, mas ainda não sei se na parte de mecânica ou de pesquisa", contou o bolsista e medalhista.

Iolanda conta que um dos desejos do filho mais velho é ter um computador portátil para se comunicar, estudar e programar. Atualmente, o computador da casa é compartilhado com a irmãzinha de seis anos. "Ainda não tive condições de comprar", explica.

O equipamento é usado para receber informações e provas, inclusive as de seu professor de alemão. "Inglês já sabe, mas ele escolheu estudar alemão por causa da engenharia", contou Iolanda sobre a intenção do estudante de fazer parte da graduação no exterior.

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/02/campeao-de-informatica-filho-de-domestica-vai-estudar-na-poli-usp.html

Jovem perde 49 kg com rotina diária de exercícios físicos e dieta saudável

Aos 7 anos, após divórcio dos pais, Bruno foi ganhando peso.
Ao atingir os 134 kg, aos 21 anos, ele decidiu mudar e chegou aos 85 kg.

Quem vê o estudante Bruno Daniel Galvão Pacheco hoje não imagina que é o mesmo rapaz que, há dois anos, conseguia comer 34 pedaços em um rodízio de pizza.

Na época com 19 anos, o jovem não tinha nenhum tipo de regra ou preocupação com a alimentação, que o fez chegar a 134 kg. “Na época, eu era dependente da comida”, conta ele, natural de Itu.

Porém, um dia em frente ao espelho, ele não gostou do que viu e sentiu que precisava mudar o estilo de vida. “Não queria ser mais daquele jeito”, lembra. Depois de um ano seguindo uma rotina diária de exercícios físicos e reeducação alimentar, ele provou a si mesmo que era capaz e conseguiu chegar aos 85 kg - 49 kg a menos na balança.

“Parei de comer frituras e massas e passei a comer muita salada e alimentos grelhados”, diz. Atualmente, acostumado com a dieta saudável, ele diz que passou a sentir prazer em alimentos que antes não gostava. “Hoje eu adoro alface, tomate, abobrinha, chuchu e cenoura, por exemplo. Não como isso forçado, como com vontade”, afirma.

O estudante aprendeu a comer de um jeito saudável, sem exageros e com consciência (Foto: Arquivo pessoal) O estudante aprendeu a comer de um jeito saudável, sem exageros e com consciência.

Porém, para conseguir isso, ele teve que passar por dificuldades e tentações difíceis, principalmente quando saía com os amigos para os bares. “Todo mundo pedia porções e eu tinha que pedir um suco e um grelhado. Mesmo na minha casa, eu deixava de comer pizza com a família”, conta.

Bruno, que sempre fez exercício físico, só conseguiu emagrecer quando acrescentou a dieta saudável ao dia a dia. “Quando tinha 7 anos, meus pais se separaram e foi aí que comecei engordar, porque buscava refúgio na comida”, lembra. Aos 17 anos, ele já pesava 115 kg e foi proibido pelo médico de fazer qualquer atividade mais pesada, porque corria riscos de ter um problema cardíaco. “Naquela época, eu era um adolescente pré-diabético, com colesterol e pressão alterados”, diz.

Porém, anos depois, o estudante se tornou um adulto com a saúde ótima para qualquer exercício. “Com o tempo, o meu problema com a separação dos meus pais foi passando. Hoje sou mais forte”, avalia. Com a mente no lugar, ele passou a se exercitar todos os dias, misturando exercícios aeróbicos, futebol, corrida e luta. “Comecei a ver o exercício como um trabalho e, como tinha disponibilidade de horários, era mais fácil”, diz.

O gordinho é sempre o engraçado ou é nada no grupo de amigos e eu sofri isso na adolescência. Mas hoje eu sei do meu valor e tenho muito mais confiança" Bruno Daniel Galvão Pacheco.
 
Um ano depois, com 85 kg e a auto-estima totalmente renovada, Bruno diz que descobriu um potencial que não sabia que tinha. “O gordinho é sempre o engraçado ou é nada no grupo de amigos, e eu sofri isso na adolescência. Mas hoje eu sei do meu valor e tenho muito mais confiança”, afirma.
Para ele, o primeiro passo é colocar na cabeça a necessidade de mudança. “Quando você quer, faz acontecer. A força de vontade, a determinação e a fé te levam além do que você imagina”, avalia. O jovem lembra-se de todos os momentos de dificuldade de um jeito positivo e diz que tudo serviu para que ele continuasse. “Quando saía para correr na rua, as pessoas passavam de carro tirando sarro e diziam que eu nunca conseguiria emagrecer, mas eu usava aquilo como um estímulo”, lembra.

