quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Médica é acusada de agredir paciente em hospital público do DF



confusap
O paciente Daniel Felix Nogueira Vasconcelos acusa uma médica do HRC (Hospital Regional de Ceilândia) de agredi-lo, na madrugada desta quinta-feira (3), na Ala 1 do Setor de Emergência e Clínica Médica. O homem diz que a médica Luiza Pimentel teria o pegado pelo braço e gritado com ele.

Ele afirmou ainda que foi confundido pela médica, que achou que ele a teria agredido verbalmente.
— Um colega estava sentado na maca, o que é proibido por causa do risco de infecção. Aí ela pegou uma cadeira para esse rapaz e disse que não era permitido sentar na maca. Alguém disse que a atitude estressada dela era por falta de homem. Então ela me acusou de ter sido quem falou e disse que eu teria alta por indisciplina. Eu neguei e ela me deu dois tapas. Também me chamou de vagabundo.



A médica conta uma versão diferente  e diz ser vítima da confusão no HRC. Ela afirma ainda que ele a teria desacatado e falado palavras de baixo calão.

— Eu notei que havia acompanhantes deitados nas macas. Diante do risco de infecção, alertei calmamente que aquela situação não poderia ocorrer e providenciei cadeiras para eles. Quando eu voltei do meu lanche, percebi que tudo estava como antes e disse que daria alta para eles por indisciplina se visse de novo uma cena como aquela. Quando me virei, uma voz masculina disse que eu estava estressada por falta de homem. Então eu pedi que ele [Nogueira] me acompanhasse para receber alta por indisciplina. Aí ele me xingou e até ameaçou me dar um murro.

Ana Célia dos Santos Soares, que estava no local e testemunhou a confusão, confirmou a versão da médica e disse que ela realmente foi provocada e agredida verbalmente pelo paciente.

— Quando ele viu que estava sendo filmado, começou a chorar e pedir desculpas para se passar por vítima.

Outra testemunha que não quis se identificar disse que a médica já abordou os pacientes com grosseria e que outro médico teria dito que ela tem surtos nervosos com frequência.

Um vídeo feito por um dos pacientes que estavam no local mostra parte da confusão. A médica é a mesma que aparece em imagens exibidas pela TV Record Brasília em outra confusão, no mês passado, com o acompanhante de outro paciente do mesmo hospital.

Em nota, a Secretaria de Saúde diz que abriu um processo administrativo para apurar o que aconteceu.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/medica-e-acusada-de-agredir-paciente-em-hospital-publico-do-df-20130103.html

 Artur desaparecido Peru 


Artur Paschoali desapareceu em Machu Picchu no último dia 21

Itamaraty acompanha buscas por universitário de Brasília desaparecido no Peru

A Embaixada do Brasil no Peru e autoridades brasileiras em Cuzco acompanham as buscas pelo estudante de Brasília Artur Paschoali, de 19 anos.

O universitário desapareceu, em Machu Picchu, no último dia 21 quando avisou a amigos que caminharia pela região para fazer fotografias. Paschoali estava em Machu Picchu trabalhando em um restaurante.

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que o cônsul do Brasil em Cuzco e o adido policial da Embaixada do Brasil no Peru acompanham de perto as buscas pelo universitário.
Até o começo da tarde desta quinta-feira (3) não havia mais detalhes sobre o trabalho.

Em julho de 2012, a estudante Paula Sibov, de 24 anos, morreu ao cair em um abismo de 200 metros de profundidade, no Vale del Colca, na Cordilheira dos Andes, no Sul do Peru. Ela estava no 4º ano de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, no interior de São Paulo.

Decisão de desligar aparelhos que mantêm Chávez vivo divide família, diz jornalista


Irmão mais velho do presidente chega a Cuba para resolver impasse
Adán Chávez poderá decidir se os aparelhos serão desligados
 
A chegada do irmão de Hugo Chávez a Havana, a reunião das principais autoridades da Venezuela em Cuba e a falta de informações precisas sobre sua saúde indicam que o presidente venezuelano pode ter piorado e, por isso, não deve assumir o novo mandato presidencial na posse marcada para quarta-feira (10). O governador Adán Chávez, irmão mais velho do presidente, viajou na noite passada para a capital cubana.

De acordo com o jornalista Nelson Bocaranda, um dos mais respeitados nomes da imprensa venezuelana, Adán chegou a Havana para ajudar a família de Chávez a decidir se serão desligados os aparelhos que mantêm vivo o presidente. Pelo Twitter, Bocaranda disse que Chávez não responde mais a nenhum tratamento contra o câncer, e suas filhas estão divergindo sobre o desligamento das máquinas. Diante da "incerteza", elas recorreram a "tio Adán", informa Bocaranda.

Adán Chávez poderá decidir se os aparelhos serão desligados
 
Além de Adán e as filhas de Chávez, estão em Havana o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a mulher de Maduro, Cilia Flores, e o genro dele e ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza. O último a chegar a Havana, segundo as agências internacionais, foi Diosdado Cabello, líder da Assembleia Nacional — peça-chave no processo de sucessão de Chávez, caso o presidente não assuma mesmo o quarto mandato, que vigoraria até 2019.


— A equipe médica nos explica que a condição do presidente Chávez continua sendo estável dentro de seu quadro delicado.
Venezuelanos continuam sem detalhes sobre o tipo de complicação que afetou a saúde de Chávez, após a quarta cirurgia contra o câncer a que Chávez se submeteu. O vice-presidente disse apenas que ele teve uma infecção respiratória, adquirida depois da operação.

Em um cenário de incertezas, a oposição na Venezuela exigiu nesta semana "a verdade" sobre a saúde do presidente venezuelano. O secretário-executivo da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo, convocou uma entrevista coletiva para cobrar respostas.

— O governo tem a obrigação de informar o país com toda a verdade. Esse é seu compromisso, é sua promessa.

Morte de detento em presídio de segurança máxima vira mistério em MG

nelsonhungria
Suspeita de suicídio se tornou investigação de homicídio na Nelson Hungria
 
A morte de um detento da penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, em agosto de 2012, que parecia estar solucionada, se tornou um mistério para a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e para a Polícia Civil (PC). Um laudo concluído nesta quinta-feira (3), mostrou que Luiz Carlos da Silva, que teria se enforcado com um lençol, na verdade, foi morto antes de ser pendurado.

Conforme a Seds, Silva foi encontrado pendurado em uma "tereza" — corda feita com um lençol — dentro da cela onde estava preso por volta de meia-noite do dia 21. Na época, a diretoria da unidade iniciou um procedimento de apuração, ouvindo funcionários da unidade que estavam de plantão e o preso que dividia a cela com ele.

elatos das testemunhas foram, então, levados para a PC, para início das investigações. Com base nas falas dos agentes, que não tinham conhecimento de desentendimentos do morto com outros presos, e também do colega de cela de Silva, que não foi identificado e afirmou não ter visto nada, a primeira linha de investigação se tornou o suicídio.

Entretanto, a conclusão do laudo mostrou que o detento havia morrido antes de ser pendurado na "tereza". Com base na nova informação, o caso foi encaminhado para o delegado Luciano Vidal, que informou, via assessoria de imprensa, que já pediu exames complementares e que não vai se pronunciar sobre o caso no momento.

Em nota, a Seds informou que "o complexo penitenciário Nelson Hungria reabrirá o procedimento para contribuir com as investigações".

Leia a nota da Seds na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informa que está à disposição da Polícia Civil para todo e qualquer esclarecimento sobre a morte do detento Luiz Carlos da Silva, em agosto deste ano, no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Luiz Carlos foi encontrado morto em sua cela, pendurado em uma “tereza” feita com lençol, em 21/08, por volta da meia-noite. Na época, a unidade abriu procedimento de apuração, ouviu funcionários da unidade que estavam de plantão e o preso que dividia a cela com ele. Os relatos foram encaminhados à Polícia Civil, para início das investigações. Laudo concluído nesta quinta-feira (03.01) aponta indícios de que Luiz Carlos já estava morto antes de ser pendurado na corda. A Polícia Civil dará andamento ao caso. O Complexo Penitenciário Nelson Hungria reabrirá o procedimento, para contribuir com as investigações."

Preso consegue fugir da penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria

 Um detento conseguiu fugir da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de BH, enquanto realizava um serviço de capina na tarde desta quarta-feira (31). Wellington dos Santos Maciel, 31 anos, cumpria pena por homicídio e estava na unidade de segurança máxima desde 1º de outubro de 2011.

 Segundo a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Wellington atuava na limpeza da área quando conseguiu escapar às 14h30. Ele teria conseguido pular o muro da unidade, ainda de acordo com a Suapi. Uma sindicância foi aberta para apurar porque nenhum agente penitenciário conseguiu contê-lo.

Policiais militares fazem rastreamento na área, com a ajuda de viaturas e um helicóptero, para tentar localizá-lo.


http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/preso-consegue-fugir-da-penitenciaria-de-seguranca-maxima-nelson-hungria-20121031.html

Gays cristãos criam igreja alternativa. Igrejas para gays se proliferam no Brasil


 Gays cristãos criam igreja alternativa

As igrejas cristãs tradicionais não toleram manifestações explícitas de homossexualidade. Ao contrário, as igrejas continuam suas políticas de repreender, oprimir e expulsar gays.

Como consequência, cristãos homossexuais têm reagido à discriminação criando suas próprias igrejas no Brasil. Hoje, existem 40 desse tipo no país.

A transsexual Alexya Lucas é uma das participantes desse movimento. "Eu percebi que eu podia ter uma igreja onde podia ser eu mesma. [...] Me alegro por que posso dizer 'venham, aqui tem uma casa para vocês'", diz.

Alexya, que hoje estuda teologia e espera ser a primeira reverenda transexual do Brasil, espera que um dia essa situação mude. "As igrejas cristãs vão ter de se abrir para a homossexualidade, para a transexualidad. Eu sei que eu não vou ver isso, mas estou fazendo parte deste processo".

A transsexual Alexya Lucas é uma das participantes desse movimento. "Eu percebi que eu podia ter uma igreja onde podia ser eu mesma. [...] Me alegro por que posso dizer 'venham, aqui tem uma casa para vocês'", diz.

Alexya, que hoje estuda teologia e espera ser a primeira reverenda transexual do Brasil, espera que um dia essa situação mude. "As igrejas cristãs vão ter de se abrir para a homossexualidade, para a transexualidade. Eu sei que eu não vou ver isso, mas estou fazendo parte deste processo".

  Pastores gays se casam em igreja evangélica em Belo Horizonte

Cerimônia contou com a presença da família e amigos.
Casal vivia junto há 10 anos (Foto: Pedro Cunha/G1)Casal vive junto há 10 anos.

Os pastores evangélicos Anderson Pereira, de 34 anos, e Roberto Soares, de 29, se casaram no sábado (30) na Igreja Cristã Contemporânea de Belo Horizonte, no bairro Santa Mônica, na Região de Venda Nova, na capital mineira. De acordo com Pereira, 150 convidados participaram da cerimônia, inclusive parentes como pais e irmãos, e muitos amigos. Eles vivem juntos há dez anos.

“A Bíblia não condena o amor entre pessoas do mesmo sexo. Ela condena a promiscuidade, a falta de respeito e a traição. Jesus é amor. Onde tem amor tem a presença de Jesus”, ressaltou. Pereira falou que no dia 19 embarca com o companheiro para curtir a lua de mel em São Luís, no Maranhão. O pastor disse, ainda, que, há cinco anos a Igreja Cristã Contemporânea de Belo Horizonte realizou 160 casamentos entre pessoas do mesmo sexo na capital mineira.
Anderson Pereira e Roberto Soares durante a festa do casamento realizado em BH (Foto: Divulgação)Anderson Pereira e Roberto Soares durante a festa do casamento realizado em BH. (Foto: Arquivo Pessoal)
Soares explicou que a igreja apoiou o casal em todos os momentos. “Fomos bem recebidos, pois a igreja viveu todo esse preparo do casamento. Todos ficaram ansiosos para o dia chegar, para o casamento acontecer”, contou. O pastor disse também que esta união é importante para mostrar que existe uma igreja que aceita e respeita o casamento gay.

Sobre os futuros desafios, Soares afirmou que ainda vai pedir para o juiz a conversão da declaração da união estável para o casamento civil.

Para o primeiro semestre de 2013, o casal pretende adotar uma criança e, segundo Pereira, não há uma preferência por menino ou menina. “O que Deus enviar vamos cuidar e amar. Queremos ser referência de amor e fidelidade. Este casamento foi o resgate de sonhos, de planos. O amor sempre vence.

É a declaração da vitória”. De acordo com Soares, a ideia é adotar pelo menos duas crianças. “O que existe é um grande desejo de formar uma família”.




Cientistas descobrem 'superantibiótico' em sangue de pandas

Composto mostrou potencial contra variantes de micro-organismos resistentes a medicamentos.

Filhote de panda do Zoológico de San Diego: pesquisador encontra composto antibiótico no sangue de um panda adulto
 
Cientistas da Universidade Agrícola de Nanjing, na China, descobriram no sangue de um panda gigante um poderoso antibiótico capaz de matar bactérias e fungos.

Segundo os especialistas, a substância encontrada na corrente sanguínea desses mamíferos poderia ser a base para a criação de uma nova geração de medicamentos antibacterianos.

Ao analisar o DNA do panda, os pesquisadores encontraram o composto, denominado cathelicidin-AM, que "revelou uma atividade potencial antimicrobiana contra um amplo espectro de micro-organismos, incluindo bactérias e fungos, tanto em suas versões comuns como nas variantes resistentes aos medicamentos", disse o médico Xiuwen Yan, responsável pelo estudo.

O cathelicidin-AM é liberado pelo sistema imunológico desse tipo de urso em estado selvagem, especialmente para protegê-los de infecções.

Preservação 


Os pandas gigantes estiveram à beira da extinção e hoje existem em torno de 1,6 mil exemplares nas florestas.

Yan, entretanto, descartou os temores de que, com a descoberta, possa haver uma caça maciça aos animais.
Ele explica que sua equipe de cientistas conseguiu sintetizar artificialmente o composto químico em laboratório, por meio da decodificação dos genes e, assim, produzindo uma molécula conhecida como peptídeo.

A ideia agora é desenvolver a substância como um novo remédio contra superbactérias ou como antisséptico para limpar superfícies e utensílios.
Os cientistas, entretanto, acreditam que ainda haja outros compostos a serem descobertos no genoma dos pandas.

Após a destruição dos bosques de bambu na China e no Sudeste Asiático, habitat natural desses animais, o número de ursos diminuiu consideravelmente.
Apesar de grandes somas de dinheiro investidas em projetos de preservação, houve pouco progresso nos últimos anos.

Segundo especialistas, os pandas dificilmente se reproduzem em cativeiro, além de apresentar um comportamento individual, o que dificulta a conservação da espécie.

               Estudo aponta que fezes de ursos pandas aceleram produção de biocombustíveis

 As fezes dos ursos pandas contêm bactérias que poderiam acelerar o processo de obtenção de biocombustíveis e evitar assim recorrer ao emprego de cultivos alimentícios como milho e soja, anunciou na segunda-feira (29) um estudo científico da Universidade do Mississipi.

"Quem teria imaginado que as fezes dos ursos pandas poderiam ajudar a solucionar um dos principais obstáculos para produzir biocombustíveis, que é a otimização da decomposição dos materiais das plantas utilizadas no processo?", questionou Ashli Brown, codiretor do estudo e professor de bioquímica.

A pesquisa científica foi apresentada na segunda-feira (29) durante o Encontro Anual da Sociedade de Química dos EUA sediado em Denver, Colorado. De acordo a Brown, algumas das bactérias dos ursos pandas são especialmente potentes para decompor lignocelulose, um dos materiais mais resistentes durante a produção dos biocombustíveis.

 Durante anos era bem conhecido na comunidade científica que os pandas possuem sistemas digestivos poderosos para assimilar os entre 9 e 18 quilos de bambu que comem ao dia e que conformam 99% de sua dieta.

No entanto, os cientistas não tinham tentando analisar as bactérias empregadas pelo sistema gastrointestinal dos pandas, e que segundo o estudo é similar ao encontrado nos cupins, conhecidos por sua capacidade para digerir madeira. Brown e sua equipe passaram um ano estudando os excrementos de um casal de pandas do zoológico de Memphis, e identificaram que sob determinadas circunstâncias estas bactérias estomacais podem transformar 95% da biomassa da planta em açúcares simples.

Tais bactérias contêm enzimas capazes de eliminar a necessidade de altas temperaturas, ácidos fortes e altas pressões empregadas atualmente para a produção de biocombustíveis, o que poderia facilitar processos mais rápidos, mais limpos e menos custosos de geração destes combustíveis.

"Este descobrimento nos ensina uma lição sobre a importância da biodiversidade. Os animais e as plantas são uma fonte primordial de remédios e outros produtos. Se os perdemos através da extinção, perderíamos também perder as potenciais fontes destes produtos", indicou Brown. Segundo o estudo, apenas 2,5 mil ursos pandas vivem em seu habitat original e menos de 200 vivem em cativeiro.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/estudo+aponta+que+fezes+de+ursos+pandas+aceleram+producao+de+biocombustiveis/n1597184776401.html



Foto de bebê recém-nascido segurando dedo do médico faz sucesso na web


Foto do bebê recém-nascido tem feito sucesso na internet desde a sua publicação no Facebook Foto: A Classic Pin-Up/Facebook.com / Reprodução Foto do bebê recém-nascido tem feito sucesso na internet desde a sua publicação no Facebook

A foto de um bebê recém-nascido segurando o dedo do médico ao sair do útero da mãe é um dos primeiros virais de 2013, tendo feito sucesso depois que o casal Randy e Alicia Atkins publicaram a imagem no Facebook. A foto, postada no perfil A Classic Pin-Up, do estúdio da família, na rede social, conta com mais de 3,3 mil curtidas e 1,6 mil compartilhamentos.

Segundo o site do jornal Daily Mail, a mãe, uma fotógrafa do Arizona e dona do estúdio, se submeteu à cesariana em 9 de outubro, quando nasceu a menina Nevaeh. Quem tirou a foto foi o marido.

"O doutor me chamou e disse:' hei, ela está segurando o meu dedo'. Então eu corri e tirei a foto. Eu estava espantado de ver aquilo. Foi uma foto maravilhosa", disse Randy, pai de Nevaeh.

A imagem foi publicada no Facebook no dia 26 de dezembro, 10 semanas após o nascimento da menina. A maioria dos comentários são elogios à imagem publicada pelo casal.


http://tecnologia.terra.com.br/internet/foto-de-bebe-recem-nascido-segurando-dedo-do-medico-faz-sucesso-na-web,a3bf2e8aa100c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Três mulheres são mortas em tiroteio em vilarejo suíço


Fita policial isola casa no vilarejo suíço de Daillon. Três mulheres morreram e dois homens ficaram feridos na noite de quarta-feira, quando um homem armado abriu fogo no vilarejo, informaram na quinta-feira a polícia e procuradores suíços. REUTERS/Denis Balibouse 03/01/2013 


DAILLON, Suíça, 3 Jan (Reuters) - Três mulheres morreram e dois homens ficaram feridos na noite de quarta-feira, quando um homem armado abriu fogo no vilarejo suíço de Daillon, informaram na quinta-feira a polícia e procuradores suíços.

O atirador de 33 anos de idade, que não foi identificado, ameaçou a polícia quando oficiais tentaram prendê-lo, e foi baleado no peito antes de ser preso e levado para o hospital, informou a polícia do cantão suíço de Valais. Nenhum policial foi ferido.

A posse de armas é generalizada na Suíça e eleitores rejeitaram uma proposta em fevereiro de 2011 para endurecer a legislação liberal no país.

As mulheres mortas em Daillon tinham 32, 54 e 79 anos. Todas foram baleadas pelo menos duas vezes, na cabeça e no peito. A mais jovem era casada com um dos homens feridos, e ambos tinham filhos juntos, disse a promotora do Ministério Público regional, Catherine Seppey, em entrevista coletiva.
Os homens feridos tinham 33 e 63 anos.

O atirador era um morador local, que passou por tratamento psiquiátrico em 2005 e estava desempregado e vivendo com benefícios sociais, informou a polícia. Sua condenação anterior era apenas por uso de maconha.

Ele usou pelo menos duas armas de fogo -uma antiga carabina do Exército suíço e um rifle capaz de disparar balas de chumbo- mesmo que suas armas tivessem sido apreendidas e destruídas em 2005, ele não constava na lista atual como tendo posse de quaisquer armas.

O homem começou a disparar a partir de seu apartamento, atirando em pessoas na rua e em edifícios vizinhos, mas depois saiu para a rua, contou a polícia, acrescentando que parecia que ele havia disparado mais de 20 tiros.

O site suíço 20minutes.ch citou moradores que disseram que o agressor havia bebido muito. O site também afirmou que ele estava armado com um rifle de assalto, mas o Ministério Público não confirmou essa informação.

O vilarejo fica perto da cidade de Sion, capital do cantão -ou região- de Valais.

Um tiroteio no parlamento regional no cantão de Zug, em 2001, provocou um debate sobre o controle de armas na Suíça, onde, de acordo com algumas estimativas, pelo menos um em cada três dos seus 8 milhões de habitantes possui uma arma.


 http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE90202Z20130103

Vinte homens são presos na Espanha por pornografia infantil na internet

Vinte pessoas foram detidas e outras 15 acusadas em duas operações contra a pornografia infantil na internet realizadas pela Polícia Civil em várias províncias espanholas.

Uma grande quantidade de material digital, contendo várias coleções de vídeos e fotografias de crianças e adolescentes se exibindo, foi apreendida. Os arquivos eram trocados em sites específicos para pedófilos.
As operações, chamadas "Principales" e "Loba", foram promovidas por toda a Espanha.

