segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

AirAsia: acúmulo de gelo pode ter causado acidente

Trinta e quatro corpos foram localizados


A Agência de Meteorologia da Indonésia revelou neste domingo (4) que o tempo foi o fator que desencadeou o acidente do avião da AirAsia, que caiu há uma semana, colocando a possibilidade de o gelo ter provocado danos nos motores.

“Com base nos dados disponíveis sobre a localização do avião quando do último contato, as condições meteorológicas foram o fator que desencadeou o acidente”, indicou a agência no seu portal na internet.

O Airbus A320-200 da companhia malaia que descolou, em 28 de dezembro, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, onde deveria ter aterrizado cerca de duas horas depois, caiu no mar de Java, com 162 pessoas a bordo.

“O fenômeno meteorológico mais provável foi a formação de gelo, que pode danificar o motor devido a um processo de arrefecimento. Esta é apenas uma das possibilidades, com base na análise de dados meteorológicos existentes”, disse a agência, cujo relatório inicial sugere que o avião terá atravessado nuvens de tempestade.

Um dia depois do desaparecimento do avião da AirAsia, o diretor da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia, Andi Eka Sakya, explicou ter sido detetada a presença de cúmulos-nimbos na zona meridional da Ilha do Bornéu. O cúmulo-nimbo é uma nuvem escura que forma frentes muito altas e provoca violentas tempestades.

Quatro partes de grande dimensão do Airbus A320-200 foram encontradas ao largo da Ilha de Bornéu na sexta-feira e no sábado, elevando as esperanças de encontrar, em breve, os restantes 132 corpos e as “caixas negras”, peça fundamental para determinar a causa do acidente.

Neste domingo, mais quatro corpos e mais uma grande peça do avião da Air Asia foram localizados no Mar de Java, informaram as autoridades da Indonésia.

 http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2015/01/04/airasia-acumulo-de-gelo-pode-ter-causado-acidente/

Nenhum comentário: