O governo quer colocar os bancos oficiais para competir entre si num novo filão: o financiamento ao bilionário programa de concessões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Tradicional fonte de empréstimos para o setor, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem sido pressionado nos bastidores por causa da lentidão com que examina os pedidos de recursos pelas empresas. A ordem é pôr a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil no jogo, na expectativa de que a concorrência force maior agilidade.
Potenciais interessados nas concessões em rodovias já fizeram chegar
ao governo que, sem liberação rápida dos empréstimos, não será possível
manter as tarifas nos níveis propostos pelo Executivo. Está tudo
amarrado: quanto antes eles começarem a cobrar pedágio, menor poderá ser
o preço pago pelo usuário.
Mas a cobrança só poderá começar depois que o concessionário fizer
pelo menos 10% dos investimentos previstos no edital. Essas obras, por
sua vez, dependem da liberação dos financiamentos e da obtenção das
licenças ambientais.
Técnicos comentam que, em alguns casos, a liberação de um empréstimo
para infraestrutura pode demorar de dois a três anos. O tempo é
consumido na análise da condição financeira do empreendedor, em como o
negócio terá impacto em seu caixa e assim por diante. Ninguém nega a
importância desses cuidados, mas a avaliação na Esplanada dos
Ministérios é que esse tempo pode ser radicalmente encurtado.
Diante da pressão, o BNDES elaborou um plano de financiamento
expresso para os investimentos do programa de concessões. "Os recursos
poderão ser liberados em questão de semanas após a assinatura dos
contratos", garantiu o chefe do Departamento de Logística do banco,
Cleverson Aroeira.
A análise dos pedidos de empréstimo de longo prazo continuará
detalhada e por isso consumirá em torno de seis meses, explicou. Mas o
empreendedor poderá tomar um empréstimo-ponte, de liberação mais rápida,
para iniciar os investimentos. Essa possibilidade existe hoje. A
novidade é que o empréstimo-ponte terá o mesmo custo da linha de
financiamento principal. Normalmente, é mais caro. As informações são do
jornal O Estado de S.Paulo.
http://br.financas.yahoo.com/noticias/caixa-bb-entram-disputa-empr%C3%A9stimo-%C3%A0s-concess%C3%B5es-105800874--finance.html
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