Segundo a Polícia Civil, as investigações da primeira operação começaram após ser detectado em vários sites de conteúdo para pedófilos um software específico para a busca e download desse tipo de arquivo.

Assim foram localizados diferentes usuários que baixavam o arquivo encontrado no disco rígido analisado.

Somente na primeira operação foram detidos 17 homens com idades entre 21 e 69 anos, de nacionalidades espanhola e búlgara, que estão sendo acusados de envolvimento em crimes de prostituição e corrupção de menores através da internet.

Google obriga novo usuários a participarem do Google Plus


Google tenta voltar ao topo no mundo das redes sociais com tática controversa Foto: Getty ImagesGoogle tenta voltar ao topo no mundo das redes sociais com tática controversa.

O Google está desafiando o domínio do Facebook nas redes sociais fazendo uso de uma tática controversa: requerendo a novos usuários a utilização do Google+. Assim, aqueles que criarem contas para utilizar o Gmail, YouTube e outros serviços da empresa também têm criadas automaticamente páginas públicas na rede social do Google, que podem ser vistas online por qualquer pessoa. As informações são do The Wall Street Journal.

A ordem vem de cima. O presidente-executivo do Google, Larry Page, tem buscado medidas agressivas para atrair mais usuários ao site, segundo pessoas próximas ao cofundador informaram ao WSJ. O Google, que outrora dominou as redes sociais - principalmente no Brasil - com o Orkut, agora tenta frear a liderança do Facebook no negócio. Analistas creem que uma maior integração do Google+ com os demais serviços vai ajudar a companhia a obter dados valiosos a respeito das atividades online dos internautas e seus amigos - o que é fundamental para arrecadas mais dinheiro com publicidade, maior fonte de renda dessas empresas.
Defendida como uma maneira de "integrar" mais as contas do Google, a iniciativa gerou controvérsia também dentro da própria empresa. 

Alguns funcionários enxergam isso como uma tentativa desesperada de alcançar a popularidade do Facebook, enquanto outros acreditam que esse é o melhor caminho para voltar a obter relevância na era social, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela reportagem.

O Google+, rede social com o crescimento mais rápido da história, é um dos maiores rivais do Faceebook e uma das iniciativas recentes mais importantes da gigante de buscas na tentativa de obter mais anunciantes online.

 http://tecnologia.terra.com.br/internet/google-obriga-novo-usuarios-a-participarem-do-google-plus,1673c352c410c310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Casal é preso por suspeita de explorar sexualmente os filhos no RS

 Menina confirmou que era obrigada a se prostituir (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Segundo polícia, crianças de 15, 12 e 10 anos faziam programas. Pais foram detidos e encaminhados para a prisão nesta quinta-feira.

Um casal foi preso na manhã desta quinta-feira (3), em São Leopoldo, na Região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, por suspeita de exploração sexual dos filhos. Segundo denúncia recebida pela Polícia Civil, eles obrigavam os três filhos, todos menores de idade, a fazer programas.

De acordo com o delegado Adriano Nonnenmacher, uma das crianças, uma menina de 15 anos, confirmou a informação. Os outros filhos eram dois meninos de 10 e 12 anos, que a polícia ainda tenta confirmar se também eram explorados pelos pais.

Segundo o delegado Nonnenmacher, o casal é suspeito de fornecer drogas aos filhos e os obrigava a praticar sexo com outras pessoas em troca de dinheiro, inclusive havendo uma tabela de valores.

A investigação começou em maio de 2012, sendo que o marido, de 43 anos, já havia ameaçado de morte uma conselheira tutelar. O homem foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre, enquanto a mãe foi levada para a Penitenciária Modulada de Montenegro.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/casal-e-preso-suspeito-de-explorar-sexualmente-os-filhos-no-rs.html

Estudante do RS obtém liminar para ver correção da redação do Enem

Liminar beneficia estudante da cidade de Passo Fundo, no Norte do estado. Ministério da Educação diz que vai recorrer das decidões judiciais no país.

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu a um estudante de Passo Fundo, na Região Norte do estado, o direito de vista à prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao respectivo espelho de correção. A decisão, em caráter liminar, foi concedida na tarde de quarta-feira (2) pelo juiz Frederico Valdez Pereira, da Vara Criminal de Carazinho.

A liminar determina que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, cumpra a decisão no prazo de até 48 horas. Além disso, o documento fixa multa diária no valor de R$ 300 se houver descumprimento. Em caso de recurso administrativo do autor da ação, a revisão da prova deve ser agilizada. No entanto, cabe recurso do Inep ao Tribunal Regional Federal.

Conforme o juiz Frederico Valdez Pereira, devem ser aplicados critérios objetivos na correção das provas. “O Enem deve se submeter aos mesmos princípios que regem os concursos públicos e a Administração Pública como um todo, sendo inerente à sua natureza o julgamento objetivo das provas escritas, inclusive sendo obrigatória a oportunização de controle tanto pelos candidatos como por toda a sociedade”, afirma.

Para o magistrado, a restrição de vista da prova poderia comprometer os princípios da publicidade e da ampla defesa. Além disso, a impossibilidade de apresentar recurso com o objetivo de melhora na classificação comprometeria o ingresso na instituição de ensino superior desejada pelo candidato. A decisão, no entanto, não tem por finalidade interferir nos critérios de correção do exame, limitando-se a reconhecer o direito a recorrer do resultado da prova.


também na tarde de quarta-feira. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação afirmou que o governo vai recorrer de possíveis decisões judiciais. Segundo a pasta, a Advocacia-Geral da União vai apresentar a defesa do ministério. O MEC afirmou que todos os candidatos terão acesso à "vista pedagógica" automaticamente a partir do dia 6 de fevereiro. Para acessar a correção, bastará inserir o CPF ou o número de inscrição do Enem 2012 e a senha individual do candidato.

Candidatos insatisfeitos

Desde a sexta-feira (28), quando a nota do Enem 2012 foi divulgada, milhares de candidatos se uniram para pressionar o MEC a revisar a correção das redações. Um candidato criou, no Facebook, na própria sexta, um grupo para reunir pessoas interessadas em entrar na Justiça para conseguir uma nova correção. Em cerca de quatro horas, o grupo já reunia quase 200 membros, mas, na noite desta quarta-feira, já eram mais de 29 mil os integrantes que se dizem indignados com a nota. O grupo promoveu protestos em diversas cidades do Brasil nesta quarta e promete mas manifestações na sexta-feira (4).

Vista pedagógica

A divulgação da vista da correção faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MEC e o Ministério Público Federal em agosto de 2012. O MEC afirmou, na época, que não havia uma ferramenta digital devidamente testada que comportasse a consulta pretendida na edição de 2011 do Enem. Na edição atual, o ministério disse que o dia 6 de fevereiro é o prazo para que as redações sejam digitalizadas e carregadas no site de resultados do Enem.

A partir deste ano, a redação passou a ser corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco outras, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passa por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio". Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova.

Essas regras de correção significam que não há recurso administrativo para que o candidato possa solicitar ao MEC uma revisão da nota divulgada, porque ela já é a pontuação final. A alternativa, então, é recorrer à Justiça.

 

Mais de 3 mil pessoas tiveram que deixar casas no RJ devido a chuvas

 
Novo balanço foi divulgado pela Defesa Civil do Estado.Uma pessoa morreu e oito estão desaparecidos em Caxias.

A chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (3) obrigou mais de 3 mil pessoas a deixarem suas casas no estado do Rio de Janeiro, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Os municípios mais afetados foram Duque de Caxias, onde mil estão desalojados, um homem morreu e oito estão desaparecidos — cinco da mesma família —, e Angra dos Reis, que evacuou 2 mil pessoas e contabiliza três pessoas feridas.

O prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), decretou por volta de 12h estado de emergência em Xerém. Em Angra, 172 pessoas estão desalojadas. Em Mangaratiba, também na Costa Verde, o número chega a 130, sendo 113 em abrigos e 17 em casa de parentes. Em Teresópolis, 50 pessoas ficaram sem suas casas, em cada cidade. Já em Petrópolis, são 40 pessoas desalojadas. Em um dia, Xerém registrou 58% da chuva prevista para todo o mês de janeiro.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, por volta de 14h30, que o Rio Pavuna, em São João de Meriti, também tem alerta máximo de transbordamento. Este era o único município da Baixa Fluminense que não estava em alerta máximo. Os rios Sarapuí, Botas, Capivari, Iguaçu e Saracuruna já estavam nessa condição.


Em entrevista ao RJTV, o prefeito de Caxias, que assumiu nesta terça (1º), disse que foi um acidente que o lixo ajudou a piorar. Ele percorreu vários pontos da cidade e encontrou situações graves como uma lâmina de água de quatro metros na localidade de Cristóvão.

“Tem uma ponte que temos que recuperar em quatro ou cinco dias”, disse ele, anunciando que na sexta-feira (4) se reunirá no município com o governador Sérgio Cabral e o ministro da Integração, Fernado Bezerra.
Segundo Cardoso, há possibilidade de cair mais chuva na cidade. "Não é certo que vai chover, mas há possibilidade. A orientação é para todos os moradores abandonarem áreas de risco. Quem mora em beira de rio deve preservar sua vida e a de seus parentes. Não devem ficar em área de risco nas próxmias 48 horas”, alertou.

O governador Sérgio Cabral determinou na manhã desta quinta a formação de um gabinete de crise no Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad), em virtude das fortes chuvas que caíram na madrugada em cidades da Baixada Fluminense. Através do Twitter do Governo do Estado, foi informado, às 13h16, que serão enviados 100 kits com cama e colchonetes e 100 kits de higiene pessoal para uma igreja que já conta com 100 desabrigados em Duque de Caxias.

Três equipes da Secretaria de estado de Assistência Social e Direitos Humanos serão deslocadas para reforçar a organização dos locais de abrigamento. As equipes ficarão baseadas em Angra dos Reis, Duque de Caxias e Nova Friburgo.

O gabinete de crise funciona na sede do Departamento Geral de Defesa Civil, na Praça da Bandeira. No local, o secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, vai acompanhar as consequências das chuvas no estado e traçar um plano de trabalho em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde, Obras, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e com o Departamento de Recursos Minerais (DRM), informou o governo do estado.
 
A Defesa Civil de Duque de Caxias já atendeu mil pessoas até o início da tarde desta quinta, informou o secretário Marcelo da Silva Costa. Os desabrigados ficarão em igrejas da cidade. Segundo ele, o Governo do Estado tem apoiado com a presença do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Samu.

“A integração com o estadual é excelente”, disse ele, pedindo calma à população, e orientado para deixarem locais de risco e darem abrigo a pessoas que tiveram de deixar suas casa.

Segundo o secretário, as localidades mais atingidas de Caxias são Pocilga, Pedreira, Cristóvão, Café Torrado, e Ponto  51.

Morte em Xerém

Uma pessoa morreu em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na madrugada. A morte foi confirmada pelo secretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, Marcelo Silva Costa. Segundo ele, o corpo de um homem foi encontrado sob escombros provocados por um desabamento. A vítima ainda não foi identificada.

 
Bombeiros de três quartéis trabalham na região de Xerém. Segundo os bombeiros, oito casas desabaram. Três pontes também foram destruídas pela enchente. Devido à chuva, o Rio Saracuruna transbordou. Choveu 212 milímetros em 24 horas na localidade.

De acordo com a Defesa Civil do município, vários pontos de alagamentos se formaram. Pessoas ficaram ilhadas. Alguns moradores deixaram as casas com água na cintura, levando os pertences nas costas. Diversos veículos foram arrastados. O bairro da Mantiqueira é um dos locais mais atingidos.

O secretário de Defesa Civil disse que ainda não é possível confirmar o transbordamento de uma barragem na região. "Não há indício deste fato. O rompimento da barragem não está confirmado", afirmou Marcelo Silva Costa. Segundo ele, a chuva foi bastante significativa para provocar a enchente na área.

"Chegamos à conclusão de que foi uma cabeça d’água, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, árvores, pedras até as casas que estavam no beira-rio”, disse Costa.

Mangaratiba

A Rua da Palha, no bairro da Praia do Saco, em Mangaratiba, ficou totalmente alagada. De caiaque, equipes da Defesa Civil convidavam moradores a deixarem suas casas. Quem aceitava sair era levado para um dos três abrigos Mangaratiba em um ônibus.
Ruas ficaram alagadas em Xerém depois da chuva forte que atingiu a região (Foto: Reprodução/ TV Globo) 
Ruas ficaram alagadas em Xerém depois da chuva
que atingiu a região (Foto: Reprodução/ TV Globo)
 
Angra dos Reis

Em Angra dos Reis, cerca de 2,5 mil pessoas vão ter que sair de suas casas em função da chuva. Por volta das 8h voltou a chover forte na região e equipes da Defesa Civil retiravam as pessoas das casas. Nove imóveis foram atingidos por um deslizamento de terra no distrito do Frade, deixando 15 pessoas com ferimentos leves.

Água invadiu casas

Ronaldo Barbosa, morador de Xérem, disse que a água começou a invadir as casas por volta das 3h desta quinta-feira e chegou a uma altura de 2 metros.

"A situação está uma calamidade, muitas pessoas perderam tudo, o negócio está feio. Fazia 50 anos que não chovia tanto", disse Barbosa. "Na madrugada, vizinhos começaram a me ligar e avisar. Eu não tinha visto a água subir. Como minha casa tem dois andares, começamos a levar os móveis para o andar de cima. O térreo ficou submerso", afirmou o morador à Globo News.

Falta de luz

A chuva causou falta de luz em vários bairros do Rio e da Baixada Fluminense desde a manhã desta quinta. Pavuna, Inhaúma, Del Castilho e Ilha do Governador, no Subúrbio da capital, e Bonsucesso, na Zona Norte, continuavam sem luz até as 15h. Segundo a Light, bairros de Nova Iguaçu e Duque de Caxiasx, incluindo o distrito de Xerém, também estava sem energia no mesmo horário. A concessionária informa que já enviou equipes aos locais.

 Cidades do Rio de Janeiro atingidas pelo temporal  (Foto: Editoria de Arte/TV Globo)
 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/mais-de-3-mil-pessoas-tiveram-que-deixar-casas-no-rj-devido-chuvas.html

Avião não tripulado dos EUA mata comandante talibã no Paquistão.


