sábado, 16 de maio de 2015

Quão sofisticado é o poderio nuclear da Coreia do Norte?

Imagens de líder norte-coreano, Kim Jong-un, acompanhando lançamento de míssil de submarino despertaram nova onda da especulações sobre o programa nuclear do país © Foto: EPA Imagens de líder norte-coreano, Kim Jong-un, acompanhando lançamento de míssil de submarino despertaram nova onda da especulações sobre o programa nuclear do país 
 
As imagens divulgadas semana passada que mostram o líder norte-coreano, Kim Jong-un, acompanhando o lançamento de um míssil a partir de um submarino causaram uma nova onda de dúvidas e especulações sobre o poderio militar do país comunista.

O suposto teste não pôde ser verificado de forma independente. Mas, se de fato ele atesta que o país possui tecnologia de lançamentos de mísseis nucleares de submarinos, há boas razões para preocupar a comunidade internacional.

Veja abaixo uma série de respostas a perguntas sobre o poderio militar norte-coreano.

Quão reais são as ameaças nucleares da Coreia do Norte?

(Reuters): O teste não pôde ser verificado de forma independente © Copyright British Broadcasting Corporation 2015 O teste não pôde ser verificado de forma independente
"As afirmações sobre as capacidades militares da Coreia do Norte devem ser sempre tomadas com ceticismo", afirma o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans.

"As fotografias publicadas na imprensa estatal podem ou não ser alteradas, chegando, inclusive, a adicionar a imagem de Kim Jong-un em um proeminente lançamento de um míssil, por exemplo."
No entanto, Evans acrescenta que a Coreia do Sul está tratando os acontecimentos com seriedade.

De acordo com analistas do Instituto da Coreia do Sul da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, imagens de satélite mostraram que "o novo submarino norte-coreano, que foi visto pela primeira vez em julho de 2014, abriga possivelmente um ou dois sistemas de lançamento vertical para mísseis balísticos ou de cruzeiro".

Os especialistas também assinalaram que as imagens de satélite indicaram que "a Coreia do Norte vem atualizando suas instalações no Estaleiro do Sul de Sinpo, em preparação para um grande programa de construção naval, possivelmente ligado ao desenvolvimento de submarinos".
 
http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/qu%C3%A3o-sofisticado-%C3%A9-o-poderio-nuclear-da-coreia-do-norte/ar-BBjFz6G

Nenhum comentário: