quarta-feira, 29 de maio de 2013

Policial de São Paulo terá bônus por superação de meta

O secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, afirmou que o aumento de 20,8% no número de casos de estupro na capital nos primeiros quatro meses deste ano deve ter como componente um maior número de denúncias e o crescimento do consumo de drogas. Grella afirmou ainda que o bônus que será pago aos policiais do Estado será pela "superação" em suas atividades para atingir metas a serem estimuladas. Ele participou de audiência na Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados.


Sobre o crescimento do registro de estupros, o secretário destacou políticas de incentivo para que as mulheres denunciem a violência sofrida. "O fator maior que explica esse aumento de casos são as condições para que as mulheres denunciem, notifiquem mais a violência. Você tem a delegacia da mulher, tem programas, tem incentivos para que isso (denúncia) aconteça, tem meios de proteção, como a Lei Maria da Penha. Tudo isso favorece um ambiente de notificação mais ampla e pode explicar não um aumento real, mas a subnotificação que havia".

O secretário afirmou que o crescimento de consumo de drogas pode também ter relação com a prática dos crimes de estupro. Grella voltou a usar como exemplo o caso de uma mulher violentada na marginal Tietê por um usuário de crack.

Em relação à política de concessão de bônus a policiais por redução de criminalidade, o secretário defendeu a medida como um prêmio por esforço adicional dos profissionais de segurança. "O bônus é um prêmio pela superação. A política salarial é pelo cumprimento do dever, o bônus é uma superação, um esforço do policial", disse. Ele afirmou que ainda não há prazo para o início do sistema, desenvolvido em conjunto com a ONG Sou da Paz. Disse ainda que não acredita em maquiagem nos números pelos agentes de segurança porque haverá acompanhamento da sociedade sobre o tema.

No plano de metas, os policiais serão premiados ao atingirem metas de redução de cinco crimes: latrocínio, homicídio doloso, roubo, furto e roubo de veículos. O secretário afirmou que o porcentual de redução a ser fixado nas metas vai variar de acordo com a região.

Virada Cultural
O secretário afirmou ainda que a violência registrada na Virada Cultural, neste mês, pode ter decorrido do formato adotado para o evento, com a concentração de atividades na zona central da cidade. Ele destacou, porém, que o sistema de segurança está preparado para eventos desse porte e citou como exemplos a Fórmula 1, o réveillon da Paulista e a Parada LGBT, que ocorrerá neste próximo final de semana.


 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=191894&idDepartamento=11&idCategoria=0

Oscar Schmidt diz que, dessa vez, o tumor 'veio malvado'


 

De boné amarelo com o nome do Brasil, Oscar Schmidt fez na noite desta terça-feira a sua primeira aparição pública após a revelação de que sua luta contra o câncer continua. Ele passou por uma cirurgia em 30 de abril, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada de um tumor no cérebro, e ficou cinco dias internado. 

Na noite desta terça-feira, o ídolo do basquete brasileiro voltou às suas atividades como palestrante, ao falar sobre liderança na FAAP - ele havia cancelado cinco compromissos por causa da operação. Oscar afirmou que a palestra foi seu grande teste. Por causa da reação à quimioterapia e radioterapia, ele tem sentido enjoos e está tomando medicamentos para dormir.

"Estou fazendo o tratamento e espero que resolva. Se não resolver, paciência, minha vida foi muito boa", disse o ex-jogador de 55 anos, que já havia sido operado em maio de 2011, quando o problema se manifestou pela primeira vez. "Ele (o tumor) veio de novo e, desta vez, veio malvado." 

Em uma escala de 1 a 4, atribuída a agressividade de um tumor, o nódulo retirado recentemente, de 3mm, era de grau três. O primeiro, apesar de maior (6cm), tinha grau dois.

Com bom humor, o ex-jogador disse que "espera viver até setembro", para participar da cerimônia de entrada no Hall da Fama do Basquete nos Estados Unidos - ele já faz parte, desde 2010, do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba). O evento será em Springfield (EUA), entre os dias 6 e 8 daquele mês. 

Segundo neurocirurgião Marcos de Queiroz Teles Gomes, responsável pelo tratamento do ex-jogador, Oscar pode viver muitos anos com qualidade de vida e sem danos das funções cerebrais. A aplicação de radioterapia e quimioterapia está prevista por cinco semanas, sendo que o paciente vai se submeter a ela pelo prazo que seu organismo tolerar. "Daqui a cinco ou seis meses teremos uma noção da resposta que o organismo dará ao tratamento", disse o médico. As sessões serão realizadas de segunda a sexta-feira e, se o organismo dele tolerar, aos finais de semana. 

 http://www.dgabc.com.br/Noticia/458787/oscar-schmidt-diz-que-dessa-vez-o-tumor-veio-malvado-

Filme gay ganhador da Palma de Ouro vem para o Brasil


Cena de 'La Vie d'Adéle', vencedor da Palma de Ouro 2013
Cena de La Vie d'Adéle, vencedor da Palma de Ouro 2013 - Divulgação

O filme vencedor da Palma de Ouro, La Vie d'Adèle, uma história de amor entre duas mulheres, teve os direitos de exibição vendidos para o Brasil e outra dezena de países, incluindo México, Colômbia e Espanha. Dirigido pelo franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, o filme contém imagens explícitas de amor lésbico que causou burburinho entre o público do Festival de Cannes. Ainda não há data de lançamento prevista. 

Está prevista para 16 de agosto a estreia de Flores Raras, filme de Bruno Barreto, que também aborda a relação sexual entre duas mulheres. O filme conta a história de amor entre a poeta americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). O filme foi bem recebido na estreia mundial durante Festival de Berlim, em fevereiro, quando foi exibido em circuito não-competitivo. 

Com três horas de duração, o longa protagonizado pelas jovens atrizes Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux havia sido comercializado para alguns países, principalmente da Europa, mas atraiu o interesse de outros distribuidores em todo o mundo graças à crítica favorável recebida em Cannes, disse Brahim Chioua, diretor-geral da Wild Bunch, produtora do filme.

Oriente Médio - O diretor afirmou que os distribuidores no Oriente Médio ainda não viram o filme, que é inspirado na série de quadrinhos Le Bleu Est une Couleur Chaude, de Julie Maroh, sobre o amor de uma adolescente e uma jovem artista de cabelo azul. Kechiche prevê que nesta parte do mundo o longa vai ser visto apenas em festivais, e não no circuito comercial, por causa de seu conteúdo sexual. 

O diretor declarou em Cannes que está preparado para receber pedidos de cortes de cenas de sexo entre as duas mulheres. "Nós vamos estudar estes pedidos", disse.

Choque - Em entrevista, um dia depois de assistir pela primeira vez ao filme na exibição para a imprensa, Léa - cuja personagem, Emma, se apaixona por uma garota mais jovem - disse que se sentiu chocada ao ver as cenas de sexo. "Embora nós mesmas tivéssemos feito aquelas cenas, foi estranho e perturbador assistir a elas", declarou a atriz.

Palma de Ouro

La Vie D'Adele, do franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2013. O filme suscitou reações exaltadas entre o público do festival pelas cenas de sexo explícito entre as protagonistas, interpretadas pelas jovens Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos. 

A primeira vive Emma, uma estudante de artes que conhece Adèle em um bar frequentado pelo público gay. As duas iniciam um romance e seus pais reagem de formas opostas: enquanto os pais de Adèle se mostram liberais, os de Emma a empurram para dentro do armário. La Vie D’Adele é inspirada na graphic novel Le Bleu Est Une Couleur Chaude, de Julie Maroh.

 http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/filme-gay-ganhador-da-palma-de-ouro-vem-para-o-brasil

Tablets passarão computadores portáteis em vendas neste ano

Até o final de 2013, deverão ser vendidos 229,3 milhões de tablets em todo o mundo
 
São Paulo – Pesquisa divulgada hoje pela consultora IDC indica que a venda de tablets será superior ao comércio de notebooks, ultrabooks e outros computadores portáteis ainda neste ano. Até o final de 2013, deverão ser vendidos 229,3 milhões de tablets em todo o mundo, um crescimento de 58,7% em relação ao ano passado.