Bruno alerta que a perda de peso não acontece de um dia para o outro e o ideal é que as coisas aconteçam aos poucos. “Não pode deixar a espera matar a esperança. Eu estava com aquele peso há 15 anos e sabia que não ia perder em 3 meses”, diz. Agora, com a cabeça no lugar e o novo estilo de vida totalmente estabelecido, ele diz que ainda pretende perder mais 3 kg. “Hoje estou aqui, firme, forte e principalmente feliz”, conclui.

Bruno ficou mais confiante e descobriu um potencial que não sabia que tinha (Foto: Arquivo pessoal) Bruno ficou mais confiante e descobriu um potencial que não sabia que tinha

 http://g1.globo.com/bemestar/VC-no-Bem-Estar/noticia/2013/02/jovem-perde-49-kg-com-rotina-diaria-de-exercicios-fisicos-e-dieta-saudavel.html

 

Criminosos lançam coquetel molotov contra casa de policiais civis em SC

Fato ocorreu perto das 22h deste sábado (2) em Criciúma, Sul do estado. Casal de policiais não estava em casa no momento do crime.

Criminosos lançaram um coquetel molotov contra a casa de um casal de policiais civis em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Segundo informações das Polícias Civil e Militar, o crime ocorreu próximo das 22h no bairro Pinheirinho. Os dois policiais não estavam em casa no momento do crime. Guarnições da PM chegaram ao local e conseguiram controlar as chamas com extintores de incêndio. Um carro de polícia realiza o acompanhamento de um veículo suspeito, porém, até as 22h45, ninguém ainda sido preso.

Desde a noite de quarta-feira (30), Santa Catarina registra ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares, em dez cidades. O secretário de Segurança do estado, César Grubba, acredita que os atentados partiram de ordens da mesma facção criminosa que promoveu os ataques em novembro de 2012. O motivo estaria relacionado à transferência de presos e o combate ao tráfico de drogas. O Serviço de Inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques.

Na noite deste sábado (2), houve dois atentados no Sul do estado. Em Criciúma, por volta das 18h, um ônibus de transporte coletivo foi incendiado por quatro homens armados. Em Maracajá, duas carretas com combustíveis foram incendiadas em um posto na BR-101. Ainda na noite deste sábado (2), criminosos atearam fogo em um ônibus em São Francisco do Sul, no Norte do estado.

 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/criminosos-lancam-coquetel-molotov-contra-casa-de-policiais-civis-em-sc.html

Homens ateiam fogo em sala de prédio onde há base da PM em SC

Homens ateiam fogo em sala de prédio onde há base da PM em SC.

Lugar onde instalação da Polícia Militar está localizada não foi incendiado. Não houve feridos, mas sala atingida foi totalmente destruída pelas chamas.

 Quatro homens em duas motos incendiaram uma das salas de uma subprefeitura em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta de 1h10 deste domingo (3). De acordo com a Polícia Militar (PM), no mesmo prédio funciona uma base da PM, que não foi atingida pelo fogo. Os policiais chegaram a tempo e acionaram os Bombeiros Voluntários de Araquari, que combateram as chamas. A sala atingida foi destruída. Mobília e computadores foram queimados. Não houve feridos e, até as 2h15, ninguém havia sido preso.

Desde a noite de quarta-feira (30), Santa Catarina registra ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares, em dez cidades. O secretário de Segurança do estado, César Grubba, acredita que os atentados partiram de ordens da mesma facção criminosa que promoveu os ataques em novembro de 2012. O motivo estaria relacionado à transferência de presos e o combate ao tráfico de drogas. O Serviço de Inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques.

Na noite de sábado (2), houve dois atentados no Sul do estado. Em Criciúma, por volta das 18h, um ônibus de transporte coletivo foi incendiado por quatro homens armados. Em Maracajá, duas carretas com combustíveis foram incendiadas em um posto na BR-101. Ainda na noite deste sábado (2), criminosos atearam fogo em um ônibus em São Francisco do Sul, no Norte do estado. Também em Criciúma, criminosos atiraram um coquetel molotov contra a casa de um casal de policiais civis. Em Joinville, no Norte, quatro criminosos dispararam contra uma base da PM. A instalação não foi atingida e ninguém ficou ferido.

 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/homens-ateiam-fogo-em-sala-de-predio-onde-ha-base-da-pm-em-sc.html

 

Quarta noite de ataques em SC tem incêndios e disparos

Atentados foram registrados em cidades do Norte, Sul e Oeste do estado.
Criminosos atiraram coquetel molotov contra casa de policiais civis.

