terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DF tem a maior proporção de médicos por habitante do País

São quatro profissionais para cada mil moradores, segundo CFM
medicosDF
 O DF tem 4,09 médicos para cada mil habitantes

Um estudo realizado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em parceria com o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) revelou que o Distrito Federal é a unidade da federação com mais médicos por habitantes. A Demografia Médica no Brasil divulgada, na manhã desta
segunda-feira (18), registrou 4,09 profissionais para cada mil habitantes. Sendo que dos 10.826 médicos disponíveis no DF, 4.559 estão ligados ao sistema público de saúde.


O levantamento apurou dados referentes a todos os estados e ao Distrito Federal. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro com 3,62 médicos para a mesma proporção de habitantes. Já o Maranhão é o estado com o menor número de médicos por mil habitantes, apenas 0,71. Índices comparáveis a países africanos.

Para o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde do Ministério Público do DF, Jairo Bisol, é comum que haja concentração de médicos nas regiões onde há centros de excelência, que oferecem as melhores estruturas de trabalho e os salários mais altos.

— No interior acontece o contrário: quanto mais afastado, maior a dificuldade de encontrar médicos.

Segundo ele, a maneira de resolver a má distribuição é fortalecer a carreira de Estado, porque os profissionais se fixam nos postos de trabalho com maior estabilidade e possibilidade de ascender no quadro hierárquico da profissão.

Apesar de a pesquisa apontar que o DF é a unidade da federação onde há a maior proporção de médicos trabalhando no SUS (Sistema Único de Saúde), o promotor afirmou que há deficit de profissionais da Saúde no Distrito Federal.

Segundo ele, a proporção pode ser explicada porque no DF toda a rede de Saúde é pública, ao contrário da maioria dos Estados, que terceirizam diversos serviços.


No recorte por capitais,  Brasília está na posição de número 22, com 2,52 médicos para cada mil habitantes. Vitória, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte lideram o ranking, respectivamente. A capital capixaba tem 11,6 médicos por cada mil habitantes.

De acordo com o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, os dados expressam os argumentos do órgão na defesa de um planejamento adequado para atender a população.

— Esperamos que os gestores tomem as medidas necessárias para que a medicina possa ser exercida em sua plenitude. Com isso os médicos poderão cumprir sua missão em prol da melhoria da saúde do ser humano e do bem estar da sociedade.


O critério mais empregado no estudo Demografia Médica é a base de dados de registros nos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina). Outro parâmetro são os registros da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que reúne dados dos médicos com vínculo empregatício, formalmente contratados por empregadores privados e públicos. Neste caso, há o registro de 275.548 médicos contratados com carteira assinada no país – 79% deles concentrados no Sudeste, contra 4% presentes na região Norte.

 http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/df-tem-a-maior-proporcao-de-medicos-por-habitante-do-pais-20130219.html

Nenhum comentário: