terça-feira, 30 de setembro de 2014

Precisa pagar contas? Fique atento! Bancos entram em greve a partir de hoje

N/A
Caixas eletrônicos podem ser utilizados para contas
Os bancários da Baixada Santista resolveram seguir a orientação do Comando Nacional da categoria e, em assembleia realizada na noite de segunda-feira(29), deflagraram greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores recusaram a última proposta de 7,35% de reajuste nos vencimentos e 8% no piso salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) – representante das instituições financeiras.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Ricardo Saraiva Big, espera uma grande adesão dos trabalhadores. Ele afirma que os serviços só serão retomados quando uma nova oferta for levada à mesa de negociação. “Por enquanto, vamos paralisar todas as agências. Esse é o maior protesto que podemos fazer”.

Os bancários reivindicam desde agosto, quando começaram as negociações da Campanha Salarial 2014, um salário-base de R$ 2.979,25, reajuste de 12,5%, a criação de um Plano de Cargos e Salários (PCS), mais contratações, fim das metas e do assédio moral, segurança e a não regulamentação da terceirização. A data-base da categoria é 1º de setembro.

Autonomia

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, os 130 sindicatos da categoria têm total autonomia na programação dos protestos.

“Cada um organiza a greve à sua maneira e de acordo com as suas condições”. O sindicalista acredita que, com a ausência de novas propostas da Fenaban, a categoria ficará mais forte. “A nossa paralisação tem histórico de ganhar corpo ao longo dos dias. No final da greve do ano passado, 12 mil agências (das 20 mil no País) foram fechadas”.

pesar da paralisação, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras, como a internet, o banco por telefone, aplicativo no celular, caixas eletrônicos e rede 24 horas – que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais -, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o País.

Veja abaixo algumas dicas:

> Contas vencidas

No caso das despesas com água, luz, telefone e gás, o pagamento poderá ser feito por meio da internet, telefone ou caixas eletrônicos. As próprias concessionárias costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

> Títulos de cobrança

Já títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, entre outros), caso estejam vencidos, o cliente poderá solicitar ao cedente um novo boleto, já com os valores atualizados.

> Boletos de agências

Boletos emitidos por agências bancárias também poderão ser pagos normalmente. Basta identificar o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. Depois, no próprio site dos bancos, é possível solicitar nova via do documento em atraso, mesmo para pessoas que não correntistas.

 De A Tribuna On-line

Nenhum comentário: