As constantes pressões do chefe para que deixasse de lado a filha e priorizasse o trabalho fez com que a paulista Vanessa Oliveira decidisse empreender; em cinco anos a Midia Pane já conta com 200 unidades no Brasil
Em meio ao dilema de priorizar a vida profissional
ou a maternidade, Vanessa Oliveira decidiu deixar o cargo em uma
empresa de comunicação e decidiu empreender. Foi durante um encontro
com amigas em uma padaria que surgiu a ideia de criar um modelo de
negócios inédito até então: veicular conteúdo publicitário em sacos de
pão. A percepção de que o espaço em branco, ignorado pelos anunciantes,
poderia chamar a atenção dos consumidores e gerar bons retornos se
transformou na Mídia Pane, lançada em 2010.
“A ideia do saco de
pão foi bastante impetuosa. Tivemos a ideia em um dia, fizemos um
brainstorm para escolher o nome e, na semana seguinte, estava criando
todos os materiais gráficos e desenhando o projeto”, conta Vanessa.
Antes mesmo do negócio sair do papel, contudo, as amigas dessistiram da
sociedade e a empreendedora se viu diante da missão de seguir em frente
sem este apoio. Foi então que o irmão de Vanessa, Henrique de Oliveira,
decidiu tornar-se sócio do negócio.
Com
investimento de R$ 1.200,00 em papelaria, no início a dupla trabalhava
em média 14 horas por dia. Além de criar o site e as embalagens,
formatar o material e desenvolver fornecedores, eles precisavam sair
para vender o produto – mesmo sem ter qualquer tipo de experiência
prévia com vendas.
“Ficávamos a madrugada fazendo a arte da
empresa a ser visitada e a colagem nas embalagens em branco.
Preparávamos uma cesta com café da manhã com os sacos de pão
personalizados e caímos na graça de alguns clientes que acabaram
fechando contrato conosco. Em dois meses trocamos a sala do meu
apartamento pelo nosso primeiro escritório. Essa foi a nossa primeira
conquista”, conta Vanessa.
Expansão através de microfranquias
Original
de São José dos Campos, a empresa conquistou novos mercados. Passado um
ano do início das operação da empresa, a opção para assegurar o
crescimento e a conquista de novos anunciantes foi adotar o modelo de
franchising.
“Fizemos uma pesquisa por meio do site para saber se
havia interessados em adquirir um modelo de negócio como o da Mídia
Pane. Lembro-me até hoje: lançamos a ideia um dia antes do feriado de
Carnaval. Já no primeiro dia, tivemos 60 cadastros. Passei o Carnaval
inteiro atendendo. Ficamos mais um mês trabalhando madrugada afora para
desenvolver o material para a franquia”, diz Vanessa.
O formato
possibilitou expandir as atividades da empresa com mais rapidez e
eficiência. O franqueado da Mídia Pane tem a missão de prospectar
empresas para investir nos anúncios em sacos de pães. Assim que fecha
contrato, ele envia a solicitação para a franqueadora, esta responsável
pela arte e impressão dos anúncios. Depois de prontos, o franqueado
distribui o material gratuitamente em padarias parceiras de sua região.
“Cidades com até 100 mil habitantes são o nosso foco e o trabalho em
municípios com esse perfil tem obtido bons resultados!”, comemora a
empreendedora.
Segundo
Vanessa, outro ponto que favorece o acelerado crescimento de mercado da
Mídia Pane é o fato de que o dono do comércio também se beneficia do
modelo de negócio, já que recebe os sacos com os anúncios de forma
gratuita e, assim, economiza nos gastos mensais. “Temos cases de
padarias que economizam até 80% por mês”.
Atualmente a Mídia Pane é uma rede de microfranquias com
quase 200 unidades e presença nacional. A empresa conta com 12 mil
padarias cadastradas em todo o país e, por mês, são produzidos em média
2.500 anúncios de segmentos como pet shops, salões de beleza, clinicas
de estética, escolas, concessionárias, imobiliárias e construtoras,
entre outros. Ao todo, são impressos 1,8 milhão de sacos por mês.
“Existe um rodízio na distribuição das embalagens. Sempre consideramos o
público-alvo que o anunciante busca para definirmos onde será feita a
distribuição da campanha”, ressalta Vanessa.
Para se tornar
franqueado da Mídia Pane é preciso investir R$ 16.500, não é preciso
ponto comercial e nem espaço para estoque. A média de faturamento
mensal de cada unidade franqueada gira em torno de R$ 10 mil. Essa soma
deve gerar um faturamento total de R$ 18 milhões em 2015 para a rede.
Nada mal para uma mãe que só desejava provar para o chefe que é possível
conciliar a carreira e a rotina familiar sem prejuízos pessoais ou
profissionais.
http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2015-08-19/propaganda-em-sacos-de-pao-vira-negocio-que-fatura-r-18-milhoes.html
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