segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Planos de saúde com nota baixa têm 63,5% dos clientes

 
Com informações da Estadão Conteúdo
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Aferição dos planos é feita pela ANS desde 2008
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013 – ano base 2012, e a evolução significativa do setor nos últimos cincos anos.

Conforme o levantamento, 63,5% dos beneficiários de planos de saúde do País estão em operadoras que obtiveram nota igual ou superior a 0,6 no índice que vai de 0 (o pior possível) a um (o melhor) e apenas 5,9% são clientes das que tiraram entre 0,8 e 1. Todas as operadoras de planos de saúde ativas e com beneficiários nos 12 meses de 2012 foram avaliadas.

O IDSS, medido anualmente, é um dos componentes do programa de qualificação das operadoras da ANS. O IDSS avalia aspectos como a assistência, a situação econômico-financeira das empresas, a estrutura e a satisfação do beneficiário, num total de 33 indicadores.

 A aferição dos planos de saúde começou em 2008 e tem como objetivo a melhoria do setor. . “O IDSS incentiva a transparência e a concorrência do setor, possibilitando que o consumidor faça as melhores escolhas. Além disso, reflete a atuação da própria ANS nos últimos anos, que reforça o papel da regulação para assegurar a qualidade dos serviços prestados à população pelas operadoras de planos de saúde”, ressalta o diretor-presidente da ANS, André Longo.

De acordo com a ANS, a pesquisa mostra uma atenção maior por parte das operadoras às exigências que lhes têm sido impostas. Todos os dados estão disponíveis ao consumidor na página www.ans.gov.br. Participaram 89 operadoras de médio e grande porte (que atendem mais de 20 mil beneficiários), o que corresponde a 25% do mercado de saúde suplementar no Brasil.

  De A Tribuna On-line

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