Quatro homens armados atearam fogo em ônibus em Criciúma no sábado (2) (Foto: Fernando José da Silva/RBS TV) 

Atentados foram registrados em cidades do Norte, Sul e Oeste do estado. Criminosos atiraram coquetel molotov contra casa de policiais civis.um coquetel molotov foi atirado contra a casa de um casal de policiais civis, uma base da Polícia Militar (PM) foi alvo de disparos, uma sala foi incendiada e um ônibus teve os vidros quebrados na quarta noite de ataques em Santa catarina. Até as 3h, não havia vítimas e ninguém havia sido preso.

Desde a noite de quarta-feira (30), Santa Catarina registra ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares, em pelo menos oito cidades. O secretário de Segurança do estado, César Grubba, acredita que os atentados partiram de ordens da mesma facção criminosa que promoveu os ataques em novembro de 2012. O motivo estaria relacionado à transferência de presos e o combate ao tráfico de drogas. O Serviço de Inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques.

Às 18h do sábado (2), um veículo do transporte coletivo de Criciúma, no Sul do estado, foi incendiado por quatro homens armados. Eles renderam motorista e cobrador, mandaram os cerca de 20 passageiros descerem e atearam fogo no ônibus. Segundo testemunhas, as chamas destruíram completamente o veículo em poucos minutos. Conforme o comandante da Polícia MIlitar de Criciúma, coronel Márcio Cabral, o ataque tem ligação com o da noite anterior e já foram identificados dois suspeitos. Todos possuem menos de 20 anos de idade.
Incêndio nas duas carretas ocorreu por volta de 21h20 de sábado (2) em Maracajá (Foto: Quintino Júnior/Divulgação)Incêndio na noite de sábado destruiu  duas carretasem Maracajá
Duas carretas com combustíveis foram incendiadas por volta das 21h20 deste sábado (2) em Maracajá, no Sul do estado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, o fato ocorreu no quilômetro 404 da BR-101, em um posto no acesso ao município.

Em outra ação, criminosos lançaram um coquetel molotov contra a casa de um casal de policiais civis em Criciúma, também Sul de SC. Segundo informações das Polícias Civil e Militar, o crime ocorreu próximo das 22h no bairro Pinheirinho. Os dois policiais não estavam em casa no momento do crime. Guarnições da PM chegaram ao local e conseguiram controlar as chamas com extintores de incêndio.

No Norte do estado, um ônibus foi incendiado em São Francisco do Sul. Segundo a Polícia Militar, o incêndio foi por volta das 22h e o veículo é da empresa Verdes Mares. Conforme a PM, o veículo estava em uma área afastada da cidade, no Bairro Praia de Paulas. "Os policiais conseguiram chegar a tempo e apagar o incêndio antes que as chamas se espalhassem", explicou o major Alessandro.

Criminosos realizaram quatro disparos contra uma base da Polícia Militar em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta de 0h30 deste domingo (3) no bairro Aventureiro. De acordo com os policiais que estavam dentro da base, a instalação não chegou a ser atingida. Os tiros foram efetuados por dois homens em uma moto.

Quatro homens em duas motos incendiaram uma das salas de uma subprefeitura em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta de 1h10 deste domingo (3). De acordo com a Polícia Militar, no mesmo prédio funciona uma base da PM, que não foi atingida pelo fogo. Os policiais chegaram a tempo e acionaram os Bombeiros Voluntários de Araquari, que combateram as chamas. A sala atingida foi destruída. Mobília e computadores foram queimados.

Materiais incendiários foram encontrados na garagem da prefeitura de Chapecó, no Oeste. Segundo a Polícia Militar, fogo não chegou a ser ateado no local, que fica no bairro São Pedro. Os policiais e os bombeiros foram acionados para essa ocorrência por volta das 2h deste domingo (3). Na mesma cidade, um micro-ônibus escolar foi incendiado próximo das 2h07 no bairro Jardim América. Não havia ninguém dentro do veículo, que estava estacionado.

Um vidro de um ônibus escoltado pela PM foi quebrado por uma pedra em Joinville, no Norte. O ataque ocorreu por volta das 2h20 na rua Átila Urban, bairro Panaguamirim. Os policiais militares acreditam que o autor do atentando tenha usado um estilingue.

 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/quarta-noite-de-ataques-em-sc-tem-incendios-e-disparos-com-arma.html