Pesquisa revela que cenário da economia mundial e comportamento do consumidor mexeram com os números de 2012. Mas a procura por modelos sofisticados cresceu
Rio -
A venda de aparelhos de celulares registrou queda nos últimos quatro
anos. Já os consumidores optam por modelos baratos. O levantamento é da
norte-americana Gartner, que também aponta a economia
global e as preferências de consumo como tópicos de influência para a
redução de 1,7% nas vendas, para 1,75 bilhão de unidades em 2012.
O gerente de restaurante André Tokunaga prefere os modelos sofisticados | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Dados da pesquisa também revelam que a Samsung e a Apple continuam na liderança em vendas de celulares. A primeira, que é empresa sul-coreana, vendeu 385 milhões de aparelhos, sendo 53,5% smartphones. A Apple, por sua vez, 130 milhões de unidades smartphones.
Na avaliação de André Lima-Cardoso, sócio da Infobase Consultoria, há
um crescente consumo de smartphones. Segundo ele, esse desejo dos
usuários evolui de acordo com lançamentos cada vez mais inovadores.
“Os smartphones representam mais 50% do total de celulares vendidos no
mundo. Antes, o sonho de consumidor era ter um celular. Hoje, o sonho é
ter um celular completo e que tenha uma infinitude de recursos”, avalia.
O gerente de restaurante André Tokunaga, 25 anos, comprou um iPhone há 6
meses, mas pretende trocar por um aparelho mais novo. A ideia é evitar
modelos baratos e apostar nos sofisticados: “Acredito que cada vez mais
pessoas têm comprado celulares caros e eles são mais duráveis e mais
modernos”.
PERSPECTIVAS
TABLETS
“Hoje, o consumidor está mais criterioso”, diz o especialista André Lima-Cardoso. Ele explica que seria difícil imaginar que o crescimento nas vendas aconteceria indefinidamente”. O consumidor acaba escolhendo fazer economias, aguardar dinheiro e, por fim, comprar equipamento melhor.
“Hoje, o consumidor está mais criterioso”, diz o especialista André Lima-Cardoso. Ele explica que seria difícil imaginar que o crescimento nas vendas aconteceria indefinidamente”. O consumidor acaba escolhendo fazer economias, aguardar dinheiro e, por fim, comprar equipamento melhor.
CELULARES
Para o especialista, o mercado de tablets ainda não está maduro, ao contrário dos celulares. “Por isso cresce de forma agressiva. A tendência é que as pessoas tenham múltiplos meios. Celulares, notebooks, desktops e tablets vão coexistir”.
Para o especialista, o mercado de tablets ainda não está maduro, ao contrário dos celulares. “Por isso cresce de forma agressiva. A tendência é que as pessoas tenham múltiplos meios. Celulares, notebooks, desktops e tablets vão coexistir”.
http://odia.ig.com.br/portal/economia/vendas-de-celulares-caem-pela-primeira-vez-1.548825
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