quarta-feira, 17 de março de 2021

Covid: 20% dos agentes das forças de segurança em GO testaram positivo

 enterro de guarda civil metropolitano de goiânia, vítima de covid0-19

 Setor tem sido fortemente atingido pela pandemia. Nos últimos 10 dias, sete mortes foram registradas. Ao todo, foram 46 óbitos na área

Goiânia – Consideradas essenciais e, portanto, sem paralisação das atividades em decorrência da pandemia da Covid-19, as forças de segurança pública têm sido umas das categorias fortemente atingidas pela doença.

Só em Goiás, em um ano de pandemia, 4.804 componentes de corporações vinculadas a estado e municípios foram contaminados. Esse total equivale a pouco mais de 20% do total de integrantes ativos nas tropas das polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros e guardas civis (todas somam 23,4 mil pessoas).

Ao todo, entre policiais (militares, civis e penais), bombeiros e guardas civis da capital e de Aparecida de Goiânia, já foram registradas, até agora, 46 mortes. Desde o início da pandemia, famílias de todo o estado ficaram enlutadas por entes queridos que atuam diariamente nas ruas.

A maior parcela de contaminações ocorreu entre os bombeiros. Com um efetivo de 2.485 pessoas, conforme dados do Portal da Transparência de Goiás, a corporação já registrou 649 casos da Covid-19, que equivalem a 26,1% do total de integrantes.

 Desses casos, 45 bombeiros seguem em tratamento ou em observação. Um deles está internado em unidade de terapia intensiva (UTI). Até o momento, dois bombeiros militares já morreram por Covid-19, em Goiás.

Nos últimos dois dias, pelo menos quatro militares morreram no estado em função da doença. O governador Ronaldo Caiado (DEM) chegou a expressar suas condolências por meio de postagens nas redes sociais.

Polícia Civil decretou luto

Se levado em consideração o período dos últimos 10 dias, o número sobe para sete óbitos registrados nas polícias Civil e Militar. Entre os civis, o último caso, que gerou muita repercussão, foi o da agente de polícia Sara Cardoso da Silva, morta em 7 de março, aos 40 anos, após ficar dois dias intubada na UTI de um hospital particular de Goiânia.

Em postagem no Instagram, publicada no fim de semana, a corporação anunciou decreto de luto pelo falecimento de nove integrantes.  Ao todo, 627 casos de Covid-19 foram registrados entre os policias civis, o que equivale a cerca de 17% do total de servidores da ativa.

De acordo com o balanço feito, a doença atingiu 213 mulheres e 414 homens, e 89 seguiam em quarentena e em recuperação até essa segunda-feira. Entre as nove mortes, três foram de mulheres e seis, de homens.

No dia do sepultamento de Sara Cardoso, um cortejo fúnebre foi feito saindo da delegacia onde ela trabalhava, em Senador Canedo, cidade da região metropolitana de Goiânia, até o cemitério. Ela era professora da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC).

Mais de 2 mil PMs contaminados

Na Polícia Militar de Goiás (PMGO), 2.050 casos de Covid-19 foram confirmados em um ano. A média é semelhante à da Polícia Civil: em torno de 17,2% do efetivo, que hoje, de acordo com o Portal da Transparência, é formado por 11.867 integrantes da ativa.

Ao todo, desses mais de 2 mil casos, 23 morreram. Um deles foi o sargento Ariovaldo Camargo, de 41 anos. Ele faleceu no sábado (13/3), exatos seis dias depois da morte do irmão, que também era militar, integrante do Corpo de Bombeiros, tenente Adelson Camargo, 44.

Ariovaldo estava internado desde o dia 26 de fevereiro na UTI da Santa Casa de Misericórdia, em Catalão, no sul de Goiás. Segundo a nota de pesar divulgada pela PMGO, ele atuava como policial havia 18 anos. O irmão trabalhava como bombeiro havia 23 anos.

Polícia Penal

Entre as últimas mortes registradas nas forças de segurança em Goiás, inclui-se o caso do policial penal Rodolfo de Paula Borges Hidasi, que também morreu no sábado. Ele é um dos dois óbitos registrados entre os cerca de 4,4 mil servidores da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado expressou pesar em publicação no Instagram. Até essa segunda-feira, 688 servidores da DGAP já tinham sido contaminados pela Covid-19, conforme o balanço divulgado diariamente.

Nas Guardas Civis, contaminação atinge 30%

O índice de contaminações é ainda maior entre os guardas civis metropolitanos e municipais. O Metrópoles solicitou o balanço às corporações de Goiânia e Aparecida de Goiânia, e o percentual atinge ou se aproxima dos 30% nos dois casos.

De 1.323 guardas civis metropolitanos que atuam na capital, 400 tiveram teste positivo para a Covid-19, o que equivale 30,2%. Desses, sete morreram.

Em Aparecida de Goiânia, dos 513 integrante da Guarda Civil Municipal (GCM), 150 foram contaminados pela Covid-19 em um ano, ou seja, 29,2% do total do efetivo. Três deles morreram.

https://www.metropoles.com/brasil/covid-20-dos-agentes-das-forcas-de-seguranca-em-go-testaram-positivo

 

Nenhum comentário: