sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Profissionais do Mais Médicos representam 1/4 dos contratados

N/A
Número de profissionais do Mais Médicos é grande
De cada quatro médicos que atuam nas unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) das cidades da Baixada Santista, um é pago diretamente com recursos do Ministério da Saúde por meio do programa Mais Médicos.

Conforme dados das prefeituras locais, esses equipamentos de Atenção Básica da região possuem 543 concursados ou contratados – via Administração Municipal ou organização social de saúde.

Já outros 144 que prestam atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram recebidos pelas cidades por meio do programa do Governo Federal.

Desse universo de 144 trabalhadores, apenas 11 são brasileiros. O restante é formado por estrangeiros, principalmente cubanos (74). Somente Mongaguá não informou o número de profissionais na rede municipal até o fechamento da edição (noite de quinta-feira).

Ampliação

Os números acima apenas reforçam a necessidade do programa, cujo objetivo foi ampliar a assistência de saúde e fixar médicos nas regiões mais carentes. Isso também comprova a dificuldade de as secretarias de Saúde contratarem profissionais para atuar nessas localidades.

O universo de profissionais oriundos do Mais Médicos deverá ser ampliado nos próximos meses. A União anunciou ontem uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras receberem profissionais. Quatro delas são da região: Cubatão, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

As prefeituras e os médicos terão até os dias 28 e 29, respectivamente, para confirmar a participação e efetuar a inscrição no programa. Os brasileiros têm prioridade na seleção.

Se as vagas não forem preenchidas, serão chamados posteriormente aqueles nascidos no País, mas formados no exterior e, por último, os estrangeiros.

Uma novidade em relação às fases anteriores é o fato de os candidatos do País poderem escolher entre receber os benefícios da iniciativa (auxílio-moradia e alimentação pagos pelas prefeituras) ou ter 10% de pontuação a mais nas provas de residência médica no Brasil.
 
N/A
 http://www.atribuna.com.br/cidades/profissionais-do-mais-m%C3%A9dicos-representam-1-4-dos-contratados-1.424282

Nenhum comentário: