sexta-feira, 13 de março de 2015

WhatsApp libera recurso de ligações para usuários de Android; Brasil incluso

Para habilitar a função ainda é preciso receber uma chamada telefônica convite, além de possuir a última versão do app

Nova versão do Whats App para Android possui recurso de chamadas telefônicas via app, mas é preciso receber uma ligação de convite para que a função comece a funcionar
Reprodução
Nova versão do Whats App para Android possui recurso de chamadas telefônicas via app, mas é preciso receber uma ligação de convite para que a função comece a funcionar
Agora é quase oficial: o recurso de chamadas telefônicas via WhatsApp, anunciado em 2014, já está disponível para usuários de Android, inclusive no Brasil. Para que a função de ligação seja habilitada, é preciso estar com a versão mais recente do aplicativo instalada, 2.11.561, além de receber uma chamada telefônica de convite de alguém que já esteja com a funcionalidade habilitada. A ausência de um comunicado oficial por parte do WhatsApp dá a entender que o recurso está mesmo sendo liberado aos poucos. Só por convites e só para usuários Android. Nem mesmo com convites os usuários de iOS conseguem fazer chamadas telefônicas pelo aplicativo.

A versão compatível com o recurso de ligações já está disponível na Google Play, loja de aplicativos do sistema Android, desde quinta-feira (12). Anteriormente, era necessário ir atrás de uma versão do WhatsApp que só estava disponível no site do serviço, e instalar essa versão “por fora”, ou seja, mudando as configurações de segurança do Android e permitindo a instalação de apps de "fontes desconhecidas" no aparelho.

O iG testou o recurso no final da manhã desta sexta-feira (13) e pode comprovar que está funcionando. Primeiro, atualizamos o aplicativo do WhatsApp via Google Play para a versão disponibilizada no dia 12 de março. Logo de primeira, a ligação convite não habilitou a nova função no app. Foi só depois da segunda ligação convite que o aplicativo mudou sua interface e ganhou as tão esperadas abas, dentre elas a de ligações. Também tentamos convidar um usuário de iOS, sistema da Apple, mas o próprio WhatsApp avisou que aquele contato precisaria de uma nova versão do app, ainda não disponível no iTunes.

Com a funcionalidade habilitada na aba de ligações do WhatsApp, o usuário pode finalmente ligar para seus contatos utilizando a rede de dados, 3G ou 4G, ou ainda Wi-Fi, economizando, desta forma, a franquia de minutos da sua operadora.

A qualidade da ligação ainda é instável, algumas boas, outras ruins, pois depende do sinal da operadora ou da rede de Wi-Fi ao qual o usuário está conectado. De qualquer forma, o recurso funciona, e de forma bem similar às chamadas telefônicas do Facebook Messenger e do Viber. Vale lembrar que essa funcionalidade não é nova, além dos aplicativos já citados, o Skype faz isso há algum tempo. 

Saiba qual a sua versão do WhatsApp
Para saber que versão do WhatsApp está rodando no seu smartphone vá no menu do lado direito, os três pontinhos, e selecione "Configurações". Depois "Ajuda" e logo após "Sobre". Nesta tela vai aparecer o número da sua versão. A que é compatível com o recurso de ligações é a 2.11.561. 

Caso seu smartphone não esteja configurado para baixar as atualizações de aplicativos automaticamente, abra a Google Play e digite "WhatsApp". Se a versão que você possui não é a mais recente a própria loja vai disponibilizar um botão de "Atualizar". Atualize. Com a versão mais recente no seu aparelho, torça para receber uma ligação. Ou saia procurando entre seus contatos quem já tem o recurso e pode te convidar.
Ligações feitas pelo WhatsApp não aparecem na lista de últimas chamadas, comprovando que foi via rede de dados. Usuários de iOS não recebem ligações convite
Reprodução
Ligações feitas pelo WhatsApp não aparecem na lista de últimas chamadas, comprovando que foi via rede de dados. Usuários de iOS não recebem ligações convite

*O iG Tecnologia agradece o Manual do Usuário pela ligação convite. 

http://tecnologia.ig.com.br/2015-03-13/whatsapp-libera-recurso-de-ligacoes-para-usuarios-de-android-brasil-incluso.html

Nenhum comentário: