terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Brasil não vai conceder asilo a Snowden em troca de informações

O governo brasileiro não tem interesse em investigar a NSA (Agência de Segurança Nacional) e, por isso, não pretende conceder asilo ao delator do esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos Edward Snowden, em troca de informações para atingir este objetivo. 


A Folha revelou nesta terça a intenção de Snowden de colaborar com investigações sobre a NSA e, em troca, receber asilo do Brasil. O jornal publicou a íntegra da "Carta Aberta ao Povo do Brasil" que o ex-espião americano escreveu e enviará às autoridades brasileiras.

Segundo a Folha apurou, o Ministério das Relações Exteriores destaca como "positivo" trecho da carta em que Snowden pede uma mobilização em defesa da privacidade e dos direitos humanos básicos, que estariam em risco por causa de ações como as da NSA.

Edward Snowden

Edward Snowden (centro) se reúne com jornalistas, em Moscou
 
Por outro lado, o Itamaraty destaca que o Brasil respeita a soberania de outros países e não pretende "dar o troco" nos Estados Unidos. Um assessor presidencial frisou que o governo brasileiro não pode entrar num jogo de troca, conceder o asilo para receber informações para investigar as ações da agência de espionagem americana. 

Além disso, destacou o assessor, o Brasil não tem interesse em fazer esse tipo de ingerência na soberania de outros países. O caminho brasileiro, segundo ele, sempre foi expressado publicamente.
Oficialmente, o Palácio do Planalto ainda não se pronunciou e pode inclusive não fazê-lo porque não existe um pedido formal de asilo da parte de Snowden. A presidente Dilma Rousseff ficou surpresa com a informação e acionou o Itamaraty para definir qual posição deverá ser tomada. 


http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1386747-governo-brasileiro-nao-vai-conceder-asilo-para-snowden-em-troca-de-informacoes.shtml

Nenhum comentário: