terça-feira, 7 de julho de 2015

Ministro alemão diz que sem programa de reformas não se pode ajudar Atenas

Cúpula de chefes de estado do bloco ocorre nesta terça-feira e discutirá retirada ou não da Grécia da União Europeia

Agência Brasil
O presidente da França, François Hollande, recebe a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Paris, para discutir a crise grega
Thibault Camus/AP - 7.6.15
O presidente da França, François Hollande, recebe a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Paris, para discutir a crise grega
O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse nesta terça-feira (7) que sem um programa de reformas não é possível ajudar a Grécia dentro da zona do euro.
"Não há espaço para ajudar o país sem um programa", afirmou o responsável pelo tesouro alemão, à entrada da reunião dos ministros da zona do euro, em Bruxelas.
O encontro antecede a cúpula do fim da tarde, que reunirá os chefes de Estado e de governo dos países que partilham a moeda única e que servirá para discutir o caminho a seguir após a vitória do não, no referendo de domingo (5), às últimas propostas dos credores.
O comissário europeu para o euro, Valdis Dombrovskis, disse que uma saída da Grécia da zona do euro não está excluída se o governo de Tsipras não apresentar propostas concretas que permitam negociar um novo resgate.
Ao chegar para a reunião do Eurogrupo, o comissário afirmou que a reunião de hoje não tem como objetivo discutir uma saída da Grécia da zona do euro, mas admitiu que esse cenário não pode ser excluído.
"Se a confiança não for restabelecida, se nenhum programa de reformas credível for apresentado, esse cenário não pode ser excluído", admitiu Dombrovskis aos jornalistas.
O chefe da diplomacia polaca mostrou-se convicto da permanência da Grécia na zona do euro, mas "sob duras condições" como as adotadas por outros países da região. "Do contrário, se poderia falar de tratamento desigual".
Para o ministro Grzegorz Schetyna, o cenário mais favorável para os interesses da Europa passa por evitar o grexit (Greece e exit, em inglês, saída da Grécia da zona do euro), mas com a imposição de regras fixas.
http://economia.ig.com.br/2015-07-07/ministro-alemao-diz-que-sem-programa-de-reformas-nao-se-pode-ajudar-atenas.html

Nenhum comentário: