Cinco supermercados de Santos e dois de Praia Grande foram autuados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), durante a operação Pente Fino, realizada entre os dias 11 de novembro e 11 de dezembro. De acordo com o órgão, seis unidades da rede Extra e uma da rede Krill informaram preços irregulares nas embalagens de produtos natalinos.

O número de locais autuados corresponde a 41,18% dos 17 estabelecimentos da Baixada Santista (os locais não foram divulgados) que foram fiscalizados pelo órgão do Governo do Estado.

Na Cidade, dos 36 produtos avaliados, uma média de nove (25%) foram reprovados. Isto significa que o consumidor levou para casa quantidade inferior àquela pela qual havia pagado.

Confira abaixo o trecho do documento divulgado pelo IPEM-SP, onde são citados os nomes dos estabelecimentos de Santos autuados, endereços e descrição do maior erro encontrado:
 
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No Estado de São Paulo, o volume de produtos irregulares correspondeu a 12,8% das amostras coletadas.

Durante a operação, os fiscais percorreram supermercados de pequeno, médio e grande porte das cidades a fim de verificar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto. Foram analisados produtos como panetone, peru, pernil, lombo, bacalhau, chester, frutas secas, queijos, entre outros.

Multa

Os comerciantes receberam autuação e têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras, a fim de identificar irregularidades em produtos.

O superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi, diz que é preciso verificar a fidelidade das informações dispostas na embalagem dos produtos. "Tanto aqueles que vem embalados diretamente da fábrica, como os que são manuseados ou fracionados pelo ponto de venda”, explica.

Segundo ele, o consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifrúti – para realizar a conferência. “Se o valor for menor ou igual ao conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está levando menor quantidade de produto que aquela pela qual está pagando, pois o peso da embalagem deve ser descontado”.

O consumidor que desconfiar de irregularidades pode recorrer à Ouvidoria do IPEM-SP, pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.brou telefone 0800-013-0522.

 De A Tribuna On-line