terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Frigorífico brasileiro esclarece que fabricante acusado de usar carne de cavalo não tem relação com a empresa

A JBS Toledo, subsidiária na Bélgica, suspendeu todos os contratos com a companhia alemã;
O frigorífico JBS afirmou, nesta terça-feira (19), que a empresa alemã Schypke, fabricante de produtos cárneos processados, não pertence ao seu grupo econômico e não possui qualquer relação societária ou operacional com a companhia.

A JBS Toledo, que representa o frigorífico na Bélgica, foi notificada na última segunda-feira (18) que teria comercializado a um cliente na Europa carne produzida pela empresa alemã Schypke, na qual teriam sido encontrados, por exame de DNA, traços de carne de cavalo.

O cliente em questão é a multinacional Nestlé, que compra produtos da JBS Toledo e que informou, em comunicado na última segunda-feira (18), ter encontrado mais de 1% de carne de cavalo em produtos oferecidos pela empresa alemã H.J. Schypke, subcontratada do frigorífico JBS.O valor está acima do limite definido no Reino Unido pela Agência de Segurança Alimentar para indicar provável adulteração ou grande negligência.

Em nota, o frigorífico afirmou que desenvolveu alternativas europeias de suprimento em comum acordo com seus clientes para garantir fornecimento no caso de eventuais mudanças legais ou barreiras ao comércio internacional.

— A JBS Toledo informa ao mercado que suspendeu todos os contratos com a Schypke e não comercializará mais produtos europeus até que a confiança na segurança do sistema de fornecimento do bloco seja restabelecida.

O frigorífico disse ainda que "nenhum caso de violação foi identificado nos produtos fabricados pela própria JBS".

— Nenhum contrato sofreu alteração ou cancelamento e os pedidos estão sendo cumpridos a partir das plataformas próprias de produção.

O frigorífico brasileiro afirmou que "tomará todas as providências legais cabíveis para assegurar que não sofrerá qualquer prejuízo por conta do ocorrido".

Nestlé

A Nestlé, por sua vez, disse já ter informado as autoridades e, como medida de precaução, suspendeu a comercialização de produtos que possam estar contaminados, como massas e lasanhas, para países europeus como Itália, França e Espanha.
 
http://noticias.r7.com/economia/noticias/frigorifico-brasileiro-esclarece-que-fabricante-acusado-de-usar-carne-de-cavalo-nao-tem-relacao-com-a-empresa-20130219.html?question=0

Nenhum comentário: