Quem deseja seguir carreira em um órgão federal já pode começar os estudos, pois uma das instituições públicas mais disputadas em todo o País planeja abrir novos concursos a partir de 2015. Juntamente com o Ministério da Fazenda, a Receita Federal do Brasil (RFB) está verificando a disponibilidade orçamentária para a realização de vários processos seletivos.

O departamento de comunicação da RFB informou que o órgão está aguardando o Planejamento incluir no orçamento de 2015 a abertura de concursos. Mas vale ressaltar que o Ministério da Fazenda já solicitou ao Ministério do Planejamento a autorização para promover uma seleção para as carreiras fazendárias.

De acordo com informações obtidas junto ao setor de imprensa da Receita, o pedido feito é para os cargos da carreira de auditoria – sendo eles os de auditor-fiscal e analista tributário –, além dos voltados à área administrativa.

Profissionais com formação superior poderão disputar os postos de analista tributário e auditor-fiscal. Os vencimentos serão de R$ 8.798,88 e de R$ 14.965,44, respectivamente.

Com relação aos empregos da área administrativa, estes pertencem ao quadro de pessoal do Ministério da Fazenda e poderão ser de níveis médio (assistente) ou superior (analista), porém, não se sabe para quais dos dois empregos o pedido foi feito.

Analista-tributário – O último concurso da Receita Federal para a colocação de analista-tributário ocorreu em 2012 e teve 750 ofertas distribuídas em todo o país. Como neste ano a Receita promoveu uma seleção apenas para auditor-fiscal, no dia 2 de julho alguns parlamentares tiveram um encontro com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para discutir o assunto.

Na reunião também estava presente a presidente da Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil), Silvia Felismino, que informou que ainda não há um parecer do Planejamento com relação à abertura de um concurso.

 De A Tribuna On-line