Maulvi Nazir em encontro com outros membros do Talibã em 2007
Foto: AP/Ishtiaq Mahsud
Maulvi Nazir em encontro com outros membros do Talibã em 2007 AP/Ishtiaq Mahsud

Maulvi Nazir Wazir, também conhecido como Mulá Nazir, era um importante comandante da tribo Wazir. Ele foi morto quando dois mísseis atingiram uma casa em Angoor Adda, perto da capital de Wana, no Waziristão do Norte, fronteira com o Afeganistão. Seu vice, Ratta Khan, também está entre as vítimas do bombardeio, informaram fontes da agência Reuters.

Nazir preferia atacar forças americanas no Afeganistão em vez de soldados paquistaneses no Paquistão, uma posição que o colocou em conflito com alguns outros comandantes talibãs paquistaneses.

Ele foi ferido em um bombardeio em novembro, resultado de suas rivalidades com outros comandantes do Talibã. Pouco depois do ataque, sua tribo Wazir disse à tribo Mehsud, ligada ao líder talibã Hakimullah Mehsud, para deixar a área.

O Exército paquistanês tem recuperado território do Talibã desde o lançamento de uma ofensiva militar em 2009. Ataques de aviões não tripulados também mataram muitos líderes talibãs, inclusive o antecessor de Mehsud, Baitullah Mehsud, em 2009.

Ataques com aviões não tripulados têm crescido desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, tomou posse em seu primeiro mandato, em 2008. Um ano antes, os EUA tinham apenas cinco aviões deste tipo e ação, chegando a 117 em 2010. Em 2011, o número caiu para 46, após críticas de ativistas pelos direitos humanos.

Dados coletados a partir de relatórios do Bureau of Investigative Journalism dizem que entre 2.600 e 3.404 paquistaneses foram mortos por aviões não tripulados, dos quais entre 473 e 889 eram civis. É difícil verificar as vítimas civis porque os combatentes talibãs frequentemente isolam imediatamente os locais de ataques aéreos.

Alguns paquistaneses dizem que os ataques aéreos são uma violação da sua soberania nacional e pedem para que sejam interrompidos. Outros, incluindo alguns moradores de áreas tribais ao longo da fronteira com o Afeganistão, dizem que estão sendo mortos combatentes talibãs que aterrorizaram a população local.

Cliente é morto após brigar com dono de churrascaria por causa de R$ 7

Vítima levou duas facadas e o comerciante está foragido.
Cliente é morto após briga com dono dessa churrascaria por diferença de R$ 7 na conta.

Um cliente foi morto após brigar com o dono de uma churrascaria do Guarujá, no litoral paulista, por causa de uma diferença de R$ 7 na conta.

A vítima tinha 22 anos e era um universitário de Campinas, no interior de São Paulo. A discussão entre os dois por causa do valor da conta rapidamente se transformou em uma briga no estabelecimento.

O jovem levou duas facadas e morreu antes da chegada do socorro. O dono do restaurante e o gerente, que é filho dele, fugiram.

"Achei que estavam me convidando para uma festa quando me ligaram", diz pai de estudante assassinada


poliana

Universitária vítima de bala perdida será enterrada nesta quarta-feira (2)

Será enterrado, às 11h desta quarta-feira (2), o corpo da universitária Poliana Alves, de 25 anos, morta ao ser atingida por uma bala perdida enquanto seguia com o namorado para passar a virada de ano em uma igreja de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o pai da vítima, Euílson Rodrigues Alves, de 60 anos, o sepultamento acontecerá no cemitério da Consolação, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O velório, realizado no mesmo local, começou às 19h desta terça-feira (1º), e reuniu parentes, amigos e colegas de sala de Poliana, que cursava o quarto período de pedagogia.

Alves afirma que ficou sabendo do crime por volta das 23h do dia 31, ao receber uma ligação do namorado de Poliana, que acompanhava a garota na caminhada até a igreja pela avenida Cardeal Eugênio Paccelli, local da morte.

— Ele me ligou por volta das 23h, me pedindo para ir até a Praça da Cemig. Pelo lugar, achei que ele estava era me convidando para uma festa, e nem dei muita importância.

A família começou a ficar preocupada, segundo ele, quando recebeu a segunda ligação, desta vez de um policial militar.

— Seguimos para o local eu, a mãe dela, as duas irmãs, o meu filho mais velho e a esposa dele, amigos do namorado dela, foram muitos carros naquela avenida.

Conforme o vendedor, a família ainda não sabe quais medidas irá tomar à respeito da morte da filha.
— A gente está muito chateado, é um momento de muito tumulto, não dá pra pensar em quase nada, só pensar em chorar, sentir a dor do momento.


 http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/-achei-que-estavam-me-convidando-para-uma-festa-quando-me-ligaram-diz-pai-de-estudante-assassinada-20130102.html


Guarda Municipal encontra barco que naufragou com turistas em Santos

 Câmeras de monitoramento localizam barco desaparecido em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Câmeras de monitoramento localizam barco desaparecido em Santos.
 As câmeras de monitoramento de Santos, no litoral de São Paulo, localizaram um barco que havia desaparecido no mar na tarde desta quarta-feira (2). O Corpo de Bombeiros deve recomeçar as buscas pelo homem que pilotava a embarcação nesta quinta-feira (3). Um turista que estava no barco conseguiu sobreviver.

De acordo com a guarda municipal Rayanne Soares, o barco apareceu na madrugada desta quinta-feira (3) junto as pedras do Emissário Submarino, em Santos. "Pelas câmeras de monitoramento não havia a visualização exata do que era atrás das pedras, então nos deslocamos em patrulhamento a pé e constatamos que era a embarcação que estava sendo procurada", explica.

 Uma equipe da Guarda Municipal amarrou o barco nas pedras para ele não ficar solto no mar. Na noite desta quarta-feira, o patrulhamento encontrou o tanque de combustível, uma mochila, uma boia e outros objetos que estavam na embarcação. "Foi localizado, a princípio, o tanque, que não conseguimos identificar. Com o auxílio de um guarda que tem conhecimento de toda parte de mar, de embarcações, fomos pegar o objeto", explica Rayanne.

O homem que veio de São Paulo para pescar foi quem chamou os bombeiros. Ele estava no barco que virou a aproximadamente um quilômetro da costa, o turista usava um colete salva-vidas e, depois do acidente, conseguiu vir nadando até a praia. O sobrevivente disse para os bombeiros que a outra vítima estava sem colete e com dificuldades para nadar.

Durante a tarde de quarta-feira, os bombeiros procuraram o homem desaparecido, mas não encontraram. As buscas vão recomeçar às 8h desta quinta-feira. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, existe a possibilidade do barqueiro que é da região estar vivo.

Pitbull leva três tiros, sobrevive e causa mobilização em rede social

 

Crime atraiu a atenção da vizinhança em Praia Grande, SP (Foto: Caroline Skolimoski/Arquivo Pessoal)

Crime atraiu a atenção da vizinhança em Praia Grande, SP
Caso aconteceu no domingo (30) em Praia Grande, no litoral de SP.
 
Cadela sobreviveu, mas teve uma das patas amputadas em cirurgia.

A história de uma cadela da raça pitbull que foi baleada em Praia Grande, no litoral de São Paulo, está causando mobilização nas redes sociais. O animal sobreviveu ao ataque. Uma das publicações no Facebook ultrapassou os 800 compartilhamentos.

Karoline Skolimoski, que trabalha como gerente em uma clínica de estética canina, foi uma das pessoas que publicou o apelo na internet. Ela contou por telefone ao G1 que o animal teria invadido uma casa no bairro Tupi na tarde do domingo (30). Uma pessoa apontada como um dos vizinhos do imóvel estava passando pelo local e atirou três vezes no animal.

Segundo Márcia Jardim Soares, auxiliar de transporte escolar que testemunhou a movimentação de populares no bairro, o possível alvo da pitbull era um outro cachorro que estava no imóvel. “Alguém deu três tiros na pitbull, depois pegaram e a jogaram na calçada”. Populares que estavam próximos ao local do crime chamaram a polícia militar.

Ambas contaram que os policiais não permitiram a retirada do animal pelos moradores do bairro. “Os moradores fizeram uma vaquinha para levar para o veterinário”, contou Márcia. “A polícia chegou e queria que ninguém mexesse no cachorro, que estava agonizando”, disse Karoline.

O animal conseguiu receber atendimento depois de quatro horas na calçada. A mãe de Karoline contou ao G1 que, ao ver o estado da cadela, o veterinário se recusou a receber a vaquinha organizada pelos populares. “Ele chegou até a chorar”, disse.
 
A pitbull foi levada pelo veterinário até uma clínica, e o dinheiro arrecadado na vaquinha, de aproximadamente R$ 480, foi usado para pagar os medicamentos e a internação do animal. Entretanto, o cachorro precisou passar por uma cirurgia para a retirada das balas e reconstrução de ossos. Os moradores agora tentam organizar pela internet uma nova arrecadação para pagar o procedimento, que aconteceu nesta quarta-feira (2). “Ele sobreviveu, mas vai passar por essa cirurgia, que custa R$ 1.200,00”, explicou Karoline.
Segundo o Dr. Gustavo Palmieri, da clínica que realizou a cirurgia, a pitbull tinha o estado de saúde estável horas depois da intervenção. “Realizamos o procedimento para retirar os projéteis. Ela teve uma fratura grave no úmero por conta do impacto da bala, e infelizmente tivemos que realizar a amputação do membro. Ela ainda teve uma lesão cervical que, por enquanto, não causou complicações”, contou.


Enquanto isso, os moradores querem que as investigações descubram se o atirador possui o porte legal da arma, e se ele será punido pelo crime. Segundo a lei 9.605/98, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é passível de multa e prisão que varia de três meses a um ano.

A Polícia Militar afirmou, em nota, sobre a queixa dos moradores, que vai investigar a conduta dos policiais no atendimento da ocorrência. "A Polícia Militar, ao tomar ciência desta denúncia, esclarece que irá investigar o ocorrido. Solicitamos às testemunhas que compareçam à sede do Comando De Policiamento - 6, Santos, para nos ajudar a esclarecer os fatos. A Polícia Militar é uma Instituição legalista e tem todo interesse em esclarecer os fatos."

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/01/pitbull-leva-tres-tiros-sobrevive-e-causa-mobilizacao-em-rede-social.html

Suspeitos de matar turista por causa de R$ 7 se entregam em Guarujá, SP


 


Comerciante e o filho se apresentaram por volta das 21h30.

Turista foi esfaqueado até a morte na última segunda-feira (31).

O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (31). A vítima foi o estudante Mario dos Santos Sampaio, de 22 anos, morador de Campinas, no interior do Estado, que não aceitou pagar R$ 19,99 pela alimentação no restaurante em que esteve com a namorada e três amigos, alegando que o preço divulgado era de R$ 12,99.

O jovem discutiu com Diego, que é gerente do estabelecimento, e em seguida com José Adão, dono do restaurante. Mario chamou a Polícia Militar e acabou agredido por garçons e por Diego. Segundo a PM, ao ver a briga, José Adão foi até a cozinha, pegou uma faca e golpeou o turista com três facadas nas costas. A vítima não resistiu e morreu no local.

 

Polícia Federal adiou operação ao descobrir elo com Rose

Operação só foi deflagrada em 23 de novembro

A descoberta do envolvimento da então chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rose Noronha, e do então advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda, com o grupo acusado de comercializar pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar empresas privadas levou a Polícia Federal a adiar por quase oito meses a deflagração da operação Porto Seguro.

Os investigadores estavam prestes a fazer buscas nas casas e escritórios de somente quatro suspeitos em março de 2012, mas desistiram depois que escutas telefônicas revelaram a participação de autoridades no esquema.

A operação só foi deflagrada de fato em 23 de novembro, com buscas em 44 endereços. No total, 24 pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema.


Até a data da expedição dos primeiros mandados de busca, a PF só havia recolhido provas sobre uma oferta de propina do então diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), Paulo Vieira, para ao ex-auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Cyonil Borges. Em troca do pagamento de R$ 300 mil, Cyonil deveria redigir um parecer técnico favorável a um projeto da empresa Tecondi, que era ligada a Vieira.


Em 16 de março, os investigadores obtiveram da Justiça Federal a autorização de quebra do sigilo telefônico e mandados de busca nos endereços residenciais e comerciais de Vieira, de seus dois irmãos e do vice-presidente da Tecondi, Carlos Cesar Floriano. Os policiais teriam até 60 dias para entrar nas casas e escritórios para colher provas relacionadas ao suposto crime.

Relatórios da operação apontam que a investigação quase foi encerrada naquele momento, antes que os policiais descobrissem que a quadrilha também comercializou pareceres para beneficiar outras empresas.
Nas semanas seguintes, no entanto, os telefonemas e e-mails interceptados pela PF revelaram que o esquema tinha uma dimensão maior do que um ato isolado de corrupção e envolvia autoridades de diversos órgãos federais. Os investigadores perceberam que seria necessário adiar a operação para monitorar os novos suspeitos e conseguir mais detalhes sobre o esquema.
 

Caso os policiais entrassem nas casas e escritórios do grupo, os suspeitos tomariam conhecimento sobre a investigação imediatamente e interromperiam o funcionamento da quadrilha, o que praticamente impediria a obtenção de novas provas.

"Diante das novas evidências que estão sendo coletadas e considerando que eventual ação ostensiva, neste momento, poderia prejudicar a eficiência da investigação, acreditamos que seja necessária a expedição de novos mandados", escreveu o delegado Ricardo Hiroshi, da PF, em ofício enviado à juíza federal Adriana de Zanetti, em 9 de maio.

O adiamento foi fundamental para que a PF descobrisse a extensão das atividades da quadrilha. Em abril e maio, os investigadores foram surpreendidos por trocas de mensagens eletrônicas entre Paulo Vieira e Rose, então chefe de gabinete da Presidência em São Paulo.

Os e-mails davam os primeiros sinais de uma rotina de troca de favores mantida pela dupla, que seria revelada nos meses seguintes. Rose providenciava reuniões com autoridades e indicações para cargos públicos em troca de presentes, como passagens para um cruzeiro.

Condenado pelo STF, José Genoino deve tomar posse como deputado federal nesta quinta


 

Ex-presidente do PT foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão por envolvimento no mensalão

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão por envolvimento no mensalão, deve tomar posse nesta quinta-feira (3) na Câmara dos Deputados.

A Secretaria-Geral da Mesa marcou para hoje, às 15h, uma cerimônia de posse coletiva dos deputados federais. Ao todo, 27 suplentes assumirão as vagas deixadas pelos titulares que assumiram prefeituras na última terça-feira (1º).