Enquanto a aquisição de dispositivos móveis cresce, a venda de computadores começa a cair. Segundo a IDC, 322 milhões de PCs serão adquiridos em 2013, incluindo desktops e aparelhos portáteis, uma queda de 7,8% em relação ao ano passado.Com isso, até 2015, os tablets deverão ultrapassar em vendas o mercado geral de computadores. 

Segundo a consultora, a comercialização de PCs continuará expressiva no ambiente corporativo, além dos mercados presentes nos países em desenvolvidos. Neste ano, as nações emergentes serão responsáveis por 60% dos computadores adquiridos.

Outro dado apontado pela IDC diz respeito à preferência do consumidor em relação aos formatos dos tablets. Até o final de 2013, 55% dos equipamentos comercializados possuem telas pequenas, como o iPad mini e o Nexus 7.

 http://info.abril.com.br/noticias/mercado/tablets-passarao-computadores-portateis-em-vendas-neste-ano-28052013-37.shl

O Brasil e os mais felizes no mundo

Noutro ranking que se propõe a qualificar o mundo, o Brasil subiu uma posição, mas ainda está na retaguarda. Trata-se do “campeonato” dos países “mais felizes” no globo. Promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a pesquisa passa o pente fino entre as 34 nações integrantes do colegiado, grupo ao qual tem sido incorporados Brasil e Rússia, como convidados de honra.

São 36 “competidores”. Ficamos em 33º, uma posição acima quanto à pesquisa anterior, o que significa dizer que deixamos dois sócios efetivos abaixo de nossa classificação. Isto é grande coisa? Quem sabe? Mas é algo a registrar.

A primeira colocada, com direito a pregar na parede o diploma de “povo mais feliz do mundo”, foi a Austrália. Tricampeã, por sinal. Suécia, Noruega, Suíça, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Islândia e Grã-Bretanha completam, em ordem decrescente, a dezena de países onde seus povos sentem-se mais felizes.

Dentre os itens auferidos junto aos australianos estão elementos significativos como o fato de que 73% de seus habitantes (entre 15 e 64 anos) estão empregados; a expectativa média de vida é de 82 anos; a economia vive em crescimento há 20 anos; é considerado o único grande país desenvolvido que conseguiu evitar a recessão global de 2009; a moeda nacional, o dólar australiano, atingiu os melhores patamares dos últimos 30 anos etc.

Tricampeões, a Austrália não está tão feliz assim, pois, segundo os pesquisadores, começa a identificar desafios pesados para manter esse ritmo de crescimento (a atividade mineradora, por exemplo, está emitindo sinais de desaceleração) e despontam inquietantes traços de aumento na disparidade de renda, além de indícios de retorno do fantasma do desemprego.

E nós? Pelas análises da OCDE, “o Brasil conseguiu melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos nos últimos anos”. Aos pesquisadores, “em geral, os brasileiros disseram estar mais satisfeitos com suas vidas do que a média dos cidadãos dos outros países analisados”. Oxalá sigamos adiante nessa feliz avaliação.

 http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=223810

Empresa de moeda virtual acusada da maior lavagem de dinheiro de sempre Ana Rute Silva 29/05/2013 - 09:19

Plataforma online da Liberty Reserve permitiu lavagem de dinheiro de mais de 4600 milhões de euros.
Pocurador federal Preet Bharara explicou os detalhes do caso de lavagem de dinheiro Mike Segar/Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a Liberty Reserve, uma empresa que criou um sistema de moeda virtual, de ter organizado um esquema de lavagem de dinheiro na ordem dos 6000 milhões de dólares, mais de 4600 milhões de euros.

“É o maior caso de lavagem de dinheiro da história”, dizem as autoridades norte-americanas. A Liberty Reserve tinha cerca de um milhão de utilizadores e processava mais de 55 milhões de transacções de forma ilegal. De acordo com o processo, citado pela imprensa americana, há sete suspeitos envolvidos no esquema de dinheiro digital, usado para financiar e ajudar criminosos.

