terça-feira, 21 de outubro de 2014

Operadoras de telefonia poderão cortar internet após usuários atingirem franquia

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Vivo será a primeira operadora a implementar as medidas
As operadoras de telefonia móvel preparam mudanças na forma de cobrar internet pelo celular. Assim como já ocorre em diversos países, o usuário, após consumir toda a sua franquia de dados, não terá mais a opção de continuar navegando com a chamada baixa velocidade. Portanto, assim que a franquia de dados terminar, o acesso à internet será cortado. Para voltar a trafegar, o usuário terá que contratar um pacote adicional, adquirindo mais megabytes (MB).

As operadoras ainda não deram prazo para implementar a novidade, mas já avisaram que estudam a alteração em breve, já que a novidade, apesar de aumentar as despesas do consumidor, tende a tornar a conexão mais eficaz, na visão das empresas.

A primeira operadora a adotar a medida, segundo reportagem publicada no jornal O Globo, é a Vivo, maior companhia do setor, com 79 milhões de clientes. Oi e TIM também estudam as mudanças, mas não detalham os novos planos.

No caso da Vivo, os novos planos pré-pagos passam a valer a partir de 6 de novembro no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas podem ser estendidos para outros Estados nos próximos meses. No pacote, os clientes vão receber um SMS quando o consumo de dados atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar - este último já com a opção de contratação do pacote adicional de 50MB (que custará R$ 2,99 por 7 dias).

A Oi afirma que “considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, uma tendência mundial e está avaliando com atenção essa estratégia".

A TIM também afirmou que acredita que "mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e outros dispositivos". A operadora, no entanto, diz não prever qualquer ajuste, por enquanto, e segue "avaliando as diferentes possibilidades".
 
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