quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Volvo traz linha de produção do México para o Brasil

Para ganhar escala e se aproximar dos clientes locais, companhia trará linha de retroescavadeiras para o Brasil, anunciou ontem o presidente Afrânio Chueire.

O ano de 2013 promete ser de reforço na posição da Volvo Construction Equipment Latin America, no Brasil. Depois de registrar crescimento nas vendas da região em 2012 pelo terceiro ano consecutivo, a subsidiária do Grupo Volvo anunciou a transferência de sua linha de produção de retroescavadeiras do México para a unidade de Pederneiras (SP).

“A decisão faz parte da estratégia de concentrar a produção para ganhar escala e ampliar nossa base de clientes”, afirmou Afrânio Chueire, presidente da divisão América Latina, que participou pela primeira vez de uma coletiva desde que assumiu em novembro passado. Atualmente, da unidade do interior de São Paulo, saem produtos exportados para toda a América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa.

Com isso, a expectativa é de que a nova linha comece a funcionar a pleno vapor em janeiro de 2014 e produza de 4 a 7 unidades por dia. A partir da mudança, apenas o Brasil e a Polônia terão fábricas destes equipamentos da marca. A linha irá fabricar os modelos BL60B e BL70B, os mais vendidos pela empresa nas Américas. Assim, a unidade fabril do México, localizada em Tultitlán, próxima da Cidade do México, manterá apenas a linha de montagem de ônibus.

Também em Pederneiras, a companhia instalou uma fábrica para a produção de escavadeiras da marca SDLG no Brasil. “Queremos aproveitar a sinergia com a planta já instalada e fazer da nossa base na cidade, ainda mais forte para a exportação”, disse Chueire.

Voltada para um público que demanda equipamentos com tecnologia mais simples e custo reduzido, a marca chinesa passou a atuar no mercado brasileiro depois de 2006, a partir de um joint-venture entre a Volvo e a SDLG, com produtos importados. O investimento inicial na linha de produção foi de US$ 10 milhões e a previsão é de que a produção tenha início já no segundo semestre.

Chueire explica que o grupo passa a atender os dois principais nichos de mercado de construção. “Aqueles que demandam máquinas com alta precisão e tecnologia embarcada têm a Volvo e aqueles que precisam de custo baixo, sem abrir mão da qualidade têm a SDLG.”

A companhia espera um incremento nas vendas para esta temporada, entre 3% e 5%. Para Chueire, o mercado deve seguir mais competitivo. Em 2012, as vendas da companhia cresceram pelo terceiro ano consecutivo na América Latina, com mais de 4 mil unidades. “O mercado confirmou a nossa expectativa de vendas”, disse.

No ano passado, a companhia vendeu 4.244 equipamentos de construção, sendo que 67% desse volume ou 2.864 máquinas, foram comercializadas no Brasil. Desse total, 60% das vendas na região estavam relacionadas ao setor de construção. Para este ano, “vemos grande potencial de crescimento nessa área e também no setor de infraestrutura e de mineração”, explicou Chueire.

Já as vendas de caminhões cresceram cerca de 160% no ano passado em relação a 2011. Foram 242 unidades vendidas, ante 93 no período anterior. Segundo a companhia, o crescimento é notadamente maior ao do setor, que cresceu 58% em 2012.

 http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2013-02-20/volvo-traz-linha-de-producao-do-mexico-para-o-brasil.html

 

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