quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Novo site promete trazer de volta as saudosas comunidades do Orkut


Questionados por A Tribuna On-line, em sua página do Facebook, sobre do que mais sentiriam falta com o fim do Orkut, no próximo dia 30, internautas relembraram, em sua grande maioria, das saudosas comunidades da rede social. O site agrupava uma grande quantidade de fóruns criados por seus usuários e que abrangiam todos os assuntos possíveis. Era um modelo de discussão prático e ágil, que servia tanto para divertir quanto para informar sobre determinados tópicos.
 
Apesar do sucesso do Facebook, a plataforma nunca foi o lugar mais adequado para fóruns. Os chamados "grupos" sofrem com a fraca organização das postagens e a falta de destaque às opiniões emitidas, o que faz com que muitos sintam saudades das comunidades do Orkut.
 
Pensando nisso, o designer gráfico Felipe Felisberto, 23 anos, aproveitou a lacuna que a rede social deixará após seu fim para lançar o Grupia, uma plataforma de fóruns inspirada no que é, para muitos, o principal atributo do Orkut: as comunidades.
N/A
Grupia promete acabar com a saudade dos internautas das comunidades do Orkut
 
"Comecei o desenvolvimento do site no ínicio deste ano, com mais três pessoas. Na época, nada havia sido divulgado sobre o fim do Orkut, mas já fazia tempo que a rede social havia perdido a relevância que um dia teve na internet", conta Felipe, a mente por trás do Grupia e morador de Florianópolis (SC). Ele mesmo sentia falta das comunidades, que apesar de ainda existirem nos últimos anos, foram praticamente abandonadas após a massiva migração dos usuários para outras redes sociais, como Facebook e Twitter.
 
Estrutura do site
 
As comunidades do Grupia funcionam de forma semelhante às do Orkut. Há sempre um fórum disponível em que os usuários criam seus próprios tópicos e interagem com outros aficcionados sobre determinado assunto ou fato. Para ajudar, o site oferece uma organização mais completa dos tópicos, incluindo "tags" que ajudam a encontrar os tópicos de maneira mais prática.
 
Essa é apenas uma das diferenças em relação ao Orkut. O Grupia não se prende totalmente ao o quê sua inspiração oferecia. Há espaço para muitas novidades, segundo Felipe. "Pegamos também elementos de outras redes sociais, como Twitter, Pinterest e o próprio Facebook. Nosso objetivo é ser o mais interativo possível, reunindo o que há de melhor no mercado nesse sentido em apenas um lugar. Estamos apenas no começo e novidades chegarão ao site em breve", ele exalta.
 
Na opinião dele, a falta de atualização do Orkut foi a pedra no sapato do que foi um dia a principal rede social do Brasil e uma das mais populares no mundo. "Enquanto os concorrentes iam aparecendo com ferramentas mais modernas e interativas, o Orkut dormiu no ponto e nunca acompanhou isso muito bem. Estamos estudando muito o mercado para não cair no mesmo erro".
 
Para acompanhar o progresso do Grupia, que está em fase de testes e disponibilizará mais ferramentas às comunidades com o decorrer do tempo, basta acessar o site oficial da empreitada. O cadastro pode ser feito com uma conta existente tanto do Facebook quanto do Twitter. 
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/novo-site-promete-trazer-de-volta-as-saudosas-comunidades-do-orkut-1.403123

Nenhum comentário: