Informação consta de relatório que será divulgado nesta quarta, Empresas não podem ser punidas por descumprimento de metas.
O primeiro relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
com a avaliação trimestral do desempenho das empresas de telefonia
celular mostra que o acesso à rede de internet móvel é o principal
problema do setor. O relatório, que será divulgado nesta quarta-feira
(6), foi obtido com exclusividade pelo G1.
O resultado desse levantamento leva em consideração dados recolhidos de
agosto a outubro de 2012 e serve apenas para acompanhamento da Anatel.
Na prática, as empresas não podem ser punidas pelo descumprimento porque
só em dezembro de 2012 elas passaram a ser obrigadas a obedecer à meta
estabelecida.
De acordo com o relatório, nenhuma das quatro grandes operadoras do país – Oi, Claro,
TIM e Vivo –, cumpre a meta estipulada pela agência, de cerca de 98% de
sucesso nas tentativas de conexão à rede de dados. O resultado mostra
que a rede das empresas não suportava a demanda dos clientes por acesso à
internet móvel.
O acesso à rede de dados foi o único dos quatro indicadores
acompanhados pela Anatel que as empresas não cumpriram. Nos outros três –
acesso à rede de voz (sucesso nas tentativas de fazer chamadas), queda
de chamadas e queda de conexões de internet móvel –, as quatro
operadores estão dentro das metas.
Resultado das empresas
No caso da Claro, o índice de acesso dos clientes à rede de internet estava dentro da meta em agosto, mas caiu para cerca 93% em setembro e, em outubro, voltou a subir para cerca de 96%, mas ficou abaixo do estabelecido pela agência.
Os dados relativos à Oi
mostram que a empresa ficou abaixo da meta durante todo o trimestre,
com índice médio de cerca de 96%. Já a TIM tinha cerca de 96% de sucesso
nas conexões de dados durante agosto e setembro, mas caiu para cerca de
95% em outubro.
Segundo o levantamento da Anatel, o pior desempenho foi da Vivo, que registrou índice de cerca de 93% entre setembro e outubro (o relatório não apresenta o número de agosto para a operadora).
Suspensão de chips
A Anatel passou a acompanhar o índice de qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no ano passado, devido ao aumento das reclamações de clientes dessas empresas. Em julho de 2012, a agência chegou a suspender a venda de chips da Claro, Oi e TIM nos estados em que cada empresa era campeã de queixas. As vendas só foram autorizadas depois que as empresas se comprometeram a realizar investimento na melhoria de suas redes e no atendimento dos usuários.
A Anatel passou a acompanhar o índice de qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no ano passado, devido ao aumento das reclamações de clientes dessas empresas. Em julho de 2012, a agência chegou a suspender a venda de chips da Claro, Oi e TIM nos estados em que cada empresa era campeã de queixas. As vendas só foram autorizadas depois que as empresas se comprometeram a realizar investimento na melhoria de suas redes e no atendimento dos usuários.
O objetivo do acompanhamento, que vai durar dois anos e terá relatórios
trimestrais para acompanhamento da população, é verificar os problemas
apresentados pelo setor e exigir das empresas solução para eles.
Reclamações
Em dezembro, a Anatel já havia divulgado dados preliminares do relatório que apontavam que a TIM continuava líder em número de reclamações de clientes, mesmo após a medida cautelar que suspendeu a venda de chips da empresa, além de Claro e Oi.
De acordo com a agência, em outubro, três meses depois da suspensão, a
TIM foi alvo de pouco mais que 3.500 reclamações de clientes que
procuraram o call center da Anatel. Apesar de ainda ser o maior entre as
três operadoras, o número de queixas caiu em relação julho, quando
foram registradas mais de 4.000.
A Claro teve 2.000 reclamações em outubro, pouco abaixo do que havia
sido verificado em julho. Já as queixas de usuários contra a Oi caíram
de pouco mais de 1.500 em julho para pouco mais de 1.000 em outubro.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/acesso-internet-movel-e-maior-problema-das-operadoras-diz-anatel.html
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