Genoino assumirá a vaga de Carlinhos Almeida (PT-SP), que assumiu a Prefeitura de São José dos Campos (SP). Ele ficará no cargo até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue todos os recursos do mensalão.


O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como a pena é menor que oito anos, ele ficará em regime semiaberto, no qual o condenado apenas dorme na prisão ou se apresenta regularmente à Justiça.

Depois de publicada a renúncia no Diário Oficial da Câmara, o que já ocorreu, os suplentes são convocados para tomar posse. Eles têm o prazo de 30 dias para apresentar documentos e assumir as vagas.
De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, para tomar posse, o suplente deve apresentar a carta convocatória, a declaração de Imposto de Renda e a certidão original de diplomação expedida pelo  TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como o Congresso está em recesso até o dia 5 de fevereiro, o primeiro-secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), está de plantão esta semana para dar posse aos suplentes. O primeiro-secretário é o responsável pelos serviços administrativos da Câmara.

Quase 12 milhões de nordestinos estão afetados pela seca, diz governo


Número corresponde a 53% dos moradores do Nordeste.

Quase 12 milhões de moradores do semiárido nordestino estão afetados pela seca, informa levantamento feio pelo Insa (Instituto Nacional do Semiárido), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgado na última sexta-feira (28).

Do total de 22.598.318 habitantes dessa área, 11.911.871 (53%) estão em municípios que declararam situação de emergência ou estado de calamidade pública devido aos efeitos da estiagem.

Segundo o diagnóstico, 659 municípios do semiárido já foram reconhecidos nessas condições, e 70 estão em análise. Ressalta-se que a população mais vulnerável desses municípios é a rural (4.452.416 habitantes), por não contar com infraestrutura de abastecimento de água, e ter a agricultura familiar de sequeiro, a criação de animais e o extrativismo como única fonte de renda.

O documento apresenta ainda relação dos estados mais afetados pela estiagem e um conjunto de ações e tecnologias sociais que podem ser adotadas visando à convivência com a semiaridez.

 http://noticias.r7.com/brasil/quase-12-milhoes-de-nordestinos-estao-afetados-pela-seca-diz-governo-02012013

Idosa vai a igreja e quando volta encontra casa revirada e em chamas


 Idosa vai a igreja e quando volta encontra casa revirada e em chamas

Assalto aconteceu no Gama, região administrativa do Distrito Federal

ma idosa de 82 anos que mora sozinha no bairro de Ponte Alta, no Gama, região administrativa do Distrito Federal, foi surpreendida do primeiro dia do ano (1º). Na noite da virada ela foi à igreja, como faz todos os anos. Ao voltar para casa, teve uma surpresa.

A porta da casa estava arrombada, móveis e objetos foram roubados e os bandidos ainda colocaram fogo no local. Para apagar as chamas, a idosa chamou os vizinhos para ajudar.

No quarto da idosa, cama, armário, roupas, objetos, documentos, tudo foi queimado. Na sala o fogo destruiu o sofá. As tomadas derreteram. Em outro quarto, não sobrou quase nada. Fotos, livros e até a televisão foi atingida pelo fogo. No banheiro, não dá mais pra tomar banho. Com as chamas, o chuveiro foi parar no chão.

O único filho dela registrou ocorrência, mas até o fim do dia a policia não tinha chegado para fazer a perícia.

De acordo com a Polícia Militar, duas viaturas fazem o policiamento do local, com três policiais. Além disso, está sendo feito um planejamento para melhorar as rondas na região.

Vereadora forjou sequestro por motivação política, diz polícia paranense

 
Delegado afirmou que Ana Maria (PT) deve ser presa por falsa comunicação de crime.

 O mistério sobre o sumiço da vereadora de Ponta Grossa Professora Ana Maria (PT), que desapareceu após a posse, na terça-feira, chegou ao fim. Segundo a Polícia Civil do município, a legisladora forjou o próprio sequestro por motivação política. No entanto, o delegado Luís Alberto Cartaxo não quis dar mais detalhes sobre a justificativa. As informações são do site G1.

Ana Maria foi eleita para o terceiro mandato e desapareceu no fim da tarde, após participar da cerimônia de posse no Cine Teatro Ópera. Ela deveria ter seguido para a Câmara Municipal, onde seriam escolhidos os componentes da Mesa Diretora da Casa, mas não apareceu. A ausência da vereadora acabou suspendendo a votação.

Na tarde desta quarta-feira, a vereadora apareceu na Santa Casa de Misericórdia, demonstrando-se atordoada. Ela recebeu atendimento médico e foi transferida para o Hospital Regional da cidade.

Segundo a polícia, Ana Maria deve ser presa por falsa comunicação de crime. 

Modelo brasileira é encontrada morta na China

Modelo Camila Bezerra, de 22 anos, foi encontrada morta na China 

A modelo brasileira Camila Bezerra, 22 anos, foi encontrada morta na manhã da última terça-feira (horário local), no bairro de Tianhe Dong, em Guanzhou, na China. O Itamaraty já está ciente do ocorrido e informou que o consulado brasileiro no território chinês irá prestar toda a assistência à família, que mora em Fortaleza, no Ceará.

A também modelo brasileira Brysa Kelly, 20 anos, que era vizinha de Camila no prédio em Tianhe Dong, afirmou que viu o corpo da cearense da janela do apartamento. “Por volta das 9h30, a Nicolle (amiga que morava com Camila) viu que a janela do banheiro estava aberta e foi ver o que tinha acontecido pois está muito frio e não deixamos a janela aberta. Foi então que ela viu o corpo da Camila lá embaixo”, afirmou Brysa.
Lotérica de Perdizes que deu prêmio da Mega também pagou duas quinas
 “Ela nos chamou e vimos que era a Camila. Ficamos em choque. Achamos estranho porque ela não tinha depressão nem nada disso. Ligamos para a agência e eles chamaram a polícia, que colocou um produto no banheiro para saber se havia digital de outra pessoa. Mas a polícia descartou assassinato porque não tinha digital de ninguém sem ser da Camila. Achamos que foi suicídio”, completou.

Advogados se recusam a defender detidos por estupro coletivo na Índia

Advogados do distrito onde uma jovem estudante foi estuprada por vários homens disseram que não representarão os seis detidos (um deles é adolescente) acusados pelo ataque, que culminou com a morte da mulher de 23 anos, de acordo com a CNN.

Os 11 advogados que compõem o conselho executivo da Associação Saket Bar afirmaram nessa quarta-feira não representar os acusados por conta da natureza do crime, que provocou protestos por todo o país e chamou a atenção mundial.

Além disso, a associação apelou para que seus 7 mil membros também se recusem a defender os acusados, de acordo com o seu presidente, Rajpal Kasana. “Nós não estamos pegando esse caso por razões de humanidade”, disse.

O boicote da organização, no entanto, não significa que os homens detidos por conta do estupro não terão defesa no julgamento. Advogados de outros distritos, ou aqueles apontados pela justiça, podem cumprir a função.

"Queremos deixar claro que não vamos obstruir ou atrapalhar qualquer advogado que seja apontado pela justiça ou que decida representar os acusados", afirmou Kasana, que acrescentou que eles sabem que os detidos devem ser representados por alguém.

O apelo para que advogados locais não representem os acusados pelo crime não tem precedentes, de acordo com a CNN, mas justificado "porque todos estão emocionalmente ligados ao caso", declarou Rajpal Kasana.