sexta-feira, 18 de julho de 2014

Estudo para o Enem ganha reforço em plataforma digital gratuita

N/A
Sistema usa personagens do universo dos estudantes
Internet, jogos e vídeos. Engana-se quem acredita que essa rotina não combina com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta da Geekie Games (www.geekiegames.com.br), uma plataforma digital gratuita, é oferecer este pacote como um plano de estudos com o perfil dos alunos que realizarão a prova nos dias 8 e 9 de novembro.

E atender ao perfil dos estudantes não quer dizer apenas utilizar ferramentas com as quais os jovens estão habituados. É fazer também uma estratégia individualizada de estudo para a prova.

Os alunos que acessarem o ambiente virtual fazem um cadastro, respondem às questões propostas pelo site e, com base no desempenho, recebem sugestões de leitura e exercícios, além de simulados.

O acesso está liberado para qualquer estudante a partir de hoje. Até então, estava garantido apenas para secretarias estaduais de Educação parceiras. O Governo de São Paulo, conforme informações da própria assessoria de imprensa da pasta, não estava incluído.

Professores

A ideia é também envolver os professores. Os docentes podem acessar a plataforma e o desempenho de seus alunos. E mais: terão ainda disponibilizadas aulas que eles podem utilizar em classe ou compartilhar on-line.

A Geekie foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma plataforma de aprendizado adaptativo. Em 2013, por meio de parcerias com 11 secretarias estaduais de Educação, o conteúdo foi disponibilizado durante 60 dias para todo o País, atingindo cerca de dois milhões de estudantes cadastrados, dos quais 600 mil utilizaram o sistema ativamente.

Agora, a expectativa é que mais de 3,7 milhões de estudantes se beneficiem com a iniciativa. “Este ano disponibilizaremos a plataforma por mais tempo, mas o objetivo não é apenas atrair usuários. O mais importante é mantê-los motivados a estudar. Os resultados do ano passado mostram que quanto mais os alunos estudaram na plataforma, melhor foram no simulado final”, explica o cofundador da Geekie, Claudio Sassaki.

Ele também destaca: “Quem completou mais de sete planos de estudo sugeridos teve um desempenho quase 30% melhor do que quem não se orientou pelas indicações da plataforma”.

Positivo

Para a pedagoga e historiadora Simone Rodrigues Batista, plataformas como esta são essenciais para a educação de jovens que, desde pequenos, estão acostumados com as telas. Sejam de
smartphones, notebooks ou televisões.

Simone, que é professora do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), trabalhou em seu doutorado com o tema Como ensinar alunos no século 21 diante da cultura digital. “Utilizar a tecnologia nos dias de hoje é criar estímulos para uma aprendizagem mais efetiva”, diz.

Ela ainda destaca a importância de trabalhar sabendo que os alunos não aprendem da mesma forma. “A grande sacada da educação do século 21 é o que chamamos de percursos formativos individuais. Ou seja, mesmo o aluno inserido em classes, ele precisa de momentos individuais no processo de aprendizagem”.

Tudo isso, salienta a docente, sem perder de vista o papel do professor. “A principal mídia é a humana. E nós professores devemos mediar esta interação dos alunos com a tecnologia. Por isso, também devemos acompanhar, de forma crítica, essas evoluções”.

 http://www.atribuna.com.br/cidades/estudo-para-o-enem-ganha-refor%C3%A7o-em-plataforma-digital-gratuita-1.393289

Nenhum comentário: