domingo, 29 de novembro de 2015

Vladimir Putin anuncia sanções contra Turquia

Ação é retaliação após abatimento de caça russo; agora serão proibidas importações de alguns produtos típicos turcos, assim como serão limitadas atividades empresariais do país na Rússia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Racep Tayyip Erdogan, presidente turco
Presidência da Rússia - 13.06.2015
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Racep Tayyip Erdogan, presidente turco
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto neste sábado (28) que impõe duras sanções econômicas contra a Turquia, após o abatimento de um caça russo na fronteira com a Síria nesta semana.

Com a medida, serão proibidas as importações de alguns produtos típicos turcos, assim como serão limitadas as atividades empresarias desse país na Rússia. A partir de 1° de janeiro, não poderão ser contratados serviços turcos.

Putin também ordenou o reforço, "por razões de segurança", dos controles nos portos e sobre as atividades de condutores de caminhões turcos. As sanções são "temporárias" e permanecem válidas até que sejam revogadas pelo governo de Moscou. No ano passado, a Rússia importou o equivalente US$ 1,7 bilhão da Turquia.

A medida foi anunciada horas após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, dizer que seu país "está realmente entristecido" com o episódio e deseja que não tivesse ocorrido. Esse foi o primeiro pedido de desculpas desde o abatimento do caça, na última terça-feira (24), o que ampliou a tensão entre os países.

Forças de segurança turcas derrubaram um caça russo, deixando um piloto morto, após repetidas advertências, alegando que seu espaço aéreo foi invadido e sua soberania ferida. 

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-11-28/vladimir-putin-anuncia-sancoes-contra-turquia.html


Nenhum comentário: