quarta-feira, 29 de maio de 2013

Empresa de moeda virtual acusada da maior lavagem de dinheiro de sempre Ana Rute Silva 29/05/2013 - 09:19

Plataforma online da Liberty Reserve permitiu lavagem de dinheiro de mais de 4600 milhões de euros.
Pocurador federal Preet Bharara explicou os detalhes do caso de lavagem de dinheiro Mike Segar/Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a Liberty Reserve, uma empresa que criou um sistema de moeda virtual, de ter organizado um esquema de lavagem de dinheiro na ordem dos 6000 milhões de dólares, mais de 4600 milhões de euros.

“É o maior caso de lavagem de dinheiro da história”, dizem as autoridades norte-americanas. A Liberty Reserve tinha cerca de um milhão de utilizadores e processava mais de 55 milhões de transacções de forma ilegal. De acordo com o processo, citado pela imprensa americana, há sete suspeitos envolvidos no esquema de dinheiro digital, usado para financiar e ajudar criminosos.

A Liberty Reserve começou a ser utilizada como plataforma financeira de utilizadores envolvidos em roubos de cartões de crédito, fraude, pornografia infantil e tráfico de drogas.

Arthur Budovsky, fundador da empresa, Azzeddine El Amine, o seu adjunto, foram detidos no aeroporto de Madrid depois de uma operação internacional que envolveu autoridades policiais dos Estados Unidos, Espanha e Costa Rica, num total de 17 países. Foram também detidos outros três suspeitos.

“A Liberty Reserve foi criada de forma intencional e estruturada para facilitar actividades criminosas. Era um banco do mercado negro e operou deliberadamente de forma a atrair e ajudar criminosos”, disse o procurador federal de Manhattan, Preet Bharara, em conferência de imprensa. “A única liberdade que a Liberty Reserve oferecia era a liberdade para cometer delitos, a moeda do seu reino era o anonimato e converteu-se num famoso núcleo para os que cometem fraudes, os hackers [piratas informáticos] e os traficantes", afirmou.

O encerramento da empresa e do seu site na Internet causou problemas aos restantes utilizadores, agora impedidos de aceder aos seus fundos.
 
 http://www.publico.pt/economia/noticia/tribunal-americano-acusa-empresa-de-moeda-virtual-da-maior-lavagem-de-dinheiro-de-sempre-1595817

Nenhum comentário: