ATLANTA - Um policial branco matou um homem negro que corria nu em um complexo residencial da região metropolitana de Atlanta. O episódio aconteceu na tarde de segunda-feira. Anthony Hill, de 27 anos, sofreria de problemas psiquiátricos, mas estava desarmado e teria corrido na direção do policial, que tinha uma arma de choque, mas não a usou. Uma investigação sobre o caso será conduzida pela corregedoria da Geórgia.

A polícia do condado de Dekalb recebeu uma chamada por volta das 13h (locais) que afirmava que Hill agia de forma instável, correndo, batendo em portas e se esfregando no chão nu. O chefe do departamento, Cedric Alexander, contou que o homem correu em direção ao policial, que ordenou que ele parasse. O oficial atirou duas vezes. Desarmado, o baleado morreu no local. O policial, há sete anos na função, tinha uma arma de choque mas não a utilizou.

Segundo mensagens divulgadas no Facebook, Anthony Hill admitia sofrer distúrbios psiquiátricos, mas criticava a repressão e o tratamento dado a pessoas com o diagnóstico. Moradores locais afirmaram que farão um protesto contra o episódio.

Esta foi a terceira morte de indivíduos negros desarmados pela polícia relatada nos EUA desde a última sexta-feira. No próprio condado de Dekalb, manifestantes protestaram no fim do ano passado após a polícia matar um homem que chamou a emergência quando sua namorada foi esfaqueada por outra pessoa em seu apartamento.

Em 2014, uma série de incidentes fatais como as mortes do jovem Michael Brown em Ferguson, no Missouri, e do camelô Eric Garner em Nova York rendeu fortes críticas à atuação policial nos Estados Unidos. Um relatório do Departamento de Justiça admitiu que a ação policial contra negros no país tem motivações preconceituosas. O presidente Barack Obama reconheceu que o episódio de Ferguson não foi um incidente isolado.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/policial-mata-a-tiros-homem-que-corria-nu-em-regi%C3%A3o-metropolitana-de-atlanta/ar-AA9ASSr