A Liberty Reserve começou a ser utilizada como plataforma financeira de utilizadores envolvidos em roubos de cartões de crédito, fraude, pornografia infantil e tráfico de drogas.

Arthur Budovsky, fundador da empresa, Azzeddine El Amine, o seu adjunto, foram detidos no aeroporto de Madrid depois de uma operação internacional que envolveu autoridades policiais dos Estados Unidos, Espanha e Costa Rica, num total de 17 países. Foram também detidos outros três suspeitos.

“A Liberty Reserve foi criada de forma intencional e estruturada para facilitar actividades criminosas. Era um banco do mercado negro e operou deliberadamente de forma a atrair e ajudar criminosos”, disse o procurador federal de Manhattan, Preet Bharara, em conferência de imprensa. “A única liberdade que a Liberty Reserve oferecia era a liberdade para cometer delitos, a moeda do seu reino era o anonimato e converteu-se num famoso núcleo para os que cometem fraudes, os hackers [piratas informáticos] e os traficantes", afirmou.

O encerramento da empresa e do seu site na Internet causou problemas aos restantes utilizadores, agora impedidos de aceder aos seus fundos.
 
 http://www.publico.pt/economia/noticia/tribunal-americano-acusa-empresa-de-moeda-virtual-da-maior-lavagem-de-dinheiro-de-sempre-1595817

Mãe de bebê resgatado de encanamento está arrependida, diz polícia

Policial de Zhejiang diz que mãe acompanhou resgate, sem se identificar

A enfermeira alimenta o bebê, que havia sido resgatado de tubulação de esgoto em um prédio residencial em um hospital em Jinhua, província de Zhejiang, leste da China
A enfermeira alimenta o bebê, que havia sido resgatado de tubulação de esgoto em um prédio residencial em um hospital em Jinhua, província de Zhejiang, leste da China - Zhong cheng jh/Imaginechina/AP

A mãe do recém-nascido que foi jogado no vaso sanitário de um prédio residencial no leste da China disse estar “profundamente arrependida” pelo que fez com o filho, informaram as autoridades locais nesta terça-feira. “A polícia encontrou a mãe. Ela está profundamente arrependida pelo que fez. Detalhes do caso ainda estão sob investigação”, escreveu a polícia da província de Zhejiang em seu perfil no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter.

O bebê, de apenas dois dias, foi resgatado com vida pelo serviço de emergência, após moradores do prédio ouvirem choro do recém-nascido. A criança estava presa em um tubo de esgoto de apenas de 10 centímetros de diâmetro que precisou ser quebrado pelos bombeiros. A criança, que tinha cortes na cabeça e nas extremidades do corpo, permanece internada em condição estável. Ao longo do dia, pessoas enviaram artigos como leite, roupas e fraldas para ajudar no cuidado do recém-nascido.

As primeiras informações indicavam que moradores tinham ouvido o choro do bebê e acionado os bombeiros, mas depois surgiu a notícia de que a mãe solteira da criança foi a primeira a chamar ajuda, sem revelar sua identidade, afirmou o jornal britânico The Guardian. A polícia disse inicialmente que estava em busca dos pais do recém-nascido e que o caso estava sendo tratado como tentative de homicídio. Mais tarde, no entanto, a polícia de Zhejiang afirmou ter localizado a mãe do bebê.

Um policial disse à agência France-Presse que a mãe conseguiu esconder a gravidez e que o bebê caiu no vaso sanitário depois de ela dar à luz 'inesperadamente'. “A mulher estava no local durante todo o trabalho de resgate e admitiu [que era a mãe] quando foi interrogada”. Segundo a fonte, ainda não há informações sobre o pai da criança.

As famílias chinesas sofrem grande pressão social e financeira em razão da política que impõe multas elevadas aos casais que têm mais de um filho. Bebês nascidos fora do casamento também são abandonados com frequência por pais que procuram evitar o estigma social e as dificuldades financeiras.

 http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-mae-de-bebe-jogado-em-vaso-sanitario-se-diz-arrependida

Pai se nega a pagar cirurgia do filho e STJ decide que ele pode ser preso

Ele disse que acordo não incluía arcar com 50% de procedimento cirúrgico.
Parecer do MP diz que é 'dever dos pais prestar assistência' a filhos.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que um pai pode ser preso por ter se recusado a pagar metade do valor de cirurgia realizada pelo filho menor de idade. Segundo o processo, o menino fez um procedimento de emergência de varicocelectomia (realizada quando há dilatação das veias testiculares).

A decisão foi divulgada nesta terça (28) e, como foi unânime, pode servir de precedente para casos semelhantes.
Segundo o processo, o menino realizou um procedimento de emergência no fim de 2011 e a família entrou com pedido para que o pai pagasse  R$ 1.161,50, referentes a 50% do valor da cirurgia. A Justiça de São Paulo entendeu que o pai deveria arcar com o custo e decretou a prisão por falta de pagamento de dívida alimentar.

O pai, que é advogado, entrou com habeas corpus no STJ pedindo o afastamento da possibilidade de prisão. Ele argumentou que o acordo de pensão firmado com a mãe previa, além do pagamento de valor mensal, apenas a divisão de gastos com a compra de medicamentos acima de R$ 30 e não abordou procedimentos cirúrgicos.

Na decisão, o relator do processo no STJ, ministro Villas Bôas Cueva, ressaltou trecho de parecer do Ministério Público que afirma que "é dever dos pais prestar assistência à saúde dos filhos".

Para o magistrado, o não pagamento de metade da cirurgia "constitui débito em atraso", o que poder levar à prisão do pai. Como se trata de questão familiar, os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelo tribunal.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/pai-se-nega-pagar-cirurgia-do-filho-e-stj-decide-que-ele-pode-ser-preso.html

Justiça determina prazo de 24h para que índios deixem Belo Monte

A determinação judicial atendeu a uma ação de reintegração de posse proposta pela Norte Energia, responsável pela operação da usina


A Justiça Federal em Altamira (PA) deu prazo de 24 horas, a partir de hoje, para que os cerca de 140 índios que invadiram a obra da usina hidrelétrica de Belo Monte nesta semana deixem o local. Os índios mundurucu que encabeçam o protesto afirmam que irão manter a manifestação e exigem a presença do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) ou da presidente Dilma Rousseff. Segundo os indígenas, um oficial de Justiça esteve no local acompanhado por cerca de 200 policiais e com o mandado de reintegração de posse, que foi rasgado pelos manifestantes. 

“A Polícia Federal pode nos matar que não vamos sair daqui. Não queremos conflito, somos pessoas do bem”, disse o índio Cândido Munduruku, 24, uma das lideranças do movimento. Eles reivindicam a suspensão de todos os estudos e construções de barragens no país que impactem terras indígenas e a regulamentação da consulta prévia a índios nesses casos. 

Em nota divulgada hoje, o consórcio responsável pela construção da usina afirmou que a invasão tem sido violenta, e que os índios tomaram cinco ônibus que transportavam trabalhadores, ocuparam as portarias de acesso a um dos canteiros da obra e tomaram “dezenas” de rádios de comunicação da equipe de segurança patrimonial. “Entendemos que o cenário acima não pode ser descrito como uma “ocupação pacífica'”, diz a nota do CCBM (Consórcio Construtor Belo Monte). 

A determinação judicial atendeu a uma ação de reintegração de posse proposta pela Norte Energia, responsável pela operação da usina. Na decisão, o juiz federal Sérgio Wolney Guedes determinou que a Funai (Fundação Nacional do Índio) retire os índios de forma pacífica. A decisão prevê multa de R$ 50 mil por dia aos índios e à Funai em caso de descumprimento, e determina que a Polícia Federal investigue a possível participação de não índios na invasão do canteiro. A reportagem não conseguiu contato com a Funai na noite de hoje. 

 http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/justica-determina-prazo-de-24h-para-que-indios-deixem-belo-monte/